Como fazer as dobras(voltas) em fio de aço?

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Como fazer as dobras(voltas) em fio de aço?

Mensagem por Fabio A. » Seg Dez 31, 2007 12:02 pm

Parece uma pergunta boba. Claro que dá para fazer com alicate, já fiz. Mas nunca fica perfeito como a gente ve nos giradores, encastoados e etc. Estou fazendo pequenos encastoados aqui e gostaria que ficassem legais.

Então pergunto: qual a ferramente que se usa? Técnica? Sei lá....

Abraço!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Dez 31, 2007 12:16 pm

Binho, as melhores feramentas para isso são alicates de ortodontia... o preço é que não muito convidativo... custam em média uns 45 reais cada... e eu uso uns 4 modelos diferentes pra coseguir curvas bem feitas dependento do que quero... ou seja, pra ficar bem armado precisa gastar entre 150 a 200 reais em alicates...

http://www.shopdental.com.br/ortodontia-c-17.html

Os que eu mais uso são:

Alicate 074 Young
R$65,00

Alicate 139 Curto para Fios
R$65,00

Este eu não tenho e é apropriado para fios mais grossos - Alicate 325 para Fios Extra-Oral R$65,00 - uso um modelo parecido tipo meia-cana, onde um falo é concavo e outro convexo, se não me engano é o medelo 053 que não aparece aqui...

e um bom alicate de corte... Vou comprar um que tem "alivio"ou "força dupla" por causa das dores no braço, preciso diminuir qualquer esforço.... parece uma miniatura daqueles de cortar correntes e cadeados que aparecem em filmes...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Seg Dez 31, 2007 12:41 pm

Poxa! Achei que tinha alguma coisa mais fácil. Tipo alguma ferramenta que você introduza o fio, gira e vai formando heheheheee.... ...

E essas aí são bem caras. Será que não acha genérica da china hehehheee....

Outro detalhe que tava olhando. As voltas é no próprio fio, por exemplo. Passa o fio dentro do olho do anzol e depois vem fazendo voltas ao redor do fio e bem justas. Esse alicate aí acho que não faz isso, ele deve ser para fazer argolas somentes. Acho!

Deve ter outra ferramenta, pois é muito perfeito as voltas, como citado, de giradores. Não é possível que seja feita somente com um alicate simples.

Obrigado!
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Seg Dez 31, 2007 12:51 pm

Dá pra quebrar um bom galho com alicates de fazer bijuteria também.
Abs.
Imagem
Avatar do usuário
Auro
ANZOL DE OURO
Mensagens: 500
Registrado em: Qua Nov 02, 2005 12:29 am
Cidade:

Mensagem por Auro » Seg Dez 31, 2007 2:21 pm

Binho a algum tempo o Vladimir colocou uma postagem sobre o virador de arame que ele utiliza. Serve para fazer molas, e acredito que possa servir para fazer teus encastoados. É bem mais simples que um alicate, mas tem que mandar fazer num ferramenteiro.

http://www.guiapescadepraia.com/forum/v ... 54&start=0

Outra opção é fazer com o alicate de ortodontia e com um alicate normal mesmo.Com o alicate, vc consegue fazer uma variedade de formatos, sendo mais versátil.
A fase final, em que se faz as argolas é o que vc deseja.

Imagem

Auro
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Seg Dez 31, 2007 2:55 pm

Auro, muito bom, mas não entendi como essa peça funciona. O que eu preciso de fazer são as voltas no mesmo fio. Como disse, passa o fio de aço pelo olho do anzol e depois venho fazendo voltas ao redor do mesmo para segurar. Então os alicates não terão funcionalidade para isso.

Essa peça talvez tenha, só que não deu para visualizar como seria a aplicação dela neste meu caso.

-Irei introduzir o fio pela peça e posteriormente passar pelo olho do anzol, e logo após?

Não entendi como o arame vai ficar preso para poder girar e fazer as voltas.

Obrigado!
Avatar do usuário
Welington Araujo Rodarte
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1847
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Welington Araujo Rodarte » Seg Dez 31, 2007 3:58 pm

No livro "Guia de Nós" do Orozimbo José de Moraes, ensina a fazer um gabarito muito simples para trabalhar com o aço rigido.

Infelizmente ainda não consigo postar imagens, senão colocaria as imagens do livro.
CATERVA MINEIRO
WRODARTE@OI.COM.BR
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Seg Dez 31, 2007 4:39 pm

Fiz esta peça aí, entendi como funciona. Tinha um parafuso de alúmino aqui, furei ele com um broca fininha mesmo, e limei a metade da cabeça.

Só que para o quero não funcionou, pois de um lado da para fazer perfeitamente. Só que do lado que introduzo no anzol, aí não funciona hehehee..., pois no arame já tem um "nó" na outra ponta, aí a "ferramenta" não entra heheheheee.... ....

Resumindo. De um lado eu uso a ferramenta, do outro uso o alicate hehehehee....

Imagem

Imagem


Se alguém tiver outra idéia, não se acanhe. :D :D
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Dez 31, 2007 7:35 pm

Tem uma maquina de encastoar anzóis... o Canali tava vendo isso outro dia...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Gabriel Guimarães
ANZOL DE OURO
Mensagens: 906
Registrado em: Ter Jul 31, 2007 1:23 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Guimarães » Ter Jan 01, 2008 5:51 am

Procure por fios de aco para fazer encastoado...toda loja de pesca cistuma ter...eles vem com varios pequenos cilindros de aco que voce faz a volta no anzol e depois amassa...alem disso esses fios sao flexiveis e podem ser adquiridos com diversas libragens!
Uso quando vou linguicar!Dao uma apresentacao mais "natural" na isca ao inves de um fio de aco rigido...
Abraco
CATERVA SUB-21

PESCA ESPORTIVA

Good things happen for those who bait!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jan 01, 2008 10:02 am

Gabriel Guimarães escreveu:Procure por fios de aco para fazer encastoado...toda loja de pesca cistuma ter...eles vem com varios pequenos cilindros de aco que voce faz a volta no anzol e depois amassa...alem disso esses fios sao flexiveis e podem ser adquiridos com diversas libragens!
Uso quando vou linguicar!Dao uma apresentacao mais "natural" na isca ao inves de um fio de aco rigido...
Abraco
Os cabos de aço são estes ...

Imagem

E os cilindros, são as luvas ...

Elas pode ser simples ...

Imagem

Ou duplas ...

Imagem
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Ter Jan 01, 2008 11:13 am

Fiz mais 5 peças. Preferi fazer na mão mesmo. Esse fio que estou usando é 0,35. Ele tem somente 2 cm. Particulamente gosto de usar anzol sem haste em pesque pague. Literalmente o anzol que uso some na ração. Muito facilmente corta 0.50. Então fiz essa pesquena haste que é bem mais fina do que se fosse do anzol. Acredito que do jeito que tá, não vai assustar os peixes.
Avatar do usuário
Glayson Pereira - Glico
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1177
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 7:10 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Glayson Pereira - Glico » Ter Jan 01, 2008 9:01 pm

Eu fui domingo, num p&p testar uma isca de cortiça q imita a ração q eu fiz, e como lá pega matrinchãs junto com as tilápias, de início coloquei um encastoado, mas num tive ação de jeito nenhum, foi tirar o mesmo e começaram a bater peixes, inclusive uma matrinchã q eu conseguir tirar. É um risco pescar assim, mas a diferença de ação é gritante nesse p&p.

Abraço,
Glico.
Avatar do usuário
Gabriel Guimarães
ANZOL DE OURO
Mensagens: 906
Registrado em: Ter Jul 31, 2007 1:23 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Guimarães » Ter Jan 01, 2008 9:04 pm

NELSON MACIEL escreveu:
Gabriel Guimarães escreveu:Procure por fios de aco para fazer encastoado...toda loja de pesca cistuma ter...eles vem com varios pequenos cilindros de aco que voce faz a volta no anzol e depois amassa...alem disso esses fios sao flexiveis e podem ser adquiridos com diversas libragens!
Uso quando vou linguicar!Dao uma apresentacao mais "natural" na isca ao inves de um fio de aco rigido...
Abraco
Os cabos de aço são estes ...

Imagem

E os cilindros, são as luvas ...

Elas pode ser simples ...

Imagem

Ou duplas ...

Imagem
Exatamente Nelson!
O nome luvas nao me veio a cabeca...
Obrigado
Abraco
CATERVA SUB-21

PESCA ESPORTIVA

Good things happen for those who bait!
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Ter Jan 01, 2008 9:22 pm

Glico escreveu:Eu fui domingo, num p&p testar uma isca de cortiça q imita a ração q eu fiz, e como lá pega matrinchãs junto com as tilápias, de início coloquei um encastoado, mas num tive ação de jeito nenhum, foi tirar o mesmo e começaram a bater peixes, inclusive uma matrinchã q eu conseguir tirar. É um risco pescar assim, mas a diferença de ação é gritante nesse p&p.

Abraço,
Glico.
É por isso que tem que usar os pequenos. Esse da foto aí tem 2cm, e é bem fino. Acredito que não vai atrapalhar.
Avatar do usuário
Glayson Pereira - Glico
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1177
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 7:10 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Glayson Pereira - Glico » Ter Jan 01, 2008 11:03 pm

Binhofish escreveu:É por isso que tem que usar os pequenos. Esse da foto aí tem 2cm, e é bem fino. Acredito que não vai atrapalhar.
Exaamente, eu usei um de 2,5 cm, e fino, da espessura de uma linha 0.30 mm. e cara do céu os peixes num chegavam perto da isca. Aí não tive outra opção senão usar sem nada e arriscar perdeu algum q por ventura embuchasse a dita cuja!!!!

Abraço,
Glico.
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Qua Jan 02, 2008 8:56 am

Glico escreveu:
Binhofish escreveu:É por isso que tem que usar os pequenos. Esse da foto aí tem 2cm, e é bem fino. Acredito que não vai atrapalhar.
Exaamente, eu usei um de 2,5 cm, e fino, da espessura de uma linha 0.30 mm. e cara do céu os peixes num chegavam perto da isca. Aí não tive outra opção senão usar sem nada e arriscar perdeu algum q por ventura embuchasse a dita cuja!!!!

Abraço,
Glico.
Engraçado eles assusatarem com o seu, pois um anzol com haste é pior. É mais grosso e mais visível.

Vamos ver aqui...
Avatar do usuário
Welington Araujo Rodarte
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1847
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Welington Araujo Rodarte » Qua Jan 02, 2008 10:33 am

Quando é necessario, prefiro usar o cabo de aço flexivel. Acho que da uma apresentação mais natural a isca.
CATERVA MINEIRO
WRODARTE@OI.COM.BR
Avatar do usuário
Doniseti Gentil
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1122
Registrado em: Qua Jul 04, 2007 2:04 pm
Cidade:

Mensagem por Doniseti Gentil » Qua Jan 02, 2008 9:37 pm

Binho, numa edição antiga da pesca & cia saiu uma dica de como fazer encastoado de arame rígido. Eu testei com arame fino e fica muito bom, mas com aramae mais grosso não sei se dá certo. Se eu não estiver enganado, quem dá a dica é o Juninho. O material é bem simples. Vou ver se acho a revista (tá meio difícil...rsrs) e se conseguir fotografar mando pra voce.
Abraço
"Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar." - Sr. Madruga - filósofo mexicano.
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Ter Jan 15, 2008 7:23 pm

Gabriel Guimarães escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
Gabriel Guimarães escreveu:Procure por fios de aco para fazer encastoado...toda loja de pesca cistuma ter...eles vem com varios pequenos cilindros de aco que voce faz a volta no anzol e depois amassa...alem disso esses fios sao flexiveis e podem ser adquiridos com diversas libragens!
Uso quando vou linguicar!Dao uma apresentacao mais "natural" na isca ao inves de um fio de aco rigido...
Abraco
Os cabos de aço são estes ...

Imagem

E os cilindros, são as luvas ...

Elas pode ser simples ...

Imagem

Ou duplas ...

Imagem
Exatamente Nelson!
O nome luvas nao me veio a cabeca...
Obrigado
Abraco
Essas luvas seguram mesmo?

Fico meio com o pé atrás pensando que vai acabar deslizando o cabo e sair.
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Ter Jan 15, 2008 8:27 pm

Binhofish
Este vídeo traz no final imagem da "maquina de fazer olhal" e bem simples, aproveitem.

<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/RvqW-oVGxe0&re ... ram><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/RvqW-oVGxe0&rel=1" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>

Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Ter Jan 15, 2008 8:47 pm

Binhofish
Este vídeo da pesca-NE traz imagens da "maquina de fazer snap's" e bem simples, aproveitem.


http://pesca-ne.com/index.php?option=co ... &Itemid=44
Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
Avatar do usuário
Leo Marrara
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1453
Registrado em: Ter Set 14, 2004 7:23 pm
Cidade:

Mensagem por Leo Marrara » Ter Jan 15, 2008 9:07 pm

Parceiro... Nos pesque pagues daqui, dependendo da modalidade, colocar aço no anzol é ficar o dia inteiro sem pegar nada. Se for pra pescar de fundo dá pra usar sem problemas. Mas quando é pra pescar com pão, ração artificial, miçanga ou salsicha que bóie... não adianta nem tentar, os redondos e as matrinxãs enxergam de longe o aço e vão passear em outros lugares, hehehehehe... Daí, costumamos usar a seguinte alternativa: Ato um leader de linha transparente (super raiglon) mais grosso, variando de 0,40mm até 0,50mm, e junto ao anzol faço esse arremate:

Imagem

Faço um nó palomar, mas não corto a sobra de linha... e ajusto melhor a alça, deixando-a pra cima do olho do anzol. Essa sobra de linha eu torço com a linha principal, por uns 2 ou 3 cm no máximo e arremato com um nó em 8, que não escorrega e não fica muito volumoso.

Como usamos esse sistema mais pra modalidades aonde a isca bóie, a fisgada tem que ser rápida... o reforço aguenta dentada de peixes até grandes, mas não faz milagre tbém. É procurar fisgar rápido para que o anzol fique mais pra fora da boca. Às vezes a fisgada não é rápida o suficiente e a parte dobrada já está mais pra dentro da boca do bicho, e os dentes estão em contato com a linha simples. Como só dá pra saber como está na hora que o peixe encosta, não force na briga, hehehehehe... E, claro... saber que às vezes mesmo fazendo tudo certo o peixe leva a melhor mesmo.

Espero que tenha ajudado a encontrar uma solução, se não pra esse problema, pros próximos que surgirem! :)

Abraço!

PS: Tentei inserir os links dos nós palomar e 8, mas não consegui... vc irá achá-los nesse site aqui - http://www.animatedknots.com/ nas seções fishing e climbing, respectivamente.
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Ter Jan 15, 2008 9:15 pm

José Zuanon escreveu:Tem uma maquina de encastoar anzóis... o Canali tava vendo isso outro dia...
Continuo procurando.. ehhehehhe

Abração

Ricardo
Avatar do usuário
Andre Iguti
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1312
Registrado em: Sex Mar 24, 2006 9:54 am
Cidade:

Mensagem por Andre Iguti » Ter Jan 15, 2008 10:13 pm

Não é bem sobre como escastoar anzois, mas o Tuba explicou como fazer support hooks de aço. Fica um circulo legal dos dois lados.

http://www.pescaki.com/index.php?showtopic=99

Material
Imagem

Passo 1
Imagem

Passo 2
Imagem

Passo 3
Imagem

Passo 4
Imagem
·...¸><((((º>
.··´¯`·.¸.·><((((º>
·.¸.·´¯`·...¸.·><((((º>



Andre Iguti
SJC/SP - Brazil

七転び八起き
(Sete quedas oito levantadas - Provérbio japonês)
Avatar do usuário
robertão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 244
Registrado em: Ter Out 30, 2007 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por robertão » Qui Jan 17, 2008 7:01 pm

Binho
TD bem?
Se estou entendendo vc quer encastoar anzol com arame de aço fino à moda antiga.
É simples.
Bata um prego perto da beirada de uma bancada de madeira ou mesa, deixando-o 1,5 cm para fora(o prego deve ter mais ou menos um diametro, que permita que vc faça uma argola com o arame em volta dele que caiba a argola do anzol com alguma folga. Corte a cabeça do prego. De uma volta com o arame no prego, deixando as 2 pernas do arame(uma curta e uma longa) em angulo reto.Retire o arame do prego e ponha o anzol na argola que vc construiu Com alicate de bico fino normal, tamanho pequeno, segure o cruzamento dos fios de aço , e com a mão(ou outro alicate pequeno) e sempre mantendo o angulo reto, vá dando voltas com o arame tracionado. quando der mais ou menos 5 a 6 voltas, , segure a molinha feita com o alicate, faça um movimento de manivela paralelo ao encastor com a ponta que sobrou do arame peque no e ela se partira sem borda cortante. Continua no próximo tópico se vc não tiver dúvidas deste.
NA PESCARIA, COMIGO É ASSIM : A PICANHA VAI MUGINDO PRÁ MESA E O PEIXE VAI DE VOLTA PRÁ REPRESA
Imagem
Avatar do usuário
fauzi
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 492
Registrado em: Sáb Jan 05, 2008 9:05 am
Cidade:

Mensagem por fauzi » Qui Jan 17, 2008 9:06 pm

Binho, fiquei de postar as fotos com as ferramentinhas para encastoar anzóis com arame fino. Porém, imagino que só com as fotos você não vai aprender a fazer. Assim, vou tentar fazer um filme, pois ai dá pra aprender direitinho. Sei da dificuldade porque até olhando de perto, ensinando outra pessoa, não é tão fácil. Tem que pegar o jeito, depois é só ver o resultado. Fica perfeitinho. Vamos ver se amanhã consigo fazer o filme.
PS.: Dá pra colocar filme aqui no fórum, ou tem que ser no Youtube ??
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Jan 17, 2008 9:28 pm

fauzi escreveu:Binho, fiquei de postar as fotos com as ferramentinhas para encastoar anzóis com arame fino. Porém, imagino que só com as fotos você não vai aprender a fazer. Assim, vou tentar fazer um filme, pois ai dá pra aprender direitinho. Sei da dificuldade porque até olhando de perto, ensinando outra pessoa, não é tão fácil. Tem que pegar o jeito, depois é só ver o resultado. Fica perfeitinho. Vamos ver se amanhã consigo fazer o filme.
PS.: Dá pra colocar filme aqui no fórum, ou tem que ser no Youtube ??
Tem que hospedar no Youtube, depois posta aqui ... Pelo Embed ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Shinji Haseyama » Qui Jan 17, 2008 10:21 pm

Binho, sou Dentista e fiz muita Ortodontia na minha vida.
Se voce for usar fios finos de aço para encastoar, vale a pena comprar um alicate139 de Ortodontia, é para sempre. Esse alicate tem um bico achatado e outro bico em forma de cone.
Voce dá uma volta com o dio na parte conica. passa o anzol ou o girador e com o mesmo alicate segura firme onde os dois fios se cruzam.
Vá dá voltas sobre o fio reto, pode dar quantas voltas quiser. Cortar e aparar com um alicate de corte.
Faço esses encastoados para os Pacús e Piracanjubas que pesco no Rio Paraná. Nunca me deixou na mão, apesar do fio fino. Cheguei a tirar Pacús de 5 - 6kilos sem nenhum problema. Acredito que funcionem bem em PP também. Ah, o comprimento não precisa exceder a 4 ou 5 centímetros? Se te interessar dá um alô.
KEEP WALKING KEEP FISHING

ImagemImagem
Caterva Jurássica

Quando achava que tinha todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas.... ...
Avatar do usuário
robertão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 244
Registrado em: Ter Out 30, 2007 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por robertão » Sex Jan 18, 2008 5:00 pm

Binho
Como vc não se manifestou, não deve ter tido dúvidas na parte do encaste do anzol.
Para fazer a argola onde vai amarrar a linha, é mais fácil ainda.
Com a outra ponta do arame, deixe uma perna de uns 3 cm e dê 2 voltas em torno do prego(aquele famoso) e termine a volta em angulo reto com o quase pronto encastor.
Pegue um girador grande, daqueles que a gente usa para encastoar anzol de dourado, prenda uma argola no prego e passe o anzol na outra argola.
com a ferramenta artesanal que está na foto, introduza o gancho na argola que vc fez no arame, tracione a ponta curta com alicate, mantendo em angulo reto e vá girando a ferramenta até dar o número de voltas que vc achar necessário.
esta ferramenta foi feita com botão de afogador de automóvel
Imagem

Imagem

Imagem

Depois, da mesma maneira, faça movimento de manivela para quebrar o arame sem deixar ponta viva. É importante a argola dupla deste lado pata que o arame não corte a linha quando houver grandes trações. Outra alternativa é antes de fazer a argola, se quizer fazer argola única,colocar um pequeno segmento de capa de fio de telefone(aquele fino e colorido) que tem uma parede espessa e resistente e dá uma aparência bonita ao encastor. a dupla volta é mais prática e funciona bem.
Resultado final
Imagem

Imagem

Imagem
abraço.
dúvidas?
me mande MP
NA PESCARIA, COMIGO É ASSIM : A PICANHA VAI MUGINDO PRÁ MESA E O PEIXE VAI DE VOLTA PRÁ REPRESA
Imagem
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”