Quer um barco bom para cortar marolas? Taí a indicação:
Brincadeiras a parte, vou colocar minha opinião:
Qundo questionamos situações de marolas e ondas, o que 90% dos pescadores se referem é SEGURANÇA e não desempenho.
Diante disso, a preocupação não é ressaltar apenas um aspecto do barco, para classifica-lo como melhor ou pior. Um barco pode ser muito bom para uma determinada situação e não tão bom para outra.
A análise é sempre para a nossa realidade de pesca. Mero Lazer, campeonatos, com a família, artificiais, iscas vivas, baías, represas, rios, mares, etc.
E é sempre muito difícil delimitar qual é o melhor.
Eu pesco boa parte do tempo na Baia de Guaratuba. E já pesquei em campeonato tb.
A minha opinião é que em situação de vento e marola, no quesito desempenho para deslocamento, o melhor barco que andei, pescando, foi o Bass Way, da Way Brasil.
O Barco é mais alto, mais angulado, mais proximo de um barco de passeio, com fatores muito próximos aos descritos pelo Zeca para o Fibralar, o qual não conheço e por isso não posso opinar. Por isso, para quem gosta de passear com a familia e esta é a sua atividade preponderante, sendo que esporadicamente vá pescar e o campeonato não é seu objetivo, acho que o Bass Way é uma opção. Dá para se pescar com ele razoavelmente bem, e para passeio ele será mais confortável que o Trick, por exemplo.
Mas, se o objetivo principal for pescar, com o material que normalmente levamos (para iscas artificiais, mais de um equipamento já montado, material delicado, etc) e para o tipo de pescaria que normalmente realizamos, com iscas artificiais, em 2 ou 3 pessoas, no mangue ou na pindoca, com o fim de soltar o peixe e sendo o campeonato uma realidade (mesmo hoje eu não estando participando, almejo retornar em breve), ai acho que o Bass Way deixa de ser uma opção para mim.
Comparando com o Trick ou com o Classic, estes dois são mais confortáveis para nós pescadores esportivos. Suas caixas são direcionadas ao nosso material, porta varas, viveiro, plataformas, tudo pensado e desenvolvido para a pesca. O barco fica organizado, mesmo com um monte de material a bordo, evitando assim uma série de acidentes que podem ocorrer contigo e com o material (hehe). Na hora de pescar, o barco fica colado na agua, na altura perfeita a arremessos de precisão, facilitando alcançar o peixe fisgado com a mão ou alicate, e adernando praticamente nada, mesmo com 2 ou 3 pessoas no mesmo lado do barco. O Fato de ser o mesmo baixo em relação à linha da agua proporciona estes fatores, bem como sua largura. A Ação do vento na hora de pescar e no posicionamento do elétrico é outra diferença que só é sentida por quem realmente pesca e tem que ajeitar o barco.
O Viveiro é melhor. Ou seja, pescando, ainda não tive sensação de maior conforto do que nos barcos do Juarez (seja lá que nome for hehe).
E as marolas??
Mesmo pegando situações de muita marola e vento, jamais passei qualquer sufoco no Trick ou no Classic (barcos do juarez que já pesquei). Em verdade, com pouca marola, não se sente nada, na mesma forma que a maioria dos barcos de fibra. Mesmo em situações Ruins, ele é um barco com capacidade para trazer em segurança os pescadores que estão a bordo, sem sufoco. Acho que esta é a maior preocupação.
E em situações muito Ruins, desempenho e velocidade, para qualquer pessoa que não queira acabar com a própria vida, devem ser fatores secundários à segurança, não tendo os Juarez Boats nada a desejar neste quesito.
De verdade, as baleeiras com motor "toc toc" cortam marola melhor que qualquer barco de fibra, não significando que são melhores para a nossa pesca do que os barcos que estamos discutindo.
Beleza é gosto, então não discuto.
Então, na minha analise e sem qualquer manifestação de amizade ou interesse, O F3 e o Bass Way estariam perdendo no meu interesse por um barco. Mas isto vale para o meu tipo de pesca e nas condições que expus acima.
Melhor ou Pior são interpretações possíveis apenas em determinados aspectos, sendo que o conjunto do barco depende muito da sua realidade de pesca.
Barcos semelhantes se diferenciam nos detalhes.
Amigo do Nelson Maciel.