montando um conjunto para jigar

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca de Praia, de Mar é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Leonardo Ken
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 417
Registrado em: Qua Abr 30, 2008 9:02 pm
Cidade:

montando um conjunto para jigar

Mensagem por Leonardo Ken » Ter Dez 27, 2011 12:02 am

Oi pessoal.

Gostaria de tirar uma dúvida com o pessoal mais experiente.

Quero montar meu primeiro conjunto para jigar aqui no litoral de SP, em parcéis onde a profundidade varia de 20 a 40 m. Os peixes maiores que costumam a sair são caranhas, olho de boi, garoupas e dependendo da época, grandes bijupirás.

Não tenho idéia do material, mas a princípio pensei na seguinte montagem:
vara do tamanho 5'6" para trabalho de jigs em torno de 100gr e compatível com linha linha PE 4-8 (acredito que uma vara em torno de 80 lbs daria conta do recado, ou não ?)
O molinete com excelente freio e que fosse compatível à vara.

A princípio eu não gostaria de gastar muito.

Eu pensei em pegar uma vara Okuma Cedros ou até uma Rapala Gold e um molinete da Sumax (Spirit), Okuma (Salina) ou Marine Sports (Aluma 5000).

Se puderem me falar também a respeito dos molinetes da Sumax (série Spirit e tryon) ou da Marine Sports (Aluma 5000 ou Thunnus, GT5000) eu agradeceria, pois eu não sei qual o tamanho e peso desses modelos e também não sei qual seria compatível para a minha pescaria.

Obrigado a todos.
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Ter Dez 27, 2011 8:32 am

Leonardo dê uma olhada nas varasa SaintPlus modelos Strong e Vortex e voce se surpreendera com o custoxbenefício e a qualidade em relação as varas que voce citou!!!
Imagem
Avatar do usuário
Victor Takahashi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 902
Registrado em: Dom Out 16, 2005 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Victor Takahashi » Ter Dez 27, 2011 11:21 pm

Da uma olhada nos PENN FIERCE 5000/6000 pouca coisa mais caros que o aluma.

Vara tem a tikara da ns,e as atc com o preço em conta, tem um ou dois modelos da lumis tbm. :D
Avatar do usuário
Leonardo Ken
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 417
Registrado em: Qua Abr 30, 2008 9:02 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Ken » Qua Dez 28, 2011 1:12 pm

Fernando Maia escreveu:Leonardo dê uma olhada nas varasa SaintPlus modelos Strong e Vortex e voce se surpreendera com o custoxbenefício e a qualidade em relação as varas que voce citou!!!
Valeu Fernando. Só não encontrei no site nenhuma informação do peso do jig dessas varas.

Abraço !
Victor Takahashi escreveu:Da uma olhada nos PENN FIERCE 5000/6000 pouca coisa mais caros que o aluma.

Vara tem a tikara da ns,e as atc com o preço em conta, tem um ou dois modelos da lumis tbm. :D
Valeu Victor. Eu praticamente decidi pelo molinete Sumax Spirit (6000 ou 8000). Se eu pegar uma vara para linha PE 4/6, provavelmente eu irei no tamanho 8000.

Gostei dessa Tikara da NS, parece ser uma ótima opção. Vou ver se encontro ela em alguma loja daqui. Muito Obrigado pela dica.

Abraço !
Avatar do usuário
Djemine Krause
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 59
Registrado em: Sex Set 26, 2008 8:13 am
Cidade:

montagem

Mensagem por Djemine Krause » Ter Jan 31, 2012 9:11 am

Opa; vc usa cabo de aço ou apenas o fluor carbono? grato
Avatar do usuário
Matheus Assad
CALOURO
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Set 22, 2010 3:23 pm
Cidade:

Re: montagem

Mensagem por Matheus Assad » Sex Fev 03, 2012 11:25 pm

Djemine Krause escreveu:Opa; vc usa cabo de aço ou apenas o fluor carbono? grato
usar cabo de aço na minha opiniâo é perda de tempo! o ço compromete todo o trabalho do jig, deixando-o menos atrativo do que de costume e com muito menos movimento! fluorcarbon é muito melhor...

Ken, uma vara Rapala Gold cairia muito bem, tenho e ela aguenta DEMAIS o tranco de grandes peixes!!! quanto ao molinete, veja um Quantum Cabo Pts60 que te atenderia bem demais....
abraaço
Thunder Sea Fishing Team
Avatar do usuário
Jonatas Krug
ANZOL DE OURO
Mensagens: 953
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 1:52 pm
Cidade:

Mensagem por Jonatas Krug » Sáb Fev 04, 2012 4:35 pm

Só por curiosidade: existe Rapala Gold de 80 lbs.?
Avatar do usuário
Robson Smith
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 12:55 am
Cidade:

Mensagem por Robson Smith » Qua Fev 08, 2012 4:43 pm

Cara, compra um molinete aluma e uma vara da marine sport, a evolution 50lb, ja é o suficiente, nao precisa de vara de 80 lb é muita coisa, usa uma linha pe5 ( vamos dizer 50 lb pode ser power pro ) um leader de 70 lb pode ser vexter qualquer coisa, ja estaras bem equipado, e se for atrás dos bijus, ou garoponas, manda um shedão que não tem erro, esse material que te falei está ótimo, o molinete nao passa de 300 e é bom,etc, a vara e uns 180, e muito boa por sinal, nao quebra nem fodend0.

Jigs de 100 a 150 g, creio que não vá usar 200 nem a pau, só se tiver muito mechido, compra carambola, os olho de boi e olhete gosta, mesmo estando fora de época, sempre aparece um....
O pescador comum mente, o sábio escuta, e o tolo discute... :P!
Avatar do usuário
Victor Takahashi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 902
Registrado em: Dom Out 16, 2005 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Victor Takahashi » Qui Fev 09, 2012 7:49 am

Evolution 50 libras pra garoupas é pra desperdiçar a chance de embarcar um trofeu.

Esse tipo de peixe tem uma força descomunal e tende a se entocar na primeira corrida, se não segurar,ela esquece :D :D

Super dimensionar o equipamento nesse tipo de pescaria não é nenhuma bobeira e nem falta de esportividade.

E o lider de preferencia de boa qualidade, la pelas 100 libras .


:D :D
Avatar do usuário
Marcelo Lanzara
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 124
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 12:59 pm
Cidade:

Mensagem por Marcelo Lanzara » Ter Mar 13, 2012 3:43 pm

Robson Smith escreveu:Cara, compra um molinete aluma e uma vara da marine sport, a evolution 50lb, ja é o suficiente, nao precisa de vara de 80 lb é muita coisa, usa uma linha pe5 ( vamos dizer 50 lb pode ser power pro ) um leader de 70 lb pode ser vexter qualquer coisa, ja estaras bem equipado, e se for atrás dos bijus, ou garoponas, manda um shedão que não tem erro, esse material que te falei está ótimo, o molinete nao passa de 300 e é bom,etc, a vara e uns 180, e muito boa por sinal, nao quebra nem fodend0.

Jigs de 100 a 150 g, creio que não vá usar 200 nem a pau, só se tiver muito mechido, compra carambola, os olho de boi e olhete gosta, mesmo estando fora de época, sempre aparece um....
Concordo, é o conjunto que uso há mais de 5 anos sem problemas. Quanto a garouponas, aí só na linha de mão e mono 1,40m pra cima.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA SALGADA - SALTWATER”