freio centrífugo ou magnético??? qual a diferença??

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Rodrigo Paste Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 831
Registrado em: Qua Nov 28, 2007 9:21 pm
Cidade:

freio centrífugo ou magnético??? qual a diferença??

Mensagem por Rodrigo Paste Ferreira » Qui Dez 06, 2007 5:45 am

Galera, para aprender mais, ainda mais eu que sou novato, qual a diferença entre freios centrífugos e freio magnéticos??

qual deles é melhor???

vocês poderiam me dar essa ajuda???

abraços...
MELHOR QUE UM DIA DE PESCA?? SÃO VÁRIOS DIAS PESCANDO...
Avatar do usuário
Renato Fernandes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 668
Registrado em: Dom Jan 08, 2006 5:16 pm
Cidade:

Mensagem por Renato Fernandes » Qui Dez 06, 2007 6:21 am

No freio magnético há um imã, que conforme como a regulagem que é feita externamente, ficará mais próximo ou mais distante do carretel...Mais distante no caso da regulagem ficar próximo a 0 ou mínimo,o carretel girará mais livre.Mais próximo da regulagem 10 ou máximo, o carretel girará mais devagar.
No caso do freio centrífugo, há uma peça com seis pequenos bracinhos distribuídos de forma uniforme e com uma pequena bucha de plástico em cada ponta.Na Fierro da Marine Sports sáo somente dois bracinhos.
O freio centrífugo funciona comparando-se a grosso modo como uma bailarina, como já expuseram aqui anteriormente.Se ela quiser girar mais rápido, colocará seus braços junto ao corpo e se quiser girar mais devagar irá extender os braços.No freio centrífugo se vc colocar todas as buchas soltas, o carretel irá girar mais devagar.Se prender todas as buchas , irá girar mais rápido.... .....
Na linha Shimano quase todos modelos de carretilhas usam freio centrífugo, exceto os modelos baixa renda .
Na Daiwa a grande maioria usa freio magnético .
Tem modelos da MS que usam só freio magnético, outros só centrífugo e modelos mais novos que usam os dois sistemas na mesma carretilha.
Quanto ao melhor sistema não sei dizer, tenho carretilha da Daiwa que é magnético e Contender que é centrífugo, e para mim qualquer das duas funciona a contento....o importante é saber fazer a regulagem correta. No início o ideal é deixar o freio mais preso para evitar cabeleiras, e com o tempo e prática vai-se deixando cada vez com menos freio.
Na grande maioria de carretilhas com freio centrífugo é necessário abrir a lateral da carretilha para ajustar as buchas.Poucos modelos permitem fazer essa regulagem sem precisar abrir a lateral, exemplo:Scorpion 1000 modelo roxinho.
Nas magnéticas a regulagem é feita externamente.
Editado pela última vez por Renato Fernandes em Qui Dez 06, 2007 6:41 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Renato Fernandes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 668
Registrado em: Dom Jan 08, 2006 5:16 pm
Cidade:

Mensagem por Renato Fernandes » Qui Dez 06, 2007 6:36 am

Aqui tem uma foto mostrando o freio centrífugo
Imagem

Regulagem externa de um freio magnético
Imagem

Freio magnético
Imagem
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qui Dez 06, 2007 8:50 am

Perfeita a explicação do Renato.

Só complementando que, dependendo do modelo de carretilha, o freio centrífugo só tem duas buchinhas, como no caso das Abu Garcia da série Ambassadeur.

Abs
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Qui Dez 06, 2007 8:53 am

O Renato falou quase tudo...
Quanto à questão de qual deles é o melhor: depende!!!
Depende da qualidade de cada um.
Existem freios magnéticos que são ótimos, outros nem tanto.
O freio magnético da minha primeira carretilha, uma Daiwa BW-2, é uma porcaria. Já se você pegar carretilhas como as 150 ou 153 pra melhor, também da Daiwa, são freios muito bem montados e muito precisos.
Freios centrífugos também seguem essa regra.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qui Dez 06, 2007 10:09 am

Renato Fernandes
---------------

... .....
Quanto ao melhor sistema não sei dizer....
... ... importante é saber fazer a regulagem correta. No início o ideal é deixar o freio mais preso para evitar cabeleiras, e com o tempo e prática vai-se deixando cada vez com menos freio.
Kazan
---------------
... .....
Quanto à questão de qual deles é o melhor: depende!!!
Depende da qualidade de cada um.
Existem freios magnéticos que são ótimos, outros nem tanto.
Rodrigo, concordo quando o Renato e Kazan dizem respectivamente que o correto é fazer a "regulagem correta" e quanto à questão da melhor depende do modelo de carretilha que você compra.

Com a prática e passar do tempo, seus arremessos melhoram, ficam mais precisos, vc coloca a isca onde quer, é como se vc estivesse fazendo um tunning constante a cada pescaria e quando começa a fazer a regulagem correta aliado a uma boa carretilha, sendo centrifugo ou magnético não irá fazer diferença, mas tem quem prefira uma ou outra por seus motivos(marca, tamanho, caracteristicas de cada uma, peso, etccc).

Bom essa é só minha opinião....

Valeu.... ....
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rodrigo Paste Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 831
Registrado em: Qua Nov 28, 2007 9:21 pm
Cidade:

tá valendo..

Mensagem por Rodrigo Paste Ferreira » Qui Dez 06, 2007 10:17 am

Galera, por isso que estou adorando o Caterva, aqui tem de tudo, posso aprender sem me sentir idiota aqui... huahuahuahua

valeu mesmo...

vou continuar perguntando...
Editado pela última vez por Rodrigo Paste Ferreira em Qua Mar 05, 2008 7:02 am, em um total de 1 vez.
MELHOR QUE UM DIA DE PESCA?? SÃO VÁRIOS DIAS PESCANDO...
Avatar do usuário
Andre Iguti
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1312
Registrado em: Sex Mar 24, 2006 9:54 am
Cidade:

Mensagem por Andre Iguti » Qui Dez 06, 2007 10:21 am

Eu gosto dos que tem regulagem externa, pode ser magnetico ou centrifugo.

A Accusrist tem centrifugo com regulagem externa.
·...¸><((((º>
.··´¯`·.¸.·><((((º>
·.¸.·´¯`·...¸.·><((((º>



Andre Iguti
SJC/SP - Brazil

七転び八起き
(Sete quedas oito levantadas - Provérbio japonês)
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Dez 06, 2007 12:34 pm

Aproveitando o gancho de um outro tópico que fala sobre freio centrífugo, encontrei um tópico mais antigo que tem uma observação sobre a utilização deste tipo de freio.

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=1490

Vale a pena a ferramenta Pesquisar ser utilizada ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Flavio Empke
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Jan 09, 2017 11:46 pm
Apelido: flempke
Cidade:

Re: -----------------

Mensagem por Flavio Empke » Qui Jul 20, 2017 10:59 am

Rodrigo Suzuki - Rodão escreveu:
Renato Fernandes
---------------

... ... ....
Quanto ao melhor sistema não sei dizer....
... ... importante é saber fazer a regulagem correta. No início o ideal é deixar o freio mais preso para evitar cabeleiras, e com o tempo e prática vai-se deixando cada vez com menos freio.
Kazan
---------------
... ... ....
Quanto à questão de qual deles é o melhor: depende!!!
Depende da qualidade de cada um.
Existem freios magnéticos que são ótimos, outros nem tanto.
Rodrigo, concordo quando o Renato e Kazan dizem respectivamente que o correto é fazer a "regulagem correta" e quanto à questão da melhor depende do modelo de carretilha que você compra.

Com a prática e passar do tempo, seus arremessos melhoram, ficam mais precisos, vc coloca a isca onde quer, é como se vc estivesse fazendo um tunning constante a cada pescaria e quando começa a fazer a regulagem correta aliado a uma boa carretilha, sendo centrifugo ou magnético não irá fazer diferença, mas tem quem prefira uma ou outra por seus motivos(marca, tamanho, caracteristicas de cada uma, peso, etccc).

Bom essa é só minha opinião....

Valeu.... ... ...
Avatar do usuário
Sergio Adolfo Catto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:08 pm
Cidade:

Re: freio centrífugo ou magnético??? qual a diferença??

Mensagem por Sergio Adolfo Catto » Dom Set 24, 2017 9:04 pm

Depois de um tempo em condições normais uso uma bucha no centrífugo. A regulagem maior é na sintonia fina.
Imagem
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”