GRAXA PARA CARRETILHA

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Heitor César Maia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 919
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:00 pm
Cidade:

GRAXA PARA CARRETILHA

Mensagem por Heitor César Maia » Dom Mar 06, 2011 11:04 am

Saudaçoões aos caterveiros de plantão, sei que este assunto já foi bastante debatido por aqui mas preciso sanar algumas dúvidas.
Das graxas uma a base de Lítio ( azul ) e outra com Teflon ( branca ) quais as suas especificações e indicações e melhor delas para as carretilhas, obrigado e abraços a todos.
PESQUE SEMPRE ESPORTIVAMENTE, adote e divulgue esta idéia.
Avatar do usuário
Renato Barreto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2047
Registrado em: Seg Jun 09, 2008 6:02 pm
Cidade:

Mensagem por Renato Barreto » Dom Mar 06, 2011 8:15 pm

O pessoal da Miraguaia recomenda usar nas carretas a graxa Teflonada...essa graxa não se mistura com a água, portanto não perde sua propriedade de lubrificação.

http://miraguaia.com.br/?cat=6
Imagem
"Lembre-se, conhecimento é e sempre será a chave para pescarias bem sucedidas" - Buck Perry.
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Dom Mar 06, 2011 8:21 pm

Grande Parente...eu prefiro enviar para uma manuteção especializada (Lambarí Manutençoes) do que me arriscar!!!
Depois do Paoli 2000 eu nunca mais desmontei carretilha ou molinete!
Mas vamos aguardar os amigos responderem
Valeu!!!
Imagem
Avatar do usuário
Fernando Simon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 6:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Simon » Dom Mar 06, 2011 8:37 pm

A Litio azul passe nas engrenagens (coroa e pinhão) e a Teflon branca nos discos de freios (muito pouco) e nos buracos dos parafusos e peças externas que não queira que peguem agua ou desgastem como molas e alavancas. Nos rolamento e eixo do carretel somente oleo na espessura apropriada pra teu tipo de pesca. Quanto mais pesada, mais consistente o oleo ou até graxa.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Leonardo Andrade
ANZOL DE OURO
Mensagens: 856
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 1:24 am
Cidade:

Mensagem por Leonardo Andrade » Seg Mar 07, 2011 10:58 am

Heitor,

Peguei uma graxa teflonada da ABU e o oléo também, muito bons.

Dá uma olhada com o João Carlos Romano aqui no caterva, talvez ele possa ter ainda.

Abraço.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Heitor César Maia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 919
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:00 pm
Cidade:

Graxa

Mensagem por Heitor César Maia » Seg Mar 07, 2011 12:44 pm

[quote="Fernando Maia"]
Grande Parente...eu prefiro enviar para uma manuteção especializada (Lambarí Manutençoes) do que me arriscar!!!
Depois do Paoli 2000 eu nunca mais desmontei carretilha ou molinete!
Mas vamos aguardar os amigos responderem
Valeu!!![/quote]

Grande parente saudações, desde o tempo dos meus paolis eu já fazia manutenção dos equipamentos, aprendi com meu avô e meu pai, e hoje consigo fazer uma boa manutençao das minhas carretas.
A alguns anos atrás, antes da caterva eu apanhei bastante, não tinha as ferramentas adequadas e coitadinha da minha intruder 100, tinha hora que sobrava algumas peças.
Depois de muito ver tópicos sobre o assunto aqui no forum e alguns videos no You Tube, as contender e brisas já não sofreram tanto.
Hoje consigo fazer uma boa manutenção mas quando preciso o EDU é minha salvação.
Grande abraço.
PESQUE SEMPRE ESPORTIVAMENTE, adote e divulgue esta idéia.
Avatar do usuário
João Luiz Lusardo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 651
Registrado em: Qui Set 03, 2009 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por João Luiz Lusardo » Seg Mar 07, 2011 2:59 pm

Amigo, as dicas do Fernando Simon estão corretas, porém, a graxa com teflon também pode ser colocada nas engrenagens, a questão é que ela é bem mais cara que a graxa de lítio, que é mais comum, por isso não há necessidade de usar graxa teflonada nas engrenagens, pode-se usar a de lítio (azulada) mesmo, reservando a teflonada para passar (muito pouco) nos discos da fricção. Também recomenda-se passar graxa com teflon no rolamento anti-reverso, para evitar a entrada de água na carretilha. A graxa teflonada vc encontra na Metalúrgica Gil (http://www.fishingmaster.com.br), eles tem uma (teflon +) idêntica à Cal's Drag and Reel Grease americana, usada nos discos de fricção da Smooth Drag (carbontex). Eles tbém tem a de lítio, mas essa vc encontra em muitas lojas.

Abs. :D
Cada dia de pesca é um dia a mais que Deus acrescenta na sua vida.
Imagem
Avatar do usuário
Carlos Magno
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1516
Registrado em: Sex Abr 17, 2009 3:10 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Magno » Seg Mar 07, 2011 8:49 pm

Eu sou viciadinho no WD-40... Mas dizem que esta graxa revestida com teflon é muito boa... Dá uma pesquisada na MIRAGUAIA www.miraguaia.com.br lá eles vão te orientar direitinho...
CARLOS MAGNO FOUREAUX - MAGUINHO
Fazenda Paraná, Centro de Pesca Esportiva
Pratique segurança, direito e responsabilidade de todos.
Avatar do usuário
Fernando Simon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 6:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Simon » Seg Mar 07, 2011 10:21 pm

Aqui tem um distribuidor brasileiro que inclusive tem os discos de fricção Carbontex entre outrs coisas.
http://www.fishingmaster.com.br/index.p ... 52add494c2

Abraços
FerSimon
ImagemImagem
Avatar do usuário
Fernando Simon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 6:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Simon » Qua Mar 09, 2011 7:56 pm

Tipos de lubrificantes

Para a lubrificação de qualquer elemento de maquina precisamos em primeiro
lugar definir quais tipos de lubrificantes vamos aplicar.
Por exemplo um parafuso pode ser lubrificado com diversos produtos como
por exemplo com óleo, graxa, pasta de montagem com lubrificantes sólidos
ou com lubrificante seco ( verniz ).
Para facilitar a escolha mais adequada precisamos sempre saber em primeiro lugar,
qual vai ser o ambiente aonde este parafuso vai ser montado. Por exemplo se este
parafuso é usado numa montagem de caldeira aonde temos altas temperaturas, um
óleo mineral ou sintético jamais vai trazer resultados esperados devido as altas
temperaturas do ambiente. Futuramente, na hora da desmontagem, na maioria dos
casos, praticamente vai ser impossível de soltar o parafuso sem quebrar-lo.
Neste caso o tipo de lubrificante mais adequado seria uma pasta de montagem
com lubrificantes sólidos ou um verniz lubrificante. O óleo da pasta evapora com
as temperaturas elevadas e o lubrificante seco garante um filme de separação dos
flancos de roscas evitando assim a soldagem.

Tipos de lubrificantes

De modo geral podemos escolher entre 4 tipos de lubrificantes:

- lubrificantes oleosos, liquidos e fluidos lubro-refrigerantes (emulsões)
- lubrificantes graxosos
- lubrificante pastoso
- lubrificante seco (pó ou verniz)


da Wikipedia/graxa e LUCHETI Lubrificantes

Graxas lubrificantes são o nome genérico e popular dado a lubrificantes pastosos compostos (semi-plásticos)
ou de alta viscosidade, compostos de misturas de óleos lubrificantes minerais (de diversas viscosidades) e seus
aditivos e especialmente do ponto de vista químico, sais de determinados ácidos graxos com cálcio, sódio, lítio,
alumínio,bário e magnésio (geralmente chamados de sabão que em formam com os óleos de origem mineral
uma emulsão, que atuam como agente espessador.

Em tais formulações o óleo mineral entra como o verdadeiro lubrificante e o espessador, além de conferir a
viscosidade à mistura, atua na retenção do óleo mineral.

Os aditivos atuam com a manutenção de propriedades de antioxidação, resitência a ação da água e
determinados solventes, capacidade de adesão, estabilidade da viscosidade em função da temperatura e do
movimento, resistência ao desalojamento, a restência à extremas pressões e outras propriedades específicas
do uso e ambiente em questão. Algumas das propriedades que entram na caracterização e análise de uma
graxa (e que inclusive podem reseber uma mensuiração técnica específica e normalização) são: consistência,
viscosidade aparante, ponto de gota ou ponto de gotejamento, oxidação, separação do óleo, lavagem por água,
coloração.

Não confundir com o termo popular para gordura de origem animal, especialmente as sólidas.


Tipos de graxa por composição

• Graxa de cálcio, solúvel em água e pouco resistente ao calor.
• Graxa de sódio, solúvel em água, mais resistente ao calor em comparação à graxa de cálcio.
• Graxa de lítio, á uma mistura muito resistente e adaptada aos mais variados usos desde o
doméstico até o automobilístico; o ponto de gotejamento é aproximadamente 180°C e permanece inalterável
suportando o calor.
• Graxa de bário, para uso genérico, resiste bem à temperatura mas pouco aos movimentos
rápicos.
• Graxa de cobre, também chamada graxa de revestimento, composto de pó fino de cobre
disperso na graxa e é usado para proteger os roscas de parafusos e helicóides e resiste à temperatura de até
1000°C, não é solúvel em água.
• Graxa de silicone, não é solúvel em água e previne bem a corrosão.
• Graxa de PTFE, também chamada graxa de Teflon (PTFE é a sigla para o politetrafluoroetileno,
nome científico do Teflon).
• Graxa de vaselina, para usos domésticos e em contatos elétricos, disponível até para a
indústria alimentícia.
• Graxa de grafite, para altíssimas pressões e contatos elétricos.
• Graxa de glicerol, para baixas temperaturas.
• Graxa de alumínio, para altíssimas pressões, hidrorepelente e anti-emulsionante, adequada ao
engraxamento sob pressão.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Fernando Simon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 6:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Simon » Qua Mar 09, 2011 9:59 pm

João Luiz Lusardo escreveu:Também recomenda-se passar graxa com teflon no rolamento anti-reverso, para evitar
a entrada de água na carretilha. A graxa teflonada vc encontra na Metalúrgica Gil (http://www.fishingmaster.com.br),
eles tem uma (teflon +) idêntica à Cal's Drag and Reel Grease americana, usada nos discos de fricção da
Smooth Drag (carbontex). Eles tbém tem a de lítio, mas essa vc encontra em muitas lojas.
\Abs. :D
A Graxa passada nos roletes anti-reverses deve ser muito pouca e não pode ser oleo
que há a possibilidade de escorregar e perder seu fim.
Por isto devemos cuidar pra não passar excesso de graxas e oleos nos equipamentos.

E não adianta nada passar desengripante a base de solvente(benzina), oleo(vaselina/di-eletrico)
e gás(CO2-penetrante) em carretilhas e molinetes que somente vai diluir a graxa do mecanismo
deixando-a seca e ainda invadindo os rolamentos e mancais prendendo-os.
ImagemImagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Mar 10, 2011 7:16 pm

Bom .. Muito bom ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Eduardo Gurjão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 9:58 pm
Cidade:

lubrificantes

Mensagem por Eduardo Gurjão » Qui Mar 10, 2011 7:19 pm

Olá, colegas,

Bela aula heim Fernando! pra ficar completíssimo só falta dizer a melhor maneira e os melhores produtos para remover os diversos tipos de lubrificantes. Por exemplo, como remover com eficiência a graxa PTFE dos roletes anti-reverso e peças internas sem ter que destrinchar peça por peça??? o fluído para isqueiros e o spray limpa contato podem ser utilizados para limpar/remover quaisquer lubrificantes?
Dá essa dica aí pra nóis... :D

Abraços e boa sorte a todos,

Eduardo
Pescar é preciso.
Avatar do usuário
Fernando Simon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 6:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Simon » Qui Mar 10, 2011 8:02 pm

Lave-os em benzina ou querosene.
Rode os rolamentos imersos no solvente e depois deixe secar.

Eu uso de uma furadeira em que encosto o rolamento no mandril (aquele redondo que segura a broca) e rodo passando solvente ou desengripante (WD40??) até ficar bem limpo. Passo o produto rodando "lentamente" c/ a mão pra penetrar nos rolamentos e depois rodo na parafusadeira pra expulsar o solvente. Isto mais de uma ves. Depois oleo fino em carretilhas de pincho, oleo médio em carretilhas de mar e graxa em carretilhas de pesca pesada. Em molinetes somente graxa.

Mas nos roletes anti-reverses apenas passo no solvente rodando um pouquinho. Depois de secos vai "pouca" graxa.

O fluido pra isqueiro serve pra secar a peça e expulsar a graxa e o solvente da peça e depois vai evaporar secando instantaneamente a peça. É pra quem tem pressa.

Abraços e boas pescarias que o inverno esta chegando e nem todos podem ir até o Caribe.
(sonho meu, quem mora longe sonho meu!!!) :cry: :cry:

FerSimon
ImagemImagem
Avatar do usuário
Eduardo Gurjão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 9:58 pm
Cidade:

fixo

Mensagem por Eduardo Gurjão » Qui Mar 10, 2011 9:47 pm

Olá,

Valeu Fernando, na minha opinião já tem conteúdo suficiente pra ganhar um lugar nos "fixos".
Parabéns, pelo conhecimento e pela prestatividade.

Abraços a todos e boa sorte,

Eduardo
Pescar é preciso.
Avatar do usuário
Heitor César Maia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 919
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:00 pm
Cidade:

Graxa

Mensagem por Heitor César Maia » Qui Mar 10, 2011 10:55 pm

Saudações aos caterveiros de plantão, quando coloquei este tópico não podia esperar um resultado tão belo, obrigado FERNANDO SIMON, valeu pela bela atitude de compartilhar com todos os seus conhecimentos que seviram bastante para dar suporte ao que sempre faço com minhas carretilhas e molinetes.
Com as graxas pricipalmente, as quais sempre me geraram dúvidas, de qual seria a mais indicada e onde usar corretamente.
Quando me propus a fazer a manutençao do meu equipamanto lembrei-me dos ensinamentos de meu avô e meu pai e também pela dificuldade de se enviar a uma oficina especializada, já que estou aqui nas serras das gerais, mas acho que não me saio mal dou minhas cacetadas.
Fiquei e sempre fico contente aqui no forum quando encontramos companheiros dispostos a compartilhar conhecimentos.
Obrigado a todos e até uma próxima pescaria virtual de conhecimentos.
PESQUE SEMPRE ESPORTIVAMENTE, adote e divulgue esta idéia.
Avatar do usuário
Fernando Simon
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 6:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Simon » Sex Mar 11, 2011 5:06 am

Se algum Maia , Inca, Asteca, ou Tupi-Guarany me presentear com esta maleta, já terá valido a pena:
viewtopic.php?p=706238#706238 :lol: :lol:

E esqueceram que completei 1/2 século dia 05 passado, destes 38 anos pescando, desmontando carretilhas e molinetes.
ImagemImagem
Avatar do usuário
João Pedro Vilela
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 363
Registrado em: Qua Ago 11, 2010 4:43 pm
Cidade:

Mensagem por João Pedro Vilela » Sex Mar 11, 2011 10:42 am

Fernando Maia escreveu:Grande Parente...eu prefiro enviar para uma manuteção especializada (Lambarí Manutençoes) do que me arriscar!!!
Depois do Paoli 2000 eu nunca mais desmontei carretilha ou molinete!
Mas vamos aguardar os amigos responderem
Valeu!!!
Por que parente? Por causa do sobrinome? É porque eu não lembro de você em nenhum dos encontros de familia... ( EPSO, encontro de parentes soares oliveira)
NUNCA NINGUEM VAI FAZER O QUE VOCÊ TEM QUE FAZER POR SI MESMO!!!
Avatar do usuário
João Pedro Vilela
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 363
Registrado em: Qua Ago 11, 2010 4:43 pm
Cidade:

Re: GRAXA PARA CARRETILHA

Mensagem por João Pedro Vilela » Sex Mar 11, 2011 10:47 am

Heitor César Maia escreveu:Saudaçoões aos caterveiros de plantão, sei que este assunto já foi bastante debatido por aqui mas preciso sanar algumas dúvidas.
Das graxas uma a base de Lítio ( azul ) e outra com Teflon ( branca ) quais as suas especificações e indicações e melhor delas para as carretilhas, obrigado e abraços a todos.
E aí vovo, kkk, beleza? Quanto custa essa graxa? Porque eu acho que está na hora de passar na minha, mas primeiro você tem que me ensinar a desmontar a carretilha porque sinão eu vou perde-lá... Abraçoss..
NUNCA NINGUEM VAI FAZER O QUE VOCÊ TEM QUE FAZER POR SI MESMO!!!
Avatar do usuário
Agustín Tarela
ANZOL DE OURO
Mensagens: 953
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 5:56 am
Cidade:

Mensagem por Agustín Tarela » Qui Dez 24, 2015 12:49 pm

Fernando Simon escreveu:Lave-os em benzina ou querosene.
Rode os rolamentos imersos no solvente e depois deixe secar.

Eu uso de uma furadeira em que encosto o rolamento no mandril (aquele redondo que segura a broca) e rodo passando solvente ou desengripante (WD40??) até ficar bem limpo. Passo o produto rodando "lentamente" c/ a mão pra penetrar nos rolamentos e depois rodo na parafusadeira pra expulsar o solvente. Isto mais de uma ves. Depois oleo fino em carretilhas de pincho, oleo médio em carretilhas de mar e graxa em carretilhas de pesca pesada. Em molinetes somente graxa.

Mas nos roletes anti-reverses apenas passo no solvente rodando um pouquinho. Depois de secos vai "pouca" graxa.

O fluido pra isqueiro serve pra secar a peça e expulsar a graxa e o solvente da peça e depois vai evaporar secando instantaneamente a peça. É pra quem tem pressa.

Abraços e boas pescarias que o inverno esta chegando e nem todos podem ir até o Caribe.
(sonho meu, quem mora longe sonho meu!!!) :cry: :cry:

FerSimon
Depois de procurar quanto video tem no youtube (antireverse bearing maintence), aguentar gringo, tentar entender o ingles. Perder minutos e minutos de tempo com videos que no me deram a resposta que queria onde fui encontrar a resposta.
NA CASA DOS AMIGOS
Rolamento antireverso graxa pouca. era só isso que precisava saber.

FELIZ NATAL PRA TODOS OS CATERVEIROS!!!!!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Dez 29, 2015 11:57 am

Agustín Tarela escreveu:
Fernando Simon escreveu:Lave-os em benzina ou querosene.
Rode os rolamentos imersos no solvente e depois deixe secar.

Eu uso de uma furadeira em que encosto o rolamento no mandril (aquele redondo que segura a broca) e rodo passando solvente ou desengripante (WD40??) até ficar bem limpo. Passo o produto rodando "lentamente" c/ a mão pra penetrar nos rolamentos e depois rodo na parafusadeira pra expulsar o solvente. Isto mais de uma ves. Depois oleo fino em carretilhas de pincho, oleo médio em carretilhas de mar e graxa em carretilhas de pesca pesada. Em molinetes somente graxa.

Mas nos roletes anti-reverses apenas passo no solvente rodando um pouquinho. Depois de secos vai "pouca" graxa.

O fluido pra isqueiro serve pra secar a peça e expulsar a graxa e o solvente da peça e depois vai evaporar secando instantaneamente a peça. É pra quem tem pressa.

Abraços e boas pescarias que o inverno esta chegando e nem todos podem ir até o Caribe.
(sonho meu, quem mora longe sonho meu!!!) :cry: :cry:

FerSimon
Depois de procurar quanto video tem no youtube (antireverse bearing maintence), aguentar gringo, tentar entender o ingles. Perder minutos e minutos de tempo com videos que no me deram a resposta que queria onde fui encontrar a resposta.
NA CASA DOS AMIGOS
Rolamento antireverso graxa pouca. era só isso que precisava saber.

FELIZ NATAL PRA TODOS OS CATERVEIROS!!!!!

... ....... ...

Aqui é a Barsa da Pesca ... .......
Feliz Ano Novo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Agustín Tarela
ANZOL DE OURO
Mensagens: 953
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 5:56 am
Cidade:

Mensagem por Agustín Tarela » Sáb Mar 26, 2016 5:06 pm

NELSON MACIEL escreveu:
Agustín Tarela escreveu:
FELIZ NATAL PRA TODOS OS CATERVEIROS!!!!!

... ....... ...

Aqui é a Barsa da Pesca ... .......
Feliz Ano Novo ...

Feliz Pascoa!!! :D :D
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Mar 26, 2016 7:42 pm

Agustín Tarela escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
Agustín Tarela escreveu:
FELIZ NATAL PRA TODOS OS CATERVEIROS!!!!!

... ....... ...

Aqui é a Barsa da Pesca ... .......
Feliz Ano Novo ...

Feliz Pascoa!!! :D :D

Feliz Páscoa mi hermano !
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”