AJUDA: FOTOS NA NEVE

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

AJUDA: FOTOS NA NEVE

Mensagem por Adriano R Patussi » Qua Jul 16, 2008 2:49 pm

Pessoal, help me ...

Na semana que vem viajo para uma estação de esqui no Chile e vou fotografar na neve, surgindo aí o problema da compensação do branco.

Minha máquina (Rebel XTi) tem as seguintes regulagem de White Balance: Auto, Daylight (aprox. 5200K), Shade (aprox. 7000K), Cloudy (aprox. 6000k), Tungsten light (aprox. 3200k), White Fluorescent light (aprox. 4000k), Flash e Custom.

Tenho alguns filtros (PL-CIR, SKY 1-A, WARM, UV e POL-CONVERSION).

O que posso fazer para garantir qualidade às fotos, já que, como regra, a exposição automática na neve azula a foto.

Obrigado
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qui Jul 17, 2008 1:25 pm

Rapaz.... ótima pergunta... rs... nunca passei por isso...

Acho que vc. pode usar o PLCIR direto quando estiver na NEVE, uma coisa que pode utilizar também é tirar do AUTO a questão do White balance, use uma folha ou camiseta branca e bata uma foto dela... ou até mesmo uma foto da neve, mas aí tem que puxar o white balance para CUSTOM.

Realmente pelo que já li, bater foto da neve é bem complexo... Para não perder as que você já fez um simples retoque no Photoshop tira essas 'imperfeições' de cores, usando color balance.

Cara, o pouco que sei sobre a 'neve' é isso... já me estendi demais por não conhecer o assunto :(
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Qui Jul 17, 2008 1:46 pm

Diego escreveu:Rapaz.... ótima pergunta... rs... nunca passei por isso...

Acho que vc. pode usar o PLCIR direto quando estiver na NEVE, uma coisa que pode utilizar também é tirar do AUTO a questão do White balance, use uma folha ou camiseta branca e bata uma foto dela... ou até mesmo uma foto da neve, mas aí tem que puxar o white balance para CUSTOM.

Realmente pelo que já li, bater foto da neve é bem complexo... Para não perder as que você já fez um simples retoque no Photoshop tira essas 'imperfeições' de cores, usando color balance.

Cara, o pouco que sei sobre a 'neve' é isso... já me estendi demais por não conhecer o assunto :(
Diego, obrigado
Me explica um pouco mais sobre o white balance CUSTOM.
Como é que funciona esse lance?
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qui Jul 17, 2008 2:01 pm

Adriano, funciona assim você vai alterar para CUSTOM, a câmera vai pedir para você fazer uma foto de 'alguma coisa 100%' branca, você pode apontar para uma camiseta ou algo assim(penso que pode ser a neve), branco e clicar.

Ele vai utilizar aquela informação como O BRANCO e vai gerar informações de 'desvios' de cor para ela. Não é mais para ter coloração azulada.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Qui Jul 17, 2008 2:03 pm

Diego escreveu:Adriano, funciona assim você vai alterar para CUSTOM, a câmera vai pedir para você fazer uma foto de 'alguma coisa 100%' branca, você pode apontar para uma camiseta ou algo assim(penso que pode ser a neve), branco e clicar.

Ele vai utilizar aquela informação como O BRANCO e vai gerar informações de 'desvios' de cor para ela. Não é mais para ter coloração azulada.
Legal.
Obrigado
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qui Jul 17, 2008 2:06 pm

Em minha casa funciona, por ter a 'cor' das paredes(rosa hoje) bem destacadas nos fundos brancos das outras... eu faço a leitura da branca, a câmera corrige e perde a coloração 'errada'.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Qui Jul 17, 2008 2:08 pm

Diego escreveu:Em minha casa funciona, por ter a 'cor' das paredes(rosa hoje) bem destacadas nos fundos brancos das outras... eu faço a leitura da branca, a câmera corrige e perde a coloração 'errada'.
Jóia Jóia :D
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qui Jul 17, 2008 3:27 pm

AdrianoRP escreveu:
Diego escreveu:Em minha casa funciona, por ter a 'cor' das paredes(rosa hoje) bem destacadas nos fundos brancos das outras... eu faço a leitura da branca, a câmera corrige e perde a coloração 'errada'.
Jóia Jóia :D
Se funcionar, poste uma prá gente ver... rs... ;)
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

Foto e neve

Mensagem por Oscar Dornellas » Qui Jul 17, 2008 8:38 pm

Pode esperar que suas fotos ficarão tendendo para o azul. Isso porque a neve reflete o azul do céu e o imprime.
Eu deixaria o balanço em AUTO e depois, no Adobe tiraria o azul.
Quanto à exposição, se ficar com muita luz vai estourar o branco, se ficar com pouca vai "azular".
Tente bater algumas fotos de teste com a exposição em O (zero) e com compensações de -,7 a -1,0 e + 0,7 a +1,0. Ou outras compensações.
A partir daí mete bronca. E faz um belo relato aqui pra gente apreciar.
Bom passeio e boas fotos.
Oscar
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”