Motor elétrico parado há muito tempo e a vedação do eixo.

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Gilberto Almeida
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Motor elétrico parado há muito tempo e a vedação do eixo.

Mensagem por Gilberto Almeida » Seg Nov 23, 2015 5:17 pm

Olá Amigos,

Por conta da correria da vida fiquei sem pescar por um bom tempo e, por consequência, sem colocar o meu motor elétrico minn kota na água por uns dois anos.

Pretendo colocar o bichinho na água em dezembro, mas me preocupo com a sua capacidade de vedação contra a água, uma vez que pode ter havido o ressecamento daquela borrachinha que fica em contato direto com o eixo da hélice. Procede essa minha preocupação? Alguém já teve algum problema de entrada de água por esse ponto?

Agradeço desde já pela ajuda.
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Angelo Roberto
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Re: Motor elétrico parado há muito tempo e a vedação do eixo

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Nov 25, 2015 3:49 pm

Gilberto Almeida escreveu:Olá Amigos,

Por conta da correria da vida fiquei sem pescar por um bom tempo e, por consequência, sem colocar o meu motor elétrico minn kota na água por uns dois anos.

Pretendo colocar o bichinho na água em dezembro, mas me preocupo com a sua capacidade de vedação contra a água, uma vez que pode ter havido o ressecamento daquela borrachinha que fica em contato direto com o eixo da hélice. Procede essa minha preocupação? Alguém já teve algum problema de entrada de água por esse ponto?

Agradeço desde já pela ajuda.

Gilberto ressecamento e rachadura pode acontecer mesmo com motores em uso, por isso é muito
importante a correta lubrificação bem como a limpeza (restos de linha).

Muito importante é ler sempre o manual do fabricante no que se refere a armazenamento por longos
períodos, seja pra motores elétricos e principalmente os de popa. Ficar guardado não significa ficar
bem guardado.

Tirando a linguiçaiada ai de cima vamos ao que importa:

1-Retire o hélice do motor
2-Encha um tanque com água e mergulhe o motor lentamente e observe eventuais bolhas no local (sinal que esta entrando água)
3-Ligue o motor ainda dentro da água e veja se novamente não sai bolha (o motor aquecerá um pouco no seu interior e expandirá o ar interno facilitando a visualização)
4-Se nada disso acontecer ainda resta abrir o motor e ver se está úmido por dentro (ai requer um pouquinho de técnica principalmente pra montar)

O ideal seria já levar num técnico e mandar substituir os retentores.

Se fizer erda me chame que te oriento na remontagem.

abç
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Gilberto Almeida
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Mensagem por Gilberto Almeida » Qui Nov 26, 2015 5:12 pm

Angelo, muito obrigado pela ajuda.

Trata-se de um motorzinho Minn Kota 30lb que já deve ter mais de 15 anos, então não faço idéia de onde possa estar o manual, vou ver se encontro na net.

Já desmontei ele algumas vezes, então vou seguir a sua dica, primeiramente com ele desligado e ver o que dá, depois faço o teste com ele ligado.

Em breve volto com os resultados.

Mais uma pergunta. Você utiliza algum lubrificante naquela região do eixo?
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Angelo Roberto
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Mensagem por Angelo Roberto » Sex Nov 27, 2015 11:03 am

Gilberto Almeida escreveu:Angelo, muito obrigado pela ajuda.

Trata-se de um motorzinho Minn Kota 30lb que já deve ter mais de 15 anos, então não faço idéia de onde possa estar o manual, vou ver se encontro na net.

Já desmontei ele algumas vezes, então vou seguir a sua dica, primeiramente com ele desligado e ver o que dá, depois faço o teste com ele ligado.

Em breve volto com os resultados.

Mais uma pergunta. Você utiliza algum lubrificante naquela região do eixo?

Normalmente utilizo um pouco de graxa.
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