Trabalho iscas superfície - foco em zaras

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Thiago Soares
CALOURO
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Nov 24, 2014 3:46 pm
Cidade:

Trabalho iscas superfície - foco em zaras

Mensagem por Thiago Soares » Qui Jan 29, 2015 4:03 pm

Amigos, gostaria que os mais experientes me dessem dicas, sugestões de como aperfeiçoar o trabalho com iscas de superfície tipo zara... sou destro, faço os arremessos com a mão direita e em seguida passo a vara para a mão esquerda, as manivelas de minhas carretilhas são todas do lado direito, mas pelo fato de ser destro e pescar com a vara na mão esquerda, tenho dificuldades em desempenhar 100% o trabalho de ponta de vara para fazer a isca nadar em Z. O Nelson Nakamura pesca desta mesma maneira e com grande facilidade, rsrsrs, mas eu não tenho muita coordenação motora para fazer o nado da forma que tem que ser, a isca vem zarando meia boca e acho que não atrai muito os predadores... Obs: normalmente para este tipo de pescaria utilizo as seguintes iscas: Firestick, Zig Zarinha, Zig Zara, Joãozinho Pepino, Lori-M... espero poder contar com o apoio de vocês. Grato.
Thiago Soares
Avatar do usuário
Ricardo Kabuki
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 125
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 8:58 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Kabuki » Qui Jan 29, 2015 4:15 pm

Já tentou usar carretilha esquerda?
eu tenho esse mesmo problema, mas sempre usei carretilhas com manivela esquerda, mesmo sendo destro.
Avatar do usuário
Thiago Soares
CALOURO
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Nov 24, 2014 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Soares » Qui Jan 29, 2015 4:18 pm

Ricardo Kabuki escreveu:Já tentou usar carretilha esquerda?
eu tenho esse mesmo problema, mas sempre usei carretilhas com manivela esquerda, mesmo sendo destro.
Cara, já tentei mais não insisti, alguns amigos pescam com manivela esquerda e em algumas pescarias, por brincadeira já fiz teste com equipamento dos parceiros, mas achei muito estranho... talvez com muita insistência e treino saia... rsrsrs. Valeu!
Thiago Soares
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Borges » Qui Jan 29, 2015 4:34 pm

eu uso o mesmo sistema que vc
a remeço com a direita e trabalho com a esquerda
e nunca tive problema
no meu ponto d e vista
tudo e questão de treino
bom !!
cada um tem sua opinião e a minha e essa

valeu
Avatar do usuário
Thiago Soares
CALOURO
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Nov 24, 2014 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Soares » Qui Jan 29, 2015 4:39 pm

Eduardo Borges escreveu:eu uso o mesmo sistema que vc
a remeço com a direita e trabalho com a esquerda
e nunca tive problema
no meu ponto d e vista
tudo e questão de treino
bom !!
cada um tem sua opinião e a minha e essa

valeu
É amigo, acredito que sim... mas penso eu que se eu conseguisse mudar para manivelas do lado esquerdo o trabalho com zara ficaria bem melhor, pois com a mão direita eu tenho facilidade em dar pontada de vara, só não tenho coordenação motora para recolher com a manivela esquerda por enquanto... Mas valeu pela opinião. :D
Thiago Soares
Avatar do usuário
Carlos Castilho Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 283
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:44 am
Cidade:

Mensagem por Carlos Castilho Almeida » Qui Jan 29, 2015 9:18 pm

Olá Thiago, eu tbm sinto um pouco dessa dificuldade, e como já disseram o negócio é treinar. Um dia desses vi o apresentador do programa Pesca Pará dizer q a velocidade de recolhimento da carretilha influencia diretamente nesse trabalho, ou seja, carretilhas com menores velocidades de recolhimento são as melhores para "zarar".
Valeu!
Avatar do usuário
Thiago Soares
CALOURO
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Nov 24, 2014 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Soares » Sex Jan 30, 2015 8:21 am

Carlos Castilho Almeida escreveu:Olá Thiago, eu tbm sinto um pouco dessa dificuldade, e como já disseram o negócio é treinar. Um dia desses vi o apresentador do programa Pesca Pará dizer q a velocidade de recolhimento da carretilha influencia diretamente nesse trabalho, ou seja, carretilhas com menores velocidades de recolhimento são as melhores para "zarar".
Valeu!
Verdade Carlos, também vi esse vídeo do Eduardo... normalmente uso uma Lubina GTS, e ela é uma carretilha de recolhimento rápido, acredito que isso possa estar prejudicando no trabalho de zara... Vou fazer um teste com outra carretilha mais lenta. Valeu!!
Thiago Soares
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Shinji Haseyama » Dom Fev 01, 2015 5:41 pm

Thiago, zaras demandam um pouco de tempo para pegar o jeito. Acho que o melhor a fazer é começar a trabalhar isca lentamente e com o tempo ir acelerando esse movimento. Iscas como zigzarinha são mais sensíveis a toques de ponta de vara. Acho que uma Jumping Minnow T-20 tem o trabalho mais lento, faz a pernada mais longa, se é que me entende, fica mais fácil de aprender. Trabalhos lentos também atraem o peixe. Com o tempo vai aprender a trabalhar esse tipo de isca em várias velocidades.
KEEP WALKING KEEP FISHING

ImagemImagem
Caterva Jurássica

Quando achava que tinha todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas.... ...
Avatar do usuário
Francisco Pacca
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 101
Registrado em: Dom Fev 26, 2012 10:33 pm
Cidade:

Mensagem por Francisco Pacca » Seg Fev 02, 2015 10:47 am

Eu tenho uma teoria sobre isso, espero que ajude.
Na minha opniao, destros deveriam pescar com carretilhas com o recolhimento do lado esquerdo, simplesmente porque a mão que fica no recolhimento nao precisa de destreza alguma. A mao boa tem q ficar no trabalho com a vara para não ter que trocar de mão depois do arremesso, para trabalhar as iscas com maior facilidade e para ter maior firmeza na hora da fisgada.
Avatar do usuário
Adauto Trute
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Jun 09, 2007 5:55 pm
Cidade:

Mensagem por Adauto Trute » Seg Fev 02, 2015 3:09 pm

Francisco Pacca escreveu:Eu tenho uma teoria sobre isso, espero que ajude.
Na minha opniao, destros deveriam pescar com carretilhas com o recolhimento do lado esquerdo, simplesmente porque a mão que fica no recolhimento nao precisa de destreza alguma. A mao boa tem q ficar no trabalho com a vara para não ter que trocar de mão depois do arremesso, para trabalhar as iscas com maior facilidade e para ter maior firmeza na hora da fisgada.
Francisco:isso ... ....... ....issooooooooooooooooooo.... ... ...... ...... Felizmente não tenho esse problema pois nem sei oporque mas sou ambidestro, quando pesco com carretilha, apesar de ser destro. Quando pesco com molinete sou destro.... ... não consigo pescar com molinete com manivela à direita.
Um abraço, ADAUTO.
Grato,
drtrute
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Seg Fev 02, 2015 6:35 pm

Francisco Pacca escreveu:Eu tenho uma teoria sobre isso, espero que ajude.
Na minha opniao, destros deveriam pescar com carretilhas com o recolhimento do lado esquerdo, simplesmente porque a mão que fica no recolhimento nao precisa de destreza alguma. A mao boa tem q ficar no trabalho com a vara para não ter que trocar de mão depois do arremesso, para trabalhar as iscas com maior facilidade e para ter maior firmeza na hora da fisgada.
Concordo!

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Seg Fev 02, 2015 9:11 pm

Maninho, algumas coisas atrapalham um pouco o trabalho das iscas, como, leader muito grosso de fluor,empate no caso de pesca de trairas e alguns snaps simplesmente matam algumas zaras.Caso nenhum item desses seja seu problema, a solução é treino mesmo.
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
Emerson Stábile
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 430
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 2:12 pm
Cidade:

Mensagem por Emerson Stábile » Ter Fev 03, 2015 3:36 pm

Alcides Barbosa - Piska escreveu:
Francisco Pacca escreveu:Eu tenho uma teoria sobre isso, espero que ajude.
Na minha opniao, destros deveriam pescar com carretilhas com o recolhimento do lado esquerdo, simplesmente porque a mão que fica no recolhimento nao precisa de destreza alguma. A mao boa tem q ficar no trabalho com a vara para não ter que trocar de mão depois do arremesso, para trabalhar as iscas com maior facilidade e para ter maior firmeza na hora da fisgada.
Concordo!

Um abraço! 8)
Concordo 2x

Em meu caso foi justamente isso ! A muitos anos quando entrei no mundo das artificiais começei com manivela direita e não tinha muita habilidade e demorava para pegar o jeito. Após trocar para manivela esquerda foi como se já tivesse o hábito a anos !!

Att,
Emerson Stábile
Tucuna39 - Caterva
Avatar do usuário
José Maria Caleffo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 445
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 10:53 pm
Cidade:

Mensagem por José Maria Caleffo » Seg Fev 16, 2015 10:58 am

Acredito que tudo é apenas uma questão de treino.
Nunca desamine, treine, treine, treine e treine....
Há um tempo atrás, pedi ajuda aqui na Caterva para fazer o lançamento flip casting. Não conseguia fazer. Após várias mensagens recebidas, resolvi arregaçar as mangas e fui à luta. Numa tarde, fiz aproximadamente uns 500 arremessos. Errei tantas vezes que perdi a conta, mas não desisti. Após um certo tempo ele começou a sair e a melhorar. Coloquei um balde a 10/12 m de distancia e fui melhorando. Começei a acertar perto e depois com o tempo encaçapava uma atras da outra. E foi assim desde aquela época (uns 6 meses atrás). Hoje posso dizer que faço o lançamento com certa precisão e boa distancia. É uma maravilha quando vc consegue.
Quanto a utilização de carretilha esquerda ou direita, é a mesma coisa. Uso a vara na direita e carretilha esquerda. Uma vez tive problemas com uma carretilha comprada e na troca, por questão de valores, peguei uma com manivela direita ( e aproveitei para testes). Treinei demais com ela e hoje posso dizer que uso de forma quase igual as duas. Até consigo fazer bons lançamentos com a vara na mão esquerda e também efetuar qualquer trabalho de isca (zara, stick, twitch bait, etc).
Por isso, acredito que o ser humano tem uma imensa capacidade para se adaptar à situações adversas.
Treine, treine, treine e treine... que será com certeza bem sucedido em qualquer atividade.
Grande abraço
O passar dos anos é inevitável, mas envelhecer é opcional.
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Zarando

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Ter Fev 17, 2015 6:16 pm

Não quero ser contador de histórias; afinal todos nós temos as nossas e, em pescarias, uma começa no fim da anterior! rsss. A verdade é que quando comecei a pescar os tucunarés tive de fazer uma total reciclagem; pescava na praia, nos costões pedregosos e embarcado atrás dos grandes peixes; mas p/ os tucunas, ao meu pensar, é tudo muito diferente! Mas este não é o caso! Quem não sabe “zarar”, certamente, não sabe “esticar” e muito menos, por isto, também não sabe fazer a mesma isca nadar na sub-superfície! Tudo é muito simples, rsss; assim pensamos, mas quando não sabemos é uma tristeza. Primeiro, fui fazer um curso de arremessos com o Celso; depois, ia aos sábados p/ o lago de um pesqueiro treinar os arremessos que foram ministrados. Eu e um Companheiro, crack na pesca do açu, e descobrimos que não sabíamos "esticar” e, então, chamamos o Jansen para nos ensinar. Em meia hora aprendemos! Ninguém cria tudo sozinho, mas copia a maior parte!. O macete é o seguinte: se vc é destro, use carretilha esquerda e segura a vara com a direita para arremeçar, não perca tempo trocando de mão, vai trabalhar a ponta da vara facilmente e , até p/ ferrar o peixe é melhor; é parte fina do trabalho; a mão esquerda faz o trabalho mecânico, quase automático, cadenciado! Vc “zarando” aprenderá a “esticar” e logo a fazer a isca nadar, a seguir, em sub-superfície. Vc zarando poderá variar a velocidade de recolhimento, “esticar, mergulha a isca a fazê-la nadar em sub-superfície, volta à ‘zarar” e fazer tudo de novo, rsss. Um macete: arremesse, comece “zarando” até um ponto que vc acha que pode estar o tucuna e, nesse ponto, dê umas “esticadas” mantendo a isca quase nesse mesmo ponto, a seguir trabalhe-a na sub- superfície. Antes disso: treine, treine, treine, rsss
:)
Imagem
Avatar do usuário
Luiz Gusso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1057
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 1:47 pm
Cidade:

Re: Trabalho iscas superfície - foco em zaras

Mensagem por Luiz Gusso » Qua Fev 18, 2015 12:17 pm

Thiago Soares escreveu:Amigos, gostaria que os mais experientes me dessem dicas, sugestões de como aperfeiçoar o trabalho com iscas de superfície tipo zara... sou destro, faço os arremessos com a mão direita e em seguida passo a vara para a mão esquerda, as manivelas de minhas carretilhas são todas do lado direito, mas pelo fato de ser destro e pescar com a vara na mão esquerda, tenho dificuldades em desempenhar 100% o trabalho de ponta de vara para fazer a isca nadar em Z. O Nelson Nakamura pesca desta mesma maneira e com grande facilidade, rsrsrs, mas eu não tenho muita coordenação motora para fazer o nado da forma que tem que ser, a isca vem zarando meia boca e acho que não atrai muito os predadores... Obs: normalmente para este tipo de pescaria utilizo as seguintes iscas: Firestick, Zig Zarinha, Zig Zara, Joãozinho Pepino, Lori-M... espero poder contar com o apoio de vocês. Grato.
Amigo Thiago, vamos ver se te ajudo:

1. O material de pesca deve ser adequado, vara, carretilha, linha, snap e isca.

2. A vara não pode ser muito rápida( muito dura), uma vara de ação média rápida, 5´6 a 5´8´, compatível com as iscas.

3. Carretilha com velocidade de recolhimento entre 6.5 a 7.0 .
Pode ser outras velocidades mas para começar seria nesta velocidade.
Se você é destro, melhor seria uma carretilha de manivela esquerda.

4. Linha multifilamento compatível com a vara e a isca, de preferência sem líder.

5. Snap pequeno compatível com a isca, snaps pesados atrapalham.

6. Usar iscas fáceis de zarar como as zaras: zig zara, zig zarinha, Dr spoock jr.
-Sticks como firestick e jumpinn minnow não são recomendadas para começar a zarar.

7. Velocidade de recolhimento e toque de ponta de vara:
O maior erro de quem esta iniciando a zarar é recolher mais rápido do que deve. A velocidade deve permitir que a linha folgue para isca ir para o lado.

8. Existe o zara lento até o rápido, o ideal é começar com menor velocidade.

9. Exista zara mais aberto e mais fechado dependendo do toque maior ou menor, o ideal é começar com intermediário, nem muito aberto, nem muito fechado.

10. Não deixe para treinar na pescaria, treine antes.

11. A coordenação você adquire com treino, depois que você pega o jeito é automático.

12. Veja este vídeo abaixo:

http://youtu.be/SJcrmvrGLPo
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Trabalho iscas superfície - foco em zaras

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Fev 19, 2015 10:59 am

Luiz Gusso escreveu:
Thiago Soares escreveu:Amigos, gostaria que os mais experientes me dessem dicas, sugestões de como aperfeiçoar o trabalho com iscas de superfície tipo zara... sou destro, faço os arremessos com a mão direita e em seguida passo a vara para a mão esquerda, as manivelas de minhas carretilhas são todas do lado direito, mas pelo fato de ser destro e pescar com a vara na mão esquerda, tenho dificuldades em desempenhar 100% o trabalho de ponta de vara para fazer a isca nadar em Z. O Nelson Nakamura pesca desta mesma maneira e com grande facilidade, rsrsrs, mas eu não tenho muita coordenação motora para fazer o nado da forma que tem que ser, a isca vem zarando meia boca e acho que não atrai muito os predadores... Obs: normalmente para este tipo de pescaria utilizo as seguintes iscas: Firestick, Zig Zarinha, Zig Zara, Joãozinho Pepino, Lori-M... espero poder contar com o apoio de vocês. Grato.
Amigo Thiago, vamos ver se te ajudo:

1. O material de pesca deve ser adequado, vara, carretilha, linha, snap e isca.

2. A vara não pode ser muito rápida( muito dura), uma vara de ação média rápida, 5´6 a 5´8´, compatível com as iscas.

3. Carretilha com velocidade de recolhimento entre 6.5 a 7.0 .
Pode ser outras velocidades mas para começar seria nesta velocidade.
Se você é destro, melhor seria uma carretilha de manivela esquerda.

4. Linha multifilamento compatível com a vara e a isca, de preferência sem líder.

5. Snap pequeno compatível com a isca, snaps pesados atrapalham.

6. Usar iscas fáceis de zarar como as zaras: zig zara, zig zarinha, Dr spoock jr.
-Sticks como firestick e jumpinn minnow não são recomendadas para começar a zarar.

7. Velocidade de recolhimento e toque de ponta de vara:
O maior erro de quem esta iniciando a zarar é recolher mais rápido do que deve. A velocidade deve permitir que a linha folgue para isca ir para o lado.

8. Existe o zara lento até o rápido, o ideal é começar com menor velocidade.

9. Exista zara mais aberto e mais fechado dependendo do toque maior ou menor, o ideal é começar com intermediário, nem muito aberto, nem muito fechado.

10. Não deixe para treinar na pescaria, treine antes.

11. A coordenação você adquire com treino, depois que você pega o jeito é automático.

12. Veja este vídeo abaixo:

http://youtu.be/SJcrmvrGLPo
Excelente resposta ...
Muito esclarecedora ...

E video excelente.

Obrigado por compartilhar ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”