Fisgada progressiva - considerações

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Fisgada progressiva - considerações

Mensagem por Beto Akamine » Seg Mai 17, 2010 10:07 am

Bom dia pescadores

Nos últimos 2 anos tenho procurado desenvolver as novas técnicas de pesca, em especial as ténicas finesse. Contrariando o ditado que diz que "não se ensina novos truques a um dinossauro velho", ou algo parecido :lol: , até que tenho obtido razoável sucesso na empreitada.

Porém, algo que tem me levantado muitas dúvidas diz respeito à fisgada correta para cada modalidade.

Como jurássico-velho-caquético, eu aprendi a pescar o bass usando conjuntos pesados (varas de 7´6 e 30lbs, Abu 4600 e 5500 e mono 20lbs - conjunto padrão no começo da década de 80). Uma vez que as varas eram mais moles, as linhas bem elásticas e as minhocas feitas de plástico duro, condicionei-me a dar fisgadas muito fortes, tão logo sentia o peixe dar a batida. Para quem assistiu os vídeos antigos do Doug Hannon e Stacey King, sabe o que estou falando.
:shock:

Com o desenvolvimento tecnológico, foram surgindo varas em grafita mais leves e mais rápidas, resultado das novas prensas que possibilitaram o surgimento de mantas de grafita de alto módulo (acima de 33 milhões de módulos por polegada quadrada - per square inch - psi). Passadores mais leves e finos, compostos cerâmicos e metálicos muito resistentes, lisos e com excelente dissipação de calor, reel seats mais anatômicos, fazem com que algumas varas montadas não excedam a 80 gramas de peso total. Minhas jurássicas varas de bass passam de 200 gramas de peso! :shock:

Posteriormente, surgiram as linhas de multifilamento trançado e multifilamento fundido em gel, muito finas e praticamente com elasticidade zero. Mais atualmente, varas ainda mais leves e sensíveis e a utilização de linhas de fluorocarbon como linhas principais de pesca (há pouco tempo atrás eram usadas apenas como shock leader).

Molinetes e carretilhas ganharam carretéis mais rasos, menor peso da carenagem, recolhimento mais perfeito, sistema de balanceamento do rotor, frenagem instantânea do carretel e outros luxos inexistentes há menos de 20 anos atrás.

As minhocas passaram a ser feitas em novos "shapes", com essências que aumentam o tempo em que o bass permanece com a isca na boca e feitas em plásticos mais macios.

Os anzóis passaram a ter novos tipos de formatos, a utilização dos modelos wide-gap se popularizou contra os antigos off-set, passaram a ser feitos com arames mais finos e resistentes, e se tornaram muito mais afiados, com afiações químicas, afiações a laser, etc.

Minhocas macias + anzóis ultra-afiados = resistência quase zero!

Toda essa inovação melhorou absurdamente o conforto e a sensibilidade de um dia de pescaria e facilitou por demais o ingresso de novos aficcionados na busca pelo peixinho verde, manhoso, chato e enjoado.

Bom, voltando ao assunto do tópico. O que eu quis dizer com tudo isso, foi que a forma de sentir o peixe e fisgá-lo também sofreu modificações. Usando uma vara moderna extra-rápida, uma linha sem elasticidade e uma carretilha que não cede nem um milímetro de recuo, fisgando o bass como se fazia há 20 anos atrás eu arranco a boca dele fora!! :shock: A transmissão da energia da fisgada é muito maior, vez que não há a dissipação pela elasticidade da linha, da moleza da vara, do recuo das engrenagens da carretilha.

Acredito que esse tenha sido o motivo do surgimento da "fisgada progressiva", em que o anzol é firmado paulatinamente na boca do peixe, até que esteja fisgado. Funciona muito bem, mas é preciso "desaprender" décadas de condicionamento de fisgada "bateu-fisgou" do passado.

Ufa... depois de tuuuudo isso, finalmente levantarei a questão: quando você utiliza a fisgada progressiva?

Eu tenho usado a fisgada progressiva somente nas técnicas puramente finesse, com equipamento compatível, qual sejam: varas de 4 a 8lbs, entre 5´9 e 6´8, molinete ou carretilha compatíveis, linha de fluorocarbon de 4 a 6 lbs. Por que? Porque sinto que nesses tipos de montagens, o bass tende a segurar a isca por mais tempo na boca, dada a naturalidade da isca e a delicadeza do equipamento. Além disso, por ser um conjunto bem mais delicado, dar uma fisgada muito brusca poderia estourar a linha facilmente.

Nas técnicas meio-leves (texas light, carolina ligh, down shot, split shot, under shot) eu tenho optado pela fisgada mais firme (jurássica ou "guinorante"), a mesma aplicada nas técnicas dos dinossauros (texas, carolina, flórida, eufala, etc), com equipamentos um pouco mais "sacudidos": varas de 12 a 15lbs, entre 6´1 e 7´, carretilha com fluorocarbon de 8 a 10lbs. Nesses casos, é sentir a batida, confirmar se o peixe está na linha e descer o braço, sem cabo-de-guerra, sem ficar "tenteando" o peixe. Ok, ok, alguns vão pensar "dinossauro é um bicho ignorante mesmo"... rs.... ... mas... será que estou tão enganado assim? Não se usa mais a ultra-mega-blaster-power-fisgada? Em nenhuma situação?

E os amigos, concordam com as minhas técnicas, acham que eu estou maluco ou consideram que eu deveria desistir do bass e ir pescar bagre com fígado de galinha?? :twisted: rs.

Grande abraço

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Mensagem por Caue Costa Hueso » Seg Mai 17, 2010 3:06 pm

Fala Betão, como está?

hahaha m**** de rir com a fisgada "guinorante" hahahaha

entao, eu sempre fui mto contra esses apetrechos ignorantes pros basses brasileiros. Lembro uma vez na sugoi aqui que um pescador famoso de bass ateh me zuou e disse q eu usava material de mocinha hhahahah

qdo o assunto é bass, a vara de maior libragem que uso é uma interline 17libras,,,, msmo assim acho mto pesada, mas eh a que mais gosto de trabalhar os rubber jigs mto pesados ou spinnerbaits pesadoes tbm....

pra carolina, down shot, ... uso uma 10 libras açao rapida...

pra finesse e rigs levissimos, ateh msmo pra han-han uso uma 6 libras.... ... ou uma 8 libras q tenho tbm....da cada briga otima!!!!

nao sei pq mas pescar bass usando uma vara 25libras aqui no Brasil eu acho que perde TODA graça, vc reboca um peixe.... .....

Quanto a fisgada, nao utilizo a "guinorante" como vc disse, mas tbvm nao chega a ser algo progressivo, eh uma figada meio q "normal", um pouco maior qdo eh carolina ou qdo o rubber tem antienrosco, ou seja, quando o azol tem que atravessar antes da boca do bass alguma outra coisa, a fisgada eh um pouco mais forte, mas nunca como na de um dourado assim.... a progessiva eu tenho medo de perder o peixe entao tbm nunca a faço mas ja vi gente utilizando-a normalmente, justamente pelo sal na minhoca neh, que faz com q o peixe fique mais tempo com ela na boca


eh isso aeee

belo texto seu hein!!!

abraçao!!!!
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Mai 18, 2010 2:38 pm

Grande Caue, tudo bem? Aqui, pouca pescaria e muita pesquisa.. rs

Rapaz, ainda estou passando pela mesma fase que a sua. Eu até faço as fisgadas progressivas boa parte das vezes, mas fico o tempo inteiro com a sensação que o verdinho vai cuspir a isca fora antes que eu possa firmar o anzol nele. rs.

Não sei se é impressão, mas quando uso rigagens mais pesadas e faço o "cabo-de-guerra", me parece que o bass cospe a isca muito mais rapidamente, não dando tempo de fisgar. Por isso, tenho optado por dar a fisgada tradicional: tum-tum... vapt!!!!! rs

Eu também diminui bastante a numeração dos equipos. Minha vara mais pesada é uma TDX Interlinete 6´3 22lbs que uso para crankbaits, por ter ação média. Depois, tenho uma 20lbs, Mitchell, 6´, que uso para os rubber jig com protetor de enrosco. Daí pra baixo é só equipo mais leve, linhas de 4-6lbs de FC.

Valeu pela resposta, amigo!

Abração

Betossauro-ignorantus-rex
Caue Costa Hueso escreveu:Fala Betão, como está?

hahaha m**** de rir com a fisgada "guinorante" hahahaha

entao, eu sempre fui mto contra esses apetrechos ignorantes pros basses brasileiros. Lembro uma vez na sugoi aqui que um pescador famoso de bass ateh me zuou e disse q eu usava material de mocinha hhahahah

qdo o assunto é bass, a vara de maior libragem que uso é uma interline 17libras,,,, msmo assim acho mto pesada, mas eh a que mais gosto de trabalhar os rubber jigs mto pesados ou spinnerbaits pesadoes tbm....

pra carolina, down shot, ... uso uma 10 libras açao rapida...

pra finesse e rigs levissimos, ateh msmo pra han-han uso uma 6 libras.... ... ou uma 8 libras q tenho tbm... ...da cada briga otima!!!!

nao sei pq mas pescar bass usando uma vara 25libras aqui no Brasil eu acho que perde TODA graça, vc reboca um peixe.... .....

Quanto a fisgada, nao utilizo a "guinorante" como vc disse, mas tbvm nao chega a ser algo progressivo, eh uma figada meio q "normal", um pouco maior qdo eh carolina ou qdo o rubber tem antienrosco, ou seja, quando o azol tem que atravessar antes da boca do bass alguma outra coisa, a fisgada eh um pouco mais forte, mas nunca como na de um dourado assim.... a progessiva eu tenho medo de perder o peixe entao tbm nunca a faço mas ja vi gente utilizando-a normalmente, justamente pelo sal na minhoca neh, que faz com q o peixe fique mais tempo com ela na boca


eh isso aeee

belo texto seu hein!!!

abraçao!!!!
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Wagner Goffredo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 929
Registrado em: Ter Jan 16, 2007 12:49 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Wagner Goffredo » Ter Mai 18, 2010 5:50 pm

Fala Turminha, blz

Amigo, comecei na pesca do Bass há 6 meses, com total ajuda e supervisao do amigo Marcao de Piracicaba. Sem ele, eu tava frito.
Não tenho equipos especificoa para Bass, então estou me virando como posso.. para carolina estou usando uma vara shimano catana 6.6 e carretilha com linha mono 0,26... até agora peguei um bass só, mas fisguei legal .. embraquei o bixo ...
Por coincidencia, domingo agora testei um equipo bem ligth .. molinete daiwa 100 carretel raso, vara 7 pes até 8 libras, linha fluor 0,19 de 4 libras, anzol jig 1,7 gramas e shad shap watermelon ...
Olha amigos, fiquei maravilhado !!! :D :D é muito legal ...
E uma vez quebrei a linha, pois fisguei forte ...mas depois que peguei o jeito, só ia quebrando a munheca ( ixi, ficou esquisito :( ) e firmando a briga com eles ... foi bem legal .. equipo leve é bem esportivo ...
E no final da pescaria amassei a farpa do anzol, dai perdi feio, foi 10x3 pros basses ... ... hehehhee
MAs é isso ai, foi um comentario de um iniciante, mas ja estou me apaixonando pelos verdinhos viu ..

Abraçoa a todos e boas fisgadas ( gradativas ) ... rs....
"Deus Não subtrai do tempo de vida do homem, as horas que ele passa pescando"
Avatar do usuário
Bruno Pereira Müller
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 332
Registrado em: Sex Out 17, 2008 4:09 am
Cidade:

Mensagem por Bruno Pereira Müller » Ter Mai 18, 2010 6:07 pm

Eu pesco a pouco tempo mas posso falar um pouquinho...eu uso fisgada progressiva apenas em rig com o anzol exposto e linhas de baixa libragem ex: wacky com fluor 4 lb pq c eu der uma fisgada "guinorante" a linha volta sem anzol...aprendi isso na pratica mesmo, para texas, no sinker e semelhantes continuo "quase arrancando o maxilar" na hora da fisgada.

abraço.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qui Mai 20, 2010 9:23 am

Olá pescadores

Wagner, legal que você já tenha conseguido algumas capturas. Esse bichinho verde é chato, enjoado, mas.. viciante! rs. Comecei a usar as shad shape quando fui pescar com o guia Fábio, no Vossoroca. Tivemos ótimos resultados, usando jig heads de 1/16 e 1/8.
Anzóis sem farpa é a próxima coisa que pretendo abordar. Li uma reportagem do Gary Yamamoto e outra do Scott Linden fazendo defesa do uso de anzóis sem farpa na pesca com iscas plásticas. Me pareceu fazer bastante sentido. Em tempo, todas as minhas iscas de bait tem a farpa amassada, mas para pesca de bass com iscas plásticas ainda não usei muito.

Brunão, minhas fisgadas "jurássicas guinorantes" estão ficando no passado.. rs.. hoje alterno fisgadas progressivas com fisgadas firmes, mas não exageradas. Só com rubber jig com protetor de enrosco e rigagens bem pesadas (texão, carolinão, floridão) em grandes profundidades é que tenho usado uma fisgada mais potente, mas aí o equipamento acompanha (fluor de 12 a 16lbs)

abs
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Wagner Goffredo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 929
Registrado em: Ter Jan 16, 2007 12:49 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Wagner Goffredo » Qui Mai 20, 2010 3:19 pm

Beto, agora lhe faço uma pergunta:

- E quando a minhoca esconde a ponta do anzol ? ( no carolina, texas, enfim, rigs que escondem a ponta )... ... uma fisgada um pouco mais forte ajuda, ou voces tentam deixar o peixe com um tempo um puco maior com a minhoca na boca ?
"Deus Não subtrai do tempo de vida do homem, as horas que ele passa pescando"
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qui Mai 20, 2010 4:04 pm

Wagner Goffredo escreveu:Beto, agora lhe faço uma pergunta:

- E quando a minhoca esconde a ponta do anzol ? ( no carolina, texas, enfim, rigs que escondem a ponta )... ... uma fisgada um pouco mais forte ajuda, ou voces tentam deixar o peixe com um tempo um puco maior com a minhoca na boca ?
Wagner, na maior parte das rigagens com iscas plásticas costumamos esconder a ponta do anzol. Ocorre que as iscas plásticas atuais são feitas em borracha muito mais macias, os anzóis estão muito mais afiados e as novas linhas (multifilamento e fluorocarbon) usadas na pesca do bass são praticamente inelásticas.

Acho que as fisgadas "guinorantes" que eu aprendi há décadas atrás não tem mais aplicação hoje em dia por todos esses fatores. Porém, acredito que em rigagens mais pesadas (texão, carolinão, floridão, downshotzão), em que pescamos em grandes profundidades (abaixo de 8 metros), uma ferrada mais forte é necessária pela pressão da coluna d´água, distância do rig até à vara e pelo próprio peso do rig, mas ainda assim, sem aqueles exageros da era mesozóica.

Rigagens com anzol escondido, mas mais leves (praticamente todas, menos hanhan, undershot, wacky e jig wacky sem protetores de enrosco), permitem uma fisgada mais tranquila. Ainda estou chegando às minhas conclusões quando usar a fisgada progressiva e quando usar uma fisgada mais bate-pronto (mas não violenta), por isso "levantei a bola" aqui para pegar a opinião dos basseiros de plantão.

Espero ter ajudado.

Abs

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Wagner Goffredo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 929
Registrado em: Ter Jan 16, 2007 12:49 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Wagner Goffredo » Qui Mai 20, 2010 4:34 pm

OPa !!!!!

Muito lgeal Beto !!! Ajudou bastante !!!
Toda informação para mim é importantissima !!!
Excelente tópico Beto !!

Abração
"Deus Não subtrai do tempo de vida do homem, as horas que ele passa pescando"
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Dom Mai 30, 2010 2:27 pm

Grande Beto
Quando pesco de Texas ou Carolina com chumbo entre 1/2 e 1 oz, com varas de carretilha 20 lbs 6'3", fluor de 12 lbs e minhocas do padrão Strike King Anaconda com anzóis entre 3/0 e 5/0, utilizo as fisgadas guinorantes sim, rs. Nas outras, tento usar a tal fisgada progressiva, mas ainda estou bastante condicionado a usar a estupidez do meu início da pesca do bass, que foi no final dos anos 90. Rubber jigs e spinnerbaits também andam de mãos dadas com as fisgadas do tipo "pesca de dourado", rsrs...
Na minha última pescaria no Capivari, num tradicional pesqueiro de traíra, peguei um bass que bateu como traíra, aquela batida seca e curta, dando cabeçadas seguidas, como se fosse uma dentuça. Como o pesqueiro já me condicionava a esperar uma traíra e eu estava usando Texas, dei aquela "porrada", rsrs... e o bass, beirando os 50 cm, demorou a pular, o que me fez achar ainda mais que fosse uma traíra, hahaha, coitado, rsrrsrsrs... mas pude observar um detalhe: geralmente, mesmo quando uso da inguinorância, não chego a rasgar a boca do peixe, ficando o anzol bem cravado. Nesta ocasião especificamente, o anzol ficou cravado na boca do peixe pela fisgada de reação, pois eu esperava uma traíra naquele local. Mas quando se faz o tal cabo-de-guerra, o anzol acaba por fisgar no canivete, que é praticamente membranoso e mesmo assim não chega a rasgar a boca do peixe. Vou tentar, quando usar Texas/Carolina com menos de 14 gramas em locais mais rasos, moderar nas fisgadas e observar os resultados.
Uma observação a que estou chegando, desde minha última pescaria com o mestre Edu Seto, foi de que uma coisa que atrapalha bastante as fisgadas progressivas é o tal do anti-enrosco, parece que não ajuda muito, talvez seu uso fique mais restrito aos locais em que se enrosque tanto que a pescaria fique muito prejudicada. Caso contrário, é preferível perder alguns anzóis do que peixes, rs.
Excelente discussão neste tópico.
Grande abraço!
Imagem
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Mai 31, 2010 10:22 am

Grande Haruo-sauro-san!

Nós da Escola "Bateu-Levou", também chamada de "Guinorança na Chasqueada", somos os que mais sofremos para tirar esse condicionamento, né?! (rs). Afinal.. dino é dino!! Com muito orgulho!! ha ha...

Depois de ver a sua mensagem e as dos demais colegas, estou chegando à conclusão que minhas idéias até que estavam mais ou menos corretas. Não se aplica a "guinorança" todas as vezes, assim como é inviável usar a progressiva em qualquer situação.

Rigagens pesadas pedem fisgadas compatíveis, mesmo com a evolução tecnológica de iscas mais macias, varas mais rápidas, linhas sem elasticidade e anzóis mais afiados. Talvez não precise mais as fisgadas do tipo "hammer hit" do Doug Hannon, mas a "guinorança jurássica" ainda tem seu lugar.

Quanto aos prejuízos ao peixe, acho que não causa maiores problemas não. Nas vezes em que mantivemos peixes no viveiro, quando a gente os soltava eles estavam bem, sem apresentar traumas ou problemas para nadar. Os locais das fisgadas também não apresentavam esfacelamento ou machucaduras maiores que o normal.

Como você comentou, parece que a grande diferença está no ponto da fisgada. Quando usamos a progressiva corretamente, quase sempre ferramos no canivete do peixe. Isso é uma segurança a mais para não perder aquele trofeuzão.

Anti-enroscos.. puxa.. isso dava papo para um novo tópico inteiro. Usar ou não usar? Bom, vou deixar minhas opiniões. Eu acredito que o ant-enrosco atrapalha, mas ainda é melhor usar do que perder tantas rigagens. Eu tenho preferido aqueles com protetor de arame bem fino e flexível, em arco, que se prende à ponta do anzol, especialmente os Mosquito e os Decoy. Aqueles anti-enroscos em arco da Gamakatsu, em material plástico.. já ouvi muita gente falar que não gosta, mas pra mim funciona igual aos outros. Já os anti-enrosco formado por um ou dois arames ou monofilamentos rígidos expostos, são eficientes até que você pegue um peixe. Depois disso eles tendem a entortar/deformar e não funcionam mais. É o caso daqueles jig head da Zappu com anti enrosco e os anzóis para finesse da Owner. São bons, mas estragam muito fácil (ou estou fazendo algo errado...rs).

Imagem

Imagem

Já no down-shot, quando a situação permite, tenho usado o anzol com a fisga exposta. O mesmo com o wacky e jig wacky, que tenho usado com anzol sem anti-enrosco, sempre que a situação permite. A fisgada é muito mais fácil, realmente. Mas mesmo em locais que parecem limpos, a incidência de enroscos é altíssima em nossas represas.

Opa, comecei a viajar.. o que você acha?

Abração

Beto Akamine


Ricardo Haruo escreveu:Grande Beto
Quando pesco de Texas ou Carolina com chumbo entre 1/2 e 1 oz, com varas de carretilha 20 lbs 6'3", fluor de 12 lbs e minhocas do padrão Strike King Anaconda com anzóis entre 3/0 e 5/0, utilizo as fisgadas guinorantes sim, rs. Nas outras, tento usar a tal fisgada progressiva, mas ainda estou bastante condicionado a usar a estupidez do meu início da pesca do bass, que foi no final dos anos 90. Rubber jigs e spinnerbaits também andam de mãos dadas com as fisgadas do tipo "pesca de dourado", rsrs...
Na minha última pescaria no Capivari, num tradicional pesqueiro de traíra, peguei um bass que bateu como traíra, aquela batida seca e curta, dando cabeçadas seguidas, como se fosse uma dentuça. Como o pesqueiro já me condicionava a esperar uma traíra e eu estava usando Texas, dei aquela "porrada", rsrs... e o bass, beirando os 50 cm, demorou a pular, o que me fez achar ainda mais que fosse uma traíra, hahaha, coitado, rsrrsrsrs... mas pude observar um detalhe: geralmente, mesmo quando uso da inguinorância, não chego a rasgar a boca do peixe, ficando o anzol bem cravado. Nesta ocasião especificamente, o anzol ficou cravado na boca do peixe pela fisgada de reação, pois eu esperava uma traíra naquele local. Mas quando se faz o tal cabo-de-guerra, o anzol acaba por fisgar no canivete, que é praticamente membranoso e mesmo assim não chega a rasgar a boca do peixe. Vou tentar, quando usar Texas/Carolina com menos de 14 gramas em locais mais rasos, moderar nas fisgadas e observar os resultados.
Uma observação a que estou chegando, desde minha última pescaria com o mestre Edu Seto, foi de que uma coisa que atrapalha bastante as fisgadas progressivas é o tal do anti-enrosco, parece que não ajuda muito, talvez seu uso fique mais restrito aos locais em que se enrosque tanto que a pescaria fique muito prejudicada. Caso contrário, é preferível perder alguns anzóis do que peixes, rs.
Excelente discussão neste tópico.
Grande abraço!
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Qua Jun 02, 2010 7:02 am

Akamine-san
Acho que vc definiu bem a essência de tudo: tem horas pra usar a fisgada progressiva e tem horas que a fisgada "innguinorante" tem de ser usada. E o tal do anti-enrosco é polêmico. Acho que há locais onde sem ele a pescaria torna-se inviável devido à quantidade de enroscos, mas os de arame quebram-se facilmente (aqueles dos anzóis Mosquito) e os de nylon (da Gamakatsu) deformam-se após certo tempo. Tenho feito os meus em fluor, cerca de 0,37mm, na morsa de atado.
Down-shot com certeza, em locais aparentemente limpos eu uso com a ponta do anzol exposta, deixa o trabalho da minhoca mais solto e facilita a fisgada (apesar de eu não simpatizar com este rig, ele é bastante eficiente, hehehe). Midosto é complicado, tenho acertado uns peixinhos, mas a perda de jigheads é grande, e o tal do anti-enrosco atrapalha bastante minhas fisgadas nessa montagem. E vc não curte competição, mas conhece muita gente que curte e sabe que perder um troféuzão em dia de prova é, como diz o Véio (Celso), de doer os cornos, hahahaha... (eu perdi um na prova do ano passado, que tomou linha até se enroscar e quebrar a frágil fluor de 5 lbs, rsrrsrsrs)...
Grande abraço!
Imagem
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Jun 02, 2010 9:30 am

Realmente, Haruo-san, esses anzóis para pesca finesse com anti-enrosco são meio "descartáveis", não aguentam muitas pescarias. O jeito é botar a mão no bolso e deixar um estoquinho em casa.

Esses anti-enrosco em fluor em fiz alguns, mas acabei usando muito pouco. Fiz seguindo aquele tutorial do Tico-Tico em uma revista de pesca. É uma forma tradicional de se fazer anti-enroscos em moscas de fly, principalmente poppers e hairbugs. Se funciona para o fly, deve funcionar legal para o bait, ainda mais se pensarmos na economia.

É o paradoxo da competição e da situação de não poder perder peixe: equipamento mais delicado proporciona mais ataques e aumenta muito a sensibilidade, mas.. o risco de perder o peixe aumenta. Pelo menos a adrenalina vai nas alturas!! rs

Uma coisa que ainda quero abordar (talvez em outro tópico) é o uso de anzóis off-set e wide-gap para pesca com iscas plásticas. Li algumas reportagens que falam das vantagens, como:
- maior facilidade da fisgada com linhas finas - a ausência de farpa faz com que a pressão necessária para cravar o anzol na boca do peixe diminua em mais de 60% (alguns alegam que por esse motivo a perda de peixes é menor que usando o anzol com farpa);
- aumento da durabilidade das iscas - o que mais retalha a isca é o movimento da farpa, atuando como uma faca, pelo interior da isca;
- maior facilidade de manter a afiação do anzol - afiar um anzol sem farpa é bem mais fácil;
- risco de acidentes graves - isso é obvio, para quem já levou uma ferrada na mão de um anzol com e sem farpa.

Nas garatéias tenho usado as iscas com as farpas amassadas há bastante tempo. Andei fazendo testes variados usando um pedaço de pele de porco, que simula bastante a consistência e a resistência mecânica da pele humana e me pareceu a melhor opção. Farpas limadas ficaram em segundo (e dá mais trabalho) e com farpas figou em terceiro. Preciso refazer o teste com os anzóis simples, mas acho que o resultados serão parecidos. Depois publico os resultados.

Como vão as pescarias? Muitos 50 up? Assim que passar essa loucura das provas da Liga, vamos marcar de ir pra água e pescar sem pressão.

Abração

Beto Akamine

Ricardo Haruo escreveu:Akamine-san
Acho que vc definiu bem a essência de tudo: tem horas pra usar a fisgada progressiva e tem horas que a fisgada "innguinorante" tem de ser usada. E o tal do anti-enrosco é polêmico. Acho que há locais onde sem ele a pescaria torna-se inviável devido à quantidade de enroscos, mas os de arame quebram-se facilmente (aqueles dos anzóis Mosquito) e os de nylon (da Gamakatsu) deformam-se após certo tempo. Tenho feito os meus em fluor, cerca de 0,37mm, na morsa de atado.
Down-shot com certeza, em locais aparentemente limpos eu uso com a ponta do anzol exposta, deixa o trabalho da minhoca mais solto e facilita a fisgada (apesar de eu não simpatizar com este rig, ele é bastante eficiente, hehehe). Midosto é complicado, tenho acertado uns peixinhos, mas a perda de jigheads é grande, e o tal do anti-enrosco atrapalha bastante minhas fisgadas nessa montagem. E vc não curte competição, mas conhece muita gente que curte e sabe que perder um troféuzão em dia de prova é, como diz o Véio (Celso), de doer os cornos, hahahaha... (eu perdi um na prova do ano passado, que tomou linha até se enroscar e quebrar a frágil fluor de 5 lbs, rsrrsrsrs)...
Grande abraço!
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Marcel Nishiyama (Tchel)
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 338
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 5:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marcel Nishiyama (Tchel) » Dom Jul 25, 2010 12:12 pm

Opa blz? Nao tinha visto esse topico antes, e acho mto interessante para mim, porque sou totalmente adepto a fisgada progressiva no bass.

Eu uso essa fisgada em praticamente todos os rigs, desde jig wacky até spinner bait, mas ém algumas situações acho a fisgada normal mais eficiente, o que tenho observado (isso no meu ponto de vista):

Prós

1 - Se souber dar essa fisgada é tao eficiente qto a normal.

2 - Não tem o risco de arrebentar a linha na fisgada, mesmo com a friccao regulada às vezes acontece.

3 - Com essa fisgada se o peixe solta na hora da fisgada, vc nao tira a isca do raio de ação dele de uma maneira brusca e não natural, dá para continuar trabalhando e mtas vezes ele volta a pegar.

4 - No spinner bait, para eu q gosto de participar de campeonatos acho que o peixe sofre menos com a fisgada arrastada do que uma paulada na boca, e por isso passa o dia mais tranquilo no viveiro.

Contra

1 - Na pescaria vertical prefiro dar a fisgada normal, pq às vezes o peixe está perto do barco, e na segunda arrastada, se o peixe for pequeno, aparece um peixe voador kkkkkk

2 - Na pescaria vertical profunda tb, pois essa arrastada (qdo o peixe eh pequeno) puxa o peixe mto rapidamente para cima, e faz com que aconteca uma descompressão mto rapida.

3 - Qdo o peixe é pequeno, às vezes não dá o arrasto necessário para que a vara envergue o suficiente e fisgue o peixe.

Tem um video que na verdade é uma matéria sobre a pesca na vertical, mas tem 2 fisgadas minhas que ilustra bem oq escrevi, na primeira dei uma fisgada normal, pois era uma pesca na vertical rasa, na segunda fisgada dei a progressiva, mesmo pescando na vertical, mas pq já tinha sentido que o peixe não era tão pequeno e que não iria conseguir arrastar mto ele para cima rapidamente o que acabaria o prejudicando.

Coloquem direto no 2:20

<object width="640" height="505"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/v1tB04THdLI&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/v1tB04THdLI&hl ... 2=0x6b8ab6" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Mensagem por Caue Costa Hueso » Dom Jul 25, 2010 8:43 pm

Marcel Nishiyama escreveu:Opa blz? Nao tinha visto esse topico antes, e acho mto interessante para mim, porque sou totalmente adepto a fisgada progressiva no bass.

Eu uso essa fisgada em praticamente todos os rigs, desde jig wacky até spinner bait, mas ém algumas situações acho a fisgada normal mais eficiente, o que tenho observado (isso no meu ponto de vista):

Prós

1 - Se souber dar essa fisgada é tao eficiente qto a normal.

2 - Não tem o risco de arrebentar a linha na fisgada, mesmo com a friccao regulada às vezes acontece.

3 - Com essa fisgada se o peixe solta na hora da fisgada, vc nao tira a isca do raio de ação dele de uma maneira brusca e não natural, dá para continuar trabalhando e mtas vezes ele volta a pegar.

4 - No spinner bait, para eu q gosto de participar de campeonatos acho que o peixe sofre menos com a fisgada arrastada do que uma paulada na boca, e por isso passa o dia mais tranquilo no viveiro.

Contra

1 - Na pescaria vertical prefiro dar a fisgada normal, pq às vezes o peixe está perto do barco, e na segunda arrastada, se o peixe for pequeno, aparece um peixe voador kkkkkk

2 - Na pescaria vertical profunda tb, pois essa arrastada (qdo o peixe eh pequeno) puxa o peixe mto rapidamente para cima, e faz com que aconteca uma descompressão mto rapida.

3 - Qdo o peixe é pequeno, às vezes não dá o arrasto necessário para que a vara envergue o suficiente e fisgue o peixe.

Tem um video que na verdade é uma matéria sobre a pesca na vertical, mas tem 2 fisgadas minhas que ilustra bem oq escrevi, na primeira dei uma fisgada normal, pois era uma pesca na vertical rasa, na segunda fisgada dei a progressiva, mesmo pescando na vertical, mas pq já tinha sentido que o peixe não era tão pequeno e que não iria conseguir arrastar mto ele para cima rapidamente o que acabaria o prejudicando.

Coloquem direto no 2:20

<object width="640" height="505"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/v1tB04THdLI&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/v1tB04THdLI&hl ... 2=0x6b8ab6" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>
Mto legal Tchel!!!

show de bola mesmo!!!

esse tópico foi mto bom... aprendi mto....
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Jul 27, 2010 9:10 am

Valeu, Marcel, muito boas as explicações e ótimo o vídeo!

Depois de assistir concluí que preciso mesmo investir em um segundo ecobatímetro de melhor qualidade. Instalo o mais básico para navegação, com sensibilidade baixa e taxa de atualização alta e o outro deixo na proa, próximo do elétrico, com sensibilidade alta e taxa de atualização baixa, para achar os peixinhos.

Gostei do toque de desligar o FishID.. não imaginava que ele atrapalhasse tanto assim.. vou testar nas próximas pescarias.. no começo acho que vou estranhar, mas depois acho que a leitura fica mais eficiente..

Abração

Beto Akamine
Marcel Nishiyama escreveu:Opa blz? Nao tinha visto esse topico antes, e acho mto interessante para mim, porque sou totalmente adepto a fisgada progressiva no bass.

Eu uso essa fisgada em praticamente todos os rigs, desde jig wacky até spinner bait, mas ém algumas situações acho a fisgada normal mais eficiente, o que tenho observado (isso no meu ponto de vista):

Prós

1 - Se souber dar essa fisgada é tao eficiente qto a normal.

2 - Não tem o risco de arrebentar a linha na fisgada, mesmo com a friccao regulada às vezes acontece.

3 - Com essa fisgada se o peixe solta na hora da fisgada, vc nao tira a isca do raio de ação dele de uma maneira brusca e não natural, dá para continuar trabalhando e mtas vezes ele volta a pegar.

4 - No spinner bait, para eu q gosto de participar de campeonatos acho que o peixe sofre menos com a fisgada arrastada do que uma paulada na boca, e por isso passa o dia mais tranquilo no viveiro.

Contra

1 - Na pescaria vertical prefiro dar a fisgada normal, pq às vezes o peixe está perto do barco, e na segunda arrastada, se o peixe for pequeno, aparece um peixe voador kkkkkk

2 - Na pescaria vertical profunda tb, pois essa arrastada (qdo o peixe eh pequeno) puxa o peixe mto rapidamente para cima, e faz com que aconteca uma descompressão mto rapida.

3 - Qdo o peixe é pequeno, às vezes não dá o arrasto necessário para que a vara envergue o suficiente e fisgue o peixe.

Tem um video que na verdade é uma matéria sobre a pesca na vertical, mas tem 2 fisgadas minhas que ilustra bem oq escrevi, na primeira dei uma fisgada normal, pois era uma pesca na vertical rasa, na segunda fisgada dei a progressiva, mesmo pescando na vertical, mas pq já tinha sentido que o peixe não era tão pequeno e que não iria conseguir arrastar mto ele para cima rapidamente o que acabaria o prejudicando.

Coloquem direto no 2:20

<object width="640" height="505"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/v1tB04THdLI&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/v1tB04THdLI&hl ... 2=0x6b8ab6" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Sex Fev 04, 2011 10:44 pm

Acompanho o Tchel na resposta...

Até uns dois anos atras eu era ignorante nas fisgadas, mas aprendi a sentir o peixe muito antes do que sentia, portanto, com a sensibilidade de mão mais apurada, acabei desenvolvendo uma boa fisgada progressiva...

Aquela fisgada de tambaqui de pesqueiro ja era....kkkkkkkkkk

Apesar da fisgada ser progressiva é firme, dificilmente estive perdendo peixe ultimamente. Mas foi o que eu disse, muito li, vi, escutei e o que me ajudou muito, por incrivel que pareça, foi o Carolina.

Através do Carolina consegui desenvolver muito s sensibilidade de mao e isso colaborou para que eu fisgasse de uma forma muito melhor.

Acho que vale a pena, apesar de ser um Féla Dinossauro Sam, desenvolver essas novas tecnicas...kkkkk

Gostei desse topico, fazia tempo que nao aparecia por aqui e achei muito interessante...

Abração
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Ter Fev 15, 2011 8:06 pm

Rodrigo Nogueira escreveu:Acompanho o Tchel na resposta...

Até uns dois anos atras eu era ignorante nas fisgadas, mas aprendi a sentir o peixe muito antes do que sentia, portanto, com a sensibilidade de mão mais apurada, acabei desenvolvendo uma boa fisgada progressiva...

Aquela fisgada de tambaqui de pesqueiro ja era... ...kkkkkkkkkk

Apesar da fisgada ser progressiva é firme, dificilmente estive perdendo peixe ultimamente. Mas foi o que eu disse, muito li, vi, escutei e o que me ajudou muito, por incrivel que pareça, foi o Carolina.

Através do Carolina consegui desenvolver muito s sensibilidade de mao e isso colaborou para que eu fisgasse de uma forma muito melhor.

Acho que vale a pena, apesar de ser um Féla Dinossauro Sam, desenvolver essas novas tecnicas...kkkkk

Gostei desse topico, fazia tempo que nao aparecia por aqui e achei muito interessante...

Abração
Fala Félla
Eu tenho usado Carolina com varas de 20-25 lbs, de até 7', fluor de 16 lbs, peso de 1 oz e anzol Gamakatsu 5/0 com minhocas entre 6" e 10" (isso porque ainda não achei por aqui os anzóis 7/0). Dá pra usar fisgada progressiva mesmo assim?
Abs!!!
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Ter Fev 15, 2011 9:40 pm

Ricardo Haruo escreveu:
Rodrigo Nogueira escreveu:Acompanho o Tchel na resposta...

Até uns dois anos atras eu era ignorante nas fisgadas, mas aprendi a sentir o peixe muito antes do que sentia, portanto, com a sensibilidade de mão mais apurada, acabei desenvolvendo uma boa fisgada progressiva...

Aquela fisgada de tambaqui de pesqueiro ja era... ...kkkkkkkkkk

Apesar da fisgada ser progressiva é firme, dificilmente estive perdendo peixe ultimamente. Mas foi o que eu disse, muito li, vi, escutei e o que me ajudou muito, por incrivel que pareça, foi o Carolina.

Através do Carolina consegui desenvolver muito s sensibilidade de mao e isso colaborou para que eu fisgasse de uma forma muito melhor.

Acho que vale a pena, apesar de ser um Féla Dinossauro Sam, desenvolver essas novas tecnicas...kkkkk

Gostei desse topico, fazia tempo que nao aparecia por aqui e achei muito interessante...

Abração
Fala Félla
Eu tenho usado Carolina com varas de 20-25 lbs, de até 7', fluor de 16 lbs, peso de 1 oz e anzol Gamakatsu 5/0 com minhocas entre 6" e 10" (isso porque ainda não achei por aqui os anzóis 7/0). Dá pra usar fisgada progressiva mesmo assim?
Abs!!!
Cara, eu tentei usar umas 3 pescarias minhoca de 10" com anzol 4/0, nao tive nenhuma ação...como os bass dai sao mais ogros, creio que a fisgada progressiva vc nem consiga ou melhor, nao tenha nem tempo de fazer, pq o bicho deve pesar muito...

Acho eu que, dado ao peso, ao anzol bem maior e a minhoca tbm que é maior, vc sente de imediato a batida do bass...

Sinceramente, isto me instigou a ir pro Capiva fazer uns testes em breve....hehehehehehehehehhe

Fiquei curioso depois desta...

Ah, acho que uma pessoa que poderia indicar a resposta sobre isso seria o Glauco ou o Tuco do SPBC, ambos foram pro mexico ano passado e com ctz usaram carolina por la....

Vou buscar maiores informações...
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Mensagem por Caue Costa Hueso » Qua Fev 16, 2011 12:59 pm

Rodrigo Nogueira escreveu:
Ricardo Haruo escreveu:
Rodrigo Nogueira escreveu:Acompanho o Tchel na resposta...

Até uns dois anos atras eu era ignorante nas fisgadas, mas aprendi a sentir o peixe muito antes do que sentia, portanto, com a sensibilidade de mão mais apurada, acabei desenvolvendo uma boa fisgada progressiva...

Aquela fisgada de tambaqui de pesqueiro ja era... ...kkkkkkkkkk

Apesar da fisgada ser progressiva é firme, dificilmente estive perdendo peixe ultimamente. Mas foi o que eu disse, muito li, vi, escutei e o que me ajudou muito, por incrivel que pareça, foi o Carolina.

Através do Carolina consegui desenvolver muito s sensibilidade de mao e isso colaborou para que eu fisgasse de uma forma muito melhor.

Acho que vale a pena, apesar de ser um Féla Dinossauro Sam, desenvolver essas novas tecnicas...kkkkk

Gostei desse topico, fazia tempo que nao aparecia por aqui e achei muito interessante...

Abração
Fala Félla
Eu tenho usado Carolina com varas de 20-25 lbs, de até 7', fluor de 16 lbs, peso de 1 oz e anzol Gamakatsu 5/0 com minhocas entre 6" e 10" (isso porque ainda não achei por aqui os anzóis 7/0). Dá pra usar fisgada progressiva mesmo assim?
Abs!!!
Cara, eu tentei usar umas 3 pescarias minhoca de 10" com anzol 4/0, nao tive nenhuma ação...como os bass dai sao mais ogros, creio que a fisgada progressiva vc nem consiga ou melhor, nao tenha nem tempo de fazer, pq o bicho deve pesar muito...

Acho eu que, dado ao peso, ao anzol bem maior e a minhoca tbm que é maior, vc sente de imediato a batida do bass...

Sinceramente, isto me instigou a ir pro Capiva fazer uns testes em breve... ...hehehehehehehehehhe

Fiquei curioso depois desta...

Ah, acho que uma pessoa que poderia indicar a resposta sobre isso seria o Glauco ou o Tuco do SPBC, ambos foram pro mexico ano passado e com ctz usaram carolina por la....

Vou buscar maiores informações...

vcs nao acham que , para os basses do brasil, varas de 25 libras sao MUITA coisa? mesmo o rig sendo mais pesado eu nunca uso vara acima de 15 ou 17 libras.... ....
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Sex Fev 18, 2011 5:59 pm

Caue Costa Hueso escreveu:
Rodrigo Nogueira escreveu:
Ricardo Haruo escreveu:
Rodrigo Nogueira escreveu:Acompanho o Tchel na resposta...

Até uns dois anos atras eu era ignorante nas fisgadas, mas aprendi a sentir o peixe muito antes do que sentia, portanto, com a sensibilidade de mão mais apurada, acabei desenvolvendo uma boa fisgada progressiva...

Aquela fisgada de tambaqui de pesqueiro ja era... ...kkkkkkkkkk

Apesar da fisgada ser progressiva é firme, dificilmente estive perdendo peixe ultimamente. Mas foi o que eu disse, muito li, vi, escutei e o que me ajudou muito, por incrivel que pareça, foi o Carolina.

Através do Carolina consegui desenvolver muito s sensibilidade de mao e isso colaborou para que eu fisgasse de uma forma muito melhor.

Acho que vale a pena, apesar de ser um Féla Dinossauro Sam, desenvolver essas novas tecnicas...kkkkk

Gostei desse topico, fazia tempo que nao aparecia por aqui e achei muito interessante...

Abração
Fala Félla
Eu tenho usado Carolina com varas de 20-25 lbs, de até 7', fluor de 16 lbs, peso de 1 oz e anzol Gamakatsu 5/0 com minhocas entre 6" e 10" (isso porque ainda não achei por aqui os anzóis 7/0). Dá pra usar fisgada progressiva mesmo assim?
Abs!!!
Cara, eu tentei usar umas 3 pescarias minhoca de 10" com anzol 4/0, nao tive nenhuma ação...como os bass dai sao mais ogros, creio que a fisgada progressiva vc nem consiga ou melhor, nao tenha nem tempo de fazer, pq o bicho deve pesar muito...

Acho eu que, dado ao peso, ao anzol bem maior e a minhoca tbm que é maior, vc sente de imediato a batida do bass...

Sinceramente, isto me instigou a ir pro Capiva fazer uns testes em breve... ...hehehehehehehehehhe

Fiquei curioso depois desta...

Ah, acho que uma pessoa que poderia indicar a resposta sobre isso seria o Glauco ou o Tuco do SPBC, ambos foram pro mexico ano passado e com ctz usaram carolina por la....

Vou buscar maiores informações...

vcs nao acham que , para os basses do brasil, varas de 25 libras sao MUITA coisa? mesmo o rig sendo mais pesado eu nunca uso vara acima de 15 ou 17 libras.... ....
Eu uso uma Quantum de 14, nao mais que isso...
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Sex Fev 18, 2011 6:02 pm

Respondendo a duvida do Haru em seu ultimo post...

Conversando com os amigos que conheceram basses maiores que os nossos aqui, é impossivel de se praticar fisgada progressiva com peixes d50cm, na faixa de 2kg...

A pancada é muito forte, como se fosse um tucunaré.

Entao, a fisgada progressiva com carolina, é pra bass paulistas que se consegue aplicar bem tal tecnica, creio eu...

Diante dos bass maiores que sao encontrados no sul, acho que é mais proximo da ação tida nos bass estrangeiros, com forte pancadas e fisgada de pronto, no estilo Beto Akamine...kkkkkkk

Acho que é isso Haru...
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sáb Fev 19, 2011 12:06 pm

Fella
Quando comecei a utilizar minhocas maiores (as Zoom Ol' Monster), perdia fisgadas por erro no tempo, os peixes ainda não haviam colocado o anzol na boca ou cuspiam fora antes da fisgada. Agora, tenho perdido bem menos peixes. E não preciso gastar tanto com pesos de chumbo, pois utilizo oliva mesmo (de linguiceiro), quando encontrar tungstênio de 1 oz, compro. É uma técnica bastante sensível, e mesmo sendo incomum, engatei peixes de 300 gramas com ela... mas funciona bem para os maiores de vez em quando.
Cauê
O material é pesado, Carolina é pra ser utilizado com material pesado pra ser sensível. E pra quem participa de competição, sempre que possível o material que não dá muita chance do peixe escapar. Eu perdi um peixe na prova da LPPE 2009 que tomou fluor de 5 lbs no jigwacky, tomou linha, enroscou e arrebentou. Um peixe grande chega do lado do barco cansado, com menos chances de soltura. Então, não é muito vantajoso usar material muito leve em competições. É o mais pesado que dá pra usar. Assim o peixe chega com gás e tem mais condições de soltura.
Abs
Imagem
Avatar do usuário
Bruno Agostini
ANZOL DE OURO
Mensagens: 628
Registrado em: Sex Dez 15, 2006 11:17 pm
Apelido: Bruno Mão Grande
Cidade:

Mensagem por Bruno Agostini » Sáb Fev 19, 2011 10:11 pm

Fisgada progressiva é bacana pra lugar limpo, sem pauleira, e com linha fina, na ultima pescaria que fiz com o Jansen, três dias antes da gravação do show de pesca "bass na superficie" perdi feio pra ele, o que é meio normal pois o pia é atentado, mas principalmente porque os peixes estavam na pauleira e com essa historia de não rebocar o peixe, varios ficaram nos tocos, nas semanas seguintes voltei la com vara de 10 lb e linha 12lb, perdi um ou outro, normal pois não queria rebocar o peixe, mas ainda usando fisgada progressiva, na semana seguinte fui com vara 17lb e linha 12lb, desci o braço sem essa de fisgada progressiva, "meio que rebocando o peixe" pronto nenhum escapou, mas é claro que pra peixe pequeno o equipo estava superdimensionado, peixe de 400g nem sabia o que tinha acontecido, tipo um momento na agua, um segundo depois fora da agua.
Para texas, e rubber eu tenho usado uma lamiglass 17 lb 6´3´´, e como pesco com no mínimo 10 gramas de peso e minhoca 7 polegadas desço o braço e não to nem ai, claro que tem que esperar o tempo certo, principalmente por que eu e Haruo andamos pegando umas trairas e uns black´s metido a trairas.
Cranck´s é a mesma coisa, fisgo no soco forte, só que a vara é fiberglass 17lb st. croix, ou seja moderada, ate agora não perdi peixe na fisgada.
Spinnerbait, chatterbait vara de 20 lb e multi 20 ou fluor 16lb, desço o braço.
Vara de 10 lb pra baixo uso fisgada progressiva se tiver usando fluor fino, se tiver com multi ai depende do lugar.
Acredito que o tipo de fisgada seja de acordo com o tipo de estrutura, e com o tipo de isca, se a gente der uma fisgada tipo ogro com uma senko pode ter certeza que só volta o anzol.
Imagem

"Anyone can fish fast, but can they do it efficiently?" KVD
Keep fishing. Keep Releasing.
Avatar do usuário
Jimy Nakaoka
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 6:20 am
Cidade:

Re: Fisgada progressiva - considerações

Mensagem por Jimy Nakaoka » Seg Fev 21, 2011 11:54 am

[quote="Beto Akamine"]Bom dia pescadores

Nos últimos 2 anos tenho procurado desenvolver as novas técnicas de pesca, em especial as ténicas finesse. Contrariando o ditado que diz que "não se ensina novos truques a um dinossauro velho", ou algo parecido :lol: , até que tenho obtido razoável sucesso na empreitada.

Porém, algo que tem me levantado muitas dúvidas diz respeito à fisgada correta para cada modalidade.

Como jurássico-velho-caquético, eu aprendi a pescar o bass usando conjuntos pesados (varas de 7´6 e 30lbs, Abu 4600 e 5500 e mono 20lbs - conjunto padrão no começo da década de 80). Uma vez que as varas eram mais moles, as linhas bem elásticas e as minhocas feitas de plástico duro, condicionei-me a dar fisgadas muito fortes, tão logo sentia o peixe dar a batida. Para quem assistiu os vídeos antigos do Doug Hannon e Stacey King, sabe o que estou falando.
:shock:

:) :)
Olá Beto eu não costumo usar essa fisgada "guinorante"..rssss..no máximo uma fisgada firme. Acho também como você que nos rigs mais leves deve-se usar a progressiva e em rigs como heavy carolina e texas bem com rubberjig deve-se usar uma fiscada mais firme. Mas mesmo em rigs leves em determinadas situaçôes e locais deve-se também usar um pouco mais de força...rssss.
Outro caso a parte é em situações de short bite ( aqui falamos assimm...rsss) onde mesmo usando rigs leves e linha fina fisgo com mais vontade.
De uns anos para cá pesco quase que só Smallmouth em local de água cristalina e muita pressão de pesca . Uso nesta pesca praticamente só molinete e linhas de 3 e 4 lbs( ligth carolina) , portanto quase sempre uso a fisgada progressiva.
Mas não fique preocupado você não está só , aqui tem muito japa que só fisga no bom e velho American Style :lol: :lol: :lol: :lol:

Um abraço,
B A N Z A I C R A F T
Imagem
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Mensagem por Caue Costa Hueso » Seg Fev 21, 2011 12:26 pm

OK, para campeonatos tudo bem utilizar um material mais parrudo pra nao perder nada, mas que isso tira uns 90% da emoçao da briga tira.... ...

a vara que uso na amazonia pra tirar um tucuna de 8kg (20libras) fica totalmente sem graça pra tirar um bass de 500g ou até 1kg.

como o jansen ja ensinou, vara é pra arremessar a isca, mas se consigo ter uma vara 10 libras (como a team daiwa X) que tem bom tamanho e açao rapida, que arremessa mto rigs, vejo como desnecessario utilizar uma vara mais pesada....

o maior bass que ja peguei (na casa dos 45cm) deu uma briga mto boa com minha XT de 12 libras... mas em nenhum momento achei que fosse quebra-la ou a msmo arrebentar a linha.... ...
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Mar 02, 2011 11:27 am

Ótimas respostas, amigos! Está muito interessante ver tanta variedade de opiniões para algo que "achamos" que sabemos fazer: fisgar o peixe! rs

Vou colocar algumas considerações pessoais:

- Como disse o Caue, parafraseando o Jansen, a função da vara é arremessar a isca. É o que eu penso também, mas acrescentaria também a necessidade de "potência de fisgada" quando se usa iscas com anti-enrosco. Por isso que na pesca do bass eu uso desde varas de molinete de 6lbs com fluor 4lbs para as rigagens mais delicadas em fisgadas progressivas (senão arrebenta tudo) até varas de 25lbs e 7´e fluor de 16 a 20lbs para o Akamine´s Ogresse Style Fishing. A pergunta: precisa de tanto? Eu acredito que sim, para as seguintes situações: rubber jig grande com weed guard de nylon em flipping no meio das estruturas, grandes crankbaits de 1oz ou mais, spooning (minhas flutter de 5´pesam 1 1/2 oz e encomendei as de 6´que pesam 2oz), mega spinnerbaits, etc.

- A briga com o peixe fica comprometida com um equipamento tão pesado? Sim, fica, mas sem o uso dessa tralha de Shrek, não se consegue arremessar e/ou fisgar o peixe, então..

- Contrariando o vox populi da pesca esportiva (tralha leve para dar emoção na briga com o peixe), ultimamente eu tenho deixado meu equipamento mais ogro justamente para abreviar a briga e não estressar tanto o peixe. Com tralha leve já houve muitas situações em que o peixe chegava quase morto ao lado do barco.. e muitas vezes morriam mesmo. Avaliando prós e contras, sou mais a favor do peixe.. exceção é a tralha UL com fluor para as montagens finesse, pois acredito que são indissociaveis, mas ainda assim eu forço o equipamento no limite para não prolongar muito a briga com o peixe

- Nakaoka-san, no short bite o equipamento leve aguenta bem uma fisgada mais firme? Eu tinha a concepção que no short bite eu deveria ter cuidado redobrado na fisgada, pois há menos "amortecimento" do equipamento, o que poderia ocasionar uma quebra mais fácil da linha.. por isso que uso algo mais pesado nessa situação.. E vendo os vídeos dos colegas da terra do Sol Nascente, eu vejo que não estou sozinho no estilo de fisgada "ogro"... rs.. o Katsutaka Imae parece um cavaleiro Jedi ferrando com minhoca... rs...

- Brunão, acho que nosso equipamento está mais ou menos igual... só adicionei mais uma tralha ogro ao set por causa dos mega chatterbaits e mega spoons..

- Haruo-san, realmente em competições a tralha mais pesada deve ser mais usada, seja para garantir o peixe que pode custar a vitória, seja para abreviar ao máximo a luta com o peixe e permitir que ele chegue vivo e saudável ao final do dia. Acho que o exemplo dos competidores dos EUA deve ser imitado nesse caso.. Minhoca de 10´? Só vi o Nelson pescando com isso até hoje, chamei de "anaconda style".. rs.. e também não estou achando anzóis off set wide gap maiores que 5/0 aqui no Brasil.. acho que o jeito vai ser encomendar lá fora..

- Nogueira-fella-san, apareça aí para treinarmos o estilo "ogresse" nos verdes do Capivari. Ainda estou fazendo minhas experiências, mas acho que o balanço final vai ser bem positivo. Quem diria que um bass de 300 gramas atacaria com tanta vontade uma colher de 5´ e 1 1/2oz? Esse bicho verde é doido.. rs

Abraços

Beto Ogro Akamine Jurassic Fishing Style
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Qua Mar 02, 2011 1:29 pm

Akamine´s Ogresse Style Fishing

essa foi da hora....kkkkkkkkkkk
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sex Abr 01, 2011 8:48 am

Dando um "up" no tópico...

Cauê
Atualmente penso como o Beto, prefiro abreviar a luta para preservar a integridade dos peixes. Concordo contigo que a briga com material pesado tira 90% da emoção, mas competições acrescentam o dobro de emoção a cada ação (opinião pessoal). E depois do "trauma" de ter perdido um peixe bom numa prova do campeonato, fiquei meio "ressabiado" com o material leve, hehehe. Um bass de 50 up morre com certa facilidade no viveiro do barco, é pegar e correr pra pesar. Se ele estiver "com gás" ainda por termos aliviado a briga com o material pesado, suas chances de sobreviver aumentam. E o que não dá pra arriscar é perder o peixe que poderia dar uma boa colocação. Em pescarias "normais" com vara de 10 lbs já tive trabalho para soltar peixes da casa dos 50 cm, porque eles estavam tão cansados que alguns chegavam a virar de barriga pra cima. Se tem peixe que eu não quero que morra são os basses 50 up, ainda mais os raros que eu pego, hauhauahu...

Akamine-sam
Falando em "anaconda style", são exatamente as Strike King Anaconda de 10" que tenho usado por aqui, com resultados satisfatórios quando se quer selecionar um pouco o tamanho dos peixes. Outra boa isca é a Kuttail de 6.5" para Texas e Carolina.
Quando vou atrás de quantidade, tenho usado minhocas pequenas como as Senko de 3" ou as Kuttail de 3.5" ou 4" nas montagens finesse, em muitos casos visivelmente mais produtivas do que as "ogresse".

Nogueira
Já usei Carolina com vara de 14 lbs, é bacana, funciona bem e a emoção da briga é boa. Atualmente tenho usado Texas com vara de 6'3"/20 lbs e Carolina com vara de 6'6"/25 lbs. As vantagens que vejo são a sensibilidade, a briga rápida com devolução do peixe mais "inteiro" e, opinião pessoal, anzol grande tem menor proporção de peixes perdidos. Além do mais, qualquer peixe toma linha de 4 lbs, mas pra tomar linha de 16 lbs da carretilha não pode ser "pouca coisa", hehehe. Me lembro do último bass pego, no Texas com vara de 20 lbs e isca de Brush Hog da Zoom, em que mostrei para o Bruno a quantidade de fluor 16 lbs que o peixe tomava da carretilha, show de bola, hehehe. Agora que estou meio por fora das competições, vou ver se uso com mais frequencia o material mais leve.
No dia que eu voltar a pescar eu prometo usar material mais leve, rsrsrs... sabadão, cervejão, peixão, e eu fazendo plantão, kkkkkkkkk...
Abraços!
Imagem
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qui Mai 05, 2011 8:53 am

Ricardo Haruo escreveu:Dando um "up" no tópico...
Akamine-sam
Falando em "anaconda style", são exatamente as Strike King Anaconda de 10" que tenho usado por aqui, com resultados satisfatórios quando se quer selecionar um pouco o tamanho dos peixes. Outra boa isca é a Kuttail de 6.5" para Texas e Carolina.
Quando vou atrás de quantidade, tenho usado minhocas pequenas como as Senko de 3" ou as Kuttail de 3.5" ou 4" nas montagens finesse, em muitos casos visivelmente mais produtivas do que as "ogresse".
No dia que eu voltar a pescar eu prometo usar material mais leve, rsrsrs... sabadão, cervejão, peixão, e eu fazendo plantão, kkkkkkkkk...
Abraços!
Tio Haruo.. andei experimentando umas rigagens Shrek-style.. consegui arranjar os anzois 5/0 e eles casaram muito bem com as creatures, minhocas e tube grandes. Além disso, ficaram certinho nos DOA médios, fezendo montagem weedless a partir da cauda, para arremessar a isca lá no meio da tranqueira em skipping e pegar os prateados na maré inundada.
Óia só, o tio Nerso é o homem da Anaconda mesmo!! kkk... existe mesmo a isca com esse nome... Fico pensando que se eu sou um ogro, o tio Nerso é o quê? Um Kraken, um Ciclope, o monstro do Lago Ness?? kkk...
Pára de estudar tanto e vamos achar os bocudos de outono.. pior época do ano para pegar esse bicho, mas quando sai é grande...
Abração
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”