Duvida sobre instalação de carregador on board

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Claudio Amaral
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Duvida sobre instalação de carregador on board

Mensagem por Claudio Amaral » Seg Jul 23, 2012 11:06 am

Tenho um carregador on-board XPS iT 5/5/5 para 3 baterias.
Hoje tenho uma bateria DELCO FREEDOM DF 2000 que já está com mais de três anos e está precisando ser substituída.

Com vou ter que comprar uma bateria nova, pensei em colocar duas baterias para o motor elétrico de 55 lbs 12V ligadas em paralelo.

Minha dúvida está na ligação dos cabos do carregador. Há necessidade de ter uma chave 0/1/2 para desconectar a ligação em paralelo das baterias quando for usar o carregador, ou podem ser carregadas com a ligação em paralelo?

Qual seria a melhor combinação de baterias para o motor elétrico:
• duas DF 1000 (2x 15 = 30 kg)
• duas DF 2000 (2x 27,3 = 54,6 kg)
• duas Optima D31M ( 2x 19,73 = 39,46 kg)
• Duas Optima D34M (2x 27,13 = 54,26 kg)
• Duas Moura Boat 12 MB105 (2x 25,5 = 51 kg)
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Angelo Roberto
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Mensagem por Angelo Roberto » Seg Jul 23, 2012 12:59 pm

Claudio por favor passe a corrente das baterias.

A priori não há problema em carregar as duas baterias em paralelo.

O que irá determinar esta carga é o tamanho das baterias x o tempo de carga x a corrente de carga.

Quanto a utilização da chave cabe pensar em quem e quando irão comuta-la.

Com chave corre o risco de ter uma mais carregada que a outra o que não é muito bom, eu desconheço uma chave de comutação automática, que seria o ideal.
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Octavio Egas de Oliveira
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Re: Duvida sobre instalação de carregador on board

Mensagem por Octavio Egas de Oliveira » Seg Jul 23, 2012 7:04 pm

Nao precisa de chave nenhuma, é só colocar os cabos da bateria 1 (positivo e negativo) e da bateria 2 (positivo e negativo). Este carregador carrega individualmente, nao sendo necessario um carregador 24v por exemplo.
Sobre as baterias vá de OPTIMA 75A, nao vai se arrepender nunca.

Abraço
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Angelo Roberto
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Mensagem por Angelo Roberto » Seg Jul 23, 2012 8:55 pm

Claudio este carregador a que se referiu precisa sim de chave.

Ele tem a propriedade de transferir a corrente para a bateria menos carregada. Então na hora da carga terá que separar os positivos.

Se ligar as duas baterias em paralelo com ligação fixa ele entenderá como sendo uma bateria só. Perdendo a característica de transferir carga para a bateria mais descarregada. Ex normal 5A para cada, baterias desequilibradas 7A para uma e 3A para outra.

Só lembrando: 2 baterias de 12 Volts em paralelo = 12 Volts e a corrente é igual a soma das duas (+ com + e - com -)

2 baterias de 12 Volts em série = 24 Volts e a corrente é igual a individual (+ bat1 - jamper + bat2 -)
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Aristides de Paula
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Mensagem por Aristides de Paula » Ter Jul 24, 2012 3:01 am

Se voce usar uma bateria por exemplo delphi de 115 amperes voce nunca necessitara de colocar duas baterias ,,,ou ateh mesmo de 95 amperes.... ...
Um amigo meu tem um motor guide 55 lbs ,,, pescamos sempre dois a tres dias sem carregar....
abraxxxxx
Pesque , solte e preserve ,,,, nossos filhos agradecem.... ....
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Claudio Amaral
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Mensagem por Claudio Amaral » Ter Jul 24, 2012 9:12 am

Obrigado aos três.

Angelo, em princípio também concordo que deva desconectar o paralelo na hora de carregar. É exatamente esta minha dúvida. Meu motor é 12 v e tenho que ligar em paralelo. Mas ficar desligando na hora de carregar tira um bocado da praticidade de um carregador onboard desses.

O manual fala exatamente o que disse o Otávio. Para mim é um pouco estranho. Otavio você tem experiência de funcionamento com esta ligação? Quanto à bateria Optima, vale o investimento? Ela é bem cara... A vantagem que vejo é que duas Optima pesam quase a mesma coisa que 1 Delphi DF 2000.

E por fim, Aristides, também concordo que a DF 2000 dá conta. Só pensei em melhorar o sistema.
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Claudio Amaral
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Mensagem por Claudio Amaral » Ter Jul 24, 2012 10:05 am

Em resumo numa pesquisa rápida pela internet:

Optima DM 34 M 75 Ah R$ 1230,00 cada!!!!
Moura Boat 12 MB105 105 Ah R$ 600,00 cada
Moura Log 110 Ah R$ 455,00
Moura 100 Ah R$ 400,00
Freedom DF 1000 70 Ah R$ 240 cada
Duas Freedom DF 1000 140 Ah (70 Ah x 2) R$ 480,00
Freedom DF 2000 115 Ah R$ 400,00 cada

Descartei todas menos as Freedom. Minha dúvida é duas DF 1000 ou uma DF 2000?
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Gustavo Starling
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Mensagem por Gustavo Starling » Ter Jul 24, 2012 5:37 pm

Claudio ,

Meu elétrico e de 24V tenho um carregador onboard ligado em 3 baterias . Uma do barco partida , e as outras duas para o elétrico ligadas em paralelo . No caso o meu carregador, e so ligar positivo e negativo nas 3 baterias mesmo estando 2 em paralelo que o carregador e inteligente e carrega cada bateria com a voltagem correta, nao precisando de desligar nada .

O XPS que acredito que voce possa ligar nas baterias também mesmo duas em paralelo que nao tem problema algum .

Eu uso a MOura BOAT 115 amp um pouco pesada mais muito boa .
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Angelo Roberto
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Re: ..

Mensagem por Angelo Roberto » Ter Jul 24, 2012 9:39 pm

Gustavo Starling escreveu:Claudio ,

Meu elétrico e de 24V tenho um carregador onboard ligado em 3 baterias . Uma do barco partida , e as outras duas para o elétrico ligadas em paralelo . No caso o meu carregador, e so ligar positivo e negativo nas 3 baterias mesmo estando 2 em paralelo que o carregador e inteligente e carrega cada bateria com a voltagem correta, nao precisando de desligar nada .

O XPS que acredito que voce possa ligar nas baterias também mesmo duas em paralelo que nao tem problema algum .

Eu uso a MOura BOAT 115 amp um pouco pesada mais muito boa .
Gustavo tem algo de errado na tua explicação:

Duas baterias em paralelo para alimentar um motor de 24 V ??? ( duas baterias em paralelo dão 12 Volts) Ou são duas de 24v em paralelo?

O que acontece no teu caso é que as baterias do elétrico estão em série 12+12= 24 V por isto não precisa de chave.
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Mensagem por Gustavo Starling » Qua Jul 25, 2012 10:55 am

Angelo deixa ey tentar explicar melhor hehehe:

Tenho Uma bateria para partida ligada no motor de 115 amp e 12v , tenho outras duas baterias 115 amp de 12v cada uma que estao ligadas juntas e que rodam o meu motor eletrico de 24v . O carregado onboard esta ligado em todas as 3 baterias mesmo duas delas estando ligadas juntas para gerar 24 v . Deu para entender ?

Resumo : no meu carregador onboar nao importa como as baterias estao ligadas e so conectar no positivo e negativo de cada bateria que ele faz o circuito mesmo tendo baterias de 12 v ou duas baterias de 12v ligadas juntas para dar 24 v.
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Angelo Roberto
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Re: ..

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Jul 25, 2012 1:29 pm

Gustavo Starling escreveu:Angelo deixa ey tentar explicar melhor hehehe:

Tenho Uma bateria para partida ligada no motor de 115 amp e 12v , tenho outras duas baterias 115 amp de 12v cada uma que estao ligadas juntas e que rodam o meu motor eletrico de 24v . O carregado onboard esta ligado em todas as 3 baterias mesmo duas delas estando ligadas juntas para gerar 24 v . Deu para entender ?

Resumo : no meu carregador onboar nao importa como as baterias estao ligadas e so conectar no positivo e negativo de cada bateria que ele faz o circuito mesmo tendo baterias de 12 v ou duas baterias de 12v ligadas juntas para dar 24 v.

Gustavo baterias em série é uma coisa, ai tudo bem, em paralelo o carregador perde a referência de qual bateria esta com menor carga pois as duas acabam virando uma só.
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Mensagem por Claudio Amaral » Qua Jul 25, 2012 3:15 pm

Angelo,
No caso de um esquema com três baterias sendo duas em paralelo, entendo que seja necessário colocar uma chave para desligar o “jumper” positivo durante o carregamento.

Não consigo colocar a figura, seria este o esquema de ligação?

http://imageshack.us/f/502/201207253bat2emparalelo.jpg/
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Angelo Roberto
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Mensagem por Angelo Roberto » Qua Jul 25, 2012 4:28 pm

Exato Claudio.

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Mensagem por Angelo Roberto » Qua Jul 25, 2012 4:36 pm

Claudio para inserir foto é fácil:

Pegue o link direto :http://imageshack.us/f/502/201207253bat2emparalelo.jpg

Cole no post e selecione ele e click no botão [img]

[img]:http://imageshack.us/f/502/201207253bat ... o.jpg/[img]

Ai é só clicar no prever e estando certo é só enviar.
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Mensagem por Marcio Freitag » Qua Jul 25, 2012 4:43 pm

Aristides de Paula escreveu:Se voce usar uma bateria por exemplo delphi de 115 amperes voce nunca necessitara de colocar duas baterias ,,,ou ateh mesmo de 95 amperes.... ...
Um amigo meu tem um motor guide 55 lbs ,,, pescamos sempre dois a tres dias sem carregar....
abraxxxxx
Também colocaria uma bateria maior.

Pode ser uma estacionária dessas: Freedom Estacionária DF2000 - 115Ah, o sr encontra por menos de R$ 400,00.

Na minha ótica não vejo vantagem em se usar duas baterias onde pode-se usar apenas uma. Sem contar que a instalação é mais complexa!

Isto é só uma opinião... não sou especialista.

Abraço!
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Mensagem por Gustavo Starling » Qui Jul 26, 2012 10:10 am

Angelo Roberto escreveu:Exato Claudio.

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Angelo este desenho e exatamente o esquema que tenho em meu barco .

Valeu
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Mensagem por Claudio Amaral » Qui Jul 26, 2012 10:48 am

Gustavo, se esse é o esquema que você tem em seu barco, suas baterias estão ligadas em paralelo e com 12V.

Para dar 24 V teria que ligar o negativo da bateria 2 ao positvo da bateria 1 e ligar o elétrico no positvo da bateria 2 com o negativo da bateria 1.

abs
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Mensagem por Angelo Roberto » Qui Jul 26, 2012 11:16 am

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A unica dúvida que tenho é se internamente no carregador os negativos são comuns.

Se for, precisa de chave.
Se não for, não precisa.
Vou pesquisar.

Em paralelo precisa.
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Re: .

Mensagem por Angelo Roberto » Qui Jul 26, 2012 11:18 am

Gustavo Starling escreveu:
Angelo este desenho e exatamente o esquema que tenho em meu barco .

Valeu

Gustavo reveja os dois esquemas e compare, provavelmente o teu é com as baterias em série (24V) o segundo postado.
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Re: .

Mensagem por Gustavo Starling » Qui Jul 26, 2012 1:48 pm

Angelo Roberto escreveu:
Gustavo Starling escreveu:
Angelo este desenho e exatamente o esquema que tenho em meu barco .

Valeu

Gustavo reveja os dois esquemas e compare, provavelmente o teu é com as baterias em série (24V) o segundo postado.
kakakak to ficando perdido hehehe mas e o segundo mesmo . O meu carregador e o ProMariner 300
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Mensagem por Angelo Roberto » Qui Jul 26, 2012 7:13 pm

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Li o manual até de cabeça para baixo e não vi nenhuma ligação do mesmo em série ou paralelo, ele sempre reporta ligação de baterias individuais.

Pelo que entendi é espetacular, porém tem um péssimo defeito: ou é 110vca ou 220vca, não tem bivolt.

Acredito até agora no exposto acima.

Continuarei vendo, caso ache volto.
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