Abu Garcia 6601 c4 - Sintonia fina

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Adriano Cavalheri
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Sex Set 19, 2008 8:21 pm
Cidade:

Abu Garcia 6601 c4 - Sintonia fina

Mensagem por Adriano Cavalheri » Sex Mar 06, 2015 10:08 am

Bom dia, pescadores ! Estou com uma dúvida quanto à uma pequena peça plástica, de cor preta (um clip, na verdade), que fica encaixada na tampinha da sintonia fina da carretilha Abu Garcia 6601 c4. Nos sites em inglês, "axle clip", ou clip do eixo do carretel. Comprei uma carreta dessas, novinha, na caixa, e, após a primeira pescaria aqui no Pantanal, fui dar uma verificada na mesma, e resolvi retirar a tampinha da sintonia fina. Deparei-me com a tal pecinha, a minha, no caso, estava trincada (é pequena, frágil mesmo). Gostaria de saber dos amigos, a real função da tal peça, se influencia no controle do giro do carretel, se é apenas um apêndice sem mais importância... Grato pelas respostas !!
Aprendendo e Pescando, até quando Deus quiser.
Avatar do usuário
Flávio F. Millan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2028
Registrado em: Sáb Fev 27, 2010 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Flávio F. Millan » Seg Mar 09, 2015 4:43 pm

Adriano, creio que esteja se referindo à peça código 20090. Trata-se de uma trava de segurança, para que no caso de desmontagem da carretilha, não ocorra a queda acidental do carretel, essa trava faz com que o eixo do carretel fique preso à caixa de transmissão e se destrave somente sendo puxado levemente, note que na extremidade do eixo do carretel existe um "pescocinho". Essa trava serve também para evitar a perda do botãozinho de ajuste, o "caps", que mesmo sendo totalmente desrosqueado não saia, a menos, também, que seja puxado levemente.

Abraço.
Avatar do usuário
Adriano Cavalheri
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Sex Set 19, 2008 8:21 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Cavalheri » Qua Mar 11, 2015 12:43 am

Muito agradecido pela resposta, Flávio. Creio que, em caso de quebra, tal peça, de nº 20090 não vai afetar negativamente o funcionamento da sintonia fina, não, podendo ser retirada.
Aprendendo e Pescando, até quando Deus quiser.
Avatar do usuário
Flávio F. Millan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2028
Registrado em: Sáb Fev 27, 2010 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Flávio F. Millan » Qua Mar 11, 2015 8:26 am

Adriano Cavalheri escreveu:Muito agradecido pela resposta, Flávio. Creio que, em caso de quebra, tal peça, de nº 20090 não vai afetar negativamente o funcionamento da sintonia fina, não, podendo ser retirada.
Não há de que Adriano. Verifique se ela, mesmo trincada, está impedindo a saída livre do carretel e do caps, se estiver cumprindo seu papel nem retire. Essa peça só poderá afetar o funcionamento se estiver esbarrando no eixo do carretel, ai ela prejudica principalmente a distância de arremesso. Quanto ao ajuste da pressão na extremidade do eixo, não há como ela interferir.

Abraço.
Avatar do usuário
Adriano Cavalheri
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Sex Set 19, 2008 8:21 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Cavalheri » Qua Mar 11, 2015 7:18 pm

Grande Flávio, abusando só um pouquinho de vossa disposição em me auxiliar, vou lhe perguntar mais uma coisa: entre as Abu 6601 c4 e a 6501 c3, além das diferenças quanto ao número de rolamentos, e do botão lateral para destravar o carretel (no caso da c3), podem ser apontadas outras diferenças, tipo, quanto ao torque, durabilidade, etc ? Quanto ao torque, pelo fato de a 6501 c3 ser um pouco mais lenta... Ambas, em se tratando de pesca em água doce (rios) teriam a mesma aplicabilidade, se prestariam às mesmas pescarias (rodada, apoitado) ???? Desde já, muito grato, mais uma vez. PS: Querendo dar umas anzoladas aqui em Cáceres, se precisar de parceiro, estamos à disposição !!!
Aprendendo e Pescando, até quando Deus quiser.
Avatar do usuário
Flávio F. Millan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2028
Registrado em: Sáb Fev 27, 2010 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Flávio F. Millan » Qui Mar 12, 2015 10:45 pm

Adriano Cavalheri escreveu:Grande Flávio, abusando só um pouquinho de vossa disposição em me auxiliar, vou lhe perguntar mais uma coisa: entre as Abu 6601 c4 e a 6501 c3, além das diferenças quanto ao número de rolamentos, e do botão lateral para destravar o carretel (no caso da c3), podem ser apontadas outras diferenças, tipo, quanto ao torque, durabilidade, etc ? Quanto ao torque, pelo fato de a 6501 c3 ser um pouco mais lenta... Ambas, em se tratando de pesca em água doce (rios) teriam a mesma aplicabilidade, se prestariam às mesmas pescarias (rodada, apoitado) ???? Desde já, muito grato, mais uma vez. PS: Querendo dar umas anzoladas aqui em Cáceres, se precisar de parceiro, estamos à disposição !!!
Adriano, existem mais de cem variações na linha Ambassadeur que vai de 6500 a 6601, cada uma que eu desmonto, noto um detalhe diferente, nem que seja uma simples mola...rs..., mas sinceramente, todas muito parecidas. O que importa é que sem sombra de dúvida, para essa faixa de tamanho de carreta, é de longe o melhor custo/benefício, com um custo relativamente baixo você tem um equipamento proporcionalmente leve, com ótimo arremesso, sistema de freio multi-disco com um ajuste bem linear, recolhimento muito suave, mecânica extremamente simples e robusta, só vejo vantagens nessa carreta. Quanto ao modelo mais adequado, na minha humilde opinião, vai da somatória dos detalhes que atendam as demandas na hora da pesca que cada qual pratica, fazendo com que o usuário se sinta confortável e atendido em todos os aspectos como; quantidade da linha que utiliza, lado da manivela, forma de liberação do carretel, com ou sem sistema devanador, freio de arremesso centrífugo ou magnético, alarme de saida de linha, etc., sendo assim, as diferenças entre os dois modelos citados são mínimos, pois a liberação do carretel na 6601-C4 usa o polegar direito que já está ali em cima da carreta, na 6501-C3, o polegar esquerdo que está livre, pura questão de preferência. Na 6601-C4 existe um rolamento a mais que nada tem haver com o arremesso, então pergunto, o recolhimento da C3 também não é bem macio e seu sistema anti-reverso não funciona muito bem? Quanto à relação de transmissão, não há diferença significativa, principalmente se considerarmos que a relação de recolhimento depende da quantidade de linha no carretel num determinado instante, então durante o recolhimento, em momentos diferentes, as duas chegam a ser equivalentes. Diferença você vai notar quando usar uma com duas velocidades, ai sim vai de uma relação de 4.2 : 1 para 2.5 : 1. Já tive uma 6501-C4, tenho uma 5500-C3 e uma 9000-C, elas já aguentaram muito desaforo deste pescador nó-cego aqui...rs..., são pau pra toda obra. Quanto a pescarmos ai em Cáceres, fico imensamente grato e lisonjeado, quem sabe da certo a gente fazer uma boa pescaria por ai qualquer dia...!

Forte abraço.
Avatar do usuário
Adriano Cavalheri
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Sex Set 19, 2008 8:21 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano Cavalheri » Sex Mar 13, 2015 12:51 am

Flávio, muitíssimo obrigado mesmo. Sua disposição em colaborar, em ensinar, é realmente digna de nota ! :D :D :D Então, eu havia comprado a 6601 c4, fiz uma pescaria apenas com ela (saiu só uma Piranha :( , mas, sem problemas, porque o alvo eram os Pacus, com outro equipamento), e na data de ontem chegou minha 6501 c3. Tirei os parafusos da tampa do lado da manivela, e regulei o freio centrífugo de ambas. Para carretilhas de perfil alto, e, nas modalidades e locais em que pesco, deixo 3 abertos e 3 fechados. A Abu c4 já vi que solta linha muito bem, e, manuseando a c3, deu prá perceber justamente o que você falou, anti reverso perfeito, recolhimento macio. A 6601 c4 eu abasteci com pouco mais de 150 mts de 0,47 Super Raiglon (linha que já uso ha um bom tempo, para dourados e pintados), e montei numa vara de 30 lbs, 6'6. Já a 6501, abasteci com 100 mts de SR 0,57, e montei numa vara também de 6'6, 40 lbs. Esse conjunto um pouco mais parrudo é para locais e situações, digamos, pouco mais específicos (quando há informações de que estão batendo grandes pintados e algum jauzinho, bem como em locais em que não dá prá "brincar" muito com o peixe, seja pela pauleira, seja pelas Piranhas (que deixam só o esqueleto :shock: ). De qualquer forma, certamente estarei buscando sanar as dúvidas que forem aparecendo (especialmente no que tange às adoradas Suecas), e contarei com sua sabedoria e espírito de colaborador !!! E, por favor, fique à vontade para dar pitacos quanto às minhas tralhas, serão de enorme valia. Boa noite, e boas pescarias.
Aprendendo e Pescando, até quando Deus quiser.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”