ISCAS HELICES - ALGUMAS DICAS

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
João Antonio Rech
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Jun 26, 2010 11:32 am
Cidade:

ISCAS HELICES - ALGUMAS DICAS

Mensagem por João Antonio Rech » Qui Abr 02, 2015 10:12 am

Balanço da Isca Hélice

A nosso ver o balanço da isca é de fundamental importancia porque uma isca bem equilibrada tende a reduzir significativamente a torção da linha o que é um dos problemas frequentemente relatado por aqueles que costumam trabalhar com este tipo de isca e de outro lado considerando que em um dia de pesca provavelmente faremos no mínimo 600 arremessos, no final do dia haja físico para aguentar tamanho trabalho. Logo se a isca estiver bem equilibrada com um peso não excessivo e com uma boa hidrodinâmica no arrasto a vida do pescador será tremendamente facilitada.

Para se obter o equilíbrio da isca, o seu centro de gravidade deve estar para baixo e a isca bem alinhada quando flutuando. Se descobre o centro de gravidade tirando os split rings e as garatéias. Coloca a isca na água e se observa como flutua. As Iscas podem ficar na mesma posição ou girarem desde poucos até 180 graus (Fig, 1). Consideramos como ideal que a isca flutue de forma harmoniosa sem ocorrer giros das mesmas. Iscas que giram muito devem ter seus pitões do meio reposicionados

Fig 1. obseve que as 3 iscas a direita estao desequilibradas com rotação do eixo longitudinal
Imagem



O alinhamento dos pitões: Pitão da frente, do meio e de trás devem estar bem alinhados para que a isca esteja bem balanceada. Este alinhamento deve ser dado tanto no sentido latero/lateral quanto no sentido antero/posterior.

Deve-se observar também a distribuição dos pitões no corpo da isca para que esta se mantenha em equilíbrio antero/posterior; um peso muito excessivo na parte posterior (a hélice o pitão reforçado e a garateia exercem peso importante na trazeira da isca) tende a deixar a isca muito Stick e isso sobrecarrega o pescador na hora do arrasto. Para exemplificar de outra forma vou criar o conceito de “ÂNGULO STICK” que é o ângulo que se forma traçando uma linha passando pelo corpo da isca em repouso na agua e outra linha traçada ao longo da superfície da agua (Fig. 2). Ergonomicamente falando quanto menor o Ângulo Stick menor o esforço para arrastar a isca uma vez que temos menor resistência da agua ao arrasto. Então consideramos:


arrow:: Ângulo Stick de 0 a 15º esforço mínimo ao arrasto.
arrow:: Ângulo Stick de 15 a 30º esforço moderado ao arrasto.
arrow:: Ângulo Stick de 30 a 45º esforço grande ao arrasto.
arrow:: Ângulo Stick acima de 45º esforço acentuado ao arrasto.

FIG 2

Imagem
PEIXE E AGUA = VIDA; CURTA-OS MAS NÃO OS MATE
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”