Legislação

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Rafael T. Grando
CALOURO
Mensagens: 30
Registrado em: Dom Out 03, 2010 5:39 pm
Cidade:

Legislação

Mensagem por Rafael T. Grando » Qua Jun 10, 2015 10:01 pm

Olá pessoal,

Sou novo na pesca e tenho algumas dúvidas, em especial sobre legislação, vai lá.Partindo do princípio de pesca embarcada:

-Para pilotar, arrais amador (já possuo), se alguém souber de alguma exigência a mais, salvatagem, etc,
-Para pesca embarcada licença de pesca Amadora emitida no site do Ibama, confere?
- E agora o complicado, quais espécies e quantidades permitidas? Qual as datas liberadas ? Aonde localizo esta informação? Geralmente muda de um ano para outro ou mantém? Por exemplo, me falaram que a pesca de corvina e tucunaré é permitida o ano todo no lago de Itaipu, se for onde está legalmente descrito?
Quem fiscaliza isso, Ibama, IAP (instituto ambiental do Paraná) ou polícia Ambiental?

A ideia é pescar sem surpresas desagradáveis, ou seja tudo na lei.

Desde já agradeço a atenção dos colegas.
Rafael T. Grando
Avatar do usuário
Rafael T. Grando
CALOURO
Mensagens: 30
Registrado em: Dom Out 03, 2010 5:39 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael T. Grando » Sex Jun 12, 2015 7:49 am

Bom dia pessoal!!
Nenhuma informação?
Abraço
Rafael T. Grando
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Sex Jun 12, 2015 9:37 am

Bom dia Rafael,

Licença de pesca embarcada;
No Arrais você deve ter recebido as orientações sobre segurança em navegação referente ao tamanho do seu barco, mas basicamente necessita um colete para cada ocupante do barco...

Sobre cotas e tamanhos, pesque esportivamente, sem abater peixe, e não terás que se preocupar com isso!

Abração,

Ricardo
Avatar do usuário
Rafael T. Grando
CALOURO
Mensagens: 30
Registrado em: Dom Out 03, 2010 5:39 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael T. Grando » Sex Jun 12, 2015 9:44 am

Canali escreveu:Bom dia Rafael,

Licença de pesca embarcada;
No Arrais você deve ter recebido as orientações sobre segurança em navegação referente ao tamanho do seu barco, mas basicamente necessita um colete para cada ocupante do barco...

Sobre cotas e tamanhos, pesque esportivamente, sem abater peixe, e não terás que se preocupar com isso!

Abração,

Ricardo
Bom dia Canali, tudo bem?

Obrigado pelas informações, sobre salvatagem tem um pessoal aqui que falou de obrigatoriedade de bóia para barcos de 6m, achei estranho e não vi no arrais por isso perguntei,
Sobre a pesca esportiva, e o grande foco, mas ocasionalmente quero retirar um exemplar para consumo com a patroa, dentro da lei claro.. Rsrs

Abraço!!
Rafael T. Grando
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Sex Jun 12, 2015 10:24 am

Bóia de salvatagem, daquelas redondas? Nunca ouvi falar disto para barcos de 6mts... Mas dê uma ligada para algum posto da marinha aí próximo, eles dirão se é necessário, pois serão eles a fiscalizarem isso.
Colete sim é obrigatório, e mesmo que simplórios, devem ser homologados.

Abração,

Ricardo
Avatar do usuário
Thiago Binotto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 6:25 pm
Apelido: Binotto
Cidade:

Mensagem por Thiago Binotto » Sex Jun 12, 2015 10:56 am

Rafael,

Complementando o comentário do Canali.

Salvatagem, segue link que pode lhe auxiliar!
http://www.portalnautico.com.br/canais/ ... a-144.aspx

Medidas de Peixes.
Sugiro que entre em contato com o IBAMA e IAP informando a região em que atua, pois na internet existem vários artigos. Quando tenho dúvidas, entro em contato direto com o orgão.

Espero ter ajudado...
Avatar do usuário
Charley Alves
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 410
Registrado em: Qui Nov 14, 2013 2:48 pm
Apelido: Charles
Cidade:

Re: Legislação

Mensagem por Charley Alves » Sáb Jun 13, 2015 10:06 am

Rafael T. Grando escreveu:Olá pessoal,

Sou novo na pesca e tenho algumas dúvidas, em especial sobre legislação, vai lá.Partindo do princípio de pesca embarcada:

-Para pilotar, arrais amador (já possuo), se alguém souber de alguma exigência a mais, salvatagem, etc,
-Para pesca embarcada licença de pesca Amadora emitida no site do Ibama, confere?
- E agora o complicado, quais espécies e quantidades permitidas? Qual as datas liberadas ? Aonde localizo esta informação? Geralmente muda de um ano para outro ou mantém? Por exemplo, me falaram que a pesca de corvina e tucunaré é permitida o ano todo no lago de Itaipu, se for onde está legalmente descrito?
Quem fiscaliza isso, Ibama, IAP (instituto ambiental do Paraná) ou polícia Ambiental?

A ideia é pescar sem surpresas desagradáveis, ou seja tudo na lei.

Desde já agradeço a atenção dos colegas.
Rafael, seja bem vindo!
Vamos lá, carteira de arrais é obrigatório e uso do colete. Existe uma norma que Embarcações maiores de 5 metros tenham luzes de segurança - Verde - Este bordo - esquerda, Vermelha - Bombordo - Direita, Alcançado - Branca - com a bandeira do Brasil - na Popa - Traseira do barco.
O registro na Marinha do Brasil - Nome do Barco e Número (nome você escolhe e número a marinha fornece junto com o registro da embarcação), além disso tem que pagar o seguro para acidentes, fiz o meu no Bradesco e ficou em 20,00 reais por ano e cobre até 5.000,00 reais.
Em alguns lugares como no Rio Cuiabá, Porto Jofre, Rio Guaporé, entre outros, exige-se para qualquer embarcação, tenho um barco de 4,90 metros e fiz isto, fica barato, aumenta e muito a segurança, principalmente à noite. Para tudo funcionar terás que adaptar uma bateria
A carteira não é mais no Ibama e sim no site do M.P.A- Ministério da Pesca e Aquicultura.
Cada Estado adota uma quota de peixes e tamanhos - Mais em média é Jaú - 95cm, Pintado(surubim) - 85cm, Cachara- 80,00, Piavuçú ou Piauçú - 38cm, Corvina- 40 cm, Tucunaré - 35cm, Dourado- 65cm, Caranha-45cm e demais.
Quanto ao liberar a pesca a qualquer dia do ano - Peixes tidos com Alóctones ou alócones- como dito por alguns - Que são do Brasil, porém de outras bacias e Peixes tidos como Exóticos - São de outras bacias hidrográficas . Ex. Tilápia, Black Bass.
As quotas variam - mais em média são de 10 quilos e 01 exemplar de qualquer espécie e todos devem estar na medida.
Estes são liberados a qualquer data e em qualquer lugar, que desta forma forem catalogados, então é só perguntar no local que o pessoal geralmente já sabe ou entre em contato com a Polícia Ambiental - responsável pelo lugar onde vai pescar.
Não sou contra trazer um peixe ou outro para comer, acho que todo radicalismo é prejudicial, mais também acho um absurdo sair matando tudo que se vê pela frente apenas porque está na "medida e na quota".
Abraços!
Charley Alves
Avatar do usuário
Rafael T. Grando
CALOURO
Mensagens: 30
Registrado em: Dom Out 03, 2010 5:39 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael T. Grando » Dom Jun 14, 2015 7:02 pm

Buenas pessoal, muito obrigado pelas dicas !!
Abraço
Rafael T. Grando
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”