PEIXES EM ANAURILANDIA

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Vinicius Zeppa
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5801
Registrado em: Qua Abr 12, 2006 12:05 pm
Cidade:

PEIXES EM ANAURILANDIA

Mensagem por Vinicius Zeppa » Sáb Jan 31, 2015 12:32 pm

... RAPAZIADA , EH IMPRESSAO MINHA OW NAUM TA SAINDO PEIXE GRANDE NESSA REGIAO ???!!!!! ... ... TO VENDO RELATO EM CIMA DE RELATO ... E TENHO A IMPRESSAO DE ESTAR VENDO MUITOS AMARELOS E AZUIS PEQUENOS .
... ... EH FATO QUE TA SAINDO PEIXES MEDIO-PEQUENOS , OU SOH IMPRESSAO MINHA ??!! ... ... CADE OS AZULOES ? SE EH QUE LAH TEM ?
... ... O PESSOAL QUE TA INDO DIRETO LAH , O QUE ME FALA ??
"... .....O HOMI DOS RELATO-COMÉDIA...HEHEHE...."
Avatar do usuário
Evandro Mello
CALOURO
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 9:19 pm
Cidade:

Mensagem por Evandro Mello » Ter Fev 03, 2015 3:00 pm

Também tenho essa impressão. Faz alguns anos que frequento a região e cada vez mais o tamanho e quantidade de peixes estão diminuindo. Há muito tempo não vejo vejo azuis maiores que 3 kg.. preocupante!
Avatar do usuário
Adriano Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1763
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:46 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Andrade » Qua Fev 04, 2015 9:10 am

Então Zeppa, estive lá nos últimos 3 anos e realmente peixe grande (acima de 2,5kg pra região) saíram poucos. Agora em janeiro pegamos apenas um de pouco mais de 3kg e um na faixa de 2,5.
O que fiz?
Redimensionei meu material, pesquei com uma vara de 12lb. Aqueles amarelinhos de 0,800kl a 1,5kg pareciam peixes de 4kg.

Parece, pelos relatos, que em Epitácio tá saindo peixes maiores que na região de Anaurilândia/Theodoro Sampaio, mas em menor quantidade.

Ps. Não existe peixe pequeno, existe material adequado a cada peixe.

Abraço.
Adriano Andrade
Guarapuava-PR.
adr.andrade@gmail.com
Avatar do usuário
Vinicius Zeppa
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5801
Registrado em: Qua Abr 12, 2006 12:05 pm
Cidade:

... ...

Mensagem por Vinicius Zeppa » Qua Fev 04, 2015 1:27 pm

... ... amigo ... ... rs ... ... faz mais de 10 anos que soh pesco com 12 lbs em epitacio ... ... campinal ... porto 18 ... etc ...rs
... ... na capivara jah to mudando pra 8 lbs ... ontem mesmo tava falando com o jansen ... ...
... mas me desculpe ... ... esse pensamento seu eh um tanto " equivocado"" !! ... se existe peixe somente de 1 kg vc adequa o material pra 1kg ... .... se no local existe peixe de 1 a 5 kg ... ... o correto seria adequar material intermediario ... ...
... ... porem o local em questao " na teoria deveria estar saindo peixe de 3...4...5 kg" ... ... o que da a impressao de naum estar ocorrendo ... ... eae no meu entender aborda outra questao ... ... os peixes de alguma forma estao acabando ... ... pelo menos os grandoes estao sendo mortos ...
... a questao de adequar material eh uma questao secundaria nessa abordagem !!
... ok !? ... .... abraço .
"... .....O HOMI DOS RELATO-COMÉDIA...HEHEHE...."
Avatar do usuário
Adriano Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1763
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:46 pm
Cidade:

Re: ... ...

Mensagem por Adriano Andrade » Qua Fev 04, 2015 1:51 pm

Vinicius Zeppa escreveu:... ... amigo ... ... rs ... ... faz mais de 10 anos que soh pesco com 12 lbs em epitacio ... ... campinal ... porto 18 ... etc ...rs
... ... na capivara jah to mudando pra 8 lbs ... ontem mesmo tava falando com o jansen ... ...
... mas me desculpe ... ... esse pensamento seu eh um tanto " equivocado"" !! ... se existe peixe somente de 1 kg vc adequa o material pra 1kg ... .... se no local existe peixe de 1 a 5 kg ... ... o correto seria adequar material intermediario ... ...
... ... porem o local em questao " na teoria deveria estar saindo peixe de 3...4...5 kg" ... ... o que da a impressao de naum estar ocorrendo ... ... eae no meu entender aborda outra questao ... ... os peixes de alguma forma estao acabando ... ... pelo menos os grandoes estao sendo mortos ...
... a questao de adequar material eh uma questao secundaria nessa abordagem !!
... ok !? ... .... abraço .
sim, concordo contigo em gênero, número e grau, me expressei mal, só quis colocar que devido às circunstâncias, baixei a libragem do material para ter mais esportividade, pois está muito raro pegar um peixe a cima de 2kg na região.
É muito fácil ouvir "pescador" dizer que só mata os grandes, induzindo a população ao nanismo e é isso mesmo que está ocorrendo.

Vou marcar uma próxima em Epitácio, só para confirmar se realmente os peixes de lá estão maiores. Até hoje nas minhas idas a esse lago, sempre peguei e vi os maiores em Epitácio.

Abraço.
Adriano Andrade
Guarapuava-PR.
adr.andrade@gmail.com
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Qua Fev 04, 2015 2:10 pm

Já pesquei muito na região e tenho feito umas constatações que pra mim são fatos:

Região de Bataguassu e Anaurilândia: Muitos peixes, peixes pequenos (menores que 3kg)

Região de Epitácio: Pouco peixe, peixes grandes (maiores que 3kg ou 4kg)
Avatar do usuário
Adriano Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1763
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:46 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Andrade » Qua Fev 04, 2015 2:13 pm

João Piccinin de Medeiros escreveu:Já pesquei muito na região e tenho feito umas constatações que pra mim são fatos:

Região de Bataguassu e Anaurilândia: Muitos peixes, peixes pequenos (menores que 3kg)

Região de Epitácio: Pouco peixe, peixes grandes (maiores que 3kg ou 4kg)
É o que eu tava suspeitando.

Obrigado João.
Adriano Andrade
Guarapuava-PR.
adr.andrade@gmail.com
Avatar do usuário
Vinicius Zeppa
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5801
Registrado em: Qua Abr 12, 2006 12:05 pm
Cidade:

...

Mensagem por Vinicius Zeppa » Qua Fev 04, 2015 2:39 pm

Adriano Andrade escreveu:
João Piccinin de Medeiros escreveu:Já pesquei muito na região e tenho feito umas constatações que pra mim são fatos:

Região de Bataguassu e Anaurilândia: Muitos peixes, peixes pequenos (menores que 3kg)

Região de Epitácio: Pouco peixe, peixes grandes (maiores que 3kg ou 4kg)
É o que eu tava suspeitando.

Obrigado João.
... ... e eu tambem ... .... infelizmente ... .... rsrsssss
"... .....O HOMI DOS RELATO-COMÉDIA...HEHEHE...."
Avatar do usuário
Fabrício Braga
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1207
Registrado em: Sáb Out 17, 2009 11:30 am
Cidade:

Mensagem por Fabrício Braga » Qua Fev 04, 2015 3:52 pm

É uma teoria boba, mais vai lá:
- Epitácio, dependendo do ponto, tem água mais turva ( venta muito e bate muito o lago, e também pela desemboca dos rios do peixe, taquarussu e pardo) do que na região de Anaurilândia, principalmente nos pontos dos azuis, nas rasuras no meio do lago, o que dificulta a vida dos "arpoadores", que pra mim são os maiores responsáveis pelo extermínio das matrizes! ( eles chamam isso de pesca "seletiva e consciente" kkkkkk)
- Em Anaurilândia e região, com água limpa, é uma festa pros "arpoadores"... talvez isso explicaria o sumiço das matrizes acima de 3kg.
Sei lá, é só uma linha de pensamento meu...
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Qua Fev 04, 2015 7:56 pm

Na última pescaria em Epitácio, se somar os dois dias não peguei 10 peixes. Mas acertamos sete azuis de 3kg e um de quase 4kg, sem contar dois brutos que arrebentaram a linha e um que abriu a garatéia. Em Anaurilândia peguei mais de 50 peixes em dois dias, só dois azuis o maior com 2,5kg.
Editado pela última vez por João Piccinin de Medeiros em Qui Fev 05, 2015 11:19 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Adriano Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1763
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:46 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Andrade » Qui Fev 05, 2015 11:19 am

Quanto ao vento Fabrício, não vi diferença entre as regiões, percebi que o vento é forte e perigoso em ambas.
Adriano Andrade
Guarapuava-PR.
adr.andrade@gmail.com
Avatar do usuário
Vinicius Zeppa
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5801
Registrado em: Qua Abr 12, 2006 12:05 pm
Cidade:

...

Mensagem por Vinicius Zeppa » Qui Fev 05, 2015 4:15 pm

Fabrício Braga escreveu:É uma teoria boba, mais vai lá:
- Epitácio, dependendo do ponto, tem água mais turva ( venta muito e bate muito o lago, e também pela desemboca dos rios do peixe, taquarussu e pardo) do que na região de Anaurilândia, principalmente nos pontos dos azuis, nas rasuras no meio do lago, o que dificulta a vida dos "arpoadores", que pra mim são os maiores responsáveis pelo extermínio das matrizes! ( eles chamam isso de pesca "seletiva e consciente" kkkkkk)
- Em Anaurilândia e região, com água limpa, é uma festa pros "arpoadores"... talvez isso explicaria o sumiço das matrizes acima de 3kg.
Sei lá, é só uma linha de pensamento meu...
... sera mesmo amigo ???? ... ... vejo videos de arpao com agua beeeeem turva ... ... ae em tese os peixes deixariam os arpoadores chgarem mais perto tambem naum ???!!! ... ... sei lah , rs ... ... soh um pensamento !
"... .....O HOMI DOS RELATO-COMÉDIA...HEHEHE...."
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Qui Fev 05, 2015 11:22 pm

outro ponto a ser observado são os piloteiros. Em Epitácio eles são bem mais experientes, pescam somente no meio do rio em raseiros e em pauleiras fundas, onde normalmente pegam os azuis grandes. Eu particularmente só pesco com o Repolho e nunca sai de lá sem um azul com mais de 3kg (já pesquei 7 vezes com ele).

Os guias de Bataguassu e Anaurilandia pescam em taboas e raseiros perto da margem, locais com muito amarelo e azul pequeno. Nas únicas quatro vezes que pesquei com um guia realmente bom na região (Xirú - Pousada do Valdecir), tivemos ação e embarcamos azuis grandes. O Xirú só leva em ponto no meião, pauleira funda bem longe da margem.
Avatar do usuário
Evandro Mello
CALOURO
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 9:19 pm
Cidade:

Mensagem por Evandro Mello » Sex Fev 06, 2015 1:21 pm

Galera, este fds vou dar uns pinchos lá na região do campinal. Depois conto como foi.
Com relação a região, sempre vou entre Bataguassu e Anaurilândia. Lá se pesca perto das taboas, principalmente, quando está com vento forte. Na ilha sempre sai azul bom, ainda mais se for local mais fundo ou nos fundos da ilha.
Mas voltando ao assunto de escassez de tucunarés, fazendo uma conta simples que, se somarmos o números de pousadas que existem entre a barragem e Panorama, multiplicado por 6 barcos cada pousada e cada um trouxer 6 peixes por dia - quantos tucunarés são mortos por mês nesse trecho?
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Sex Fev 06, 2015 2:34 pm

Evandro Mello escreveu:... fazendo uma conta simples que, se somarmos o números de pousadas que existem entre a barragem e Panorama, multiplicado por 6 barcos cada pousada e cada um trouxer 6 peixes por dia - quantos tucunarés são mortos por mês nesse trecho?
Isto é inquietante...rssss


Seria muito interessante uma atitude diferente, já que os guias/piloteiros são todos (TODOS MESMO) "cabeças-duras" em relação ao pesque e solte.
A criação e soltura consciente de alevinos na região para solucionar a falta de peixes é uma opção.



Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Johnny Eduardo Rotini
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 282
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 7:55 pm
Cidade:

Pesca

Mensagem por Johnny Eduardo Rotini » Ter Mar 31, 2015 3:52 pm

Olá amigos!!!
também pesco em Analrilandi a mais de 5 anos e tenho visto a diminuição gradativa dos peixe nesta região. 1 ponto, é sem duvida a matança indiscriminada de "pescadores", chegando a embarcar até 30 tucunarés por dia. 2 assassinos arpoadores. 3 Retirada excessiva sem controle das pousadas x piloteiros x pescadores, tudo isto associado a falta de fiscalização, ações de combate a pesca predatória, inclusão da espécie na lista de peixes em defeso na época de piracema, todos estes fatores favorecem a diminuição dos cardumes dos magníficos Azuis e Amarelos desta região!
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Qui Abr 02, 2015 2:04 pm

Olhem a última pescaria do Guilherme Alvares (Programa Mundo da Pesca), lá no Zé Tacca, o último peixe é enorme...

https://www.youtube.com/watch?v=_m_nasZDFEE
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”