Dúvida sobre varas caras e baratas...

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Eduardo A. Cordeiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 9:56 am
Cidade:
Contato:

Dúvida sobre varas caras e baratas...

Mensagem por Eduardo A. Cordeiro » Dom Abr 19, 2015 7:29 pm

Meus caros,
Em primeiro lugar, gostaria de me desculpar se postei este tópico em local indevido, mas vendo o índice, não encontrei local mais específico.
Eu pesco, basicamente, traíras com artificiais e tenho várias varas baratex e gostaria de saber dos amigos, se valeria à pena o investimento numa vara mais sofisticada, já que a minha vida se resume em procurar peixes de até 2kg, com sorte...
Tenho The Flash, Hilux, Hunter Fish Z, Lubinas entre outras... todas nessa faixa de 200 e poucos pilas.
Essas varas garantem uma boa fisgada e nunca quebrarão, salvo por acidentes.
Como pesco muito de barranco, a distância no arremesso é importante, pois aumenta a área de abrangência de pesca e aí vem a minha pergunta, uma vara com valor acima dos mil melhoraria sensivelmente a distância dos meus arremessos, considerando que uso iscas de até 15g em geral?
Grato!
Alexandre Eugênio Navarro
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mar 30, 2015 10:35 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Eugênio Navarro » Dom Abr 19, 2015 9:08 pm

Boa noite amigo.

Assim como vc tbm pesco traíras.

Eu não creio que um caniço muto mais caro do que os que vc já possui fará diferença com relação a produtividade, agora qto ao conforto um caniço mais leve faz muita diferença, porém mais leve não quer dizer mais caro, eu uso uma green bass, é leve e de preço razoável.

Por outro lado a carretilha sim faz muita diferença, as tops favorecem muito na precisão e distância nos arremessos.

Por isso, se for investir, invista numa boa carretilha, se é que vc já não possúi uma.

Saudações.
Peixe bom dá trabalho!
Avatar do usuário
Eduardo A. Cordeiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 9:56 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Eduardo A. Cordeiro » Dom Abr 19, 2015 10:10 pm

Grato pela resposta Alexandre!
Na verdade eu já investi em boas carretilhas. Quanto ao conforto, meu conjunto preferencial carretilha/vara não passa de 250g...
A questão das varas é mais problemática, pois aqui aonde moro, não posso pegar uma vara dessas mais caras e vê-la, pois os lojistas por aqui compram apenas os materiais mais econômicos. Eu precisaria comprar pela internet, apenas por descrições de sites e, como a mulher vai me deixar dormindo sozinho pelo menos uns seis meses, esse caniço teria que, no mínimo, melhorar meu arremesso em dez metros!
Como eu não posso segurar uma vara dessas, e não tenho entre o círculo que convivo alguém que as tenha, é que recorro ao auxílio dos amigos que, por comparação ao material que citei, eventualmente poderão me ajudar.
Reiterando que a questão seria apenas em melhorar um pouco mais o arremesso...
Um abraço!
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Seg Abr 20, 2015 9:48 am

Eduardo A. Cordeiro escreveu:Grato pela resposta Alexandre!
esse caniço teria que, no mínimo, melhorar meu arremesso em dez metros!

Reiterando que a questão seria apenas em melhorar um pouco mais o arremesso...
Um abraço!
Aumente o comprimento em 10 cm que já vai ter o que quer, ou reveja o tipo de ação que usa. Neste caso não é a qualidade ou o valor que vai alterar tanto.
Imagem
Avatar do usuário
Eduardo A. Cordeiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 9:56 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Eduardo A. Cordeiro » Seg Abr 20, 2015 11:31 am

Angelo Roberto escreveu:
Aumente o comprimento em 10 cm que já vai ter o que quer, ou reveja o tipo de ação que usa. Neste caso não é a qualidade ou o valor que vai alterar tanto.
Grato Angelo!
Minha dúvida era realmente esta, se nas varas mais caras acontecia 'algum milagre' diferente das baratas no momento dos arremessos, ou se o preço se daria apenas por qualidade de blank e componentes.
Um abraço!
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Seg Abr 20, 2015 1:55 pm

Eduardo A. Cordeiro escreveu:
Angelo Roberto escreveu:
Aumente o comprimento em 10 cm que já vai ter o que quer, ou reveja o tipo de ação que usa. Neste caso não é a qualidade ou o valor que vai alterar tanto.
Grato Angelo!
Minha dúvida era realmente esta, se nas varas mais caras acontecia 'algum milagre' diferente das baratas no momento dos arremessos, ou se o preço se daria apenas por qualidade de blank e componentes.
Um abraço!
Eduardo no caso simplesmente de um arremesso embora possam me contestar é questão de física (alavancas).

É claro que um blanc mais elaborado, aliado a outros componentes de melhor padrão podem fazer diferença, mas serão tão sutis que eu não acho que vale a pena a significativa verba a mais.

O que vale a pena é testar varas de ações diferentes. Lembre-se que sempre a habilidade do pescador é que vai fazer a diferença.

Veja bem o fato curioso: Pescadores gastam verdadeiras fortunas em barcos para virem arremessar nas margens, e você que esta nelas quer arremessar mais pro meio.
Imagem
Avatar do usuário
André Slompo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 590
Registrado em: Qua Dez 12, 2012 2:57 pm
Cidade:

Mensagem por André Slompo » Qua Abr 22, 2015 8:39 am

Angelo Roberto escreveu:
Eduardo A. Cordeiro escreveu:
Angelo Roberto escreveu:
Aumente o comprimento em 10 cm que já vai ter o que quer, ou reveja o tipo de ação que usa. Neste caso não é a qualidade ou o valor que vai alterar tanto.
Grato Angelo!
Minha dúvida era realmente esta, se nas varas mais caras acontecia 'algum milagre' diferente das baratas no momento dos arremessos, ou se o preço se daria apenas por qualidade de blank e componentes.
Um abraço!
Eduardo no caso simplesmente de um arremesso embora possam me contestar é questão de física (alavancas).

É claro que um blanc mais elaborado, aliado a outros componentes de melhor padrão podem fazer diferença, mas serão tão sutis que eu não acho que vale a pena a significativa verba a mais.

O que vale a pena é testar varas de ações diferentes. Lembre-se que sempre a habilidade do pescador é que vai fazer a diferença.

Veja bem o fato curioso: Pescadores gastam verdadeiras fortunas em barcos para virem arremessar nas margens, e você que esta nelas quer arremessar mais pro meio.

hehehehe, tem um detalhe, do barco vc trabalha da margem para o meio (qe eu acho mais produtivo); e na margem eu gosto de trabalhar lateralmente a ela.
Com o barco vc acessa margens inacessíveis, tem facilidade em desenroscar iscas.
E infelizmente, distância desembarcado é essencial;
Avatar do usuário
Adriano Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1763
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:46 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Andrade » Qua Abr 22, 2015 9:55 am

Bom dia amigo.
Pratico muito esta pescaria desembarcado de traíras e creio que com uma Hunter Fish Z de 6 pés pra cima e 25lb vc estará muito bem servido. Neste caso 25lb são necessário pra rebocar o peixe no meio da vegetação, muitas vezes material (vara e linha) mais "delicadas" não conseguem.
A cima de 6 pés, vai aumentar a distância dos seus arremessos.
Essa vara é muito bem acabada, leve e resistente (considerando) o preço, o peso da vara faz muita diferença no final de um dia de pescaria.
Não creio que numa pescaria deste estilo uma vara de grife fará muita diferença.
Utilizo também lubina X e greem bass, mas HF Z é melhor.

Abraços,
Adriano Andrade
Guarapuava-PR.
adr.andrade@gmail.com
Avatar do usuário
Eduardo A. Cordeiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 9:56 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Eduardo A. Cordeiro » Qua Abr 22, 2015 12:52 pm

André Slompo escreveu: hehehehe, tem um detalhe, do barco vc trabalha da margem para o meio (qe eu acho mais produtivo); e na margem eu gosto de trabalhar lateralmente a ela.
Com o barco vc acessa margens inacessíveis, tem facilidade em desenroscar iscas.
E infelizmente, distância desembarcado é essencial;
Eu também procuro arremessar paralelamente à margem quando pesco de caiaque André.
Muitas vezes, pescando da margem há limitação no uso de iscas, por ser muito raso ou por conta da vegetação na beirada, o que obriga o uso de antienrosco, iscas com pouca aerodinâmica e ruins de arremessar.

Adriano Andrade escreveu:Bom dia amigo.
Pratico muito esta pescaria desembarcado de traíras e creio que com uma Hunter Fish Z de 6 pés pra cima e 25lb vc estará muito bem servido. Neste caso 25lb são necessário pra rebocar o peixe no meio da vegetação, muitas vezes material (vara e linha) mais "delicadas" não conseguem.
A cima de 6 pés, vai aumentar a distância dos seus arremessos.
Essa vara é muito bem acabada, leve e resistente (considerando) o preço, o peso da vara faz muita diferença no final de um dia de pescaria.
Não creio que numa pescaria deste estilo uma vara de grife fará muita diferença.
Utilizo também lubina X e greem bass, mas HF Z é melhor.

Abraços,
A Hunter é a minha preferida também Adriano, apesar de conseguir melhores arremessos com a the flash. O tamanho máximo para mim é 5,6 pés, preferencialmente 5.3. Apesar de eu concordar que as varas de 6 arremessam mais, eu não me acerto com o tamanho, talvez por minha altura (ou ausência dela...).

Um abraço aos amigos e obrigado pela atenção!
Avatar do usuário
Adriano Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1763
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:46 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Andrade » Qua Abr 22, 2015 1:06 pm

Eduardo A. Cordeiro escreveu:
André Slompo escreveu: hehehehe, tem um detalhe, do barco vc trabalha da margem para o meio (qe eu acho mais produtivo); e na margem eu gosto de trabalhar lateralmente a ela.
Com o barco vc acessa margens inacessíveis, tem facilidade em desenroscar iscas.
E infelizmente, distância desembarcado é essencial;
Eu também procuro arremessar paralelamente à margem quando pesco de caiaque André.
Muitas vezes, pescando da margem há limitação no uso de iscas, por ser muito raso ou por conta da vegetação na beirada, o que obriga o uso de antienrosco, iscas com pouca aerodinâmica e ruins de arremessar.

Adriano Andrade escreveu:Bom dia amigo.
Pratico muito esta pescaria desembarcado de traíras e creio que com uma Hunter Fish Z de 6 pés pra cima e 25lb vc estará muito bem servido. Neste caso 25lb são necessário pra rebocar o peixe no meio da vegetação, muitas vezes material (vara e linha) mais "delicadas" não conseguem.
A cima de 6 pés, vai aumentar a distância dos seus arremessos.
Essa vara é muito bem acabada, leve e resistente (considerando) o preço, o peso da vara faz muita diferença no final de um dia de pescaria.
Não creio que numa pescaria deste estilo uma vara de grife fará muita diferença.
Utilizo também lubina X e greem bass, mas HF Z é melhor.

Abraços,
A Hunter é a minha preferida também Adriano, apesar de conseguir melhores arremessos com a the flash. O tamanho máximo para mim é 5,6 pés, preferencialmente 5.3. Apesar de eu concordar que as varas de 6 arremessam mais, eu não me acerto com o tamanho, talvez por minha altura (ou ausência dela...).

Um abraço aos amigos e obrigado pela atenção!
Realmente trabalhar iscas de superfície com varas compridas é bem mais difícil, principalmente zaras. Qnto a ausência de altura, tb é meu caso...kkk.

Abraço.
Adriano Andrade
Guarapuava-PR.
adr.andrade@gmail.com
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”