Decepção com a vara Shimano Terez e com a CGK/SHIMA

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Marcos Chadu
CALOURO
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Set 30, 2012 10:21 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Chadu » Ter Mar 24, 2015 9:28 pm

Liguei direto na Shimano hoje cedo. O atendente (Bruno) do setor de PESCA foi gentil e tal, mas não deu esperança nenhuma de que vai resolver. Disse que como a representaçāo da Shimano no Brasil é da CGK, quem responde por distribuiçāo e garantia são eles. Pegou meus dados, disse que falaria com a CGK sobre o ocorrido e me retornaria mais tarde.
Pode ser que eu seja surpreendido, mas não senti firmeza...

Acho que não preciso contar com garantia desse pessoal.
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Mensagem por Dair Helaehil » Ter Mar 24, 2015 10:41 pm

Angelo Roberto escreveu:Paulo eu ainda coloco minhas mãos no fogo pela Shimano.
Angelo, é o mesmo que eu falar que confio na GM, ou na VW , ou na Ford.

O carro pode prestar, mas quem vende pode ser um picareta.

Shimano é TOP. E conseguiu estragar a Curado. Quem tem a E7 está bem munido.Já a G7...kkkk

Não vamos falar das carretilhas top da Shimano. Porque ai eu mudo a fabrica do carro...kkkk
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
Ari Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 563
Registrado em: Dom Jan 11, 2009 12:50 pm
Cidade:

Mensagem por Ari Neto » Qua Mar 25, 2015 12:31 am

Boa noite....

Acho que talvez nossa discussão ficou confusa e talvez alguns conceitos estejam meio errados...

Sobre a qualidade do material ele é indiscutível. A Shimano é uma empresa de referência no mundo da pesca, desenvolve produtos e traz competitividade ao mercado, assim como outras marcas.

Ela opta por não estar presente no mercado brasileiro de forma direta... Isto é uma questão econômica, ela tem o direito de fazer.... Seu importador que é a CGK, comercializa e acredito que cuida do mkt da Shimano aqui no Brasil.

Penso que como uma empresa ela tenha responsabilidades sobre a venda, pois qualquer cidadão poderia comprar a MESMA VARA EM QUALQUER SITE DE VENDA INTERNACIONAL QUE VENDA PARA O BRASIL e a responsabilidade não seria deles. Assim como todo consumidor pode escolher em comprar Shimano da CGK ou do e-bay, etc.... Cada um olha o serviço e o seu bolso e escolhe seu fornecedor. Isso não é ilegal.

Acredito que o colega tenha ficado chateado por ter comprado do fornecedor e não ter o prejuízo restituído e que qualquer um de nós na posição dele estaria na mesma situação, pois segundo o mesmo, a CGK não emitiu um laudo dos motivos que não levaram a trocar o material.

Na minha opinião a falta de um laudo, deixa a impressão de descaso com o consumidor. Como uma empresa pode garantir o transporte de uma vara que rodou o mundo? Defeito de fabricação se for japonesa, ok, conhecemos o controle de qualidade mais exigente do mundo... Mas e o transporte? Além do transporte até o Brasil, temos ainda o interno que é péssimo.... ... O mais engraçado que é preciso uma CARTEIRADA... Ou seja.... ... Sair num fórum de repercussão nacional para a empresa se manifestar de algo que ela já deveria ter feito e está discussão nem ter começado.
"Gostar!? Gosto da minha mãe!!!!! Amo Pescar!!!!
Avatar do usuário
Marcos Chadu
CALOURO
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Set 30, 2012 10:21 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Chadu » Qua Mar 25, 2015 8:52 am

Ari,

A Shimano não comercializa diretamente no Brasil, mas mantém um escritório em SP.
Um colega de outro fórum me forneceu o número deles. Após a negativa da CGK eu liguei DIRETO para a Shimano.
Se houvesse um MÍNIMO de respeito ao consumidor brasileiro, interesse em preservar este bom conceito que a marca tem entre nós, teria trocado. Evidente que essa vara veio com defeito. Uma vara de 200 lb tem que tomar uma inominável "cacetada" para se partir. E não foi o que aconteceu, existem testemunhas, se não quiserem acreditar em mim. E, claro, ainda tem a questão do transporte PRÉVIO à compra, como você bem lembrou.
Mas dentro da garantia, há que trocar!

Duvido que alguém que esteja pensando em comprar uma vara para grandes peixes e que estivesse considerando uma Terez (ou mesmo uma Trevala), lendo este fórum, não vai pensar duas vezes agora.
Entendeu, Shimano? Entendeu, CGK??

Vou além. Se tivesse havido a prontidão imediata para a troca, o conceito da Shimano/CGK SUBIRIA entre nós, apesar da quebra precoce.
Avatar do usuário
Davis Tarifa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 545
Registrado em: Qua Out 16, 2013 1:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Davis Tarifa » Qua Mar 25, 2015 11:20 am

Marcos Chadu escreveu:Liguei direto na Shimano hoje cedo. O atendente (Bruno) do setor de PESCA foi gentil e tal, mas não deu esperança nenhuma de que vai resolver. Disse que como a representaçāo da Shimano no Brasil é da CGK, quem responde por distribuiçāo e garantia são eles. Pegou meus dados, disse que falaria com a CGK sobre o ocorrido e me retornaria mais tarde.
Pode ser que eu seja surpreendido, mas não senti firmeza...

Acho que não preciso contar com garantia desse pessoal.
Marcos ,

Por outras experiências que tive , sugiro que você , na qualidade de consumidor , procure manter contato com a CGK/Shimano EXCLUSIVAMENTE por -mail , de forma a comprovar todas suas tentativas de esgotar uma solução administrativa à questão.

Eu pessoalmente , além de e-mail , enviaria uma notificação cartorária , telegrama , carta registrada , com reclamação formal ... Dando ciência inequívoca à empresa fabricante / Representante , de sua solicitação em receber a garantia do produto .

Vale lembrar que segundo os ditames do CDC ( Lei 8078/90 ) o ônus da prova é invertido ou seja o fabricante , bem como seus representantes é que tem a obrigação de provar o uso indevido do produto e não o consumidor fazer prova de que usou corretamente.

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;

Não havendo um entendimento , você pode ( e deve ) procurar o PROCON , registrar sua reclamação em sites como o www.reclameaqui.com.br por exemplo ... Mas sem sombra de dúvida , não havendo solução administrativa , instar o judiciário (JEC) propondo ação própria de obrigação de fazer e reparação que certamente há de ser acatada .

No meu entendimento dado o aborrecimento , a frustração , a angustia , o sofrimento causados , pela indiferença da CGK / Shimano ... ... Caberia até uma reparação a titulo de dano moral , além do evidente dano material já constatado.

Em qualquer país sério , com uma cultura judiciária firme e de punir preventivamente quem não respeita o consumidor , por meio de condenações e pagamento de indenizações milionárias ...

Essa vara quebrada já teria sido trocada , provavelmente viria acompanhada de um suntuoso pedido das mais sinceras desculpas e com uma gama de justificativas e explanações técnicas , que sustentariam uma fatalidade no processo fabril que provavelmente jamais ocorrerá ... te faria venerar e promover o nome Shimano , por gerações e gerações , sendo pronunciado com reverencia pelo respeito que lhe fora dispensado ...

Mas eles sabem que aqui a justiça é morosa , sobrecarregada e os valores das indenizações são ... ... Módicos no máximo , resumindo de cada 10 consumidores , talvez um possa vir a aciona-los judicialmente e ai ajudamos a sustentar esse maldito sentimento , de que quem pode mais ... ... Chora menos , de que não adianta lutar em vão , de que nada vai mudar !

Boa sorte .
Respeitar a natureza e os animais é a forma mais pura ,nobre e significativa de exercer nossa capacidade de raciocinar .
Avatar do usuário
Thiago Petri
CALOURO
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Ago 23, 2013 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Thiago Petri » Qua Mar 25, 2015 11:53 am

Davis Tarifa escreveu:
Marcos Chadu escreveu:Liguei direto na Shimano hoje cedo. O atendente (Bruno) do setor de PESCA foi gentil e tal, mas não deu esperança nenhuma de que vai resolver. Disse que como a representaçāo da Shimano no Brasil é da CGK, quem responde por distribuiçāo e garantia são eles. Pegou meus dados, disse que falaria com a CGK sobre o ocorrido e me retornaria mais tarde.
Pode ser que eu seja surpreendido, mas não senti firmeza...

Acho que não preciso contar com garantia desse pessoal.
Marcos ,

Por outras experiências que tive , sugiro que você , na qualidade de consumidor , procure manter contato com a CGK/Shimano EXCLUSIVAMENTE por -mail , de forma a comprovar todas suas tentativas de esgotar uma solução administrativa à questão.

Eu pessoalmente , além de e-mail , enviaria uma notificação cartorária , telegrama , carta registrada , com reclamação formal ... Dando ciência inequívoca à empresa fabricante / Representante , de sua solicitação em receber a garantia do produto .

Vale lembrar que segundo os ditames do CDC ( Lei 8078/90 ) o ônus da prova é invertido ou seja o fabricante , bem como seus representantes é que tem a obrigação de provar o uso indevido do produto e não o consumidor fazer prova de que usou corretamente.

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;

Não havendo um entendimento , você pode ( e deve ) procurar o PROCON , registrar sua reclamação em sites como o www.reclameaqui.com.br por exemplo ... Mas sem sombra de dúvida , não havendo solução administrativa , instar o judiciário (JEC) propondo ação própria de obrigação de fazer e reparação que certamente há de ser acatada .

No meu entendimento dado o aborrecimento , a frustração , a angustia , o sofrimento causados , pela indiferença da CGK / Shimano ... ... Caberia até uma reparação a titulo de dano moral , além do evidente dano material já constatado.

Em qualquer país sério , com uma cultura judiciária firme e de punir preventivamente quem não respeita o consumidor , por meio de condenações e pagamento de indenizações milionárias ...

Essa vara quebrada já teria sido trocada , provavelmente viria acompanhada de um suntuoso pedido das mais sinceras desculpas e com uma gama de justificativas e explanações técnicas , que sustentariam uma fatalidade no processo fabril que provavelmente jamais ocorrerá ... te faria venerar e promover o nome Shimano , por gerações e gerações , sendo pronunciado com reverencia pelo respeito que lhe fora dispensado ...

Mas eles sabem que aqui a justiça é morosa , sobrecarregada e os valores das indenizações são ... ... Módicos no máximo , resumindo de cada 10 consumidores , talvez um possa vir a aciona-los judicialmente e ai ajudamos a sustentar esse maldito sentimento , de que quem pode mais ... ... Chora menos , de que não adianta lutar em vão , de que nada vai mudar !

Boa sorte .
Exatamente, formalize todos os contatos. O processo é mais simples do que muita gente pensa. Quando começar a doer no bolso da empresa o respeito com o consumidor muda.
Avatar do usuário
Davis Tarifa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 545
Registrado em: Qua Out 16, 2013 1:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Davis Tarifa » Qua Mar 25, 2015 3:00 pm

Thiago Petri escreveu:
Exatamente, formalize todos os contatos. O processo é mais simples do que muita gente pensa. Quando começar a doer no bolso da empresa o respeito com o consumidor muda.
pois é Thiago ,

Infelizmente por aqui a banda toca assim ... Mas tenho observado , principalmente no período recente de aquecimento e crescimento da economia brasileira ( meados de 2009 até final de 2013 ) ... Antes dessa crise animal que aí está ... o consumidor de modo geral está mais alerta , exerce mais e melhor seus direitos ... Não é brincadeira poxa , o rapaz investiu um valor considerável , mais de um salário minimo , nem discuto o mérito da questão , minha indignação é com o tratamento que ele tem recebido !

Lamentável mesmo.
Respeitar a natureza e os animais é a forma mais pura ,nobre e significativa de exercer nossa capacidade de raciocinar .
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Mar 25, 2015 3:29 pm

Pessoal, deixando de lado algumas coisas, o que penso é o seguinte:

-Eu adentrei neste tópico para aprender.
-Eu estou acreditando numa marca.
-Eu acho que uma empresa deve responder tecnicamente.

Não se pode incriminar ninguém sem provas, falar que em hipótese nenhuma aconteceu um acidente com a vara é perigoso.
Em nenhum momento "aqui" vi uma manifestação da outra parte. Pode ser que demore um pouco, mas vamos acompanhar com calma.
Daqui a pouco um técnico analisa e da um parecer, ai a casa pode cair, ninguém colocou aqui que a garantia cobre qualquer coisa.

Eu sinceramente não acho que quebrou do nada, porém é minha opinião baseada nos conhecimentos acumulados o que não significa nada mais que achismo e umas varas
quebradas pela vida.
Imagem
Avatar do usuário
Chrystopher Batista
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 84
Registrado em: Qui Mai 15, 2008 5:12 pm
Apelido: Chrys
Cidade:

Mensagem por Chrystopher Batista » Qua Mar 25, 2015 5:41 pm

Eles já se posicionaram a respeito, falando que foi impacto ou uso inadequado, como mencionou o autor do tópico.

Dando uma rápida pesquisada no Google, confira os comentários de alguns pescadores americanos em um tópico chamado "Shimano Terez Rods Good or Bad?"

"I really like them. Great for jigging, lightweight, medium action thats good for trolling or bottom fishing. The best thing is their customer service. Broke one backing in slip and hitting piling. Another broke while in rod holder with a big amberjack on. Shimano sent two new replacments no questions asked."

"My charter customer thumbed the spool with the fish (150# bull shark) next to the boat and snapped it. Took it in and they handed me another one."

"I've got 8 on my boat, I've caught some big fish on them, I really like them. I broke one and shimano replaced it right away."

Engraçado como nos Estados Unidos eles trocaram as varas quebradas, algumas até sem sequer analisar se houve culpa ou não do consumidor.

Considerando o alto valor da vara e toda a situação narrada, a marca devia era ter recolhido a vara quebrada e dado outra. Uma empresa gigante e global como a Shimano não ia ter prejuízo algum com isto, ou por menor que fosse, teria sido inferior ao que teve com este tópico.

Não é este caso isolado que vai desabonar a reputação da empresa, mas esta atitude já vai causar desconfiança em muitos pescadores que porventura estavam decididos a investir dinheiro em produtos dela. Agora, vale a pena para uma empresa deste porte passar por esta situação por causa de uma vara? (talvez valha em algum aspecto para eles, realmente não sei!)

No mais, o Marcos já relatou o acontecido. PODE ter acontecido algo com a vara que ele não saiba, pode. Resta então a empresa provar por A + B que o uso inadequado ou impacto ocorreu. Ele está agindo de boa-fé, afinal não imagino que alguém quebre propositalmente uma vara nova para ganhar outra igual.

A propósito, não tenho nada contra a Shimano nem qualquer outra marca de materiais de pesca, apenas entendo que os consumidores devem buscar seus direitos se acharem que os tem.

O mal do brasileiro é o conformismo, e é por isto que muitas empresas tratam os consumidores daqui com total descaso. Esta atitude só vai mudar a partir do momento em que todos forem exigentes e chatos, afinal pagamos pelos produtos e serviços da mesma forma que os americanos e europeus. Felizmente a internet tem sido um ótimo canal para manifestações, tanto positivas como negativas, e as empresas tem dado muita atenção para isto.

Abraços.
Avatar do usuário
Marcos Chadu
CALOURO
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Set 30, 2012 10:21 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Chadu » Qua Mar 25, 2015 8:21 pm

Esse seu relato é de chorar, Chrystopher.
Obrigado por se dar ao trabalho de pesquisar e postar.

Vejam a diferença de tratamento com os americanos!

O lojista de quem eu comprei, que é meu amigo, me propôs hoje me vender outra a preço de custo, dividindo por três o preço dela. Vou pagar R$ 300,00 e ele o resto do preço de custo, que é de 600,00, pelo que eu entendi.

CGK e Shimano: SILÊNCIO.

Repito:
1) Há testemunhas, que são conhecidos de VÁRIOS usuários do fórum, e estavam ao meu lado quando ela se rompeu, em açāo;
2) Tenho o "documento técnico" que descartou a troca em garantia, não sei se seria legal, ético ou correto postá-lo...
3) Eu também não tenho nada contra a Shimano, muito pelo contrário. É (ou era) minha marca preferida;.
4) Abri tópico aqui, no FTB, abri uma reclamaçāo no RECLAME AQUI, além de enviar uma mensagem pelo "contato" do site da CGK e ligar direto no escritório da Shimano. Até agora NENHUMA palavra diretamente a mim. O que tenho de resposta foi através do lojista que me vendeu.
Que pós-venda magnífica! Quanto respeito ao consumidor!
Editado pela última vez por Marcos Chadu em Qua Mar 25, 2015 9:56 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Ari Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 563
Registrado em: Dom Jan 11, 2009 12:50 pm
Cidade:

Mensagem por Ari Neto » Qua Mar 25, 2015 8:55 pm

Marcos,

Boa noite.... Devido as novas informações postadas por vc e por outros usuários.... Se fosse vc iria ao Tribunal Especial e faria como eu, CGK nunca mais!!! Se quiser Shimano compra direto ou pede para alguém trazer.... Pq a prestação de serviço deles é horrível... Se fosse só para ser atravessador sem garantias não precisa deles... Pelo menos ao invés da empresa ganhar, ganha vc.... ...

Só para esclarecimento não tenho loja de pesca, não vendo qualquer outra marca, não ganho patrocínio de nenhuma empresa.

Fico p.... Quando uma empresa se propõe a fazer algo, esquece sua missão e só quer ganhar $$$ fácil.... ... Na custa de pessoas de boa fé.

Consulte um de nossos colegas advogados pq se for possível vc fizer a petição apenas no nome da CGK e não do loja (não sei se é possível) eles terão que contratar um advogado ou deslocar um até seu município.... Ou seja... Eles acabam pagando pq a despesa em te dar uma vara é muito menor que os honorários que ela terá q custear da ação....
"Gostar!? Gosto da minha mãe!!!!! Amo Pescar!!!!
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Qua Mar 25, 2015 9:15 pm

Chrystopher Batista escreveu:... O mal do brasileiro é o conformismo, e é por isto que muitas empresas tratam os consumidores daqui com total descaso. Esta atitude só vai mudar a partir do momento em que todos forem exigentes e chatos, afinal pagamos pelos produtos e serviços da mesma forma que os americanos e europeus. Felizmente a internet tem sido um ótimo canal para manifestações, tanto positivas como negativas, e as empresas tem dado muita atenção para isto...
Buenas Chrystopher,

Nesse quesito eu discordo de ti... No meu ponto de vista, o mal do brasileiro é a malandragem... (em todos os níveis)
Lá fora as empresas trocam sem pestanejar, mesmo não tendo culpa, pois não há o histórico de mal feitos que temos aqui...
Aqui é, e sempre será, impossivel isso se instituir enquanto o bom caratismo não for exceção, mas sim regra...

Eu tenho empresa, e também sou pessoa física, conscientemente nunca lesei ninguém, e não preciso dizer que tenho orgulho disto, pois é básico ser assim... Mas agora me pergunte quantas vezes fui lesado, ou tentaram me passar o "migué"... ... ...... ... ...... ... ...!!!

Mas não vamos desvirtuar o tópico do Marcos... Todos estamos ansiosos para que tenha o melhor desfecho possível!

Abração,

Ricardo
Avatar do usuário
Marcos Chadu
CALOURO
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Set 30, 2012 10:21 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Chadu » Qua Mar 25, 2015 10:01 pm

Ari Neto escreveu:Marcos,

Boa noite.... Devido as novas informações postadas por vc e por outros usuários.... Se fosse vc iria ao Tribunal Especial e faria como eu, CGK nunca mais!!! Se quiser Shimano compra direto ou pede para alguém trazer.... Pq a prestação de serviço deles é horrível... Se fosse só para ser atravessador sem garantias não precisa deles... Pelo menos ao invés da empresa ganhar, ganha vc.... ...

Só para esclarecimento não tenho loja de pesca, não vendo qualquer outra marca, não ganho patrocínio de nenhuma empresa.

Fico p.... Quando uma empresa se propõe a fazer algo, esquece sua missão e só quer ganhar $$$ fácil.... ... Na custa de pessoas de boa fé.

Consulte um de nossos colegas advogados pq se for possível vc fizer a petição apenas no nome da CGK e não do loja (não sei se é possível) eles terão que contratar um advogado ou deslocar um até seu município.... Ou seja... Eles acabam pagando pq a despesa em te dar uma vara é muito menor que os honorários que ela terá q custear da ação....
Esse é o ponto.
O lojista me falou que para evitar este tipo de problema ele proporia dividir os custos de uma nova comigo. Se eu entrasse no PROCON ele é quem seria chamado lá, pela tal responsabilidade solidária. Ele prefere pagar (a loja não é grande...) do que ter que gastar com advogado, além do desgaste.
Se tiver como entrar contra a CGK ou a Shimano eu entrarei.
Avatar do usuário
Marcos Chadu
CALOURO
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Set 30, 2012 10:21 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Chadu » Qua Mar 25, 2015 10:20 pm

Acho que meu problema, em particular, está praticamente resolvido, porque devo aceitar a proposta.
A questão toda em jogo agora resume-se aos direitos do consumidor e sobre como as grandes empresas que dominam o setor de nosso amado hobby nos vêem.
Como grupo numeroso que curte a pesca e consome avidamente equipamentos caríssimos para nossos padrões, precisamos pressionar em bloco para sermos respeitados como os consumidores americanos são. Penso até que, com a grande visibilidade que esse post teve e vem tendo e a repercussão, ele cumpriu seu objetivo.
Desde o início o que eu queria era usar a única arma que eu tinha, o poder da comunicaçāo; eu sabia que teria que entrar no Procon ou procurar a justiça, caso quisesse reaver o investimento...
A garantia que não foi honrada neste caso, aceitados os preceitos "técnicos" da negativa da CGK, JAMAIS será honrada em uma vara de pesca. QUALQUER problema que qualquer um de vocês venha a ter futuramente em uma vara nova danificada em garantia, pode cair na vala comum de "impacto sobre o blank" ou "manuseio indevido"; Se quebrar a ponteira ou passadores, se partir o blank, se soltar o reel seat... Nada escapa.
Há alguns meses adquiri uma varinha leve para molinete da Abu Garcia na Martinelli via internet e ela veio com um problema no reel seat. Estava solto e a peça que aperta o molinete quebrada, ele não encaixava direito. Mandei um email para a Martinelli e SEM PERGUNTAS, a loja já me enviou um código de postagem gratuita e o número de minha conta para devoluçāo do montante pago.
Sem perguntas!

Vejam que não são todas as lojas/fabricantes que não respeitam os consumidores brasileiros...
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Mar 25, 2015 10:24 pm

Marcos Chadu escreveu: Após três dias de análise DAS FOTOS, recebi uma lacônica resposta da CGK dizendo que as arestas da superfície de quebra apontam para inexistência de defeito de fábrica, tratando-se de impacto ou então uso inadequado. Não seria trocada em garantia. Pasmem! Após avaliar as fotos!
Marcos Chadu escreveu: 2) Tenho o "documento técnico" que descartou a troca em garantia, não sei se seria legal, ético ou correto postá-lo...
Imagem
Avatar do usuário
Chrystopher Batista
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 84
Registrado em: Qui Mai 15, 2008 5:12 pm
Apelido: Chrys
Cidade:

Mensagem por Chrystopher Batista » Qua Mar 25, 2015 10:57 pm

Fala Canali, tudo bem?

Entendo o seu ponto de vista, e concordo que essa ideia de levar vantagem em tudo está enraizada na nossa cultura. Não posso afirmar com certeza, mas acho que em qualquer parte do mundo existirão pessoas que agem assim, não deve ser exclusividade do Brasil, talvez aqui ocorra em maior escala.

Já presenciei empresas com enormes prejuízos por conta de pessoas que agiam de má-fé. Cresci em cidade pequena, onde até hoje o comércio vende fiado e muitas vezes as pequenas empresas não conseguem recuperar nem 10% do valor em aberto. Atuei em alguns processos de recuperação de crédito e ouvi devedores falarem que sabiam que deviam, mas iam falar pro juiz que não tinham como pagar (já não tinham bens no nome), e sabiam que provavelmente o processo ficaria por isso mesmo.

Voltando ao tópico, a empresa agiu conforme a política dela, analisou a foto e disse que foi culpa do Marcos. Ele discorda. Se cada parte acredita que está agindo de forma correta, melhor deixar a justiça decidir. Alguém que está com o intuito de lesar a empresa dificilmente irá acionar a justiça pra resolver um conflito.

E Marcos, você pode sim acionar apenas a CGK. Incluir a loja no processo lhe daria mais segurança, pois algumas vezes a loja pode arcar com o seu prejuízo e resolver depois com o fornecedor.

No JEC, primeiramente é marcada uma audiência de conciliação, onde a princípio o lojista nem precisaria de um advogado. A CGK terá que enviar algum preposto para representá-la, e terá oportunidade de apresentar acordo, bem como o lojista também poderia apresentar alguma proposta.

Se você está confiante que houve defeito no produto, creio que deve ir até o fim para receber outra vara. Esta proposta que o lojista apresentou, ao meu ver não é muito benéfica a você. Mas claro que é uma decisão sua também, se ela lhe agradou, cabe a você aceitá-la ou não.

Abraços.
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Qua Mar 25, 2015 11:46 pm

Buenas Tchê,

Pois é, pois é, pois é... Citando o Filósofo Kiko, um exemplo de malandro "inocente"!!! hehehehe
Creio que o conceito seja mais ou menos assim, vivemos na cultura do ganha ganha e queremos comparar com o justo e honrado dos outros... Aqui o negócio é quem é mais malandro ou quem é menos inocente... Seja por má fé ou por proteção, independente, está errado isso ser a regra...

Um exemplo... Uma coisa que foi mencionada mais acima... Danos morais vinculados a algo material...
Eu acho isso uma coisa absurda... Um pedido de dano a moral de alguém se justifica quando se denigre a imagem, a moral desse alguém, quando, por exemplo, injustamente se chama alguém de "V****" em público e isso denigre a imagem deste perante outros, prejudicando-o... Ok, aí cabe um dano moral...
Mas aplicar isso a qualquer evento/acontecimento/dano material palpável e ser embutido como dano moral, no meu conceito, é uma desonestidade tremenda, mas pela lei é válida... Considero isso mais um "jeitinho", ou mencionando o termo que usei ali, uma malandragem ganha ganha...

Enfim, para não alongar mais, eu considero que se sentir lesado, o Marcos deve acionar a justiça, mas considerando que pode perder a disputa e ser re-acionado para arcar com as custas do processo, e talvez até com danos morais perante a Shimano, dependendo do resultado... (e agora, essa re-ação seria justa? seria proteção?... essa história não é simples assim)

Estou filosofando demais hoje... hehehehe

Vamos falar no facebook para não atrapalhar o tópico mais ainda...

Abração,

Ricardo
Avatar do usuário
Davis Tarifa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 545
Registrado em: Qua Out 16, 2013 1:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Davis Tarifa » Qui Mar 26, 2015 10:49 am

Canali escreveu:
Um exemplo... Uma coisa que foi mencionada mais acima... Danos morais vinculados a algo material...
Eu acho isso uma coisa absurda... Um pedido de dano a moral de alguém se justifica quando se denigre a imagem, a moral desse alguém, quando, por exemplo, injustamente se chama alguém de "V****" em público e isso denigre a imagem deste perante outros, prejudicando-o... Ok, aí cabe um dano moral...
Mas aplicar isso a qualquer evento/acontecimento/dano material palpável e ser embutido como dano moral, no meu conceito, é uma desonestidade tremenda, mas pela lei é válida... Considero isso mais um "jeitinho", ou mencionando o termo que usei ali, uma malandragem ganha ganha...
Prezado Canali ,

Você fez uma pequena confusão , entre crime de injuria ( quando ofende , denigre etc... trata-se de um crime ) e direito à reparação moral , por exemplo : Quando por praticas arbitrárias de outro(s) , somos impedidos de exercer nossos direitos ... quando somos barrados na porta automática de um banco ( arbitrariamente pelo vigilante que detêm o poder de nos franquear a entrada ) , quando temos um problema de saúde e a administradora do seguro saúde ou o convênio médico nega prestar o serviço e temos de brigar muito , mas muito mesmo , para conseguir algo que pagamos para ter , pela tranquilidade de amparado estar , quando preciso for ( mas arbitrariamente nos é negado por quem detêm o poder de autorização ) , quando compramos uma vara de pesca com nota fiscal , com garantia , para termos a tranquilidade de ter um produto com procedência ( garantida ) e temos de brigar , temos de peregrinar , perder horas ao telefone , enviar e-mails , instar o judiciário , constituir advogado , ter aborrecimentos , despesas , para ter a garantia pela qual já foi pago ( e o representante da fabricante simplesmente nega a garantia , dando respostas genéricas e insatisfatórias ) ... ...

Talvez que se estivéssemos falando de um bem de maior valor , como um carro top de linha zero km por exemplo , que saiu da concessionária e explodiu o cambio com 200 km rodados e teve a garantia negada por uso indevido ... Todos concordariam com o pedido de dano moral ou não ?

No caso em questão , há inúmeras doutrinas e jurisprudências que embasam o pedido de dano moral , além é claro da própria legislação pátria ... justamente pela hipossuficiência do consumidor , em relação ao fabricante , distribuidor e o lojista ( que vai ter de segurar a bronca ! )
Canali escreveu: Mas aplicar isso a qualquer evento/acontecimento/dano material palpável e ser embutido como dano moral, no meu conceito, é uma desonestidade tremenda, mas pela lei é válida... Considero isso mais um "jeitinho", ou mencionando o termo que usei ali, uma malandragem ganha ganha...
Não , nem sempre é valido o pedido de dano moral . E não vislumbro qualquer malandragem nesse caso ou má fé do consumidor e claro que sim , pode sim ter ocorrido uso ou manuseio indevido ( até pode , mas eu e a lei presume a honestidade do consumidor / pescador ) ... Mas não deveriam fabricante e representante , dispensar um tratamento digamos , um pouco mais respeitoso ao consumidor ?

O consumidor pedir reparação à titulo de dano moral é uma coisa , o magistrado acatar e conceder é outra totalmente diferente ...
A magistratura quase que por senso comum , veta veementemente pedidos nesse sentido , onde fica evidente ao autor a intenção de lucropretação .

Contudo na minha opinião , a peregrinação , o tempo , o aborrecimento , a frustração , toda essa maratona que o consumidor faz para tentar resolver seu problema administrativamente , ante ao menosprezo , ante ao desrespeito da maioria das empresas , isso por si só enseja o pedido de reparação moral . ( quem já não ficou pendurado no atendimento SAC para reclamar de algo e por fim não teve solução , mas somente irritou-se e muito ? )
Canali escreveu:
Enfim, para não alongar mais, eu considero que se sentir lesado, o Marcos deve acionar a justiça, mas considerando que pode perder a disputa e ser re-acionado para arcar com as custas do processo, e talvez até com danos morais perante a Shimano, dependendo do resultado... (e agora, essa re-ação seria justa? seria proteção?... essa história não é simples assim)
Errado , perdoe-me por lhe corrigir novamente , mas é que não existe pagamento de sucumbência imposta à parte que perde a ação no JEC , deixando bem claro , isso quando proposta a ação no JEC ( Juizado Especial Cível ) que foi o sugerido ao Marcos.Na justiça comum aplica-se seu raciocínio .

Tenho pena do vendedor , do lojista , que sendo varejista , luta pra manter-se num ramo tão sazonal , pagando essa fantástica carga tributária que nos é imposta , enquanto duas empresas de médio e grande porte , valendo-se de nosso moroso e precário sistema judicial e do seu poderio econômico ... Saem pela tangente !

E nos EUA não tem santos pescadores não , nem santos consumidores , nada disso ...

Mas lá há a presunção da verdade , por parte dos comerciantes , lá eles acreditam no que dizemos ... Fidelizam os clientes , Se essa vara fosse trocada de imediato , o Marcos estaria aqui postando um tópico de reverência à Shimano , na minha opinião eles perderam uma oportunidade única de se promover quase de graça ... Desinteligência pura !

Sem dúvida alguma que a lei de Gerson impera por aqui e entendo suas colocações Canali , especialmente porque você cotidianamente , certamente tenta se esquivar dos espertalhões , que sempre tentam ter vantagem , tentam aplicar , dar o " migué " etc...

Lá as empresas não querem correr riscos , se levar uma trombada na justiça e arcar com uma soma milionária , além do fato de que lá é escracho público imediato , saí muito mais barato dar a garantia , alguns brindes , um pedido de desculpas gigantesco etc...
Editado pela última vez por Davis Tarifa em Qui Mar 26, 2015 11:33 am, em um total de 2 vezes.
Respeitar a natureza e os animais é a forma mais pura ,nobre e significativa de exercer nossa capacidade de raciocinar .
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Qui Mar 26, 2015 11:27 am

Bom dia, Davis.

Não, continuo com meu conceito (que pode estar errado perante a lei, mas correto perante a lógica e honra ideias)... Danos morais não cabem a a qualquer situação, porém se "convencionou" requeri-lo, virou "moda", digamos... Ainda bem que, como tu mencionou, a magistratura tem avaliado bem e negado isso, mas novamente mencionando, pelo meu conceito (que considero lógico, porem não realista), deveria gerar sim um pedido de reparação ou até re-ação da segunda parte, pois só o fato da primeira parte ter pedido reparação financeira moral por algo material, leva a crer que pode haver má intenção, que estaria almejando "ganha ganha" além do que lhe seria direito...
Talvez o exemplo que eu tenha usado não seja o melhor, mas está bem claro que a intenção de usá-lo foi para ilustrar o conceito que considero certo em termos ideais, não o fato, inclusive por ter sido teórico e não um caso real.

A questão de haver sucumbência/jurisprudência ou não para uma re-ação vai de encontro ao que mencionei acima... A intenção de parte requerer dano moral sem ter sido moralmente afetado... E até antes disto, as vezes requerer reparação material injustamente.

Em suma... Ideal Utópico de um mundo honrado VS Realidade nua e crua da malandragem instituída.

Mas o tópico já está saindo do contexto...

Abração,

Ricardo
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Qui Mar 26, 2015 6:10 pm

Venho aqui retirar o que disse quanto a cobrança junto a CGK de uma analise visto que o Marcos já a tinha em mãos e não divulgou.

Estranhei este fato, pois já precisei da CGK e fui muito bem atendido.

Se a empresa respondeu e a resposta não agradou ai é outra história. Eu gostaria que nos mostrassem como é feito esta analise para
efeito de aprendizagem, mas ai é outra coisa à partir de agora.

Imagem
Avatar do usuário
Marcos Chadu
CALOURO
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Set 30, 2012 10:21 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Chadu » Qui Mar 26, 2015 8:33 pm

Angelo, eu tive a resposta da ANÁLISE DAS FOTOS, está escrito claramente no início do post. A análise dizia, laconicamente, que a garantia não se aplicava porque tinha ocorrido impacto no blank ou mau uso (de acordo com a análise dessas fotos que coloquei aqui, que foram retiradas do próprio laudo deles); quando eu escrevi que não estava querendo colocar o laudo integral, que está comigo, é porque consta nome de lojista, endereços, assinatura do " técnico" que laudou a análise DAS FOTOS, etc.
Meu objetivo não é denegrir o profissional, apenas reclamar, como usuário que sou, que deveria ser tratado de forma diferente. Isso que ele colocou, NÃO ACONTECEU! Os impactos podem ter ocorrido antes da vara chegar às minhas mãos, e mau uso não foi. Há testemunhas.
Uma quebra absolutamente estranha de uma vara de 200 libras, dentro da garantia, deveria ser trocada pela empresa, como ela faz nos EUA. E não ficar arrumando subterfúgios para se esquivar de cumprir a garantia.
Desde o início você se colocou de forma meio, digamos, alinhada à cgk. Tem algo a seu respeito que não saibamos? (Sem ofensa, só para saber)
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Qui Mar 26, 2015 11:15 pm

Marcos Chadu escreveu:Angelo, eu tive a resposta da ANÁLISE DAS FOTOS, está escrito claramente no início do post. A análise dizia, laconicamente, que a garantia não se aplicava porque tinha ocorrido impacto no blank ou mau uso (de acordo com a análise dessas fotos que coloquei aqui, que foram retiradas do próprio laudo deles); quando eu escrevi que não estava querendo colocar o laudo integral, que está comigo, é porque consta nome de lojista, endereços, assinatura do " técnico" que laudou a análise DAS FOTOS, etc.
Meu objetivo não é denegrir o profissional, apenas reclamar, como usuário que sou, que deveria ser tratado de forma diferente. Isso que ele colocou, NÃO ACONTECEU! Os impactos podem ter ocorrido antes da vara chegar às minhas mãos, e mau uso não foi. Há testemunhas.
Uma quebra absolutamente estranha de uma vara de 200 libras, dentro da garantia, deveria ser trocada pela empresa, como ela faz nos EUA. E não ficar arrumando subterfúgios para se esquivar de cumprir a garantia.
Desde o início você se colocou de forma meio, digamos, alinhada à cgk. Tem algo a seu respeito que não saibamos? (Sem ofensa, só para saber)

kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk Claro que tem, um monte de coisas, uma delas é que tenho um grande talento para parar em curva de rio.

Quanto a vara, faça o que fiz, converse com 2 especialistas, os caras entendem e falam a verdade.... ... ...... ... ...... ... ...... ....huuummm acho que são alinhados também.... ... ...... ... .....kkkkkkkk
Imagem
Avatar do usuário
Paulo Ramos Storino
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2885
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 6:40 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Ramos Storino » Sex Mar 27, 2015 7:10 pm

No meu tempo um cara alinhado usava terno ... ...

O Ângelo só fica de bermuda e chinelo de dedo ... ... então não está nada alinhado ... ...
Imagem

CATEGORIA JUNIOR
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Sex Mar 27, 2015 8:28 pm

kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Sex Mar 27, 2015 8:32 pm

Imagem

Como é bom ser elogiado.... ... ...... ... Marcos rsrsrsrsrs
Imagem
Avatar do usuário
Fernando CB de Sousa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 929
Registrado em: Ter Ago 18, 2009 8:29 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando CB de Sousa » Sex Mar 27, 2015 11:34 pm

Marcus, já tive essa mesma experiencia que esta tendo, passei por estes mesmos caminhos e até respostas e posicionamentos muito parecidos.
Só que no meu caso foi com outro tipo de produto. Foi uma fonte para PC.

Resumindo, (se eu conseguir kkkk)

Comprei uma fonte CORSAIR, muito conceituada no meio da informatica, garantia de 5 anos.
Comprei na loja LONDRITEC.COM.BR, após um ano e meio ou dois queimou. Estava usando o computador e ela deu um "estouro".
Entrei em contato com a LONDRITEC, e me falaram que a garantia era de 1 ano apenas, questionei os 5 anos estampados na caixa e me falaram, "isso é só para EUA"...
Entrei em contato com a fabrica nos EUA por e-mail, e fui informado que eu teria que enviar a fonte pra la para analisarem e depois me mandariam uma se o defeito fosse de fabricação....

Ao entrar no site e pedir o código de RMA para o envio da fonte veio a surpresa.
Segue a resposta que obtive apos relatar novamente tudo que ocorreu e de como era usada e as condições em que era usada a fonte.

Comment
Created By: Joseph TS (11/1/2013 10:35 AM)
Sorry to hear that. It would be best to get the unit replaced. Please proceed with the RMA process. Your RMA has been approved. Please click on the shipping URL on the right corner of your ticket page for return instruction. Once you have received the confirmation e-mail and you want to avoid down time while you wait for the replacement, I would suggest that you contact our customer service and request for an Express RMA, that way we can send out the replacement first and once you have received it then you can send us back the defective unit. Contact # is 1.888.222.4346 x 701. Thanks

Após eu fazer o pedido do EXPRESS RMA, me enviaram o código de rastreio em 2 dias uteis se não me engano, eu nem tinha enviado a fonte queimada. Recebi em minha casa com todas as despesas pagas uma fonte 0 bala, lacrada e com todos os acessórios...

Acho eu que muita gente, não os BRASILEIROS, mas todos sabem que aqui nesta terra as leis não são cumpridas, por isso é fácil vir de fora e fazer da forma que quiser.... ...

Veja os exemplos das marcas de carros que temos hoje por aqui, temos carros bons por aqui, pagamos mais caro pelo mesmo carro vendido la fora porque eles sabem que tem trouxas para isso, e na hora de exigir uma garantia eles enrolam o quanto podem....

Já tentou entrar em contato com a SHIMANO la fora ???
"NÃO É A POLÍTICA QUE FAZ O CANDIDATO VIRAR LADRÃO.
É O SEU VOTO QUE FAZ O LADRÃO VIRAR POLÍTICO"
Avatar do usuário
Marcos Chadu
CALOURO
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Set 30, 2012 10:21 am
Cidade:

Mensagem por Marcos Chadu » Dom Mar 29, 2015 4:44 pm

Não tentei lá fora, apenas a Shimano aqui.
É uma possibilidade...
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”