Manutenção de Digitais

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Manutenção de Digitais

Mensagem por Canali » Qua Ago 31, 2005 2:04 am

Pessoal.... Cameras digitais tem "validade"??????

Pergunto pois parece que minha camera está perdendo a qualidade nas fotos.... Tá certo, ela é antiguinha, mas sempre tirei ótimas fotos... É uma P-50 da Sony.... Não noto problema nela, mas comparando fotos antigas com atuais perece-me que estão menos nítidas, mais escuras no geral....

Será que uma visita na assitencia melhoraria?????????

O que vcs me dizem?

Abraços

Ricardo
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Manutenção de Digitais

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Ago 31, 2005 6:40 am

canali escreveu:Pessoal.... Cameras digitais tem "validade"??????

Pergunto pois parece que minha camera está perdendo a qualidade nas fotos.... Tá certo, ela é antiguinha, mas sempre tirei ótimas fotos... É uma P-50 da Sony.... Não noto problema nela, mas comparando fotos antigas com atuais perece-me que estão menos nítidas, mais escuras no geral....

Será que uma visita na assitencia melhoraria?????????

O que vcs me dizem?

Abraços

Ricardo

Sim ... ... Para ambas as perguntas ...
CCD tem tempo de vida útil sim ... O número provavel de fotos permitidos com qualidade aproxima-se de 35.000, desde que o fotográfo seja cuidadoso, não exponha o CCD á fontes de luz muito intensas como fotografar diretamente o sol, evite manter a câmera em locais úmidos e trate a câmera com carinho ...rs... Se a câmera utilizar CMOS de baixa qualidade, a vida útil é menor. Já presenciei câmeras em que a vida útil do CCD nâo durou 10.000 fotos, e também vi câmera profissional com mais de 200.000 ir para assistência técnica para revisão e não ser preciso trocar o CCD. Em câmeras reflex há a necessidade de fazer a limpeza periódica do CCD ou do CMOS, que suja com muita facilidade pelo fato de se estar trocando constantemente as objetivas.

Quanto a ida à assistência, pode enviar para fazer limpeza e calibragem. Isso faz com que a qualidade das fotos melhore. Mas peça um orçamento antes. Se for preciso trocar o CCD, dependendo da câmera, pode custar quase tanto quanto uma nova.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Qui Set 01, 2005 3:57 pm

Valeu Nelson....

Assim q der vou na assistencia fazer um orçamento...!

Abração

Ricardo
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Sáb Set 03, 2005 10:57 am

Nelson

Esse tipo de problema acontece com as cameras tradicionais também, aquelas que usam filme?

Abraço
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Set 03, 2005 2:25 pm

As câmeras convencionais requerem manutençõa também, porém a grande maioria de proprietários jamais fazem manutenção em suas câmeras, lembrando-se disso somente quando elas param de funcionar.
Os maiores inimigos de câmeras fotográficas e filmadoras também, é a umidade. Depois dela, o calor excessivo. Com a umidade as objetivas criam fungos que com o passar do tempo acabam corroendo os cristais e danificam a superfície dos mesmos. O mecanismo pode sofrer oxidação e possíveis travamentos do mecanismo, problema este muito mais comum em câmeras usadas na orla marítima em virtude da ação da maresia.
No calor excessivo há o ressecamento dos lubrifcantes das partes móveis, e isso acaba gerando problemas no mecanismo de obturação e no mecanismo que regula a velocidade da abertura.
Sempre que aparece um fotografo em meu escritório em busca de assistência técnica, mesmo os profissionais, acredite, estes são os maiores destruídores de equipamento, pois usam a câmera até ela estragar sem fazer uma manutenção sequer, e usam-nas exaustivamente, traço um paralelo entre usar uma câmera sem revisá-la anualmente ou a cada dois anos, com o fato de usar um veículo pelo mesmo tempo sem fazer as trocas de óleo, revisões periódicas e as manutenções necessárias ... Aí eles me perguntam ...
- E precisa fazer ?
É lógico, uma câmera é além de um produto eletrônico, também tem partes mecânicas que necessitam de revisões periódicas.
Valeu ?
Qualquer dúvida, grite ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Seg Set 05, 2005 11:13 am

Valeu Nerso

Abraço
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”