spiral wrap
- Ricardo Truite
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 707
- Registrado em: Seg Mar 19, 2007 7:07 pm
- Cidade:
spiral wrap
Existe algum beneficio desse tipo de montagem alem de eliminar a tendência do blank virar qdo se está brigando com um peixe? Varas nesse sistema arremessam igual as convencionais? A sensibilidade muda?
- Jorge Toniolo Pozzobon
- GARATÉIA DE PRATA
- Mensagens: 2204
- Registrado em: Sáb Out 04, 2008 5:31 pm
- Cidade:
- Contato:
Re: spiral wrap
Truite,Truite escreveu:Existe algum beneficio desse tipo de montagem alem de eliminar a tendência do blank virar qdo se está brigando com um peixe? Varas nesse sistema arremessam igual as convencionais? A sensibilidade muda?
Existem alguns tipos de montagem em espiral, cada um com suas vantagens, uma delas já citaste, a sensibilidade não muda e eventuais mudanças de distancia de arremesso não são significativas.
1. Em varas oceânicas, dependendo do blank, são quase indispensáveis, em função do grande esforço a que esses blanks são submetidos.
2. O mesmo acontece com varas longas de praia e, mesmo varas de bait acima de 6'.6", pois devido a altura dos passadores vão ter tendência à torção do blank. Já notaste que a maior ou quase totalidade das varas de praia encontradas no comércio são montadas para molinete.
3. Em varas abaixo de 6'6" a indicação é apara aquelas de ação não rápida, pois sofrem uma torção muito grande na hora da briga.
Qual o tipo de montagem em espiral adequado?
Existem alguns tipos de montagem e, quem vai definir é o tipo de blank, como em qualquer montagem em espiral ou não. Pois hoje há muita conversa mole a respeito de montagem de passadores, tipo vara boa tem que ter tantos passadores, conceito disso e daquilo, a maior parte disso pura bobagem, ou como a gente diz aqui no sul "tertúlia flácida para acalentar bovinos" traduzindo " conversa mole pra boi dormir", quem dita as regras sempre é o blank´, é ele que vai dizer ao montador quantos passadores ele precisa.
a. Espiral completo: A montagem é feita com cada passador sendo colocado progressivamente em direção ao lado de baixo e daí seguem todos em baixo.
b. Espiral rápido: muito usado nos Estdos Unidos em montagem de varas de praia e bait acima de 6'6" da seguinte forma: primeiro passador, posição normal ou seja 0º do blank, segundo passador em 90º e terceiro passador em 180º e daí por diante, como vara para molinete.
c. Sem passador de transição: Vem sendo aperfeiçoado e já tenho usado com sucesso, em vez do segundo passador, é colocado no blank um ou dois anéis de cerâmica ou pedras como ágata entre o primeiro e segundo passador para a linha deslizar. Este tipo de montagem já dá torção zero ao blank.
Considerações: Mesmo a montagem em espiral vai geral algum stress no blank, exceção a última montagem com deslizamento por fora em que o stress é zero. A Daiwa e uma outra fábrica americana em certa época lançaram belas varas interline, as que eu considero ideais em termos de torção de blank para bait casting, porém eram varas um pouco caras e parece que o mercado não as suportou. Tanto é que minha favorita para a pesca de tucunarés na Amazônia é uma Daiwa Interline 15/30 lbs. que remontei.
Espero ter ajudado e também espero que os colegas tenham algo mais a acrescentar.
Abraços
A vara de pesca deve ser adaptada ao pescador e não o pescador se adaptar à vara.
www.rodsbyjorge.com.br
www.rodsbyjorge.com.br
- Jansen F. Irioda
- GARATÉIA DE BRONZE
- Mensagens: 1771
- Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
- Cidade:
- Contato:
- Carlos OGAsawara
- GARATÉIA DE ADAMANTIUM
- Mensagens: 18279
- Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
- Cidade:
- Contato: