Pergunta aos robaleiros - Cor da água x cor de isca

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Yan Paixão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1029
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 3:06 pm
Cidade:

Mensagem por Yan Paixão » Sáb Set 24, 2011 8:45 pm

Marcos Zotto escreveu:Pesquisei na internet e encontrei várias referências a captura do robalo com tuviras.

Desta forma, peço desculpas a você Yan, por ter colocado em dúvida a sua afirmação.

No entanto, gostaria de enfatizar a importância de postar informações sólidas e bem embasadas aqui no forum .

http://www.fotosdepesca.com.br/fotos/44586


http://www.ibiubi.com.br/produtos/tuvir ... ID9632811/

http://www.orkut.com/CommMsgs?tid=25971 ... 2&hl=pt-BR
Fica na paz, Zotto :D
Live to feel the action!
Avatar do usuário
Vinicius Cordeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Qui Jan 20, 2011 6:16 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vinicius Cordeiro » Sáb Set 24, 2011 9:11 pm

no rio doçe - ES o pessoal pesca robalo com tuvira!

tem rio proximo aki da minha cidade que a incidencia de captura de robalo é maior com tuvira ou sarapoá.

ja pesquei com uma isquinha preta com cabeça vermelha e peguei alguns robalinhos peva no mangue...

acho que a cor nao é um fator fundamental na pesca de robalo é sim os movimentos da isca.

abraço
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Dom Set 25, 2011 4:07 pm

Na água barrenta, já tive resultado com iscas de barbela que vibram muito, porque o robalo sente a vibração e ataca com visibilidade mínima, ja tive acoes com ate 1 palmo de visibilidade.

Abcs,
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Ilson Couto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2050
Registrado em: Qua Set 24, 2008 9:15 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ilson Couto » Seg Set 26, 2011 11:39 am

Davi Nast escreveu:Acredito que o Robalo coma tuvira caso se depare com uma, rsrsrsrs.
Mas e quanto à Bonnie preta? Essas iscas estão tão famosas que todo mundo sai falando isso e aquilo.
Eu mesmo não tenho nenhuma, se um dia o preço baixar eu compro, rsrsrsrs.

Davi....
tenho 4 ou 5 Bonnies 85 pretas....todas funcionam muito bem.... ... usei em agua barrenta, mas nas demais condicoes ja usei e atacaram muito, porém só pevas....vai entender, quando pegar um Flecha aviso.... ...

abraço velho! e vai nas Bonnis sem medo, é otima, matadeira e salva muitas pescarias!

valeu!
Ilson Couto
www.msseguros.com
SNOOKZILLA Fishing Team - Joinville/SC
Imagem
Avatar do usuário
Marcio Busato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 481
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 8:10 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Busato » Seg Set 26, 2011 3:10 pm

Marcos Zotto escreveu:Marcio

É a segunda vez que vc entra aqui no forum ROBALO em três anos.
A primeira foi para contribuir com um pouco do seu imenso conhecimento de pesca.
A segunda para dizer isto.
Dá para fazer melhor pela nossa comunidade.
Com relação a tuvira, estou me informando melhor a respeito desta espécie fora da bacia do Rio Paraná e do Pantanal, e quando tiver informações sólidas a respeito, vou me manifestar.
Mas até o momento, nunca vi, nem ouvi falar falar, que o robalo se alimenta de tuviras.
Sei que come muitas coisas estranhas, como moréias, dragões do mar, etc
Se alguém tiver esta informação. que a poste aqui, acompanhada do devido embasamento.

Marcio Busato escreveu:
Marcos Zotto escreveu:Yan,

Os temas debatidos, aqui no fórum ROBALO, referem-se a pesca esportiva do robalo, e enquadram-se na categoria hobby, das pessoas que participam dos debates.
Mas não pode-se confundir hobby com brincadeira.
As informações devem ter credibilidade, e se não fosse assim, estaríamos jogando no lixo, este precioso acervo de informações que é o fórum ROBALO, e que tem contribuído tanto para o aperfeiçoamento da pesca do robalo.
Espero que de agora em diante, você observe mais, e só se manifeste quando tiver certeza.

Obrigado
É Marcos e não é que ele come tuvira mesmo, é vivendo e aprendendo, né.
Senhor Marcos, espero que não tenha lhe ofendido já que nem mesmo o senhor sabia que o robalo poderia comer tuvira, muito menos eu que pouco sei dessa especie, peço desculpa pelo mal entendido assim como o senhor pediu para o jovem Yan, quanto a poucas entradas no forum não é verdade eu até entro e muito, mas é para aprender com os grandes pescadores como o senhor e tantos outros da caterva, espero que algum dia quando eu realmente tiver grande conhecimento dessa especie que tanto gosto possa realmente dar grande contribuição para o forum e os renomados pescadores que aqui frequentam, analisando agora a minha postagem vejo que ela realmente pode ter duplo sentido novamente peço desculpas e afirmo que a pequena postagem não foi com outra intenção a não ser de realmente contribuir, mas agora realmente vejo que tenho que melhorar e muito meu conhecimento para poder ajudar um pouco que seja, um abraço ao senhor que tanto estimo e continue contribuindo com o seu conhecimento para que o esporte e as tecnicas sejam cada vez melhores.
Avatar do usuário
Yan Paixão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1029
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 3:06 pm
Cidade:

Mensagem por Yan Paixão » Seg Set 26, 2011 3:17 pm

Ilson Couto escreveu:
Davi Nast escreveu:Acredito que o Robalo coma tuvira caso se depare com uma, rsrsrsrs.
Mas e quanto à Bonnie preta? Essas iscas estão tão famosas que todo mundo sai falando isso e aquilo.
Eu mesmo não tenho nenhuma, se um dia o preço baixar eu compro, rsrsrsrs.

Davi....
tenho 4 ou 5 Bonnies 85 pretas... ...todas funcionam muito bem.... ... usei em agua barrenta, mas nas demais condicoes ja usei e atacaram muito, porém só pevas... ...vai entender, quando pegar um Flecha aviso.... ...

abraço velho! e vai nas Bonnis sem medo, é otima, matadeira e salva muitas pescarias!

valeu!
Nunca eu peguei 1 flecha sequer na preta. E os robalos que são capturados aqui com a Tuvira como isca natural é tudo peva também. Vai entender? Aqui na minha região o que predomina e o peva, é difícil demais tu ver o Flecha...
Live to feel the action!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Seg Set 26, 2011 8:57 pm

Prezado Marcio,

Agora quem tem que te pedir desculpas, sou eu.
Como diz o Nelson, é preciso ter muito cuidado com o que se escreve na internet, e com o que se lê, pois as palavras são passíveis de serem mal interpretadas, e foi o que aconteceu conosco.
Para ser sincero, estranhei um pouco a frase , pois nos conhecemos pessoalmente, e sei que o amigo é pessoa séria e humilde.
Mas volto a dizer, as palavras quando escritas na internet, podem tomar rumo diferente do pretendido.
Peço desculpas novamente, e espero que caso o amigo as aceite, ô faça participando mais vezes aqui deste fórum, que tem como principal fim, a troca de informações a respeito deste eterno mistério chamado robalo, bem como colaborar com esta nova geração de pescadores esportivos.

Grande abraço
Avatar do usuário
Ilson Couto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2050
Registrado em: Qua Set 24, 2008 9:15 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ilson Couto » Qua Set 28, 2011 11:53 am

Yan Paixão escreveu:
Ilson Couto escreveu:
Davi Nast escreveu:Acredito que o Robalo coma tuvira caso se depare com uma, rsrsrsrs.
Mas e quanto à Bonnie preta? Essas iscas estão tão famosas que todo mundo sai falando isso e aquilo.
Eu mesmo não tenho nenhuma, se um dia o preço baixar eu compro, rsrsrsrs.

Davi....
tenho 4 ou 5 Bonnies 85 pretas... ...todas funcionam muito bem.... ... usei em agua barrenta, mas nas demais condicoes ja usei e atacaram muito, porém só pevas... ...vai entender, quando pegar um Flecha aviso.... ...

abraço velho! e vai nas Bonnis sem medo, é otima, matadeira e salva muitas pescarias!

valeu!
Nunca eu peguei 1 flecha sequer na preta. E os robalos que são capturados aqui com a Tuvira como isca natural é tudo peva também. Vai entender? Aqui na minha região o que predomina e o peva, é difícil demais tu ver o Flecha...
Yan, o problema de vc pegart o Flecha é ter que ficar no ponto de ataque dele por mais tempo, fazendo varios arremessos e trabalhando a isca da forma mais provocante para que ele possa ataca-la.... ...

Tive uma ação na preta uma vez, uma porrada linda na superficie, pelo jeito foi um flecha, mas ele nao pegou a Isca.... ... o que vale e insistir, e ficar por mais tempo no campo de ataque dele trabalhando as iscas de superficie....com certeza vai pegar!

Forte abraço.
Ilson Couto
www.msseguros.com
SNOOKZILLA Fishing Team - Joinville/SC
Imagem
Avatar do usuário
Yan Paixão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1029
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 3:06 pm
Cidade:

Mensagem por Yan Paixão » Qua Set 28, 2011 12:36 pm

Ilson Couto escreveu:
Yan Paixão escreveu:
Ilson Couto escreveu:
Davi Nast escreveu:Acredito que o Robalo coma tuvira caso se depare com uma, rsrsrsrs.
Mas e quanto à Bonnie preta? Essas iscas estão tão famosas que todo mundo sai falando isso e aquilo.
Eu mesmo não tenho nenhuma, se um dia o preço baixar eu compro, rsrsrsrs.

Davi....
tenho 4 ou 5 Bonnies 85 pretas... ...todas funcionam muito bem.... ... usei em agua barrenta, mas nas demais condicoes ja usei e atacaram muito, porém só pevas... ...vai entender, quando pegar um Flecha aviso.... ...




abraço velho! e vai nas Bonnis sem medo, é otima, matadeira e salva muitas pescarias!

valeu!
Nunca eu peguei 1 flecha sequer na preta. E os robalos que são capturados aqui com a Tuvira como isca natural é tudo peva também. Vai entender? Aqui na minha região o que predomina e o peva, é difícil demais tu ver o Flecha...
Yan, o problema de vc pegart o Flecha é ter que ficar no ponto de ataque dele por mais tempo, fazendo varios arremessos e trabalhando a isca da forma mais provocante para que ele possa ataca-la.... ...

Tive uma ação na preta uma vez, uma porrada linda na superficie, pelo jeito foi um flecha, mas ele nao pegou a Isca.... ... o que vale e insistir, e ficar por mais tempo no campo de ataque dele trabalhando as iscas de superficie... ...com certeza vai pegar!

Forte abraço.
Nunca ninguém pegou flecha no Stick aqui em minha cidade, só entram na meia água(Saruna, Wavy e Mira Bait)...

Aqui é mais meia água mesmo, só jogo stick mesmo quando acho cardume....

Mas vou fazer isso que você falou, amigão.

Forte Abraço
Live to feel the action!
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Qua Set 28, 2011 11:31 pm

Flecha na água doce, é difícil mesmo, mas tem muito. Tente jogar stick em lugar raso, por volta de um metro de profundidade, e com pouca ou nenhuma correnteza. De preferência para lugar que tem aguapé ou pata de vaca, nas lagoas marginais do rio ou nas bocas/braços dos rios como curvas mortas (saídas que retornam aos rios principais). Pode ser longe do mar mesmo onde não tem mais mangue, só galhada de rio, na água docinha. Tanto faz água cor de coca-cola ou agua clara, mas em agua mais clara, é bom ser antes das 9:00 da manha ou depois das 16:00 e de noite tbm.
Trabalhe o stck de forma rápida e tensa com paradas repentinas, como se fosse um paratizinho fugindo desesperado ... hehehe ... e insiste bastante.

Abcs,
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Ilson Couto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2050
Registrado em: Qua Set 24, 2008 9:15 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ilson Couto » Qui Set 29, 2011 3:05 pm

Alexandre G Goncalves escreveu:Flecha na água doce, é difícil mesmo, mas tem muito. Tente jogar stick em lugar raso, por volta de um metro de profundidade, e com pouca ou nenhuma correnteza. De preferência para lugar que tem aguapé ou pata de vaca, nas lagoas marginais do rio ou nas bocas/braços dos rios como curvas mortas (saídas que retornam aos rios principais). Pode ser longe do mar mesmo onde não tem mais mangue, só galhada de rio, na água docinha. Tanto faz água cor de coca-cola ou agua clara, mas em agua mais clara, é bom ser antes das 9:00 da manha ou depois das 16:00 e de noite tbm.
Trabalhe o stck de forma rápida e tensa com paradas repentinas, como se fosse um paratizinho fugindo desesperado ... hehehe ... e insiste bastante.

Abcs,
Opa utilizo muito isso que vc falou!
aqui temos muitos rios com tais caracteristicas!
Ótima colocação.

abraço.
Ilson Couto
www.msseguros.com
SNOOKZILLA Fishing Team - Joinville/SC
Imagem
Avatar do usuário
Yan Paixão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1029
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 3:06 pm
Cidade:

Mensagem por Yan Paixão » Qui Set 29, 2011 5:17 pm

Alexandre G Goncalves escreveu:Flecha na água doce, é difícil mesmo, mas tem muito. Tente jogar stick em lugar raso, por volta de um metro de profundidade, e com pouca ou nenhuma correnteza. De preferência para lugar que tem aguapé ou pata de vaca, nas lagoas marginais do rio ou nas bocas/braços dos rios como curvas mortas (saídas que retornam aos rios principais). Pode ser longe do mar mesmo onde não tem mais mangue, só galhada de rio, na água docinha. Tanto faz água cor de coca-cola ou agua clara, mas em agua mais clara, é bom ser antes das 9:00 da manha ou depois das 16:00 e de noite tbm.
Trabalhe o stck de forma rápida e tensa com paradas repentinas, como se fosse um paratizinho fugindo desesperado ... hehehe ... e insiste bastante.

Abcs,
Depois de uma explicação dessa acho que não conseguirei não pegar :D

Obrigado.

Abraço
Live to feel the action!
Avatar do usuário
Davi Nast
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 295
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 11:24 am
Cidade:

Mensagem por Davi Nast » Dom Jan 08, 2012 11:24 am

E aí pessoal,
Retomando o tópico, rsrsrs.
Finalmente tive a oportunidade de ir pescar robalos com o amigo Gabriel Ribeiro e mais uma vez nos deparamos com as dificuldades.
A água do rio estava extremamente doce, cor de coca cola, mas com boa visibilidade. Insistimos bastante em plugs de meia água e stick, mas não tivemos ações de robalos. Capturamos uma traíra pequena no stick e outra bateu num plug meia água.
Só tivemos ações de robalos no camarão com jighead na cor red&gold gliter e outra cor similar, e conseguimos capturar 4 robalinhos.
Estava bem difícil de achar o peixe.
Qual seria o comportamento do robalo com essa água bem doce? Será que a maioria vai em direção à barra? Ou simplesmente ficam menos ativos?
Davi Nast
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Dom Jan 08, 2012 1:24 pm

Davi Nast escreveu:E aí pessoal,
Retomando o tópico, rsrsrs.
Finalmente tive a oportunidade de ir pescar robalos com o amigo Gabriel Ribeiro e mais uma vez nos deparamos com as dificuldades.
A água do rio estava extremamente doce, cor de coca cola, mas com boa visibilidade. Insistimos bastante em plugs de meia água e stick, mas não tivemos ações de robalos. Capturamos uma traíra pequena no stick e outra bateu num plug meia água.
Só tivemos ações de robalos no camarão com jighead na cor red&gold gliter e outra cor similar, e conseguimos capturar 4 robalinhos.
Estava bem difícil de achar o peixe.
Qual seria o comportamento do robalo com essa água bem doce? Será que a maioria vai em direção à barra? Ou simplesmente ficam menos ativos?
Quando o rio mampituba está doce, a solução é subir os rios bem lá para cima a procura de peixes residentes.
O motivo é que como eles já são moradores residentes destes locais, o metabolismo do peixe se acostumou com a água doce e outras adversidades. Então ele acaba resgatando seu comportamento alimentar e demais comportamentos, mesmo que a principio não seja uma água ideal para os robalos, como salinidade, cor de água e outros fatores.
Tem pontos próprios lá no mampituba para este tipo de situação, eu te conto em particular onde ficam hehe
Editado pela última vez por Rodrigo Schneider em Dom Jan 08, 2012 11:31 pm, em um total de 1 vez.
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Fabio Pereira Machado
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 126
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 3:42 pm
Cidade:

isca

Mensagem por Fabio Pereira Machado » Dom Jan 08, 2012 11:06 pm

Ola Davi na minha região não se pesca muito com isca artificial com agua um pouco suja mas as iscas pretas com barrigas prateadas e as brancas com cabeças vermelhas de meia aguas dãos bons resultados ,ce tratando de isca natural a tuvira como ce refere Yan realmente é muito eficaz mas quando a agua ta limpa, no rio paraiba do sul e no rio muriaé quando o nivel do rio vai baixando e a agua vai afinando é pescado com manjuba uma isca natural branca com a lateral prateada ela é cortada aos pedaços,e iscada ao anzol amigo espero tambem te ajudado cada região diferencia muito abraço.
Avatar do usuário
HiroYuki
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 53
Registrado em: Sáb Jul 09, 2011 1:24 pm
Cidade:

Mensagem por HiroYuki » Seg Jan 09, 2012 4:47 pm

toda pescaria coloco uma pretinha na agua ,e sempre me deu bons resultados ,principalmentes iscas que imitam paratis!! sticks e minnow maximo 10 cm de profundidade!!!eu pinto com canetinha mesmo quando uma isca esta descascada ... .....
Responder

Voltar para “- ROBALO -”