Originais versus Genéricas/Projetos semelhantes

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
José Maria Caleffo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 445
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 10:53 pm
Cidade:

Originais versus Genéricas/Projetos semelhantes

Mensagem por José Maria Caleffo » Qui Out 22, 2015 10:26 pm

Boa Noite Amigos.

Tenho uma dúvida :

Temos à disposição para compra muitas iscas com projetos originais, principalmente importadas, que fazem sucesso nas pescarias relatadas por muitos de nós. Normalmente são iscas bem mais caras.

É o seguinte : Será que as originais são tão superiores quanto suas cópias ou com projetos parecidos?

Assim , se num dia em que uma isca original, numa determinada cor, arrebenta de tanto pegar, será que se colocarmos uma semelhante na mesma cor, ela terá a mesma produtividade?

Ou então, se num determinado dia com a isca genérica você não estiver pegando absolutamente nada, será que a original da mesma cor daria resultado?

Isso também se tratando de iscas mais ou menos parecidas quanto ao trabalho, por que tem algumas genéricas que são desastrosas.

Alguém poderia me falar : larga a mão de ser preguiçoso, pega e testa? Mas se alguém já teve a oportunidade de testar isso ou passou por uma situação parecida, gostaria de apreciar alguns comentários.

Abaixo, como exemplo, selecionei algumas iscas originais e suas semelhantes :

T20 da Rebel e João Pepino da KV.
T10 da Rebel e Taty Jump da Sumax.
Spock da Heddon e Dr. Spok da KV.
Flat Pepper da Tiemco e Yoshi da NS.
Trairão da Imakatsu e Zig Zara do Nakamura.
Shallow Shad Rap da Rapala e Papa Black da Ocambé.
Bonnie da Jackall e Ninja da Fury Fishing.
The First da Maria e Inna da MS.
Might Pepper da Tiemco e Shiner King da MS.
Sammy da Lucky Craft e Zetta da MS.
Sugary Shad da Bssaday e Fusion Shad da Sumax.
O passar dos anos é inevitável, mas envelhecer é opcional.
Avatar do usuário
Paulo Rogerio Silva
ANZOL DE OURO
Mensagens: 780
Registrado em: Seg Abr 10, 2006 6:51 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Paulo Rogerio Silva » Sáb Out 24, 2015 5:21 pm

brasil, regido desde abril de 1500 pela pureza da "lei de Gerson".

واحد عناق الشيعة

Imagemgif
Avatar do usuário
Davis Tarifa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 545
Registrado em: Qua Out 16, 2013 1:08 pm
Cidade:
Contato:

Re: Originais versus Genéricas/Projetos semelhantes

Mensagem por Davis Tarifa » Sáb Out 24, 2015 8:08 pm

Amigo José M. Caleffo ,

Baseado nas minha pequena experiência pessoal :
José Maria Caleffo escreveu:Tenho uma dúvida :

Temos à disposição para compra muitas iscas com projetos originais, principalmente importadas, que fazem sucesso nas pescarias relatadas por muitos de nós. Normalmente são iscas bem mais caras.

É o seguinte : Será que as originais são tão superiores quanto suas cópias ou com projetos parecidos?
R. Às vezes sim , são superiores , outras vezes não , são até bastante equivalentes , dificilmente duas iscas por mais similares que sejam , irá trabalhar exatamente igual uma à outra , sempre há a questão do domínio técnico do trabalho da isca e isso por si só demandaria um tópico inteiro ... Certo é que ninguém consegue fabricar uma boa isca , com bastante esmero , que tenha um bom trabalho , um bom nado , um produto de 1.ª qualidade , bem acabado , com múltiplos fatores de atração , desde a sonoridade , o nado , as cores , brilhos etc.. , usando materiais de 3.ª , 4.ª qualidade ... Isso tudo aliado aos gastos em marketing das iscas mais consagradas é que deve contribuir para essa diferença de preço considerável realmente
José Maria Caleffo escreveu:Assim , se num dia em que uma isca original, numa determinada cor, arrebenta de tanto pegar, será que se colocarmos uma semelhante na mesma cor, ela terá a mesma produtividade?
R. São tantos os fatores ( ambientais , experiência , técnica entre outros ) , que podem causar influência num experimento desta natureza , que creio ser pretensiosa qualquer afirmação neste sentido , por exemplo numa ocasião em um determinado ponto de pesca , só houve ação numa única isca , chegamos a revezar o uso da preciosa , rezando a cada arremesso dos companheiros , para que ela retorna-se e preferencialmente intacta . No dia seguinte no mesmo ponto de pesca , em condições " Aparentemente " iguais , não houve sequer uma ação usando a mesma isca , mesmos conjuntos , tudo igual ao dia anterior ... Por isso acho que testes , comparações , experiencias deste tipo não são conclusivas , entretanto consegui concluir que quanto mais " munições diferentes " estiver disponível , maior a chance de travar uma batalha.... E pessoalmente não creio que os peixes façam distinção entre originais e genéricas ...
José Maria Caleffo escreveu:Ou então, se num determinado dia com a isca genérica você não estiver pegando absolutamente nada, será que a original da mesma cor daria resultado?

R. Como disse , na minha opinião , são tantos os fatores , especialmente os ambientais que podem exercer influencia num experimento desta natureza , que seria no minimo pretensioso dizer que sim ou que não existem diferenças entre originais e genéricas / similares ...
Sem entrar na questão de habilidade e técnica individual ao trabalhar as iscas , essa dúvida pode facilmente render muitas discussões , extremamente saudáveis e muitas trocas de informações , de experiências , mas alguém afirmar que sim ou não , que é mais ou menos eficaz ...
Seria preciso testar as iscas em várias condições distintas , realizar um controle de informações colhidas , atualizar todos os dados coletados e desta maneira concluir um estudo , com dados que corroborasse qualquer afirmação , para ter credibilidade e gerar convicção , convencimento aos demais , desta maneira creio que seria razoável um teste .Mas de maneira isolada , esporádica , não vejo como seria conclusivo.


Mas isso tudo é apenas minha opinião , tenho uma pequena experiência com artificiais , tando hard quanto soft e certamente outros colegas com muito mais experiência que eu , vão colaborar muito mais com suas duvidas.

Forte abraço e continue com Deus .
Respeitar a natureza e os animais é a forma mais pura ,nobre e significativa de exercer nossa capacidade de raciocinar .
Avatar do usuário
Davis Tarifa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 545
Registrado em: Qua Out 16, 2013 1:08 pm
Cidade:
Contato:

Re: Originais versus Genéricas/Projetos semelhantes

Mensagem por Davis Tarifa » Sáb Out 24, 2015 8:09 pm

Davis Tarifa escreveu:Amigo José M. Caleffo ,

Baseado nas minha pequena experiência pessoal :
José Maria Caleffo escreveu:Tenho uma dúvida :

Temos à disposição para compra muitas iscas com projetos originais, principalmente importadas, que fazem sucesso nas pescarias relatadas por muitos de nós. Normalmente são iscas bem mais caras.

É o seguinte : Será que as originais são tão superiores quanto suas cópias ou com projetos parecidos?
R. Às vezes sim , são superiores , outras vezes não , são até bastante equivalentes , dificilmente duas iscas por mais similares que sejam , irá trabalhar exatamente igual uma à outra , sempre há a questão do domínio técnico do trabalho da isca e isso por si só demandaria um tópico inteiro ... Certo é que ninguém consegue fabricar uma boa isca , com bastante esmero , que tenha um bom trabalho , um bom nado , um produto de 1.ª qualidade , bem acabado , com múltiplos fatores de atração , desde a sonoridade , o nado , as cores , brilhos etc.. , usando materiais de 3.ª , 4.ª qualidade ... Isso tudo aliado aos gastos em marketing das iscas mais consagradas é que deve contribuir para essa diferença de preço considerável realmente
José Maria Caleffo escreveu:Assim , se num dia em que uma isca original, numa determinada cor, arrebenta de tanto pegar, será que se colocarmos uma semelhante na mesma cor, ela terá a mesma produtividade?
R. São tantos os fatores ( ambientais , experiência , técnica entre outros ) , que podem causar influência num experimento desta natureza , que creio ser pretensiosa qualquer afirmação neste sentido , por exemplo numa ocasião em um determinado ponto de pesca , só houve ação numa única isca , chegamos a revezar o uso da preciosa , rezando a cada arremesso dos companheiros , para que ela retorna-se e preferencialmente intacta . No dia seguinte no mesmo ponto de pesca , em condições " Aparentemente " iguais , não houve sequer uma ação usando a mesma isca , mesmos conjuntos , tudo igual ao dia anterior ... Por isso acho que testes , comparações , experiencias deste tipo não são conclusivas , entretanto consegui concluir que quanto mais " munições diferentes " estiver disponível , maior a chance de travar uma batalha.... E pessoalmente não creio que os peixes façam distinção entre originais e genéricas ...
José Maria Caleffo escreveu:Ou então, se num determinado dia com a isca genérica você não estiver pegando absolutamente nada, será que a original da mesma cor daria resultado?

R. Como disse , na minha opinião , são tantos os fatores , especialmente os ambientais que podem exercer influencia num experimento desta natureza , que seria no minimo pretensioso dizer que sim ou que não existem diferenças entre originais e genéricas / similares ...
Sem entrar na questão de habilidade e técnica individual ao trabalhar as iscas , essa dúvida pode facilmente render muitas discussões , extremamente saudáveis e muitas trocas de informações , de experiências , mas alguém afirmar que sim ou não , que é mais ou menos eficaz ...
Seria preciso testar as iscas em várias condições distintas , realizar um controle de informações colhidas , atualizar todos os dados coletados e desta maneira concluir um estudo , com dados que corroborasse qualquer afirmação , para ter credibilidade e gerar convicção , convencimento aos demais , desta maneira creio que seria razoável um teste .Mas de maneira isolada , esporádica , não vejo como seria conclusivo.


Mas isso tudo é apenas minha opinião , tenho uma pequena experiência com artificiais desde meados de 2010 iniciei e certamente outros colegas com muito mais experiência que eu , vão colaborar muito mais com suas duvidas.

Forte abraço e continue com Deus .
Respeitar a natureza e os animais é a forma mais pura ,nobre e significativa de exercer nossa capacidade de raciocinar .
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Cuque » Seg Out 26, 2015 4:44 pm

Não sou um "experimentador" de iscas, mas falo apenas pelos resultados da minha experiência e principalmente pela preferência pessoal.

T20 da Rebel e João Pepino da KV - T20 é insuperável, eu sou fã de carterinha de zaras e a T20 é melhor, barulho e flutuação. Se customizar as cores que aqui entre nós, tirando a osso e metálicas as demais cores originais são horríveis. Mas agora lançaram umas cores novas gostei. Mas tenho um amigo que só usa KV e não passa vontade, pega muito. Ae entra o que eu digo preferência e não resultado.

Spock da Heddon e Dr. Spok da KV. - São diferentes e ambas muito boas. Barulho diferente. Tenho as 2 na caixa para a pesca de tucunaré, A Spock tem uma vantagem que tem umas sem barulho (ratlin) já fez a diferença para mim em uma pescaria. Eu diria que ter as 2 na caixa é obrigação.

Shallow Shad Rap da Rapala e Papa Black da Ocambé. - 2 diferentes também, mas principalmente na resistência do material e peso, já pesquei tucunarés no Araguaia e a matadeira da época era a Papa Black verde limão, agora para cada Tucuna eu pegava 3 piranhas, a isca apanhou muito mas sobreviveu. Se fosse a Rapala na segunda mordida já era. A Rapala para Robalo vai bem, já a PapaBlack nunca dei sorte.

The First da Maria e Inna da MS. Na minha opinião - as 2 se equivalem, já tirei a original Maria da linha e coloquei uma Inna 70 e deu melhor resultado no Robalo. Acho as 2 equivalentes.

Em resumo minha experiência diz que a diferença está na preferência do pescador e pelo fato que, apesar de serem semelhantes os pequenos detalhes de cada isca fazem muita diferença e é ae que entra a preferência de cada um. Tem que usar para descobrir o que é melhor para cada um,

Não se deve confundir isca genérica com baixa qualidade, iscas mal produzidas não prestam, entram água, a barbela é torta, a hélice não gira, derrete no sol, etc. Mesmo genérica tem que ter equilibro e qualidade.

As demais não uso para dizer.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Seg Out 26, 2015 4:50 pm

das que conheço bem.... minhas opiniões

T20 da Rebel e João Pepino da KV. - acho que dão conta....

T10 da Rebel e Taty Jump da Sumax. - nunca comparei

Spock da Heddon e Dr. Spok da KV. - acho que dão conta....

Flat Pepper da Tiemco e Yoshi da NS. - nunca comparei

Trairão da Imakatsu e Zig Zara do Nakamura. - dão conta...

Shallow Shad Rap da Rapala e Papa Black da Ocambé. - peguei mais peixe com a papa black

Bonnie da Jackall e Ninja da Fury Fishing. - nunca comparei

The First da Maria e Inna da MS. - maria the first 70 para mim deu mais resultados

Might Pepper da Tiemco e Shiner King da MS. - nunca as comparei

Sammy da Lucky Craft e Zetta da MS. - peguei peixe nas duas...

Sugary Shad da Bssaday e Fusion Shad da Sumax. - nunca as comparei
Avatar do usuário
José Maria Caleffo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 445
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 10:53 pm
Cidade:

Mensagem por José Maria Caleffo » Qua Out 28, 2015 5:59 pm

Valeu pessoal. Obrigado pelas aulas.

Oga, vc que é robaleiro master, qual a isca que tem dado mais resultados ultimamente?

Já li muitos relatos de 10 melhores para robalo durante os anos anteriores, mas atualmente tem alguma se destacando na região que vc pesca?

Grande abraço
O passar dos anos é inevitável, mas envelhecer é opcional.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”