Baterias, e Carregadores para Motor Elétrico -Verdades/Mitos

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
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Rick Morais
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Mensagem por Rick Morais » Dom Mar 12, 2006 4:03 pm

O texto retirado do Webpesca é da minha matéria.

Dei um ralo pra conseguir as informações corretas.

Fui atrás das informações inclusive conversando com pessoal que entende bem sobre baterias.

Aprendi muita coisa interessante.

Vou colocando no Webpesca aos poucos pq é muita informação.

abraço
Rick
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Carlos OGAsawara
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Mensagem por Carlos OGAsawara » Dom Mar 12, 2006 4:59 pm

João Rogério escreveu:Se liga tio.
Quem é mesmo que usa brinquinho e passa batom?
kkkkkkkkkkkkkkkkk
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Renato Janone
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Mensagem por Renato Janone » Sáb Mar 18, 2006 9:59 pm

NEM COMENTO DEPOIS DESSE ALTO NÍVEL DE DEBATE.
AS MINHAS DÚVIDAS FORAM TIRADAS E JÁ SALVEI O TEXTO NO MEU HD.
OBRIGADO AO RAFAEL E AO JOÃO.
CORDIALMENTE
RENATO.
Um abraço cordial;
Renato Janone.
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murilobredt
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Mensagem por murilobredt » Qui Mar 30, 2006 11:17 pm

Estou só capatando informações. Já que não entendo nada de bateria mesmo. Mas se alguém tiver com dor posso ajudar.hehe
Pulei do barco, vá ser rider.... ... game mesmo...

PEPINO É HEMER, LINGUÇA É BLUMENAU
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ZezinhoVET
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Mensagem por ZezinhoVET » Dom Jun 25, 2006 12:19 pm

ótimo tópico ... realmente me tirou grandes duvidas !
abraço !
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Rafael Fernandes
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Mensagem por Rafael Fernandes » Qui Jun 29, 2006 2:14 pm

Recentemente minhas baterias estavam tendo um desgaste excessivo, levei num especialista, e ele fez uma analise geral, deu uma revisão nas placas e trocou o ácido, voltaram a ficar bala... as vezes a gente já joga a bateria fora, por isso consultem alguém antes...

deem uma olhada nos textos abaixo..

Chumbo-ácido inventada nos anos 1800, tem como componentes básicos o chumbo ou óxido de chumbo e o ácido sulfúrico. Vantagens: custo relativamente baixo, resistência a grandes variações de temperatura e grande durabilidade. Desvantagens: pesada, consome bastante tempo para ser carregada, descarrega-se rapidamente, sofre queda (pequena, porém constante) de voltagem durante sua utilização e não pode ser recarregada totalmente com tanta frequência quanto os outros tipos. Além disso, sua melhor utilização é a esporádica, uma vez que este tipo de bateria é desenhado para ser constantemente carregada e eventualmente descarregada (ex.: é o tipo utilizado em automóveis, sendo carregada com o motor em funcionamento e descarregada nas partidas)

Manutenção preventiva:

Para que o módulo de automação de carga possa ser utilizado de forma adequada, é indispensável acompanhar periodicamente o estado de conservação da bateria. Caso seja utilizada bateria do tipo chumbo-ácido (PbSO4), é fundamental verificar o nível da solução, pois a cada carga e descarga ocorrerão perdas por evaporação. Neste caso deve-se completar o nível da solução com água destilada. Isto não será necessário, caso utilize bateria do tipo selada, pois a mesma dispensa estes cuidados. Além disso, é importante também verificar sempre o estado de conservação dos terminais da bateria, para que não haja oxidação e corrosão nos mesmos. Isto evitará eventuais maus-contatos e prolongará a vida útil da bateria.
Tempo de carga:
Será determinado em função da capacidade da bateria utilizada em Ah (Ampéres-hora) e pela amperagem máxima do carregador ou fonte de alimentação utilizada. Quanto menor a capacidade da bateria ou maior a amperagem máxima do equipamento, menor será o tempo de carga. Exemplo: um carregador ou fonte de alimentação de 5A utilizando uma bateria de 12V/90Ah irá proporcionar 18 horas de carga. Com um carregador de 10A ou utilizando bateria de 45Ah, o tempo de autonomia será de 9 horas.
Escolha do equipamento (carregador manual ou fonte de alimentação):
Por questões de segurança, recomenda-se que a amperagem máxima do equipamento utilizado em conjunto com o módulo de automação de carga tenha cerca de 10% do valor nominal da capacidade da bateria, proporcionando assim carga lenta eficiente e maior vida útil a mesma. Exemplo: para uma bateria de 100Ah, recomenda-se um equipamento de 10A de corrente máxima.

estudo legal tbm pra dar uma olhada...
http://www.solar.coppe.ufrj.br/practica3.html
Rafael Fernandes
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Diego Sávio
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Mensagem por Diego Sávio » Qui Jun 29, 2006 5:11 pm

Sei que "alhos" com "bugalhos" não tem muito a ver... mas será que a mesma coisa ocorre com as Pilhas Recarregáveis??????
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
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Mensagem por Rafael Fernandes » Qui Jun 29, 2006 10:40 pm

Diego escreveu:Sei que "alhos" com "bugalhos" não tem muito a ver... mas será que a mesma coisa ocorre com as Pilhas Recarregáveis??????
Acho que não, pois as automotivas são chumbo-ácidas, e essas baterias pra uso em eletro eletronicos sao de litío, ou de niquel e cádio.. é diferente..
mas mesmo assim ocorre nelas o efeito da memória, que cada vez menos ela pega carga.. aqui explica mais ou menos...
http://www.fbaeletro.com.br/faq.php

Abração!!
Rafael Fernandes
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Diego Sávio
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Mensagem por Diego Sávio » Sex Jun 30, 2006 8:57 am

Rafael Fernandes escreveu:
Diego escreveu:Sei que "alhos" com "bugalhos" não tem muito a ver... mas será que a mesma coisa ocorre com as Pilhas Recarregáveis??????
Acho que não, pois as automotivas são chumbo-ácidas, e essas baterias pra uso em eletro eletronicos sao de litío, ou de niquel e cádio.. é diferente..
mas mesmo assim ocorre nelas o efeito da memória, que cada vez menos ela pega carga.. aqui explica mais ou menos...
http://www.fbaeletro.com.br/faq.php

Abração!!
Rafa... valeu mesmo, irmão...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
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Felipe Kazan
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Mensagem por Felipe Kazan » Ter Jul 04, 2006 9:03 pm

João Rogério escreveu:Apenas para se ter uma noção das diferenças:
Essa bateria é vendida pela martinelli por R$320,00:
Imagem
http://www.martinellishop.com.br/produt ... 20Náuticas

Eu compro uma bateria do mesmo tamanho por R$190,00 automotiva. Que se for bem cuidada, respeitando o limite de 3Ah para se carregar e não deixar ela "zerar" cada vez que formos pescar, vai durar a mesma coisa que a da martinelli.
Outra que a martinelli é careira pra dedéu... hahaha
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Cassio Ferreira Nunes
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Mensagem por Cassio Ferreira Nunes » Ter Jul 04, 2006 9:57 pm

Minha primeira bateria foi especial, de ciclo profundo conforme manda o figurino, durou menos de um ano.Depois disso so comprei bateria comum
sem manutenção,elas tem durado cerca de 1,5 a 2 anos. Se durar menos de 1 ano a garantia cobre .
Cassio F Nunes
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Jean H. Callegari
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Mensagem por Jean H. Callegari » Ter Ago 22, 2006 7:31 pm

Olha, quem ja usou muita bateria em acionamento de motores sabe que a chumbo/acido nao resiste o tempo de uma ferro/acida (tracionarias)..
tenho mais de 5 anos de convivencia com paletadeiras e empilhadeiras eletricas..
Se fossem iguais, ou pelo menos parecidas, nao se pagaria o equivalente a um carro usado razoavel pra adquirir uma fe/acida de 750 A/h..
A chumbo acida é feita para entregar um surto de corrente alta e logo apos ser recarregada (arranque e depois entra o alternador, que sustenta o sistema eletrico).. As ferro/acidas sao projetadas para fornecer potencia por um tempo maior, com menor carga, e depois serem recarregadas..
Nao existe termo de comparacao.. é igual comparar um molinete de 30 pila (com caniço) com um VanStall..
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NELSON MACIEL
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Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Ago 22, 2006 7:45 pm

callega escreveu:Olha, quem ja usou muita bateria em acionamento de motores sabe que a chumbo/acido nao resiste o tempo de uma ferro/acida (tracionarias)..
tenho mais de 5 anos de convivencia com paletadeiras e empilhadeiras eletricas..
Se fossem iguais, ou pelo menos parecidas, nao se pagaria o equivalente a um carro usado razoavel pra adquirir uma fe/acida de 750 A/h..
A chumbo acida é feita para entregar um surto de corrente alta e logo apos ser recarregada (arranque e depois entra o alternador, que sustenta o sistema eletrico).. As ferro/acidas sao projetadas para fornecer potencia por um tempo maior, com menor carga, e depois serem recarregadas..
Nao existe termo de comparacao.. é igual comparar um molinete de 30 pila (com caniço) com um VanStall..
Interessante ... Fale-me mais sobre este tipo de bateria ...
Nelson Maciel
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José Zuanon
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Mensagem por José Zuanon » Ter Ago 22, 2006 8:25 pm

Aproveitando que esse tópico voltou a ser visitado, meu visinho é fabrincante
de vários tipos de carregadores de bateria, aparelho de solda e outro pra testar baterias....
o Site é
http://www.paulitech.net/

Eu estou usando atualmente este carregador do tipo "inteligente". Acho que é o mais adequado para o nossso perfil de consumidor que geralmente carrega apenas uma bateria de cada vez....
http://www.paulitech.net/vendo.asp?ID=159
Se não me engano o preço está por volta de 200 reais + frete.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
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Jean H. Callegari
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Mensagem por Jean H. Callegari » Ter Ago 22, 2006 9:53 pm

São baterias tracionárias ferro/acidas. Usadas em paletadeiras, empilhadeiras e carros eletricos.. Sao caras pra dedéu..
Experimente ver os links abaixo..Tem um fabricante de baterias e um de equipamentos.. Da pra ter uma ideia..

http://www.empilha.com.br/fulguris.htm
http://www.fimatec-empilhadeiras.com.br/fulguris.htm
http://www.crowmatec.com.br/reengenharia.asp

Nao sei qual a potencia minima disponivel.
Sempre, em qualquer processo envolvendo baterias, o carregador é fundamental para a sobrevivencia da coitada.. Existem carregadores com controle de tensao e corrente.. Normalmente as correntes de carga sao ao redor de 70, 80 A para baterias de 750A.. Estima-se que para uma carga de 12horas, deve-se utilizar 1/10 da corrente nominal da bateria. Os carregadores de primeira linha, alem de controlar a corrente, controlam a tensao.. Quando a tensao da bateria chega a um nivel pré-determinado (ao redor de 13,8V), a carga é interrompida.. Nos melhores ainda, o sistema de carga é flutuante, ou seja, desliga qdo chaga na tensao limite e religa qdo cai abaixo de um certo patamar, ligando e desligando em ciclos..
Existem circutos integrados especificos para controle de carga, mas dificilmente encontrados no mercado..
Jean H Callegari
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NELSON MACIEL
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Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Ago 23, 2006 2:39 pm

Obrigado Gaudério ...
Aprendendo sempre ...
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Rodrigo Suzuki - Rodão
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Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qui Jul 12, 2007 4:09 pm

Pessoal, muito bom o tópico, sobre segurança vi o texto do Rafael:
Informações sobre segurança.
Baterias basicamente possuem dois perigos:
1) Gases potencialmente explosivos (oxigênio e hidrogênio)
-Não fume, não produza chamas ou faíscas próximo a baterias
-Antes de dar carga em baterias convencionais, retire as tampas.
-Só dê carga em locais ventilados.
-Se a bateria ficar quente durante a carga, pare a carga e espere a bateria esfriar. Calor estraga as placas e a bateria pode explodir.
-Esteja certo que o tubo de respiro da bateria está desobstruído e sem dobras.

2) Acido sulfúrico que é extremamente corrosivo.
-Sempre use óculos de proteção, luvas e roupas protetoras.
-Lave qualquer respingo de ácido com água e sabão.
-Em caso de ingestão, beba grandes quantidades de leite ou água com leite de magnésia, óleo vegetal ou ovos batidos. Procure ajuda médica.
-Em caso de contato com os olhos lave com água durante vários minutos e procure ajuda médica.
-Retorne sua bateria usada para a loja onde você comprou. Eles são obrigados por lei a receber a bateria e destinar ela para reciclagem. Baterias contém chumbo e ácidos que podem contaminar o meio ambiente.

Mantenha baterias fora do alcance de crianças.

Alguns componentes elétricos podem ser danificados caso os terminais da bateria ou conectores sejam ligados ou desligados com a ignição ligada e houver presença de corrente elétrica.

Tenho uma bateria automotiva Heliar selada que utilizo no meu motor elétrico, carrego num carregador de bateria automotivo(parecido com os da forceline) dentro de casa na despensa(luz apagada e porta fechada) durante a noite/madrugada inteira e me deixa um pouco preocupado.

Perguntas:
1. Nesta situação ela pode explodir e se explodir é porque esquentou muito ?(não acompanho a carga pra ver se a bateria está quente ou não)
2. Nunca vi uma bateria explodir, como é a explosão de uma bateria, sai fogo, chamas ou ela derrete ?!?
3. Vocês acham perigoso carregar dentro de casa ?


[]'s
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Ricardo Haruo
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Mensagem por Ricardo Haruo » Qui Jul 12, 2007 11:32 pm

rodao escreveu:...Tenho uma bateria automotiva Heliar selada que utilizo no meu motor elétrico, carrego num carregador de bateria automotivo(parecido com os da forceline) dentro de casa na despensa(luz apagada e porta fechada) durante a noite/madrugada inteira e me deixa um pouco preocupado.

Perguntas:
1. Nesta situação ela pode explodir e se explodir é porque esquentou muito ?(não acompanho a carga pra ver se a bateria está quente ou não)
2. Nunca vi uma bateria explodir, como é a explosão de uma bateria, sai fogo, chamas ou ela derrete ?!?
3. Vocês acham perigoso carregar dentro de casa ?


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Fala, Rodão, beleza?
Segundo meus parcos conhecimentos teóricos, a bateria explode não como uma bomba, por reação química instantânea, mas por acúmulo dos gases que se formam durante o carregamento (fazendo pressão), por isso as tampas abertas nessa hora. A combinação de (formação de gases) + (calor) vai com certeza aumentar a pressão desses gases e o risco de explosão. Esta se dá porque a caixa da bateria não aguenta a pressão desses gases. Os gases que se formam também podem explodir por serem combustíveis. Por isso recomenda-se recarregá-las em ambientes arejados, para que estes gases não se acumulem, é como vazamento de gás de cozinha, se for em lugar aberto, o perigo é menor.
Eu carrego dentro do apartamento, mas na área de serviço, com janelas abertas para ventilar bem. Nunca me deu problemas.
Espero ter ajudado enquanto não chega alguém que conhece mais, rsrsrs.
Grande Abraço.
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Rodrigo Suzuki - Rodão
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Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Ter Jul 17, 2007 9:43 am

Haruo, valeu pelas informações.... .... bom, vou continuar carregando como carrego, pois até o momento nunca deu problemas... e vou procurar manter o local arejado !!! :wink:
[]'s e bons pinchos
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Semionovas
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Mensagem por Semionovas » Qua Set 19, 2007 9:26 pm

rodao

O gás formado na carga da bateria e o hidrogênio que em contato com o oxigênio do ar e altamente explosivo.
Quando a mistura de gazes encontra uma fonte de ignição a uma grande liberação de energia térmica, chegando a romper a caixa da bateria e esparramando acido sulfúrico.
O gás hidrogênio e muito leve e se as tampas da bateria estiverem abertas ele não se acumula e não oferece risco.
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Antonio Carlos
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Mensagem por Antonio Carlos » Qua Set 19, 2007 10:23 pm

amigão...eu não vi, mas estava no patio ao lado, quando uma bateria explodiu na Marina...caramba meu...que porrada....parecia uma cabeça de nego...sabe aquelas bombonas de festa junina ??? acho que foi pr sobrecarga, este episódio, especificamente...só sei que deu um medaço...eu carrego carga lentinha...dois amperes...e na area dos fundos de casa...mas sempre meio com medo...durante a noite, quando ninguem podera estar por perto...mas tambem nunca tive eu mesmo problemas...vai ver que o gerente da Marina estava forçando a barra...carga extra rapida...
Pesca e Solta !!
Seu neto agradecerá !!
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Cleo Pinheiro Q Souza
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Mensagem por Cleo Pinheiro Q Souza » Sáb Set 29, 2007 1:11 pm

Apesar deste topico ser lançado em março de 2006, hoje e sempre vai ser de referencia para tirar e esclarecer duvidas.
Valeu!! Tirou uma duvida que tinha!!
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Edson Kurokawa
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Baterias de ciclo profundo

Mensagem por Edson Kurokawa » Dom Nov 04, 2007 9:31 am

Prezados colegas do CATERVA

Aquiri recentemente um motor elétrico.
Novamente, a grande dúvida, qual a bateria ideal a ser adquirida?
Vendo os relatos anteriores, pude ler várias opiniões de pescadores (baterias de auto, bateria ciclo profundo, tracionárias, etc).
Como carregar? Qual o equipamento ideal? Qual a carga ideal? Como se realiza o processo para otimizar o uso? O que acontece no carregamento?
Quais os parâmetros elétricos que tenho que acompanhar ou medir?
Ou seja, várias dúvidas.

Pesquisando na internet, achei dois textos super interessantes e gostaria de compartilhar com todos:

http://www.mbtenergia.com.br/pdf/Conhec ... terias.pdf
www.1001pilhas.com.br/manual.pdf

São dois excelentes textos que permitem esclarecer várias das dúvidas presentes em todas as discussões anteriores e esclarece-los. No meu caso foi bastante esclarecedor.

Quanto a minha opção de bateria que pretendo adquirir, após ler as experiências, fui fazer uma pesquisa da Delphi Freedom 2000 (Estacionária 115 AH), que foi uma dica do Murilo Dantas e do Kará.
Pesquisando na internet, achei a curva de descarga dessa bateria.

http://i78.photobucket.com/albums/j116/ ... ofundo.jpg

A curva permite relacionar o ciclo de vida da bateria com a profundidade de descarga. Ou seja, a principal informação técnica que permite verificar como é o funcionamento da bateria em função da profundidade de descarga.
Conversando com um assistente técnico de um revendedor, ele me informou que as baterias de automóveis, possuem uma baixa capacidade na relação - ciclos de recarga X profundidade de descarga.
Baterias de automóveis podem ser usadas, desde que, você use somente uma pequena capacidade de profundidade de carga (entre 10 a 20% de profundidade de descarga da mesma e que depende da marca) para não compromete-la e danifica-la permanentemente. Essa é a principal diferença entre a bateria automotiva e a de ciclo profundo.

Conforme a curva da Delphi Freedom 2000, baterias de ciclo profundo podem ser utilizadas em torno de 50% de profundidade de descarga e possuir em torno de 400 ciclos de carga/descarga.
A curva também mostra que após 50% da profundidade de descarga, compromete-se bem o ciclo de vida.
Até baterias de ciclo profundo não devem ser utilizadas em descarga completa ou superior a 50%.
As informações que permitem avaliar o que é uma descarga completa encontrei nos textos acima. São valores que podem ser medidos com um voltímetro e com um amperímetro. Como já possuo um equipamento multiteste, estarei verificando posteriormente, no dia a dia do uso da bateria.

Embora esse tipo de bateria seja bem mais cara que a automotiva, estou optando pela questão de confiabilidade e durabilidade.

Outra questão que me intrigou, foi o relato de um participante que adquiriu uma bateria de ciclo profundo e durou menos de um ano.
Conversando com o assistente técnico, ele me informou sobre a questão marcas. Existem "baterias" e baterias. Algumas marcas são de baixa qualidade e ele me recomendou que sempre optasse por marcas de boa qualidade. Não sei se esse é o caso do relato que li no Caterva.

Esperando poder estar contribuindo, um grande abraço

Edson Kurokawa
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Mário Cardin
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Mensagem por Mário Cardin » Ter Dez 11, 2007 9:40 am

Olá Amigo,

Essa dúvida já foi também debatida lá no site www.flyfishingbrazil.net. Vale a pena dar uma olhada lá.
Uso baterias há uns 15 anos para pescar tucunarés.
Meu carregador é o minn kota original, e ele carrega 5/6 amperes por hora.
A minha primeira bateria de ciclo profundo durou 6,5 anos de vida, porém sempre observei o seguinte:
1. NUNCA deixei a bateria ficar com carga inferior a 30% da sua cap. de acumular energia.
Para saber isso sempre acompanho a carga da bateria com um medidor de carga da própria minn kota. ´
2. Recarregue a bateria sempre antes de usa-la, mesmo que for só um pouquinho de carga
3. Sem uso ela perde a carga. Obs. Nunca deixe-a no chão quando sem uso, pois ela descarrega rápido. Sempre suspensa (mesa por exemplo). Deixo-a sempre dentro de meu barco.
4. NUNCA dê carga rápida. Ela também descarregará rapidamente e se danificará com o tempo. Sempre carga lenta nela.
5. Espero que tenha ajudado em algo. Não li todos os tópicos acima.
Abraço,
Mário
"Atar e Pescar com mosca é muito divertido"

http://marioflycardin.blogspot.com.br/

Mário
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Re: Baterias

Mensagem por Beto Akamine » Qui Jan 17, 2008 10:49 am

Fábio Gessullo escreveu:Com uso de motor elétrico Minn Kota de 32 libras, a vida destas baterias é pouco mais de 1 ano, algo em torno de 50 a 60 pescarias.
Ou seja.. o senhor está pescando todo final de semana!! Por isso que conhece os verdinhos pelo nome já... ha ha ha.... ...

Quem me dera, amigo, quem me dera.... quando vou uma vez por mês fico contente.... rs

Abracaum
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

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Mensagem por Semionovas » Sex Mar 07, 2008 10:12 am

Vejam este site www.bateriasoptima.com.br
são a ultima novidade em baterias náuticas de serviço , as placas são enroladas e são fabricadas para ciclo profundo , isto e, não são apropriadas para partida de motores e sim para descarga continua ,nesta condição duram muito mais que as convencionais
Ainda são muito caras, espero que com o aumento da produção este preço deve cair.
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Mensagem por Breno Arruda » Qua Mar 12, 2008 1:43 am

Muito completo esse tópico, parabéns a todos...
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Mensagem por MarceloGuerra » Sáb Mar 15, 2008 12:22 am

Oii.. gostaria de saber se é recomendavel o uso daqueles recarregadores baratinhos de baterias q utilizam uma lampada. Custam em media 20,00. Podem trazer algum desgaste maior da bateria?? Pretendo usar em uma bateria de 60 amp.

Obrigado
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Mensagem por Semionovas » Sáb Mar 15, 2008 9:57 pm

Marcelo Guerra
O carregador de baterias com lâmpada e um perigo para sua bateria ,
se quiser fabricar o seu não vai custar R$ 3,00 reais,ele e composto de um diodo (by127 ou similar ) em serie com a lâmpada e em serie com a bateria , só e necessário verificar a polaridade.
A potencia em W da lâmpada limita a corrente de carga (quanto maior a potencia da lâmpada,maior e a carga da bateria),e o diodo retifica em meia onda a corrente alternada.
Funciona mas você estará colocando a tensão de metade da tenção da rede dividido por 1.42 (raiz quadrada de dois )o que muito acima da tensão máxima de carga para uma bateria ( nas baterias de 12V esta tensão e de 14,7 V ) conforme a bateria vai carregando , como a corrente e constante a tensão vai subindo.Se você controlar a tensão em no Maximo 14,7 V tudo bem ,se deixar passar disto vai desmanchar as placas positivas da bateria e ai só serve para vender por kilo no ferro velho.
Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
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Marcio Dalla Costa
ANZOL DE BRONZE
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Mensagem por Marcio Dalla Costa » Ter Jun 24, 2008 11:24 am

Prezados Amigos,

O que me dizem sobre a utilização das baterias VRLA ( fibra de vidro ou gel) de 12V 100 amp para o motor eletrico elas tem a vantagem, de poder ser montadas em qualquer posição será que uma destas aguenta um dia de trabalho.

Marcio
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