Decalques metalizados e brancos
Enviado: Dom Dez 21, 2014 9:10 am
Desde quando comecei o hobby do RB, encontrei dificuldades na hora de fazer os decalques. Normalmente os blanks já vêm com o decalque da fabrica, mas o legal do RB é fazer seus próprios decalques.
Ter uma impressora que imprima em branco ou metalizado é inviável. Acredito que a mais barata seja uma ALPS, impressoras japonesa que saiu de fabricação, mas que ainda encontra-se no mercado (la fora custa por volta de uns U$ 500,00-700,00). O problema é que se você tiver algum problema, a assistência é muito difícil, assim como para comprar seus cartuchos.
Outra solução para os decalques seria o DecalProFX (http://www.pulsarprofx.com/decalpro/Ver ... Works.html). O problema desse produto é que necessita do KK 2000 Adhesive (produto spray que não pode ser enviado por avião).
Minha primeira solução e até então sempre foi a etiquetadora (para decalques com fundo transparente e escrita em branco) e o waterslide paper (para decalques com fundo branco e escrita colorida).
Depois de muito tempo quebrando a cabeça, gastando material e fazendo ajustes, consegui elaborar um método para fazer meus decalques metalizados e brancos (ou qualquer outra cor). Eu gostei muito do resultado e na minha ultima montagem usei esse tipo de decalque.
Segue abaixo o tutorial de como fazer o decalque, algumas observações e considerações.
NB: Para obter o resultado, é indicado seguir todos os passos, mesmo aqueles que parecem ser irrelevantes. Os detalhes fizeram a diferença no resultado. É normal que os primeiros possam vir errados, mas com a prática os resultados aparecem.
Marca e modelos de materiais, de ferramentas e de equipamentos diferentes dos descritos abaixo poderão ser sujeitos a ajustes.
Materiais, ferramentas e equipamentos (marca - modelo):
1 x Software para a elaboração da arte (Microsoft - PowerPoint)
1 x Impressora (Samsung - ML 2165)
1 x Tesoura (Tramontina - sem modelo)
1 x Plastificadora (Menno - A4 2401)
1 x Heat Transfer Foil, também chamado de Transfer Toner Reactive Foils (Papilio - Heat Transfer Foils)
1 x Estilete de precisão (Flexcoat - Exacto Utility Knife com uma lamina desse estiletes de precisão chinese)
1 x Régua (sem marca - sem modelo)
1 x Fita Crepe (3M – Fita Crepe para Pintura)
1 x Adesivo Vinil Laser Transparente (sem marca – modelo, comprei no MercadoLivre)
1 x Color Preserver (U-40 – Color Lock)
1 x Resina epoxy (ProKotë – Rod Building Thread Finish)
1- Escrever o texto/fazer a arte
Para escrever o texto/fazer a arte usei o software PowerPoint do pacote Office da Microsoft. No PowerPoint é bem simples escolher a fonte, definir o tamanho e a posição do texto/da arte.
Pode ser usado outro software.
Configurar a pagina: 21,5 cm X 30,1 cm.
2- Imprimir a arte no Adesivo Vinil Laser Transparente usando a impressora laser
Para imprimir a arte usei uma impressora Samsung - ML 2165.
Quando for imprimir, é necessário fazer algumas configurações da impressora.
Clique em “Propriedades” da impressora (NB: Meu notebook foi comprado na Itália e eu não troquei a língua).
Entre em “Papel” e em “Tipo” (de papel) selecione Fino
Entre em “Gráfica” e selecione Claro
Pronto! Mande imprimir.
Obs. (1): O ideal é usar impressoras laser com a menor temperatura de fusão e, claro, que caiba no bolso. Essa da Samsung tem uma temperatura de fusão de cerca de 170°C.
3- Recortar o decalque
Quando escrevo o texto/faço a arte no PowerPoint, eu já coloco também a linha de corte.
Corte o decalque usando a tesoura.
4- Tirar a umidade do decalque
Esse é um detalhe muito importante que para mim fez a diferença.
Se isso não for feito, parte da folha metalizada será transferida em partes onde não deveria ser transferida.
O primeiro passo é colar um pedacinho de fita crepe para segurar o decalque e o papel de trás. Se não for colocada fita crepe, tem alta probabilidade do decalque descolar e colar nos rolos do plastificador.
O lado onde for colado a fita crepe, será o lado pelo qual o decalque deverá ser inserido no plastificador.
Passe o decalque 3 ou 4 vezes no plastificador. Nunca toque na área do decalque de interesse. Sempre pegue pelos lados.
A temperatura do plastificador deve estar à 105°C. Apesar do plastificador acusar chegar a essa temperatura depois de uns 5-10 minutos, ele só vai estar pronto depois de uns 25-30 minutos.
5- Aplicar o Heat Transfer Foil
Corte um pedaço do heat transfer foil mais ou menos do tamanho do decalque. O importante é que cubra toda a parte do texto/desenho.
Insira o decalque coberto pelo heat transfer foil no plastificador (a 105°C).
NB: O Heat Transfer Foil pode ser aplicado com ferro de passar. Eu prefiro usar o plastificador. Deixo a vocês testarem e verem o que é melhor e mais pratico.
Deixe descansar por um 3-5 minutos. Eu deixo esfriar naturalmente. Tentei esfriar soprando e com o ventilador, mas notei um maior numero de erros/falhas.
Depois de 3-5 minutos, retire lentamente o heat transfer foil.
Caso fique algum excesso da folha metalizada/branca, é só colocar um pedaço de fita crepe encima (não precisa colar com força) e puxar. O excesso sai fácil. Não precisa colar ou puxar com muita força. Deve ser feito bem de leve.
6- Refilar o decalque
Com uma régua e o estilete de precisa, corto o decalque do tamanho que quero (tiro excesso das bordas).
7- Colar o declaque no blank
Esse é um ponto crítico. A colagem do decalque não permite erro.
Limpe a superfície do blank onde será colado o decalque. Para isso use o álcool.
Com um alfinete/palito de dente, tire a parte de trás do adesivo, tomando cuidado para não tocar a cola. Caso isso aconteça poderá estragar tudo.
Verifique e alinhe bem o decalque para evitar erros. Se descolar e tentar recolar, fica um lixo.
8- Aplicar o color preserver
Esse e o passo seguinte não têm segredos. E por isso não achei necessario colocar foto.
É só passar uma camada fina de color preserver (como normalmente já fazemos).
9- Aplicar a resina
Aqui não tem segredo. Depois que secou o color preserver é só passar a resina.
Pronto!
Como escrevi acima, muitos tentativos foram feitos e muitos tipos de papeis foram usados para chegar nesse simples método. Fui adaptando vários sistemas usados em outros setores e fazendo ajustes.
Espero que gostem.
Obs. (2): Eu tentei fazer esse método utilizando waterslide e adesivos de poliéster para impressora laser, mas com nenhum obtive resultado. Usando esses tipos de papeis, o papel metalizado é transferido todo para o decalque, ficando um lixo. Provavelmente é possível usar esses tipos de papeis, mas será necessária uma plastificadora com baixa temperaturas (provavelmente na faixa de 50-60°C).
Considerações
Para pegar a prática, imprima uma folha cheia de decalques e pratique.
Linhas mais grossas ou grandes superfícies impressas são onde se poderão verificar os maiores problemas. Normalmente esses locais irão apresentar pequenas falhas (problema mais difícil de resolver). Essas falhas poderão ser aceitas ou não, conforme a exigência do rodbuilder/ montador. Uma tentativa e tentar passar decalque na plastificadora usando uma parte do mesmo heat transfer foil, que não foi transferida. Eu prefiro recomeçar.
Textos pequenos e linhas mais finas são mais difíceis de apresentarem erro (normalmente esses locais irão apresentar excesso de folha metalizada/branca, mas esse problema é de fácil solução – vide ponto 5).
Abs.,
Ter uma impressora que imprima em branco ou metalizado é inviável. Acredito que a mais barata seja uma ALPS, impressoras japonesa que saiu de fabricação, mas que ainda encontra-se no mercado (la fora custa por volta de uns U$ 500,00-700,00). O problema é que se você tiver algum problema, a assistência é muito difícil, assim como para comprar seus cartuchos.
Outra solução para os decalques seria o DecalProFX (http://www.pulsarprofx.com/decalpro/Ver ... Works.html). O problema desse produto é que necessita do KK 2000 Adhesive (produto spray que não pode ser enviado por avião).
Minha primeira solução e até então sempre foi a etiquetadora (para decalques com fundo transparente e escrita em branco) e o waterslide paper (para decalques com fundo branco e escrita colorida).
Depois de muito tempo quebrando a cabeça, gastando material e fazendo ajustes, consegui elaborar um método para fazer meus decalques metalizados e brancos (ou qualquer outra cor). Eu gostei muito do resultado e na minha ultima montagem usei esse tipo de decalque.
Segue abaixo o tutorial de como fazer o decalque, algumas observações e considerações.
NB: Para obter o resultado, é indicado seguir todos os passos, mesmo aqueles que parecem ser irrelevantes. Os detalhes fizeram a diferença no resultado. É normal que os primeiros possam vir errados, mas com a prática os resultados aparecem.
Marca e modelos de materiais, de ferramentas e de equipamentos diferentes dos descritos abaixo poderão ser sujeitos a ajustes.
Materiais, ferramentas e equipamentos (marca - modelo):
1 x Software para a elaboração da arte (Microsoft - PowerPoint)
1 x Impressora (Samsung - ML 2165)
1 x Tesoura (Tramontina - sem modelo)
1 x Plastificadora (Menno - A4 2401)
1 x Heat Transfer Foil, também chamado de Transfer Toner Reactive Foils (Papilio - Heat Transfer Foils)
1 x Estilete de precisão (Flexcoat - Exacto Utility Knife com uma lamina desse estiletes de precisão chinese)
1 x Régua (sem marca - sem modelo)
1 x Fita Crepe (3M – Fita Crepe para Pintura)
1 x Adesivo Vinil Laser Transparente (sem marca – modelo, comprei no MercadoLivre)
1 x Color Preserver (U-40 – Color Lock)
1 x Resina epoxy (ProKotë – Rod Building Thread Finish)
1- Escrever o texto/fazer a arte
Para escrever o texto/fazer a arte usei o software PowerPoint do pacote Office da Microsoft. No PowerPoint é bem simples escolher a fonte, definir o tamanho e a posição do texto/da arte.
Pode ser usado outro software.
Configurar a pagina: 21,5 cm X 30,1 cm.
2- Imprimir a arte no Adesivo Vinil Laser Transparente usando a impressora laser
Para imprimir a arte usei uma impressora Samsung - ML 2165.
Quando for imprimir, é necessário fazer algumas configurações da impressora.
Clique em “Propriedades” da impressora (NB: Meu notebook foi comprado na Itália e eu não troquei a língua).
Entre em “Papel” e em “Tipo” (de papel) selecione Fino
Entre em “Gráfica” e selecione Claro
Pronto! Mande imprimir.
Obs. (1): O ideal é usar impressoras laser com a menor temperatura de fusão e, claro, que caiba no bolso. Essa da Samsung tem uma temperatura de fusão de cerca de 170°C.
3- Recortar o decalque
Quando escrevo o texto/faço a arte no PowerPoint, eu já coloco também a linha de corte.
Corte o decalque usando a tesoura.
4- Tirar a umidade do decalque
Esse é um detalhe muito importante que para mim fez a diferença.
Se isso não for feito, parte da folha metalizada será transferida em partes onde não deveria ser transferida.
O primeiro passo é colar um pedacinho de fita crepe para segurar o decalque e o papel de trás. Se não for colocada fita crepe, tem alta probabilidade do decalque descolar e colar nos rolos do plastificador.
O lado onde for colado a fita crepe, será o lado pelo qual o decalque deverá ser inserido no plastificador.
Passe o decalque 3 ou 4 vezes no plastificador. Nunca toque na área do decalque de interesse. Sempre pegue pelos lados.
A temperatura do plastificador deve estar à 105°C. Apesar do plastificador acusar chegar a essa temperatura depois de uns 5-10 minutos, ele só vai estar pronto depois de uns 25-30 minutos.
5- Aplicar o Heat Transfer Foil
Corte um pedaço do heat transfer foil mais ou menos do tamanho do decalque. O importante é que cubra toda a parte do texto/desenho.
Insira o decalque coberto pelo heat transfer foil no plastificador (a 105°C).
NB: O Heat Transfer Foil pode ser aplicado com ferro de passar. Eu prefiro usar o plastificador. Deixo a vocês testarem e verem o que é melhor e mais pratico.
Deixe descansar por um 3-5 minutos. Eu deixo esfriar naturalmente. Tentei esfriar soprando e com o ventilador, mas notei um maior numero de erros/falhas.
Depois de 3-5 minutos, retire lentamente o heat transfer foil.
Caso fique algum excesso da folha metalizada/branca, é só colocar um pedaço de fita crepe encima (não precisa colar com força) e puxar. O excesso sai fácil. Não precisa colar ou puxar com muita força. Deve ser feito bem de leve.
6- Refilar o decalque
Com uma régua e o estilete de precisa, corto o decalque do tamanho que quero (tiro excesso das bordas).
7- Colar o declaque no blank
Esse é um ponto crítico. A colagem do decalque não permite erro.
Limpe a superfície do blank onde será colado o decalque. Para isso use o álcool.
Com um alfinete/palito de dente, tire a parte de trás do adesivo, tomando cuidado para não tocar a cola. Caso isso aconteça poderá estragar tudo.
Verifique e alinhe bem o decalque para evitar erros. Se descolar e tentar recolar, fica um lixo.
8- Aplicar o color preserver
Esse e o passo seguinte não têm segredos. E por isso não achei necessario colocar foto.
É só passar uma camada fina de color preserver (como normalmente já fazemos).
9- Aplicar a resina
Aqui não tem segredo. Depois que secou o color preserver é só passar a resina.
Pronto!
Como escrevi acima, muitos tentativos foram feitos e muitos tipos de papeis foram usados para chegar nesse simples método. Fui adaptando vários sistemas usados em outros setores e fazendo ajustes.
Espero que gostem.
Obs. (2): Eu tentei fazer esse método utilizando waterslide e adesivos de poliéster para impressora laser, mas com nenhum obtive resultado. Usando esses tipos de papeis, o papel metalizado é transferido todo para o decalque, ficando um lixo. Provavelmente é possível usar esses tipos de papeis, mas será necessária uma plastificadora com baixa temperaturas (provavelmente na faixa de 50-60°C).
Considerações
Para pegar a prática, imprima uma folha cheia de decalques e pratique.
Linhas mais grossas ou grandes superfícies impressas são onde se poderão verificar os maiores problemas. Normalmente esses locais irão apresentar pequenas falhas (problema mais difícil de resolver). Essas falhas poderão ser aceitas ou não, conforme a exigência do rodbuilder/ montador. Uma tentativa e tentar passar decalque na plastificadora usando uma parte do mesmo heat transfer foil, que não foi transferida. Eu prefiro recomeçar.
Textos pequenos e linhas mais finas são mais difíceis de apresentarem erro (normalmente esses locais irão apresentar excesso de folha metalizada/branca, mas esse problema é de fácil solução – vide ponto 5).
Abs.,