Iscas Artificiais Artesanais

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Vítor
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Qui Fev 09, 2006 8:35 pm
Cidade:

Iscas Artificiais Artesanais

Mensagem por Vítor » Seg Mar 20, 2006 10:37 pm

Olá!

Tenho umas iscas artificiais q eu mesmo produzi, mas é claro, não exagerei no acabamento, então o q acontece q após um tempo pescando elas se enchem de agua e isso acaba alterando o trabalho delas, vou dar como exemplo uma popper, q após um tempo ela naum faz aquele trabalho de popper como no começo, não joga mais espirros de agua para fora, fica com a sua "boca" quase totalmente submersa.

O que é barato e funciona para dar uma isolada na isca??

E sobre a pintura, q tinta usar, uma à oleo?? Atualmente pinto elas com esmalte, mas não fica muito legal...

Aproveitando, queria pedir sobre os pitões, ja procurei em tudos os lugares possiveis, e não achei eles, o q da pra quebrar-um-galho???
Uso a cabeça dos anzois com a haste, ate q ajuda mas nada q uma puxada forte acabe com as esperanças!

Por enquanto é isso... hehehe

Valeu! :wink:
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Mar 20, 2006 10:47 pm

Olá Vitor, primeiramente seja bem vindo, sinta-se em casa,
Meus parabéns por confeccionar suas próprias iscas, para não entrar água já tentou fazer elas maciças?
não tenho experiência em pintura de iscas, mais passar um selante antes de pintar ia ajudar não?
Poste umas fotos de suas iscas pra gente conhecer seu trabalho.
Conheço um pescador catarinense que faz esse tipo de iscas, e ficam mto legais.
Conheça o trabalho dele.
http://www.fishhome.com.br/niko.htm

Sobre os pitões, dah uma conversada com o pessoal da moro, v se eles não te arrumam alguns, eles tem, pois eles utilizam em algumas iscas como a BBN, que são ótimos pitões.

Um Abraço.. esperamos as fotos das suas iscas!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Seg Mar 20, 2006 11:00 pm

Fala Vitor,

tambén tento fazer e modificar umas iscas.

Normalmente pinto elas com spray mesmo, tipo aqueles colorgin.

Logo aparecerá o José "Magaiver" Zuanon, o cara é fera na fabricação e pintura de iscas.

Abs

Tardeli
Avatar do usuário
Vítor
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Qui Fev 09, 2006 8:35 pm
Cidade:

Mensagem por Vítor » Seg Mar 20, 2006 11:18 pm

Rafael Fernandes escreveu:Olá Vitor, primeiramente seja bem vindo, sinta-se em casa,
Meus parabéns por confeccionar suas próprias iscas, para não entrar água já tentou fazer elas maciças?
não tenho experiência em pintura de iscas, mais passar um selante antes de pintar ia ajudar não?
Poste umas fotos de suas iscas pra gente conhecer seu trabalho.
Conheço um pescador catarinense que faz esse tipo de iscas, e ficam mto legais.
Conheça o trabalho dele.
http://www.fishhome.com.br/niko.htm

Sobre os pitões, dah uma conversada com o pessoal da moro, v se eles não te arrumam alguns, eles tem, pois eles utilizam em algumas iscas como a BBN, que são ótimos pitões.

Um Abraço.. esperamos as fotos das suas iscas!
Primeiramente queria agradecer a ajuda...

Sobre minhas iscas:
Fiz tres ate agora, uma popper, uma stick e outra de meia agua...claro são bem selvagens... hehehe!

Vou tirar fotos e depois posto...

Vc tinha falado em iscas maciças, como considero ainda bem baixo meu conhecimento nessa area naum entendi muito bem... fazer ela com madeira maciça??? :?

Sobre a pintura, apesar de naum considerar ela o meu apse, e como foi minhas primeiras pinturas, digo q a da Stick ficou a melhor, a de meia agua refiz a pintura umas 5 vezes, e então perdi a paciencia e não ficou aquela coisa... sobre a popper passei so uma base...

Os pitões da Moro e Deconto são o olho da cara, so o pitão vale a isca, hehehe... as argolas aqui são vendidas quase 1 real cada...

Valeu pela ajuda Rafael! :wink:
Tardeli escreveu:Fala Vitor,

tambén tento fazer e modificar umas iscas.

Normalmente pinto elas com spray mesmo, tipo aqueles colorgin.

Logo aparecerá o José "Magaiver" Zuanon, o cara é fera na fabricação e pintura de iscas.

Abs

Tardeli
Sprays, tinha pensado em adquiri-los, mas como ja faço minhas proprias iscas como uma forma de encher a caixa com um custo baixo, seria meio inviavel...

obrigado pela sugestão Tardeli! :D
Avatar do usuário
Escorpionwild
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 101
Registrado em: Ter Dez 27, 2005 6:45 am
Cidade:

Mensagem por Escorpionwild » Seg Mar 20, 2006 11:21 pm

Ola Vitor !!!

Tambem faço algumas iscas de metal, madeira, nylon, e assim vai.

Vou te passar um link de um outro forum que participo, onde fiz um pequeno passo a passo de como faço as de madeira, e mais umas fotos das outras tambem, tambem tem outras iscas do pessoal do forum.

Sobre os pitões, eu corto a isca ate o meio e faço com arame de aço inox uma alma por dentro de toda a isca, acho mais seguro assim.

Depois dou uma boa mão de pasta laminadora, que se usa em funilaria, a madeira fica dura que nem pedra, lixo e pinto, nas minhas pintei com tinta oleo, acho que não ficou legal, pois a tinta ficou grossa, ainda tenho que aperfeiçoar isso.

Espero ter ajudado, qualquer coisa e só berrar.

http://www.e-zine.com.br/forum/index.ph ... c=2310&hl=


Grande abraço !!!

Flavio
Avatar do usuário
Vítor
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Qui Fev 09, 2006 8:35 pm
Cidade:

Mensagem por Vítor » Seg Mar 20, 2006 11:28 pm

As fotos!

Retiradas, para não pesar muito essa pagina!
Editado pela última vez por Vítor em Sex Abr 07, 2006 1:59 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Vítor
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Qui Fev 09, 2006 8:35 pm
Cidade:

Mensagem por Vítor » Seg Mar 20, 2006 11:54 pm

Escorpionwild escreveu:Ola Vitor !!!

Tambem faço algumas iscas de metal, madeira, nylon, e assim vai.

Vou te passar um link de um outro forum que participo, onde fiz um pequeno passo a passo de como faço as de madeira, e mais umas fotos das outras tambem, tambem tem outras iscas do pessoal do forum.

Sobre os pitões, eu corto a isca ate o meio e faço com arame de aço inox uma alma por dentro de toda a isca, acho mais seguro assim.

Depois dou uma boa mão de pasta laminadora, que se usa em funilaria, a madeira fica dura que nem pedra, lixo e pinto, nas minhas pintei com tinta oleo, acho que não ficou legal, pois a tinta ficou grossa, ainda tenho que aperfeiçoar isso.

Espero ter ajudado, qualquer coisa e só berrar.

http://www.e-zine.com.br/forum/index.ph ... c=2310&hl=


Grande abraço !!!

Flavio
Valeu... procurava por uma explicação dessas a tempo...

Eu comecei a faze-las por minha conta, tinha adquirido algumas informaçãoes mas algo bem basico mesmo, apreendi muito com os meus erros, essa de meia agua, q foi a primeira, eu chumbei tanto ela q mais parecia um jumping-jig... hehehe... depois vi q o problema era o pitão e hoje ela esta normal... :wink:

A stick q foi a segunda tbm sofreu varias alterações, e hj ela tbm esta em um bom estado...

A popper q apesar de não ter caprixado muito, foi a que mais me deu alegrias, hehehe...

Agora procuro dar uma profissionalizada tanto nas iscas artesanais, nas quais ja estou me informando e procurando bons materias para confecciona-las, como vou dar uma investida no meu material para pesca, comprando uma carretilha e uma vara de boa qualidade... espero q em dentro de um mês ja esteja com tudo nas mãos!

Valeu Flavio pelas dicas!

:D
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Mar 21, 2006 7:25 am

Vitor,

Aqui vc terá muitas informações sobre iscas ... O Hilton também produz suas iscas e poderá dar muitas dicas a vc ... Ele é expert ... Veja o site ...
http://geocities.yahoo.com.br/iscas_tons/index.html
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Mar 21, 2006 9:30 am

Beleza Vitor!

Eu já fiz iscas de varias formas, materiais e técnicas. Se vc tiver um pouco de paciencia, estou preparando um tutorial bastante detalhado que em breve colocarei aqui no site da Caterva.

Pra ir dando uma adiantada, um site que o Hilton indicou outro dia, tem vários tutoriais muito bons....

http://www.tackleunderground.com/board/ ... =cat&cat=2
Não dá pra fazer exatamente como os gringos fazem, porque o material que temos a disposição é diferente.

Por exemplo, neste link: http://www.tackleunderground.com/board/ ... ticle&k=20, eles ensinam como fazer um revestimento plastificado usando thynner e copos descartáveis. Eu e um amigo estamos testando várias marcas de thynner e de copos descartáveis. Até agora não conseguimos o resultado que aparece nesse link.... e os testes continuam...

Em relação aos pitões, nesse link http://www.tackleunderground.com/board/ ... ticle&k=44 tem um tutorial de como fazer com arame. Aí é so furar a isca e colar com epoxi.... O Wagner faz o processo invertido. Ele usa um pitão pra prender o "olho" do arame, deixa fixo as duas pernas numa morsa e torce o lado que fica o olho, e não as pernas como esse tutorial dos gringos....

No Final de Abril eu devo estar comprando um lote grande de pitões importados Acredito que o preço de custo deverá ficar por volta de 50 centavos cada.

Esse é um problema.... custos.... uma isca = 3 pitões = 1,50
Garatéias.... se usar VMC, sai 1 real cada uma.... + 2,00 reais.... madeira, pintura, epoxi, trabalho, etc.... O Custo de uma isca personalizada fica bem alto.... mas acho que vale a pena.

Revestimento tem sido um problema... já usei vários tipos de verniz, epoxi.... o Wagner usa resina de fibra de vidro... todos funcionam, mas nenhum é muito prático ou barato....
Neste o cara usa uma seladora no fundo e depois recobre com epoxi.
http://www.tackleunderground.com/board/ ... ticle&k=17

Tem muita coisa pra se discutir ainda sobre isso. Espero que vc não desanime e participe bastante da Caterva.

por enquanto coloca o http://www.tackleunderground.com nos favoritos junto com o site da Caterva e vamos caminhando juntos!
Editado pela última vez por José Zuanon em Qua Mar 22, 2006 11:42 am, em um total de 1 vez.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Vítor
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Qui Fev 09, 2006 8:35 pm
Cidade:

Mensagem por Vítor » Ter Mar 21, 2006 12:51 pm

José Zuanon escreveu:Beleza Vitor!

Eu já fiz iscas de varias formas, materiais e técnicas. Se vc tiver um pouco de paciencia, estou preparando um tutorial bastante detalhado que em breve colocarei aqui no site da Caterva.

Pra ir dando uma adiantada, um site que o Hilton indicou outro dia, tem vários tutoriais muito bons....

http://www.tackleunderground.com/board/ ... =cat&cat=2
Não dá pra fazer exatamente como os gringos fazem, porque o material que temos a disposição é diferente.

Por exemplo, neste link: [urlhttp://www.tackleunderground.com/board/kb.php? ... ticle&k=20[/url], eles ensinam como fazer um revestimento plastificado usando thynner e copos descartáveis. Eu e um amigo estamos testando várias marcas de thynner e de copos descartáveis. Até agora não conseguimos o resultado que aparece nesse link.... e os testes continuam...

Em relação aos pitões, nesse link http://www.tackleunderground.com/board/ ... ticle&k=44 tem um tutorial de como fazer com arame. Aí é so furar a isca e colar com epoxi.... O Wagner faz o processo invertido. Ele usa um pitão pra prender o "olho" do arame, deixa fixo as duas pernas numa morsa e torce o lado que fica o olho, e não as pernas como esse tutorial dos gringos....

No Final de Abril eu devo estar comprando um lote grande de pitões importados Acredito que o preço de custo deverá ficar por volta de 50 centavos cada.

Esse é um problema.... custos.... uma isca = 3 pitões = 1,50
Garatéias.... se usar VMC, sai 1 real cada uma.... + 2,00 reais.... madeira, pintura, epoxi, trabalho, etc.... O Custo de uma isca personalizada fica bem alto.... mas acho que vale a pena.

Revestimento tem sido um problema... já usei vários tipos de verniz, epoxi.... o Wagner usa resina de fibra de vidro... todos funcionam, mas nenhum é muito prático ou barato....
Neste o cara usa uma seladora no fundo e depois recobre com epoxi.
http://www.tackleunderground.com/board/ ... ticle&k=17

Tem muita coisa pra se discutir ainda sobre isso. Espero que vc não desanime e participe bastante da Caterva.

por enquanto coloca o http://www.tackleunderground.com nos favoritos junto com o site da Caterva e vamos caminhando juntos!
É realmente se vc comprar os materias quase todos industrializados como pitões, tintas entre outros, acaba saindo mais caro, ai vai de vc gostar de fazer...

Vou começar agora uma nova etapa de minhas iscas artificiais, fazer novas e caprichar, mas vou continuar improvisando para valer a pena... como os pitões, as garateis eu compro umas bem baratas (0,20), são bem ruinzinhas, mas da pro gasto.

Sobre os copos de plastico e o Tinner, se ficar do jeito q ta la naquele site fica show, como q ficou os que vc fez??? tenho tinner aqui em casa se não me engano e vou tentar um revestimento, tomare q de certo!

Hoje estarei comprando novos materias para fazer as iscas, madeira, um novo estilete, arame...

Pretendo ate final de semana ja ter uma nova isca, então posto a foto pra ver o q acharam... :wink:

Obrigado pelas dicas José, e como vc disse q ja fez diversas iscas, gostaria de saber sobre a pintura??? qual tinta usar???

Ate mais
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Mar 21, 2006 1:50 pm

O problema com o revestimento plastico dos copos descartávei é o seguinte.
O Thynner está derretendo os copinhos, mas eles não formão uma "solução" homogenea na qual seja possível mergulhar a isca. Forma uma massa compacta com aspecto de gelatina e não dá pra mergulhar a isca.

Se vc conseguir uma dissolução uniforme, a pintura da isca deverá ser feita com tintas a base de água, como tinta acrilica para artesanato, por ex.

Se vc usar tinta esmalte ou spray automotivo, essas tintas são solúveis em thynner... se vc mergulhar a isca pintada no banho plastico, o thyner do banho borrará toda a pintura.

Alguns usam o verniz automotivo ou PU. O custo é alto.... uma solução seria fazer algumas iscas e ir até uma oficina de funilaria e pintura e pedir pro "cara" gentilmente passar uma demão de verniz... " pode ser com aquele restinho que sobrou na caneca do último carro"...

Ultimamente eu tenho pintado uma base branca, prata ou perolada com tinta acrilica e colado uma impressão feita em papel de seda. Uma técnica adaptada de um outro tutorial que tem no site tackleunderground.
E cobrindo com verniz. Esta semana vou cobrir algumas com epoxi.

Acho que é isso....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Adriano Mussy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Qua Mar 15, 2006 11:47 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Mussy » Ter Mar 21, 2006 2:13 pm

Vitor,acho que voce esta no caminho certo,suas iscas estao bastante legais.Vai batalhando,buscando com os outros informaçoes que acrescente ao seu trabalho que com certeza voce chegara la.
um abraço e parabens.
Avatar do usuário
Vítor
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Qui Fev 09, 2006 8:35 pm
Cidade:

Mensagem por Vítor » Ter Mar 21, 2006 2:54 pm

José Zuanon escreveu:O problema com o revestimento plastico dos copos descartávei é o seguinte.
O Thynner está derretendo os copinhos, mas eles não formão uma "solução" homogenea na qual seja possível mergulhar a isca. Forma uma massa compacta com aspecto de gelatina e não dá pra mergulhar a isca.

Se vc conseguir uma dissolução uniforme, a pintura da isca deverá ser feita com tintas a base de água, como tinta acrilica para artesanato, por ex.

Se vc usar tinta esmalte ou spray automotivo, essas tintas são solúveis em thynner... se vc mergulhar a isca pintada no banho plastico, o thyner do banho borrará toda a pintura.

Alguns usam o verniz automotivo ou PU. O custo é alto.... uma solução seria fazer algumas iscas e ir até uma oficina de funilaria e pintura e pedir pro "cara" gentilmente passar uma demão de verniz... " pode ser com aquele restinho que sobrou na caneca do último carro"...

Ultimamente eu tenho pintado uma base branca, prata ou perolada com tinta acrilica e colado uma impressão feita em papel de seda. Uma técnica adaptada de um outro tutorial que tem no site tackleunderground.
E cobrindo com verniz. Esta semana vou cobrir algumas com epoxi.

Acho que é isso....
José...

Procurei e achei tinner e tbm verniz... o q vc me recomenda??

O verniz impede a entrada de agua na isca??

Valeu!
Adriano BH escreveu:Vitor,acho que voce esta no caminho certo,suas iscas estao bastante legais.Vai batalhando,buscando com os outros informaçoes que acrescente ao seu trabalho que com certeza voce chegara la.
um abraço e parabens.
Obrigado, ate este final de semana saíra uma isca com um padrão mais alto de q as minhas antigas, ja q aquelas fiz a olho nu, sem riscos, então foi mais como um teste!

Obrigado cara!
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Ter Mar 21, 2006 3:25 pm

José Zuanon escreveu: Ultimamente eu tenho pintado uma base branca, prata ou perolada com tinta acrilica e colado uma impressão feita em papel de seda.
Zuanon, como tu faz essas impressões???? Na impressora mesmo???

Abraço

Ricardo
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Mar 21, 2006 4:11 pm

Depois eu vou colocar um tutorial mais detalhado, mas para adiantar, o lance é o seguinte. Vc vai precisar de papel de seda branco, daqueles usados pra fazer pipa. Não é aquele impermeável dos dois lados e sim aquele que tem um lado bem fosco e o outro um pouco brilhante.
O papel de seda é muito fino pra impressora poder puxar. O macete é cortar do tamanho A4, passar um pouco de cola em bastão nas bordas de uma folha de sulfite e colar o papel de seda com o lado fosco pra cima.
Um diferencial é usar uma impressora Epson, dos modelos novos que usa cartuchos com tinta UltraBrite, resistente a água. Não fiz o teste com impressoras HP. Eu uso Epson a anos e acho bem melhor.

Aí é só colocar a criatividade e habilidade pra trabalhar no Photoshop... acertar os detalhes do peixe... Lembrar de fazer o giro na imagem pra poder colar uma de cada lado da isca.... ajustar o tamanho e a forma da isca desejada....

Passo um fundo na isca com tinta acrilica de artesanato ou PVA.... deixo secar. Pra colar a imagem na isca uso uma técnica de decoupagem que minha esposa usa nos artesanatos dela. Uso goma laca purificada pra colar... e depois os acabamentos finais...
Estas foram as primeiras que fiz com essa técnica... hoje estão saindo melhores....

Imagem
A parte da colagem é mais dificil de ensinar só assim escrevendo.... mas já da pra ter uma idéia....
O link que eu usei pra adaptar foi este:

http://www.tackleunderground.com/board/ ... ticle&k=43

Achei mais prático pintar do que colar uma folha metalizada.... Não ttinha cola em spray disponível... O papel que eles usam eles chamam de "papel de presente"... ... o jeitinho brasileiro entrou em ação.... e saiu isso....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Mar 21, 2006 4:19 pm

Vítor Ortolan escreveu: José...

Procurei e achei tinner e tbm verniz... o q vc me recomenda??

O verniz impede a entrada de agua na isca??

Valeu!
O verniz funciona legal.... e pra melhorar o aspecto final... depois de uma camada de tinta já seca, passe uma lixa bem fina 400 ou 600 pra "quebrar o arrepiado" da tinta.... aí sim passe o verniz.... o aspecto vai melhorar bastante....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Vítor
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Qui Fev 09, 2006 8:35 pm
Cidade:

Mensagem por Vítor » Ter Mar 21, 2006 4:23 pm

José Zuanon escreveu:
Vítor Ortolan escreveu: José...

Procurei e achei tinner e tbm verniz... o q vc me recomenda??

O verniz impede a entrada de agua na isca??

Valeu!
O verniz funciona legal.... e pra melhorar o aspecto final... depois de uma camada de tinta já seca, passe uma lixa bem fina 400 ou 600 pra "quebrar o arrepiado" da tinta.... aí sim passe o verniz.... o aspecto vai melhorar bastante....
Ok, vou usar o verniz e ver o q vai dar!

Desconsidere a MP!!! :idea:

Valeu
Avatar do usuário
Leandro Ginefra
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Ter Fev 14, 2006 3:14 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Ginefra » Dom Ago 13, 2006 9:55 pm

Olá galera quero começar a fazer algumas iscas, na verdade mais pra passar tempo, e quem sabe até pegar uns peixes mais pra frente...

Gostaria de saber alguns detalhes de alguém que já faz iscas artesanais.

Depois da madeira e do formato definido como coloco as garatéias? Elas são encaixadas num eixo de que de fora a fora na isca?

Como é o processo de colocar as 2 garatéias e a barbela numa isca de meia água por exemplo?

Se alguém tiver fotos do processo, posta ai pra gente saber!

Outra dúvida é sobre a madeira, qual é o valor da madeira balsa mais ou menos?

Temos outra opções mais baratas e faceis de modelas como a balsa?

Obs. a balsa é a mesma usada para areo modelismo né?

Grande abraço e parabéns a todos os artistas do Caterva!
Leandro Ginefra
Avatar do usuário
Hilton C Lellis
ANZOL DE OURO
Mensagens: 798
Registrado em: Sex Jan 20, 2006 8:41 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hilton C Lellis » Seg Ago 14, 2006 9:45 am

Vitor;

Todo e qualquer acabamento dado as iscas, seja verniz, epoxi, resina e etc, com o tempo acaba se danificando permitindo o contato da água com a madeira. Dentadas, batidas da isca em pedras e paus, aceleram o processo.

O ideal é vc tratar a madeira antes de começar a pintar. Isto faz com que mesmo que a madeira entre em contato com a água, esta não seja absorvida.
Eu costumo dar duas ou três demãos de seladora, sendo que a primeira demão deve estar bem diluída para que a seladora penetre bem na madeira. É importante também esperar que a seladora seque bem e lixar a isca após cada demão.
Após a aplicação da seladora, preparo a superfície com uma aplicação de fundo PU catalizado (automotivo - PPG) e utilizo lixa 800 para obter uma superfície extremamente lisa.
Como acabamento final após a pintura, aplico uma mão de resina epoxi bicomponente (Silibonde 116) e coloco no secador giratório para obter uma superfície uniforme.

Nelson;

Obrigado pela indicação. Mudei meu site de endereço, vejam agora em:

http://hiltonlellis.sites.uol.com.br/iscas_tons/

Abraços;[/b]
Hilton
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Ter Ago 28, 2007 6:18 pm

Alguém ainda tem estes tutoriais para me passar?
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Ago 29, 2007 6:19 pm

Fala Rodrigo!
Eu tenho alguns daqueles do site tackleunderground que copiei em arquivos do word antes deles tirarem do ar.
Me manda um e-mail para josezuanon@vivax.com.br que te passo os arquivos.
abraço
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Qua Ago 29, 2007 7:41 pm

José Zuanon escreveu:Fala Rodrigo!
Eu tenho alguns daqueles do site tackleunderground que copiei em arquivos do word antes deles tirarem do ar.
Me manda um e-mail para josezuanon@vivax.com.br que te passo os arquivos.
abraço
Zuanon,
E-mail enviado, no aguardo
Veleu mesmo
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qui Ago 30, 2007 7:25 am

Rodrigoschn escreveu: Zuanon,
E-mail enviado, no aguardo
Veleu mesmo
Rodrigo, até agora seu e-mail não chegou, e já faz 12 horas que vc mandou. Deve estar havendo algum problema de firewall.. me manda seu endereço de e-mail por mp ou reenvie no meu outro endereço de e-mail: josezuanon@gmail.com
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Qui Ago 30, 2007 11:35 am

José Zuanon escreveu:
Rodrigoschn escreveu: Zuanon,
E-mail enviado, no aguardo
Veleu mesmo
Rodrigo, até agora seu e-mail não chegou, e já faz 12 horas que vc mandou. Deve estar havendo algum problema de firewall.. me manda seu endereço de e-mail por mp ou reenvie no meu outro endereço de e-mail: josezuanon@gmail.com
Zuanon foi novamente o e-mail, muito obrigado amigo.
Fico no aguardo
Abraços
Rodrigo Schneider
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qui Ago 30, 2007 6:59 pm

E-mail enviado agora...

abç
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Celso P.S.
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Ago 28, 2007 11:32 pm
Cidade:

Animal este tópico!

Mensagem por Celso P.S. » Dom Set 02, 2007 12:23 pm

Já conhecia o trabalho do Zuanon de outro site mas, este tópico está tudo muito bem explicado aprendi bastante com ele e continuo aprendendo. Muito legal tb saber que a turma do estilete está crescendo. hehehehe... Parabéns pelos ótimos trabalhos!
[]s!!!
Celso P.S.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Animal este tópico!

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Set 02, 2007 12:45 pm

Celso P.S. escreveu:Já conhecia o trabalho do Zuanon de outro site mas, este tópico está tudo muito bem explicado aprendi bastante com ele e continuo aprendendo. Muito legal tb saber que a turma do estilete está crescendo. hehehehe... Parabéns pelos ótimos trabalhos!
[]s!!!

Pois é Celso,

A Caterva tem a honra de ter entre seus participantes, os maiores artistas desta arte ... Seja muito bem vindo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Gabriel Guimarães
ANZOL DE OURO
Mensagens: 906
Registrado em: Ter Jul 31, 2007 1:23 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Guimarães » Dom Set 02, 2007 8:25 pm

Aqui no Caterva so tem fera!!
CATERVA SUB-21

PESCA ESPORTIVA

Good things happen for those who bait!
Avatar do usuário
Tiago Lanes
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 193
Registrado em: Qui Dez 21, 2006 2:21 pm
Cidade:

Mensagem por Tiago Lanes » Qua Set 05, 2007 10:57 pm

Vitor...é so grudar no Zuanon q daqui a pouco vc ta fazendo iscas melhor q a rapala :D :D :D :D (rs)


Abraços!
Avatar do usuário
Janderson Manhez
CALOURO
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 10:45 am
Cidade:

Mensagem por Janderson Manhez » Qui Out 22, 2015 7:43 am

José Zuanon escreveu:Fala Rodrigo!
Eu tenho alguns daqueles do site tackleunderground que copiei em arquivos do word antes deles tirarem do ar.
Me manda um e-mail para josezuanon@vivax.com.br que te passo os arquivos.
abraço
Olá, Mestre Zuanon.
Prazer em conhecê-lo
Preciso da sua ajuda.
Será que vc poderia me enviar alguns tutoriais tbm ?
Os Tutoriais que vc puder me passar.
Gostaria muito de tentar fazer a minha primeira isca. Seguindo as sua técnicas.
Email: jandersonmanhez@hotmail.com

Muito Obrigado
Pescar é uma Ciência e um Prazer.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”