Nova xodozinha

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Nova xodozinha

Mensagem por Stefano Bracco » Sáb Nov 23, 2013 12:41 pm

Seguindo a reforma das minha varas (estou substituindo a cortiça por EVA), remontei essa St-Croix SCV.
Alem da troca de caboa, tirei o verde dela, fiz um trançado basico e coloquei um novo decalque (waterslide paper).
Gostei muito dela e se tornou minha xodozinha kkkkk.

Fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Novo decalque

Imagem


Estreiei a vara com esse belo peva ...

Imagem
Avatar do usuário
Gabriel Paggiaro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 329
Registrado em: Sex Jul 05, 2013 4:45 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Paggiaro » Sáb Nov 23, 2013 5:42 pm

Sabe dizer se a vara ganhou peso com o EVA no lugar da cortiça?
Abs!
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Nov 24, 2013 7:48 pm

Gabriel Paggiaro escreveu:Sabe dizer se a vara ganhou peso com o EVA no lugar da cortiça?
Abs!
Gabriel, a vara estava montada com outro estilo (segue foto:)

Imagem

Como pode notar ela tinha cabo bi-partido (EVA-cortiça) e o reel seat era SK da FUJI (bem mais leve).

Imagem

Imagem

*Considerar eventuais erros da balança, mas da para ter uma ideia...


A vara passou de 74 gr para 91 gr (17 gr a mais).

Eu pesquei um dia inteiro (das 7:00 – as 16:30) e não tive nenhum problema com fatiga ou cansaço no braço (ela tava montada com um Chronarch 200 E7 e nesse dia remei uns 6-7 km).





Aproveito sua pergunta para mostrar como o peso do EVA é praticamente igual ao da cortiça.

Peguei um EVA de 124 mm X 32 mm de diâmetro com um furo central de 13,5 mm de diâmetro e 19 anéis de cortiça (total 126 mm de altura) com um diâmetro de 32 mm e com furo de 8 mm. ** Medidas arredondadas

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


O volume do EVA = (124 x 16 x 16 x 3,14) – (124 x 6,75 x 6,75 x 3,14) = 99.676,16 – 17.740,22 = 81.935,95 mm3
O peso do EVA = 17 gr.
Relação volume/peso EVA = 81.935,95/17 = 4.819,76

O volume dos 19 anéis de cortiça = (126 x 16 x 16 x 3,14) – (126 x 4 x 4 x 3,14) = 101.283,8 – 6330,24 = 94.953,6
O peso dos 19 anéis de cortiça = 19 gr.
Relação volume/peso cortiça = 94.953,6/19 = 4.997,56

Considerando eventuais e possíveis erros, podemos dizer que os materiais têm praticamente o mesmo peso e que, considerando todas as componentes da vara (passadores, linha, reel seat , resina cola, etc), a diferença é insignificante.

O que realmente “pesou” mais na remontagem da vara foi o reel seat (de 11 gr foi para 22 gr). O resto, acredito que seja o cabo, que alem de ser interiço ficou um pouco maior (aumentei a distancia entre o butt e o reel seat) e um pouco o trançado com a resina (mas isso acho que deve ter pesado 1 ou 2 gr, no máximo).

Antigamente eu tinha uma maior preocupação com o peso da vara, agora nem esquento muito com isso. Preocupo-me mais no equilibro do conjunto que só na vara.

Eu gosto do estilo de vara leve com cabo e reel seat bi partidos e tenho um blank Lamiglas para uma montagem do tipo, mas essa SCV quis montar com cabo interiço, que tambem gosto.
Avatar do usuário
Gabriel Paggiaro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 329
Registrado em: Sex Jul 05, 2013 4:45 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Paggiaro » Dom Nov 24, 2013 10:35 pm

Bemmmm maneira a comparação!!!
Valeu!
Avatar do usuário
Luis Latorre
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1136
Registrado em: Qua Jun 08, 2011 1:33 pm
Cidade:

Re: Nova xodozinha

Mensagem por Luis Latorre » Seg Nov 25, 2013 7:12 am

Ficou muito show a varinha Stefano apesar de ter gostado muito dela antes da mudança.

A explicação também foi perfeita..

Grande abraço e boas pescarias,
Grande abraço e boas pescarias,

Latorre
***Viciado nas iscas de superfície***
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por CustombyMarco » Ter Nov 26, 2013 5:32 pm

Stefano eu também prefiro essa montagem. Tenho feito muitas varas com esse reel seat Squeleton, eu particularmente não gosto, mas atendo ao gosto do cliente. Eu vi o lançamento desse reel seat e nunca apreciei.

O que faz o balanceamento da vara e não te cansa durante a pescaria é o cabo bem montado.

Ficou bem limpo o trabalho.

Abr.

Marcão
Imagem
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Re: Nova xodozinha

Mensagem por Stefano Bracco » Qua Nov 27, 2013 8:02 pm

Luis Latorre escreveu:Ficou muito show a varinha Stefano apesar de ter gostado muito dela antes da mudança.

A explicação também foi perfeita..

Grande abraço e boas pescarias,
Valeu Luiz, tenho um blank separado para o outro tipo de montagem tambem...
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Qua Nov 27, 2013 8:12 pm

CustombyMarco escreveu:Stefano eu também prefiro essa montagem. Tenho feito muitas varas com esse reel seat Squeleton, eu particularmente não gosto, mas atendo ao gosto do cliente. Eu vi o lançamento desse reel seat e nunca apreciei.

O que faz o balanceamento da vara e não te cansa durante a pescaria é o cabo bem montado.

Ficou bem limpo o trabalho.

Abr.

Marcão
Obrigado Marco,

Eu gosto tambem da Skeleton da Fuji, mas intendo que nao tem o mesmo conforto do ECS e para alguns pode ser desconfortavel.
Eu ja nao curto os reelseat ACS da Fuji, enquanto outros gostam muito desse reelseat. Minha primeira vara montei com um ACS, pois nao entendia muito na epoca e comprei esse reel seat. Agora, ja que to trocando o cabo de cortiça para EVA, irei substituir tambem o reel seat por um ECS.

Abs.,
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS ROD BUILDERS -”