Tutorial garateias Iscas Amazônicas - as que aguentam

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Tutorial garateias Iscas Amazônicas - as que aguentam

Mensagem por Wellington Oliveira » Dom Jan 19, 2014 9:25 pm

Após diversas MPs, resolvi compartilhar o que pode servir para outros colegas.

Ressalto que não tenho a pretensão de ser dono da verdade. Apenas estou repartindo minhas maluquices.

Pra Amazônia, vc só começa a não depender da sorte usando garateias Owner 4X #2/0 ou maiores, como VMC 6X #4/0 etc. ...

De todas as outras, todas mesmo, as que aguentam mais porrada são a VMC 6X #1/0 e a Mustad 9430A #1/0 ... com estas e com todas as outras, em maior ou menor grau, só rezando mesmo ...

Fez teste???

Não vou submeter meus testes e minha metodologia ao crivo de vcs. Assim, assento os valores abaixo com premissas verdadeiras. Evidentemente que, aqui expostas, sujeitas a serem (tomara) infirmadas por outros 'testadores' "que nem qui eu" ...

Owner 4X #1 e VMC 6X #1/0 submetidas a 80 lb.
- A Owner virou palito rapidinho; "mole".
- A VMC teve resultado supreendente, só começando a entortar depois das 70 lbs ...

Owner 4X #1/0, #2/0, #3/0 e VMC 6X #2/0, #3/0 e #4/0 submetidas a 130 lbs.
- Owner #1/0, VMC #2/0 e #3/0, viraram palito.
- Owner #2/0 começou somente a entortar lá perto das 130 lbs; VMC 6X #4/0 e Owner 4X #3/0 ficaram impávidas.

A Owner 4X #3/0 pesa 6,85 g ...
- Owner 4X #2/0 - 4,71 g
- Owner 4X #1/0 - 3,24 g
- Owner 4X #1 - 2,20 g

- VMC 6X #4/0 - 5,24 g
- VMC 6X #3/0 - 4,00 g
- VMC 6X #2/0 - 3,55 g
- VMC 6X #1/0 - 2,69 g
- VMC 6X #1 - 2,20 g (não testada)

Vou dar agora não dicas, mas os nomes das iscas que aguentam as garateias de verdade e os pitões são os que parecem (parecem) resistir mais. São as iscas que, devidamente "tunadas", não dependem do fator sorte.

Zaras
- Rapala X-Rap Walk 13
- Maria Miss Carna 140
- Pencil Popper Cotton Cordel 15

Poppers
- Kuroiwa 140 e alguns 110
- Sebile Splash 120
- Chug Roller Rip Roller 125
- Storm Chug Bug Madflash 110
- River2sea Bubble popper 130
- Yara Quimera 120
outros, como os Hummer Head 145

Hélices 3 garateias
- Rip Roller 6.25 - show demais
- Sumax Amazon King 160 - a melhor flutuação
- TRex 170 Slim ou turbo - não todas, mas a maioria

Hélices 2 garateias
- Rip Roller 5.5 - algumas poucas das antigas, mas só forçando bastante
- Rip Roller 5.5 novas - aquelas com os olhinhos ridículos em cima - simplesmente show de bola
- Yakima Timber Turbine 14 e 16 cm - boas de mais; as melhores talvez.
- TRex 170 Slim ou turbo
- Caribe Lures Pavon Prop 6" - umas pouquíssimas e forçando bastante

Ressalto que devem ser "tunadas", algumas trocando todas as ferragens.

Observações:
- E a garateia VMC 6X #2/0?? É boa; melhor que as originais; nesta temporada tenho notícia de 3 abertas; estavam em Rips 5.5
- Outras garateias? Mustad 9430A 5X substitui a Owner 4X #1/0; mesmo peso (3,20-3,30 g); assim como as Gamakatsu 4X #2/0; prefiro estas às VMC 6X #2/0
- Mustad 9430A #1, Gamakatsu 4X #1/0, Owner 2X #1/0 (das TNT 140) são 0,10 gramas mais leves que as VMC 6X #1/0 ... pra mim, só último caso e na ordem que coloquei; as VMC 6X #1/0 são muito mais fortes

Relembro que são só experiências. As iscas foram testadas e aperfeiçoadas em tanque de arremesso, no Lago Paranoá, na Serra da Mesa e em SIRN.

Se alguém leu até aqui, peço, por favor, caridade nos comentários. Mérito ou demérito, levei mais de 3 anos e milhares de furos nos dedos pra escrever isso aí. Caridade, por favor!
Abração ...
Editado pela última vez por Wellington Oliveira em Ter Jan 21, 2014 9:34 pm, em um total de 2 vezes.
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
André Slompo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 590
Registrado em: Qua Dez 12, 2012 2:57 pm
Cidade:

Mensagem por André Slompo » Seg Jan 20, 2014 8:05 am

Bom trabalho amigo!
Acho q esse tópico devia ser fixo.
É muito fácil perder informação valiosa no meio do fórum.
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Seg Jan 20, 2014 5:43 pm

André Slompo escreveu:Bom trabalho amigo!
Acho q esse tópico devia ser fixo.
É muito fácil perder informação valiosa no meio do fórum.
Obrigado, Irmão!
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Ter Jan 21, 2014 8:49 am

Primeiramente quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho e agradecer pela disposição de compartilhá-lo através deste post.

Não tenho condições técnicas (conhecimento e ferramentas) e nem psicológicas (paciência mesmo) para testes e estudos sobre o tema, mas fui para Amazônia em novembro e comprei diversos modelos de garatéias para substituir as originais em algumas iscas.

Para ver quais seriam substituídas e qual o resultado, prendia a garatéia numa morsa e, com um alicate, tentava abrir as garatéias.

Das iscas (grandes) importadas a maioria absoluta abria. Algumas muito facilmente. As que não abriram e, portanto, ficaram com as garatéias originais foram a Ima Big Stick, a Jet Popper da Willianson e aRapala X-Rap Magnum.

Das garatéias novas que coloquei, a única que não se mexia, ou seja, não abria nada (tamanhos 1, 1/0 e 2/0) foram as VMC 8527 Gladiator 6X Black Nickel. Essas são fortes prá caramba.

Não sei o peso delas, mas troquei assim mesmo e não percebi problemas com o trabalho das iscas.
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Ter Jan 21, 2014 8:54 am

Belo trabalho Wellington! Parabéns!

Apesar de anda não ter tido a oportunidade de batalhar com um açu, tenho certeza de que quando chegar minha vez, vou fazer uma nova leitura desse tópico no momento de preparar a tralha!

Abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Ter Jan 21, 2014 3:38 pm

Adriano R Patussi escreveu:Primeiramente quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho e agradecer pela disposição de compartilhá-lo através deste post.

Não tenho condições técnicas (conhecimento e ferramentas) e nem psicológicas (paciência mesmo) para testes e estudos sobre o tema, mas fui para Amazônia em novembro e comprei diversos modelos de garatéias para substituir as originais em algumas iscas.

Para ver quais seriam substituídas e qual o resultado, prendia a garatéia numa morsa e, com um alicate, tentava abrir as garatéias.

Das iscas (grandes) importadas a maioria absoluta abria. Algumas muito facilmente. As que não abriram e, portanto, ficaram com as garatéias originais foram a Ima Big Stick, a Jet Popper da Willianson e aRapala X-Rap Magnum.

Das garatéias novas que coloquei, a única que não se mexia, ou seja, não abria nada (tamanhos 1, 1/0 e 2/0) foram as VMC 8527 Gladiator 6X Black Nickel. Essas são fortes prá caramba.

Não sei o peso delas, mas troquei assim mesmo e não percebi problemas com o trabalho das iscas.
Legal, Adriano ... a ideia é justamente essas ...

A Ima Big Stick usa Owner 4X ST-66 #1/0 ... troque pelas VM
A Jet Popper da Willianson eu não sei, mas deve ser parruda ...
E a Rapala X-Rap Magnum normalmente usa um modelo VMC 3X Black Niquel ...

Sobre as VMC 6X, vou pelo teste ... todas são muito mais fortes que as demais ...

Forte abraço,

Wellington ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Ter Jan 21, 2014 3:40 pm

Marcio Azzarini escreveu:Belo trabalho Wellington! Parabéns!

Apesar de anda não ter tido a oportunidade de batalhar com um açu, tenho certeza de que quando chegar minha vez, vou fazer uma nova leitura desse tópico no momento de preparar a tralha!

Abraço!
Obrigado pela paciência na leitura, Márcio!

Forte abraço,

Wellington ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Gustavo Maas
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 86
Registrado em: Seg Jan 28, 2013 4:06 pm
Cidade:

Mensagem por Gustavo Maas » Ter Jan 21, 2014 7:50 pm

Interessante o peso da 1/0 e maior que o da 2/0 na VMC 6x. Fiquei surpreso com essa.

Sou fã das 8527 pretas, todas minhas iscas de barcelos estavam com elas, chegou nem perto de abrir
"Dondé que us tucuna tão ?!?"
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Ter Jan 21, 2014 9:33 pm

Gustavo Maas escreveu:Interessante o peso da 1/0 e maior que o da 2/0 na VMC 6x. Fiquei surpreso com essa.

Sou fã das 8527 pretas, todas minhas iscas de barcelos estavam com elas, chegou nem perto de abrir
Tá errado, foi mals ... a 2/0 é 3,55 g ...

[]s
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Gustavo Maas
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 86
Registrado em: Seg Jan 28, 2013 4:06 pm
Cidade:

Mensagem por Gustavo Maas » Qua Jan 22, 2014 12:03 pm

Wellington Oliveira escreveu:
Gustavo Maas escreveu:Interessante o peso da 1/0 e maior que o da 2/0 na VMC 6x. Fiquei surpreso com essa.

Sou fã das 8527 pretas, todas minhas iscas de barcelos estavam com elas, chegou nem perto de abrir
Tá errado, foi mals ... a 2/0 é 3,55 g ...

[]s
Já estava achando a diferença do peso da 2/0 pra 3/0 muito grande, mas com 0,45 da pra mudar em algumas iscas e colocar a 3/0.

Vi em algum tópico que a daiichi é a mesma coisa que a gladiator, confere essa informação, o peso é o mesmo?

Antes que eu esqueça, excelente tópico, parabens!!
"Dondé que us tucuna tão ?!?"
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Qua Jan 22, 2014 7:12 pm

Gustavo Maas escreveu:
Wellington Oliveira escreveu:
Gustavo Maas escreveu:Interessante o peso da 1/0 e maior que o da 2/0 na VMC 6x. Fiquei surpreso com essa.

Sou fã das 8527 pretas, todas minhas iscas de barcelos estavam com elas, chegou nem perto de abrir
Tá errado, foi mals ... a 2/0 é 3,55 g ...

[]s
Já estava achando a diferença do peso da 2/0 pra 3/0 muito grande, mas com 0,45 da pra mudar em algumas iscas e colocar a 3/0.

Vi em algum tópico que a daiichi é a mesma coisa que a gladiator, confere essa informação, o peso é o mesmo?

Antes que eu esqueça, excelente tópico, parabens!!
Sim, Gustavo, as Daiichi, até 3/0, têm exatamente as mesmas medidas e peso das VMC 6X Gladiator.

A VMC comprou a Daiichi e as 7X são mais voltadas pro mercado australiano.

Abração ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Gustavo Maas
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 86
Registrado em: Seg Jan 28, 2013 4:06 pm
Cidade:

Mensagem por Gustavo Maas » Qua Jan 22, 2014 7:51 pm

Wellington Oliveira escreveu:
Gustavo Maas escreveu:
Wellington Oliveira escreveu:
Gustavo Maas escreveu:Interessante o peso da 1/0 e maior que o da 2/0 na VMC 6x. Fiquei surpreso com essa.

Sou fã das 8527 pretas, todas minhas iscas de barcelos estavam com elas, chegou nem perto de abrir
Tá errado, foi mals ... a 2/0 é 3,55 g ...

[]s
Já estava achando a diferença do peso da 2/0 pra 3/0 muito grande, mas com 0,45 da pra mudar em algumas iscas e colocar a 3/0.

Vi em algum tópico que a daiichi é a mesma coisa que a gladiator, confere essa informação, o peso é o mesmo?

Antes que eu esqueça, excelente tópico, parabens!!
Sim, Gustavo, as Daiichi, até 3/0, têm exatamente as mesmas medidas e peso das VMC 6X Gladiator.

A VMC comprou a Daiichi e as 7X são mais voltadas pro mercado australiano.

Abração ...
Resistência é a mesma? Ou esse 7x realmente existe?
"Dondé que us tucuna tão ?!?"
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Qui Jan 23, 2014 2:42 am

Mesma coisa ... a VMC 6X 1/0 saiu-se um pouco melhor ...

8) 8)
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Ramon Paz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2506
Registrado em: Sáb Dez 23, 2006 9:15 pm
Cidade:

Mensagem por Ramon Paz » Qui Jan 23, 2014 8:16 pm

bacana demais pescador, tem me ajudo e muito suas experiências :D
Avatar do usuário
Mario Gonda
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3021
Registrado em: Sex Set 03, 2010 8:58 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mario Gonda » Dom Fev 09, 2014 3:01 pm

Excelente postagem, Wellington!
Valeu a leitura!
"Homem em loja de pesca é igual mulher em loja de sapato."
Avatar do usuário
Edmar Alves
CALOURO
Mensagens: 35
Registrado em: Ter Fev 18, 2014 9:37 pm
Cidade: Contagem
Estado: MG
Instagram: edmaralves

O porque de garateias originais fracas

Mensagem por Edmar Alves » Dom Mar 09, 2014 9:59 am

Post muito interessante e útil!
Agora o que fico pensando é porque até os dias de hoje com altas tecnologias na construção dessas iscas tem muitas por ai de marcas consagradas que vem de fabrica com garateias fracas!!
Já pensei varias possibilidades, mas não entra na minha cabeça fabricante priorizar outros quesitos à garateias resistentes!... ... entender!
:?
Edmar Alves

Pescar é muito mais divertido e emocionante que pegar peixe...

[youtubehttps://www.youtube.com/user/EdmarAlves82/video ... subscriber][/youtube]
Avatar do usuário
Marcio Ruellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 334
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 6:09 pm
Cidade:

Garateia

Mensagem por Marcio Ruellas » Qua Mai 13, 2015 5:31 pm

Wellington , antes de mais nada, obrigado por dividir suas experiencias com todos , achei as informações muito boas , que Deus lhe proporcione bons peixes .
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”