PESCA DA TILAPIA - Algumas considerações

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

PESCA DA TILAPIA - Algumas considerações

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Dom Dez 06, 2009 8:48 am

Um bom dia amigos tilapeiros do Brasil:



Hoje é domingo 6/12/2209 e p/variar como não tenho ido pescar, p/n/perder o "foco" tenho lido mto s/tilapias na Internet e neste. Tenho notado que a maioria dos sites, mostram imagens de tilapias diga-se de passagem maravilhosas, mtas acima de 3kg, porem s/capturadas em pesqueiros,nada contra, quisera eu, aqui em Curitiba/PR os pesque pague ou pague e pesque, tambem oferececem estas "monstras", por isso á mto tempo não os freqüento. O fato que pescar este peixe, independente do local é mto bom, melhor ainda é pescá-las em represa, como faço a mtos anos lá no Capivari Cachoeira na RM de Curitiba. Quase n/usamos molinetes,só durante o dia,apenas qdo estamos pescando com capim e os cardumes estão bem longe da margem e assim mesmo, a pesca se dá praticamente na superfície, pois a represa está repleta de troncos de arvores e galhos submerso e pescar de "fundo" e pedir p/perder linha, anzol,etc, então em 99% das vezes, pescamos mesmo com varas telescópicas de mão, no caso as de gomo curto, pois a ponteira fina, torna a briga mais emocionante e considerando que os barrancos dos diversos pesqueiros são de no mínimo 2m de fundura, as varas usadas s/ entre 2,60 a 3,00 metros.
O que torna a pescaria diferente é:
1) As tilápias, principalmente os "grandes exemplares" s/mto "ariscas" e somem qdo notam a presença do pescador no barranco;
2)P/isto nos cercamos de mto cuidado ao preparar o pesqueiro, n/deixando que terra ou entulhos caiam na água, bem como, já que ficamos p/no mínimo dois dias e noite pescando, montamos no barranco, uma espécie de barraca sobre o guarda-sol, para nos proteger do sol e eventuais chuvas, porem estes acessórios são de côr neutra, pois as cores amarela,laranja, vermelha, azul e branca, refletem na água e s/notadas p/peixes.
3) Como o local é mto frequentado, portanto as vezes excessivamente cevados, cuidamos em cevar aos poucos, p/atrair e manter o cardume no pesqueiro. A ceva vai depender do tipo de isca, ou seja:
a) Bicho da laranja: Ração de coelho, de peixe, de cavalo c/melaço, farelo de trigo, milho sêco inteiro, quirera;
b) Capim; Usamos o mesmo como ceva, fazendo um maço no qual amarramos um pêso p/afundá-lo;
c) Milho verde: A ceva é a mesma, os grão s/cortados no sentido vertical da espiga e retirados c/estilete e lançados no pesqueiro;
d) Minhoca comum:Quase n/usamos pois as tilápias miúdas, carazinhos e lambari, acabam c/as mesmas.
4) A noite usamos a luz do refletor a gás, p/iluminar os flutuadores, no caso, penas de madeira na côr branca, p/s/melhor visualizadas e ainda a luz quimica (star-lite), qdo usamos varas acima de 4,00m.
5)As "maiores" acima de 1kg, só aparecem no período noturno, m/isto n/acontece assim que escurece, as vz é preciso aguardar até de madrugada, então quem n/tem paciência e perseverança...
6) Linhas entre 25 a 30mm e anzois entre o 12 ao 16.
Bem amigos, as considerações acima, s/básicas, existe mto mais, porem o que importa É AQUELA PECINHA ATRÁS DA VARA".
Falou.
Marcão.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Etelvino Fernandes
NOVATO
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Jan 10, 2010 9:18 am
Cidade:

Mensagem por Etelvino Fernandes » Qui Fev 04, 2010 3:55 pm

Olá amigo e irmão .Estou elaborando para pesca da tilápia um sistema chamado ...O golpe da Bolinha .consiste em jogar no local onde vai jogar o anzol 0,200 kg de ração de coelho.Depois fazer esta mistura.0,200kg de ração de coelho,0,100kg de farinha de trigo,0,050kg de queijo parmezão ralado e terra de formigueiro. modo de preparar.Colocar a ração em um recepiente,colocar água até cobrir +-5cm acima do nível,esperar uns dez min e juntar os outros ingredientes misturar bem e colocar o dobro da mistura de terra.depois confeccionar bolinhas e jogar de 6 em 6 no local .A pescaria e feita usando caniço de bambú ou telescópica linha 0,33 resistente p/ 11 kg e anzol barra 0,6 sem chumbo só caniço linha e anzol.vai colocando as bolinhas no anzol e jogando como se abolinha estivesse caindo sozinho . SE você estiver vendo o peixe ele também te VÊ. Pescaria de dois dias após ceva 36 exemplares entre 0,800kg e 1,200kg no segundo período tempo chuvoso 14 exemplares.etelvino ET morada nova de minas.MG
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

Rewsposta ao Et Bugan

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Qui Fev 04, 2010 5:00 pm

Alô Amigão: Apesar de vc n/dizer se pescou em represa ou pesqueiro, vou aproveitar a receita e utilizar na próxima pescaria na Represa do Capivari, que aliás, estive esta semana e pesquei com "bicho da laranja" e foram treis dias e noites de muita pescaria e obviamente "cansaço", pois lá a "curriola" de tilapeiros amigos e conhecidos, n/dão "sossêgo", sempre que ia tirar o "soneca" após o almoço, alguem vinha perturbar e de madrugada, lá pelas 3 ou 4 da matina, ia p/barraca e qdo estava quase nos braços do "orfeu", lá vinha outro, ascendia a luz do "pouso" p/limpar o material de pesca e já viu, o "sono" ia embora. Lá é assim mesmo, tá cheio de tilapeiro e a gente tem que "aguentar", mais valeu a pena pois fisguei várias de bom porte e uma de quase dois quilos que "fazia hora" que não apareciam. P/causa disso, já viu...estou preparando o equipamento p/domingo que vem, hê vício "danado de bom", na volta entro em contáto para contar como foi. Abraços.Marcão.
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Carlos Firmino
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 162
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 9:32 pm
Cidade:

tilapia

Mensagem por Carlos Firmino » Sex Fev 05, 2010 11:28 am

Grande Marcos Cavalcante, sempre nos dando dicas importantes. Tenho aprendido muito com suas dicas, sou um admirador da pesca de tilápias e vc é pós-graduado nessa pescaria. Continue nos passando seus conhecimentos. Boas pescarias e até mais.
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

RESPOSTA AO CARLOS FERMINO

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Sex Fev 05, 2010 4:17 pm

Pois é compadre tilapeiro, tenho dito e insistido que a pesca da tilápia, como a de qq outro peixe é necessário, alem da vontade de pescar, termos persistência e esta nos aprimora cada vez mais e qdo achamos que sabemos tudo, acontece algo "inesperado" elas não pegam. O que a gente fáz?
a) Muda a espessura da linha se era grossa, coloca uma fina ou vive-versa;
b) Muda o tamanho do anzol se era grande, pôe um pequeno, se era grosso, pôe um fino;
c) Muda o flutuador e o chumbo.
Resolveu? Nem sempre, então a persistência nos leva a analisar o que está faltando ou sobrando. Foi isso que aconteceu terça feira p.p... eram quase 2 da matina, eu e um companheiro e s/esposa, estavamos em locais opostos da curva do pesqueiro. Para eles, saia uma atrás da outra e eu só assistindo...eu estava pescando com star-lite "no escuro, eles com a luz do refletor.Daí eles resolveram ir dormir, apagaram o refletor. não demorou nem 10 minutos, então sairam 6 bôas, uma atrás da outra. Conclusão: A luz do refletor deles estava interferindo no meu pesqueiro.
Resumindo: precisamos estar atento á tudo que possa interferir, o problema é descobrir a causa e o problema e é isso que me encanta na pescaria da tilápia. Falou meu camarada? Abraços.Marcão.Imagem
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Avatar do usuário
Carlos Firmino
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 162
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 9:32 pm
Cidade:

tilapia

Mensagem por Carlos Firmino » Sex Fev 05, 2010 7:51 pm

Mestre Marcos, realmente a pesca da tilapia requer muita observação. Mas quando tudo da certo ferra aquela tilapona de 2 kg numa varinha de 2,5 mts e uma linha 0,28mm a gente abaixa a vara para dentro d'agua e mesmo assim não tem jeito e a bixa arrebenta a linha e só fica aquele pescador no barranco com aquela cara 'lambida' de Monalisa e com a boca aberta pensando o que que deu errado agora.
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

RESPOSTA AO CARLOS FERMINO

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Sex Fev 05, 2010 11:23 pm

Pois é amigão, agora já passa de meia noite e eu aqui me comunicando com vc. Sabe o que fiz pela manhã, dei uma pausa e recomecei logo que anoiteceu? Preparei 19 varas matadeira, 8 de 2,60, 7de 3,20 e mais 4 de 4,00metros, todas c/aqueles "anzois" da Owner, de aço fininho, mais resistente pra chúchú, não abrem de jeito nenhum, mesmo qdo se pega as "cavalas". Eles custam caro, em torno de R$ 0,80 cada, mais vale a pena, pena mesmo.... é perdê-los nos eventuais enroscos, mais as lojas de pesca precisam faturar e os "otários (nós) é que somos as vítimas. Neste meio tempo, liguei para os amigos que pescamos juntos, alguns voltaram hoje do Capivari e pegaram mtas de bom tamanho e já estamos combinando que de "domingo" que vem não passa, lá estaremos com sol ou chuva. Vc se referiu que pode se perder alguma, me conta, não usas o passaguá? Se bem que isto fáz parte do negócio. Bem companheiro, tenho que abrir outros emails, então, até a próxima.
Marcão.
Imagem
É nois no capivari
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”