E-Tec 30:respiro do óleo não funciona.
Enviado: Sáb Jan 11, 2014 6:39 pm
Meu e-tec 30, manche, possui um reservatório de óleo cuja tampa, obrigatoriamente aliás, possui um respiro. Assim que saí pela primeira vez a navegar, ao voltar e inspecionar o motor, notei que o reservatório estava levemente "chupado". Ao abrí-lo realmente se ouviu o ruido do ar entrando.
Imaginei que por ter navegado pouco, a depressão criada pelo pequeno esvaziamento do tanque fora insuficiente para abrir o pequeno cone no interior e centro da tampa, que deveria dar passagem de entrada de ar que vem por um rasgo na rosca da tampa.
Na vez seguinte, ao navegar mais de meio tanque, o mesmo chegou bastante "chupado" mostrando que realmente a coisa não estava funcionando.
Relatei o caso para a revendedora Miami Náutica, junto à sua proprietária Lili que imediatamente comprou pessoalmente uma nova tampa e fez a substituição (não acionou a garantia por causa da demora.)
Na oficina havia um 25 hp em que o sistema era diferente: uma protuberância, de borracha, tipo tubinho com a ponta amassada que se abria quando da depressão. Falo isso porque o sistema no meu 30hp, como dito antes, é diferente.
O problema persiste com a tampa nova e a Miami me informou que a Bombardier diz que "é assim mesmo", que a chupagem ocorre.
Ora, se ocorre, então não precisa do respiro!
Acontece que a "chupagem" cria uma pressão contrária ao funcionamento da bomba de óleo e poderá prejudicar a lubrificação. Então a cada 1 hora de navegação eu tenho que parar o barco, abrir a carenagem, abrir a tampa para ventilar e depois continuar a navegar!!!!!
Não consegui o contato com o fabricante e se alguém puder me ajudar com alguma informação eu agradeço.
Imaginei que por ter navegado pouco, a depressão criada pelo pequeno esvaziamento do tanque fora insuficiente para abrir o pequeno cone no interior e centro da tampa, que deveria dar passagem de entrada de ar que vem por um rasgo na rosca da tampa.
Na vez seguinte, ao navegar mais de meio tanque, o mesmo chegou bastante "chupado" mostrando que realmente a coisa não estava funcionando.
Relatei o caso para a revendedora Miami Náutica, junto à sua proprietária Lili que imediatamente comprou pessoalmente uma nova tampa e fez a substituição (não acionou a garantia por causa da demora.)
Na oficina havia um 25 hp em que o sistema era diferente: uma protuberância, de borracha, tipo tubinho com a ponta amassada que se abria quando da depressão. Falo isso porque o sistema no meu 30hp, como dito antes, é diferente.
O problema persiste com a tampa nova e a Miami me informou que a Bombardier diz que "é assim mesmo", que a chupagem ocorre.
Ora, se ocorre, então não precisa do respiro!
Acontece que a "chupagem" cria uma pressão contrária ao funcionamento da bomba de óleo e poderá prejudicar a lubrificação. Então a cada 1 hora de navegação eu tenho que parar o barco, abrir a carenagem, abrir a tampa para ventilar e depois continuar a navegar!!!!!
Não consegui o contato com o fabricante e se alguém puder me ajudar com alguma informação eu agradeço.