Duvida sobre instalação de carregador on board
- Claudio Amaral
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Duvida sobre instalação de carregador on board
Tenho um carregador on-board XPS iT 5/5/5 para 3 baterias.
Hoje tenho uma bateria DELCO FREEDOM DF 2000 que já está com mais de três anos e está precisando ser substituída.
Com vou ter que comprar uma bateria nova, pensei em colocar duas baterias para o motor elétrico de 55 lbs 12V ligadas em paralelo.
Minha dúvida está na ligação dos cabos do carregador. Há necessidade de ter uma chave 0/1/2 para desconectar a ligação em paralelo das baterias quando for usar o carregador, ou podem ser carregadas com a ligação em paralelo?
Qual seria a melhor combinação de baterias para o motor elétrico:
• duas DF 1000 (2x 15 = 30 kg)
• duas DF 2000 (2x 27,3 = 54,6 kg)
• duas Optima D31M ( 2x 19,73 = 39,46 kg)
• Duas Optima D34M (2x 27,13 = 54,26 kg)
• Duas Moura Boat 12 MB105 (2x 25,5 = 51 kg)
Hoje tenho uma bateria DELCO FREEDOM DF 2000 que já está com mais de três anos e está precisando ser substituída.
Com vou ter que comprar uma bateria nova, pensei em colocar duas baterias para o motor elétrico de 55 lbs 12V ligadas em paralelo.
Minha dúvida está na ligação dos cabos do carregador. Há necessidade de ter uma chave 0/1/2 para desconectar a ligação em paralelo das baterias quando for usar o carregador, ou podem ser carregadas com a ligação em paralelo?
Qual seria a melhor combinação de baterias para o motor elétrico:
• duas DF 1000 (2x 15 = 30 kg)
• duas DF 2000 (2x 27,3 = 54,6 kg)
• duas Optima D31M ( 2x 19,73 = 39,46 kg)
• Duas Optima D34M (2x 27,13 = 54,26 kg)
• Duas Moura Boat 12 MB105 (2x 25,5 = 51 kg)
- Angelo Roberto
- GARATÉIA DE TITÂNIO
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Claudio por favor passe a corrente das baterias.
A priori não há problema em carregar as duas baterias em paralelo.
O que irá determinar esta carga é o tamanho das baterias x o tempo de carga x a corrente de carga.
Quanto a utilização da chave cabe pensar em quem e quando irão comuta-la.
Com chave corre o risco de ter uma mais carregada que a outra o que não é muito bom, eu desconheço uma chave de comutação automática, que seria o ideal.
A priori não há problema em carregar as duas baterias em paralelo.
O que irá determinar esta carga é o tamanho das baterias x o tempo de carga x a corrente de carga.
Quanto a utilização da chave cabe pensar em quem e quando irão comuta-la.
Com chave corre o risco de ter uma mais carregada que a outra o que não é muito bom, eu desconheço uma chave de comutação automática, que seria o ideal.
- Octavio Egas de Oliveira
- ANZOL DE PRATA
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Re: Duvida sobre instalação de carregador on board
Nao precisa de chave nenhuma, é só colocar os cabos da bateria 1 (positivo e negativo) e da bateria 2 (positivo e negativo). Este carregador carrega individualmente, nao sendo necessario um carregador 24v por exemplo.
Sobre as baterias vá de OPTIMA 75A, nao vai se arrepender nunca.
Abraço
Sobre as baterias vá de OPTIMA 75A, nao vai se arrepender nunca.
Abraço
- Angelo Roberto
- GARATÉIA DE TITÂNIO
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Claudio este carregador a que se referiu precisa sim de chave.
Ele tem a propriedade de transferir a corrente para a bateria menos carregada. Então na hora da carga terá que separar os positivos.
Se ligar as duas baterias em paralelo com ligação fixa ele entenderá como sendo uma bateria só. Perdendo a característica de transferir carga para a bateria mais descarregada. Ex normal 5A para cada, baterias desequilibradas 7A para uma e 3A para outra.
Só lembrando: 2 baterias de 12 Volts em paralelo = 12 Volts e a corrente é igual a soma das duas (+ com + e - com -)
2 baterias de 12 Volts em série = 24 Volts e a corrente é igual a individual (+ bat1 - jamper + bat2 -)
Ele tem a propriedade de transferir a corrente para a bateria menos carregada. Então na hora da carga terá que separar os positivos.
Se ligar as duas baterias em paralelo com ligação fixa ele entenderá como sendo uma bateria só. Perdendo a característica de transferir carga para a bateria mais descarregada. Ex normal 5A para cada, baterias desequilibradas 7A para uma e 3A para outra.
Só lembrando: 2 baterias de 12 Volts em paralelo = 12 Volts e a corrente é igual a soma das duas (+ com + e - com -)
2 baterias de 12 Volts em série = 24 Volts e a corrente é igual a individual (+ bat1 - jamper + bat2 -)
- Aristides de Paula
- ANZOL DE OURO
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Se voce usar uma bateria por exemplo delphi de 115 amperes voce nunca necessitara de colocar duas baterias ,,,ou ateh mesmo de 95 amperes.... ...
Um amigo meu tem um motor guide 55 lbs ,,, pescamos sempre dois a tres dias sem carregar....
abraxxxxx
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abraxxxxx
Pesque , solte e preserve ,,,, nossos filhos agradecem.... ....
- Claudio Amaral
- ANZOL DE BRONZE
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Obrigado aos três.
Angelo, em princípio também concordo que deva desconectar o paralelo na hora de carregar. É exatamente esta minha dúvida. Meu motor é 12 v e tenho que ligar em paralelo. Mas ficar desligando na hora de carregar tira um bocado da praticidade de um carregador onboard desses.
O manual fala exatamente o que disse o Otávio. Para mim é um pouco estranho. Otavio você tem experiência de funcionamento com esta ligação? Quanto à bateria Optima, vale o investimento? Ela é bem cara... A vantagem que vejo é que duas Optima pesam quase a mesma coisa que 1 Delphi DF 2000.
E por fim, Aristides, também concordo que a DF 2000 dá conta. Só pensei em melhorar o sistema.
Angelo, em princípio também concordo que deva desconectar o paralelo na hora de carregar. É exatamente esta minha dúvida. Meu motor é 12 v e tenho que ligar em paralelo. Mas ficar desligando na hora de carregar tira um bocado da praticidade de um carregador onboard desses.
O manual fala exatamente o que disse o Otávio. Para mim é um pouco estranho. Otavio você tem experiência de funcionamento com esta ligação? Quanto à bateria Optima, vale o investimento? Ela é bem cara... A vantagem que vejo é que duas Optima pesam quase a mesma coisa que 1 Delphi DF 2000.
E por fim, Aristides, também concordo que a DF 2000 dá conta. Só pensei em melhorar o sistema.
- Claudio Amaral
- ANZOL DE BRONZE
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Em resumo numa pesquisa rápida pela internet:
Optima DM 34 M 75 Ah R$ 1230,00 cada!!!!
Moura Boat 12 MB105 105 Ah R$ 600,00 cada
Moura Log 110 Ah R$ 455,00
Moura 100 Ah R$ 400,00
Freedom DF 1000 70 Ah R$ 240 cada
Duas Freedom DF 1000 140 Ah (70 Ah x 2) R$ 480,00
Freedom DF 2000 115 Ah R$ 400,00 cada
Descartei todas menos as Freedom. Minha dúvida é duas DF 1000 ou uma DF 2000?
Optima DM 34 M 75 Ah R$ 1230,00 cada!!!!
Moura Boat 12 MB105 105 Ah R$ 600,00 cada
Moura Log 110 Ah R$ 455,00
Moura 100 Ah R$ 400,00
Freedom DF 1000 70 Ah R$ 240 cada
Duas Freedom DF 1000 140 Ah (70 Ah x 2) R$ 480,00
Freedom DF 2000 115 Ah R$ 400,00 cada
Descartei todas menos as Freedom. Minha dúvida é duas DF 1000 ou uma DF 2000?
- Gustavo Starling
- ANZOL DE BRONZE
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..
Claudio ,
Meu elétrico e de 24V tenho um carregador onboard ligado em 3 baterias . Uma do barco partida , e as outras duas para o elétrico ligadas em paralelo . No caso o meu carregador, e so ligar positivo e negativo nas 3 baterias mesmo estando 2 em paralelo que o carregador e inteligente e carrega cada bateria com a voltagem correta, nao precisando de desligar nada .
O XPS que acredito que voce possa ligar nas baterias também mesmo duas em paralelo que nao tem problema algum .
Eu uso a MOura BOAT 115 amp um pouco pesada mais muito boa .
Meu elétrico e de 24V tenho um carregador onboard ligado em 3 baterias . Uma do barco partida , e as outras duas para o elétrico ligadas em paralelo . No caso o meu carregador, e so ligar positivo e negativo nas 3 baterias mesmo estando 2 em paralelo que o carregador e inteligente e carrega cada bateria com a voltagem correta, nao precisando de desligar nada .
O XPS que acredito que voce possa ligar nas baterias também mesmo duas em paralelo que nao tem problema algum .
Eu uso a MOura BOAT 115 amp um pouco pesada mais muito boa .
- Angelo Roberto
- GARATÉIA DE TITÂNIO
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Re: ..
Gustavo tem algo de errado na tua explicação:Gustavo Starling escreveu:Claudio ,
Meu elétrico e de 24V tenho um carregador onboard ligado em 3 baterias . Uma do barco partida , e as outras duas para o elétrico ligadas em paralelo . No caso o meu carregador, e so ligar positivo e negativo nas 3 baterias mesmo estando 2 em paralelo que o carregador e inteligente e carrega cada bateria com a voltagem correta, nao precisando de desligar nada .
O XPS que acredito que voce possa ligar nas baterias também mesmo duas em paralelo que nao tem problema algum .
Eu uso a MOura BOAT 115 amp um pouco pesada mais muito boa .
Duas baterias em paralelo para alimentar um motor de 24 V ??? ( duas baterias em paralelo dão 12 Volts) Ou são duas de 24v em paralelo?
O que acontece no teu caso é que as baterias do elétrico estão em série 12+12= 24 V por isto não precisa de chave.
- Gustavo Starling
- ANZOL DE BRONZE
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..
Angelo deixa ey tentar explicar melhor hehehe:
Tenho Uma bateria para partida ligada no motor de 115 amp e 12v , tenho outras duas baterias 115 amp de 12v cada uma que estao ligadas juntas e que rodam o meu motor eletrico de 24v . O carregado onboard esta ligado em todas as 3 baterias mesmo duas delas estando ligadas juntas para gerar 24 v . Deu para entender ?
Resumo : no meu carregador onboar nao importa como as baterias estao ligadas e so conectar no positivo e negativo de cada bateria que ele faz o circuito mesmo tendo baterias de 12 v ou duas baterias de 12v ligadas juntas para dar 24 v.
Tenho Uma bateria para partida ligada no motor de 115 amp e 12v , tenho outras duas baterias 115 amp de 12v cada uma que estao ligadas juntas e que rodam o meu motor eletrico de 24v . O carregado onboard esta ligado em todas as 3 baterias mesmo duas delas estando ligadas juntas para gerar 24 v . Deu para entender ?
Resumo : no meu carregador onboar nao importa como as baterias estao ligadas e so conectar no positivo e negativo de cada bateria que ele faz o circuito mesmo tendo baterias de 12 v ou duas baterias de 12v ligadas juntas para dar 24 v.
- Angelo Roberto
- GARATÉIA DE TITÂNIO
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Re: ..
Gustavo Starling escreveu:Angelo deixa ey tentar explicar melhor hehehe:
Tenho Uma bateria para partida ligada no motor de 115 amp e 12v , tenho outras duas baterias 115 amp de 12v cada uma que estao ligadas juntas e que rodam o meu motor eletrico de 24v . O carregado onboard esta ligado em todas as 3 baterias mesmo duas delas estando ligadas juntas para gerar 24 v . Deu para entender ?
Resumo : no meu carregador onboar nao importa como as baterias estao ligadas e so conectar no positivo e negativo de cada bateria que ele faz o circuito mesmo tendo baterias de 12 v ou duas baterias de 12v ligadas juntas para dar 24 v.
Gustavo baterias em série é uma coisa, ai tudo bem, em paralelo o carregador perde a referência de qual bateria esta com menor carga pois as duas acabam virando uma só.
- Claudio Amaral
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Angelo,
No caso de um esquema com três baterias sendo duas em paralelo, entendo que seja necessário colocar uma chave para desligar o “jumper” positivo durante o carregamento.
Não consigo colocar a figura, seria este o esquema de ligação?
http://imageshack.us/f/502/201207253bat2emparalelo.jpg/
No caso de um esquema com três baterias sendo duas em paralelo, entendo que seja necessário colocar uma chave para desligar o “jumper” positivo durante o carregamento.
Não consigo colocar a figura, seria este o esquema de ligação?
http://imageshack.us/f/502/201207253bat2emparalelo.jpg/
- Angelo Roberto
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- Angelo Roberto
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Claudio para inserir foto é fácil:
Pegue o link direto :http://imageshack.us/f/502/201207253bat2emparalelo.jpg
Cole no post e selecione ele e click no botão [img]
[img]:http://imageshack.us/f/502/201207253bat ... o.jpg/[img]
Ai é só clicar no prever e estando certo é só enviar.
Pegue o link direto :http://imageshack.us/f/502/201207253bat2emparalelo.jpg
Cole no post e selecione ele e click no botão [img]
[img]:http://imageshack.us/f/502/201207253bat ... o.jpg/[img]
Ai é só clicar no prever e estando certo é só enviar.
- Marcio Freitag
- GARATÉIA DE BRONZE
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Também colocaria uma bateria maior.Aristides de Paula escreveu:Se voce usar uma bateria por exemplo delphi de 115 amperes voce nunca necessitara de colocar duas baterias ,,,ou ateh mesmo de 95 amperes.... ...
Um amigo meu tem um motor guide 55 lbs ,,, pescamos sempre dois a tres dias sem carregar....
abraxxxxx
Pode ser uma estacionária dessas: Freedom Estacionária DF2000 - 115Ah, o sr encontra por menos de R$ 400,00.
Na minha ótica não vejo vantagem em se usar duas baterias onde pode-se usar apenas uma. Sem contar que a instalação é mais complexa!
Isto é só uma opinião... não sou especialista.
Abraço!
- Gustavo Starling
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.
Angelo Roberto escreveu:Exato Claudio.
Angelo este desenho e exatamente o esquema que tenho em meu barco .
Valeu
- Claudio Amaral
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- Angelo Roberto
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- Angelo Roberto
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Re: .
Gustavo Starling escreveu:
Angelo este desenho e exatamente o esquema que tenho em meu barco .
Valeu
Gustavo reveja os dois esquemas e compare, provavelmente o teu é com as baterias em série (24V) o segundo postado.
- Gustavo Starling
- ANZOL DE BRONZE
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Re: .
kakakak to ficando perdido hehehe mas e o segundo mesmo . O meu carregador e o ProMariner 300Angelo Roberto escreveu:Gustavo Starling escreveu:
Angelo este desenho e exatamente o esquema que tenho em meu barco .
Valeu
Gustavo reveja os dois esquemas e compare, provavelmente o teu é com as baterias em série (24V) o segundo postado.
- Angelo Roberto
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Li o manual até de cabeça para baixo e não vi nenhuma ligação do mesmo em série ou paralelo, ele sempre reporta ligação de baterias individuais.
Pelo que entendi é espetacular, porém tem um péssimo defeito: ou é 110vca ou 220vca, não tem bivolt.
Acredito até agora no exposto acima.
Continuarei vendo, caso ache volto.