Pesca de Robalos com Jighead utilizando linha de Fluorcarbon

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Rodrigo Akira
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 8:37 pm
Cidade:

Pesca de Robalos com Jighead utilizando linha de Fluorcarbon

Mensagem por Rodrigo Akira » Ter Jan 24, 2012 10:54 pm

Ola amigos do Caterva.

Ultimamente tenho me interessado mais na pesca do Robalo com camarão ou shad com Jig Head e tenho tido dificuldades com as "barrigas" formadas pela multi.

Utilizo linhas multi de 0.23mm, e já me recomendar utilizar linhas mais finas. Quando comecei a pescar Black Bass e trairas nas soft baits, comecei a utilizar linhas de Fluorcarbon de 12lb e 0.28mm e notei uma grande diferença na sensibilidade das batidas do peixe, e pensei comigo, será que isso serve para os robalos no Jig Head?

Alguém já fez isso?

A principio estou pensando em pegar uma linha de fluorcarbon com 20lb e 0.37mm, será que é muito grossa para issoo?

Abraços.

Akira
Avatar do usuário
Rodrigo Maciel Mendes
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 282
Registrado em: Qui Set 23, 2010 8:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Maciel Mendes » Qua Jan 25, 2012 11:14 am

Opa amigo tb já fiquei nesse dilema mas resolvi usando uma multi de boa qualidade e mais fina, tenho usado a da varivas sea bass 16lbs, resolveu meu problema.
abs.
Avatar do usuário
Jonatas Krug
ANZOL DE OURO
Mensagens: 953
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 1:52 pm
Cidade:

Mensagem por Jonatas Krug » Qua Jan 25, 2012 1:53 pm

Já experimentaram multi sinking?
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Qua Jan 25, 2012 4:39 pm

Parceiro,

O Rodrigo Schneider fez um tutorial sobre esse assunto, dá pra pescar normal com fluor, mas na minha opinião a barriga tb tem a ver com o peso do Jig head, se for muito leve demora demais pra descer formando barriga na linha.

Eu mesmo vou tentar fluorcarbon de Bass na próxima pescaria com JH.

viewtopic.php?t=65590
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Qua Jan 25, 2012 5:18 pm

Eu sinceramente acho que a sensibilidade da VARA influencia muito mais que a da linha , já que com um jighead pesado a linha fica esticada e da pra sentir o que acontece lá embaixo.
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Tiago Tagnin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1175
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 12:29 am
Cidade:

Mensagem por Tiago Tagnin » Qua Jan 25, 2012 5:52 pm

Jonatas Krug escreveu:Já experimentaram multi sinking?
Eu experimentei a YGK Bay Side SEA BASS PE Sinking. Boa linha, porém mais grossa que as varivas da mesma libragem.

Imagem

Quanto ao trabalho do jighead ou à barriga da linha, confesso que não notei diferença.

Abs,
Tiago
______________
Cichla, hopilas, salminus, brycon | centropomus, caranx, seriola, pomatomus, mycteroperca
Avatar do usuário
Cleber Akio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 77
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 12:46 pm
Cidade:

Mensagem por Cleber Akio » Qua Jan 25, 2012 6:12 pm

Amigo, estou usando uma YGK 16lb sinking. Mas também acho que uma boa vara para Jig Head ajuda em muito.
Binho
TBFT! Boas Pescarias Todos os Dias!!
Avatar do usuário
Ricardo Bernardes Rafael
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 5:42 pm
Cidade:

Vara

Mensagem por Ricardo Bernardes Rafael » Qua Jan 25, 2012 7:01 pm

Amigo


Eu acredito que a vara é essencial( primordial ) para este tipo de pescaria, mas todo o resto tem que ser sensível também. Eu utilizo um cojunto com uma Crucial 6'6", carreta Scorpion 1501, linha Varivas PE-2, líder 0,37mm e snap bem pequenininho( mas resistente ). Com o equipamento correto você não vai deixar de sentir nenhum toque que aconteça no camarão, nem do menor dos tricks.
Pesco muito com o camarão pequeno( 7cm ) e JH de 7 a 10 gramas e com o médio( 10cm ) com JH de 14 gramas e a quantidade de robalos que entra é estúpida, mas os parceiros que me acompanham e não tem o equipo certo pegam muito menos peixes e logo trocam pelo jumping jig. Mas esse é um tipo de pescaria bem finesse e se o local for fundo ou se a maré estiver correndo com força, prefiro pescar com jumping jig.
Acabei ficando tão maluco com a produtividade dessa pescaria que tô ficando até preguiçoso pra pinchar na galhada rsrsrs. Pode não!!!!


Ricardo
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Qua Jan 25, 2012 9:34 pm

Marcio Zampronio escreveu:Parceiro,

O Rodrigo Schneider fez um tutorial sobre esse assunto, dá pra pescar normal com fluor, mas na minha opinião a barriga tb tem a ver com o peso do Jig head, se for muito leve demora demais pra descer formando barriga na linha.

Eu mesmo vou tentar fluorcarbon de Bass na próxima pescaria com JH.

viewtopic.php?t=65590
Valeu pela lembrança amigo. :D
Vou transcrever aqui a parte que relato minha opnião sobre as linhas.
LINHAS:
Em relação as Linhas, gosto muito de usar as multifilamentos de 10 e no Maximo 16lbs, os leaders de flúorcarbono tenho usado o 35mm para os robalos pevas e tem dado conta do recado. Quanto mais fina a linha mais sensibilidade ela irá transmitir. No caso dos flechas é o mesmo princípio, quanto mais fino o leader mais irá sentir sua batida, porém deve-se cuidar que neste caso sempre se exige um leader mais grosso do que no caso dos pevas.
Outra possibilidade é usar as linhas fluorcarbono como linha principal. Nesse caso uso as flúor que normalmente utiliza-se para os black bass, que são mais macias que os leaders. Quanto a libragem da linha procuro usar as flúor de 16lbs que equivale a um 35mm aproximadamente.
A diferença entre se usar a flúor como linha principal é bem simples. Se usa muito também para a pesca com camarões artificial do modo normal, sem o jig head. A linha flúor como principal desce mais “reta” dando maior sensibilidade e melhor nado para o camarão sem jig head. Enquanto que na multifilamento ela tende a criar uma “barriga” dentro dágua, deixando a linha num formato de semi-circulo mais ou menos.
Isso acontece pois a velocidade da queda da isca (camarão sem jig) é menor do que a queda da linha multifilamento que tende a flutuar um pouco por causa do material de que é fabricada.
Já na flúorcarbono isso não ocorre pois praticamente não há atrito com esta linha na água.
Então pode-se dizer que a flúorcarbono como linha principal transmite mais sensibilidade para o pescador na pesca com camarões sem jig head por exemplo.
Porém na pesca do jig head a linha multifilamento também serve muito bem, pois como o jig tem um peso maior a linha multi tende a descer mais “esticada” do que a situação anterior.
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre Matsunaga
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 476
Registrado em: Qui Nov 03, 2005 6:24 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Matsunaga » Qui Jan 26, 2012 11:20 am

Respondi no outro fórum, mas vou mandar um copy paste aqui: rsrs

Fala Akira!

Na minha opinião, o fluor vai ajudar a linha a descer mais rápido do que um multi 0,23, ou seja, vai acompanhar a primeira descida da isca mais fácil. Isso em dia de maré parada acho que vai ser legal.

O problema é a corrida da maré, que vai carregar mais a linha, por ser um pouco grossa. Uma linha mais fina tem menos arrasto.

Pra pescar dentro do canal, tenho usado multi 16 lbs do tipo sinking PE, dá muuuita diferença, principalmente nos dias de maré correndo e vento.

Abraçao,
Waka (Alexandre Matsunaga)
Fixo: (11) 2158-1039
Vivo: (11) 94264-6398
Oi: (11) 98132-6484

www.varascustomizadas.com.br
www.wakacustom.com.br

Imagem
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Qui Jan 26, 2012 11:54 am

A idéia é boa, mas se trata de linha 0,37mm, cabe muito menos na carretilha e quando a maré correr vai criar muito mais arrasto...
O melhor mesmo seria uma multi 10 ou 15lb com leader fino, eu uso no máximo 0,42mm pra garantir um flecha maior se entrar.
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Qui Jan 26, 2012 12:26 pm

Galera,

Pintou uma outra dúvida na pesca com JH. A pescaria deve ocorrer na rodada ou segurando o barco no elétrico. Percebi que segurando e arremessando contra a correnteza o Camarão desce mais rápido.

Outra coisa, fiz um teste que fiquei bem satisfeito, passei a arremessar em direção á margem perto da estrutura, apesar de pegar uma tricaiada danada foi bem produtivo, usei a seguinte posição:
Barco de proa virada contra a correnteza e os arremessos diagonais á margem, aí o camarão passava nos drop´s. Foi bem bacana. Recomendo.... ...
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Qui Jan 26, 2012 2:25 pm

Alexandre Matsunaga escreveu:Respondi no outro fórum, mas vou mandar um copy paste aqui: rsrs

Fala Akira!

Na minha opinião, o fluor vai ajudar a linha a descer mais rápido do que um multi 0,23, ou seja, vai acompanhar a primeira descida da isca mais fácil. Isso em dia de maré parada acho que vai ser legal.

O problema é a corrida da maré, que vai carregar mais a linha, por ser um pouco grossa. Uma linha mais fina tem menos arrasto.

Pra pescar dentro do canal, tenho usado multi 16 lbs do tipo sinking PE, dá muuuita diferença, principalmente nos dias de maré correndo e vento.

Abraçao,

Waka,

Ótima dica, poderia dar mais detalhes dessa linha?

Abraço.
Avatar do usuário
Rodrigo Akira
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 8:37 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Akira » Qui Jan 26, 2012 8:05 pm

Galera, valew pelas dicas, realmente vou de multi mais fina.

Já estou com uma vara show de bola que inclusive foi montada pelo Waka, e realmente é somente a linha que eu acho que está legal.

Abraços.

Akira
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Re: Vara

Mensagem por Marcio Zampronio » Qui Jan 26, 2012 11:17 pm

Ricardo Bernardes Rafael escreveu:Amigo


Eu acredito que a vara é essencial( primordial ) para este tipo de pescaria, mas todo o resto tem que ser sensível também. Eu utilizo um cojunto com uma Crucial 6'6", carreta Scorpion 1501, linha Varivas PE-2, líder 0,37mm e snap bem pequenininho( mas resistente ). Com o equipamento correto você não vai deixar de sentir nenhum toque que aconteça no camarão, nem do menor dos tricks.
Pesco muito com o camarão pequeno( 7cm ) e JH de 7 a 10 gramas e com o médio( 10cm ) com JH de 14 gramas e a quantidade de robalos que entra é estúpida, mas os parceiros que me acompanham e não tem o equipo certo pegam muito menos peixes e logo trocam pelo jumping jig. Mas esse é um tipo de pescaria bem finesse e se o local for fundo ou se a maré estiver correndo com força, prefiro pescar com jumping jig.
Acabei ficando tão maluco com a produtividade dessa pescaria que tô ficando até preguiçoso pra pinchar na galhada rsrsrs. Pode não!!!!


Ricardo
Fala Ricardo,

Foi um prazer conhece-lo pessoalmente hoje na reunião do Tattica.

Assim que possível vamos marcar aquela pescadinha no Casqueiro.

Abração.
Avatar do usuário
Ricardo Bernardes Rafael
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 280
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 5:42 pm
Cidade:

Tattica

Mensagem por Ricardo Bernardes Rafael » Sex Jan 27, 2012 7:42 am

Faaalaaa Marcio!!!


O prazer foi meu de ter conhecido a você e também a galera do Táttica, foi legal pra caramba( menos a cara feia da minha mulher na hora que eu cheguei kkkk ).
A pescada lá no Casqueiro está mais do que prometida, temos que aproveitar a temporada que está muito boa... Na próxima pescaria que fizer lá te aviso com antecedência ok, vamos rodar aquilo tudo!!!


Ricardo
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Re: Tattica

Mensagem por Marcio Zampronio » Sex Jan 27, 2012 8:46 am

Ricardo Bernardes Rafael escreveu:Faaalaaa Marcio!!!


O prazer foi meu de ter conhecido a você e também a galera do Táttica, foi legal pra caramba( menos a cara feia da minha mulher na hora que eu cheguei kkkk ).
A pescada lá no Casqueiro está mais do que prometida, temos que aproveitar a temporada que está muito boa... Na próxima pescaria que fizer lá te aviso com antecedência ok, vamos rodar aquilo tudo!!!


Ricardo
É isso aí tamo junto,



Abraço.
Avatar do usuário
Tiago Tagnin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1175
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 12:29 am
Cidade:

Mensagem por Tiago Tagnin » Sex Jan 27, 2012 9:44 am

Marcio Zampronio escreveu:
Alexandre Matsunaga escreveu:Respondi no outro fórum, mas vou mandar um copy paste aqui: rsrs

Fala Akira!

Na minha opinião, o fluor vai ajudar a linha a descer mais rápido do que um multi 0,23, ou seja, vai acompanhar a primeira descida da isca mais fácil. Isso em dia de maré parada acho que vai ser legal.

O problema é a corrida da maré, que vai carregar mais a linha, por ser um pouco grossa. Uma linha mais fina tem menos arrasto.

Pra pescar dentro do canal, tenho usado multi 16 lbs do tipo sinking PE, dá muuuita diferença, principalmente nos dias de maré correndo e vento.

Abraçao,

Waka,

Ótima dica, poderia dar mais detalhes dessa linha?

Abraço.

Marcio,

Acredito que a linha seja a que citei acima, a YGK Bay Side SEA BASS PE Sinking.


Abs,
Tiago
______________
Cichla, hopilas, salminus, brycon | centropomus, caranx, seriola, pomatomus, mycteroperca
Avatar do usuário
Alexandre Matsunaga
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 476
Registrado em: Qui Nov 03, 2005 6:24 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Matsunaga » Sex Fev 03, 2012 7:36 am

Marcio Zampronio escreveu:
Alexandre Matsunaga escreveu:Respondi no outro fórum, mas vou mandar um copy paste aqui: rsrs

Fala Akira!

Na minha opinião, o fluor vai ajudar a linha a descer mais rápido do que um multi 0,23, ou seja, vai acompanhar a primeira descida da isca mais fácil. Isso em dia de maré parada acho que vai ser legal.

O problema é a corrida da maré, que vai carregar mais a linha, por ser um pouco grossa. Uma linha mais fina tem menos arrasto.

Pra pescar dentro do canal, tenho usado multi 16 lbs do tipo sinking PE, dá muuuita diferença, principalmente nos dias de maré correndo e vento.

Abraçao,

Waka,

Ótima dica, poderia dar mais detalhes dessa linha?

Abraço.
Marcio,

Uso esta aqui:

Imagem

Essa indicada pelo Tiago também ouvi dizer que é excelente, devem ser bem parecidas.

Abraçao,
Waka (Alexandre Matsunaga)
Fixo: (11) 2158-1039
Vivo: (11) 94264-6398
Oi: (11) 98132-6484

www.varascustomizadas.com.br
www.wakacustom.com.br

Imagem
Responder

Voltar para “- ROBALO -”