Tubo de varas made by me...
- Artur Rezende
- ANZOL DE ALUMÍNIO
Fala moçada,
Outro dia vi um colega perguntando sobre como fazer um tubo de vara DIY, eu resolvi tirar umas fotos do meu p/ vcs verem e dar opiniões.
Usei tubo de PVC Tigre (evitei os micos) de 100mm.
Nesse tudo cabem varas de até 1,95m
O material utilizado foi:
2m de tubo de PCV
4 caps
3 rolos e vorracha EVA
2 fechos de mala
15 rebites
Eu tinha também uma alça velha que coloquei p/ levar no ombro.
Eu tinha um outro, igualzinho, mas preto, LINDO...só que a tinta especial para PVC não é tão especial assim e lascava com qualquer batida, ai resolvi aderir ao branco. Mas to pensando em fazer uma capa de nylon...vamos ver.
Esse tubo é vedado com um anel de borracha, assim, posso colocar no bagageiro sem problemas, mesmo que pegue chuva, as varas ficam secas lá dentro.
Seguem as fotos com comentários:
Esse é o tubo pronto, a base dele é igual a tampa. É um cap sem a parte mais larga e lixado.
Essa é a parte trabalhosa, eu pegueis os caps e tirei a tampa (cerca de 5mm), na parte de baixo eu colei por fora, na tampa eu colei por dentro.
Para alargar e encaixar a tampa, basta aquecer um pouco (bem pouco) no fogão, o PVC fica molinho e fácil de tabalhar.
Depois de encaixar o cap, aqueci um pouco mais para dentro e enfiei na parte de baixo para fazer a segunda onda e dar um encaixe mais firme.
Eu colei todas as peças, mas coloquei rebites para firmar, depois de colocados, tirei a cabeça interna da haste e limei até ficar liso, como está colado, é apenas uma reforçada.
Frise-se que não há pressão que possa fazer a cola se soltar, mas sou neurótico...hehehe
Por dentro fiz uns tubos de EVA, colados apenas com fita crepe, quando encaixado as soldas desaparecem e fica firme, coloquei, ainda, discos de espuma na tampa e no fundo.
A Alça é de mala velha, rebitei, mas não limei tudo, tirei o excesso e colei um disco pequeno de EVA por cima, pela parte de dentro, p/ evitar qualquer arranhão nas varas|(além do tudo de EVA que forram o tubo inteiro.
O resto é detalhe:
Outro dia vi um colega perguntando sobre como fazer um tubo de vara DIY, eu resolvi tirar umas fotos do meu p/ vcs verem e dar opiniões.
Usei tubo de PVC Tigre (evitei os micos) de 100mm.
Nesse tudo cabem varas de até 1,95m
O material utilizado foi:
2m de tubo de PCV
4 caps
3 rolos e vorracha EVA
2 fechos de mala
15 rebites
Eu tinha também uma alça velha que coloquei p/ levar no ombro.
Eu tinha um outro, igualzinho, mas preto, LINDO...só que a tinta especial para PVC não é tão especial assim e lascava com qualquer batida, ai resolvi aderir ao branco. Mas to pensando em fazer uma capa de nylon...vamos ver.
Esse tubo é vedado com um anel de borracha, assim, posso colocar no bagageiro sem problemas, mesmo que pegue chuva, as varas ficam secas lá dentro.
Seguem as fotos com comentários:
Esse é o tubo pronto, a base dele é igual a tampa. É um cap sem a parte mais larga e lixado.
Essa é a parte trabalhosa, eu pegueis os caps e tirei a tampa (cerca de 5mm), na parte de baixo eu colei por fora, na tampa eu colei por dentro.
Para alargar e encaixar a tampa, basta aquecer um pouco (bem pouco) no fogão, o PVC fica molinho e fácil de tabalhar.
Depois de encaixar o cap, aqueci um pouco mais para dentro e enfiei na parte de baixo para fazer a segunda onda e dar um encaixe mais firme.
Eu colei todas as peças, mas coloquei rebites para firmar, depois de colocados, tirei a cabeça interna da haste e limei até ficar liso, como está colado, é apenas uma reforçada.
Frise-se que não há pressão que possa fazer a cola se soltar, mas sou neurótico...hehehe
Por dentro fiz uns tubos de EVA, colados apenas com fita crepe, quando encaixado as soldas desaparecem e fica firme, coloquei, ainda, discos de espuma na tampa e no fundo.
A Alça é de mala velha, rebitei, mas não limei tudo, tirei o excesso e colei um disco pequeno de EVA por cima, pela parte de dentro, p/ evitar qualquer arranhão nas varas|(além do tudo de EVA que forram o tubo inteiro.
O resto é detalhe:
- Igor Andrei
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE PRATA
- GARATÉIA DE BRONZE
- Flavio De Negri
- GARATÉIA DE PRATA
- Estado: RS
- Instagram: @flaviodenegri
- Contato:
Artur...ficou muito bom.... .....parabéns
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Um forte abraço
Flávio R. De Negri -
51 992439722 (Whats)
51 994161111
atendimento@armazemdastralhas.com.br
.: CATERVA VALE DO SINOS :.
Atualizado, acessem e deixem sua opinião:
http://www.armazemdastralhas.com.br
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Um forte abraço
Flávio R. De Negri -
51 992439722 (Whats)
51 994161111
atendimento@armazemdastralhas.com.br
.: CATERVA VALE DO SINOS :.
Atualizado, acessem e deixem sua opinião:
http://www.armazemdastralhas.com.br
- Carlos Guilherme
- GARATÉIA DE OURO
- José Zuanon
- GARATÉIA DE OURO
- Rodrigo Sgambatti
- ANZOL DE PRATA
- GARATÉIA DE PRATA
- Walter Watanabe Filho
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE TITÂNIO
- Estado: RS
- NELSON MACIEL
- GARATÉIA DE VIBRANIUM
- Estado: PR
- Contato:
Muito legal ... Trabalhoso de fazer e caprichado ...
Hoje eu utilizo os tubos e os caps somente com espuma nas pontas ...
É mais fácil ... Mas não fica tão estiloso assim ... ...
Hoje eu utilizo os tubos e os caps somente com espuma nas pontas ...
É mais fácil ... Mas não fica tão estiloso assim ... ...
Nelson Maciel
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
- Edson Mizuno
- ANZOL DE PRATA
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE PRATA
- Estado: SC
- Instagram: naclinho
- Contato:
- Júnior Gabiru
- GARATÉIA DE BRONZE
- ANZOL DE ALUMÍNIO
Fala amigo,Igor Andrei escreveu:Caprichado einh?
tu já tem prática em trabalhar o PVC aquecido ou é fácil mesmo?
ficou muito bonito
parabéns
Não tem segredo não, o lance de aquecer é colocar na boca do fogão e ir girando p/ aquecer por igual e não queinar...PVC queima fácil, qualquer coisa dá bolha e fica preto...a ponta é normal dar uma chamuscada, mas é só lixar depois.
1 minuto é suficiente p/ amolecer o suficiente p/ ficar moldavel.
Abs
- Artur Rezende
- ANZOL DE ALUMÍNIO
Fala Glico,Glico escreveu:Ficou bem feito demais, a única sugestão q eu dou é q vc poderia desenvolver alguma coisa pra q se coloque um cadeado pequeno com o intuito de utilizar numa viagem aérea, deixar lacrado o tubo, mas ficou muito bom mesmo, parabéns.
Na verdade, eu já tenho um sistema bolado, só prciso executar...é um anel que vao rodear tudo e cobrir o fecho...
Abraço.
- Artur Rezende
- ANZOL DE ALUMÍNIO
- ANZOL DE ALUMÍNIO
Fala André,andre_2004 escreveu:Show de bola!
Como vc fez o tubo de EVA?
Muito bomo serviço!
Eu cortei placas de EVA com 3mm a mais do que o diâmetro interno e colei com fita crepe, como na foto.
P/ colocar tyem de ser com ele dobrado e depois vc vai enfiando a mão por dentro do tubo e abrindo...Como o tubo de EVA é um pouco maior que o espaço, quanvo vc vai abrindo ele ele vai encaixando sem folga e por ser elástico, fica super justo e o corte desaparece..o problema é na parte do fundo do tubp gde. Eu abri com a mão até uma parte e depous enfiei uma toalha de rosto com o cabo de vassoura, depois puxei p/ fora pelo barbante que tinha amarrado.
Abraço
- Rodrigo Suzuki - Rodão
- GARATÉIA DE PRATA
- ANZOL DE OURO
- GARATÉIA DE BRONZE
Valeu pela resposta!Artur Rezende escreveu:Fala André,andre_2004 escreveu:Show de bola!
Como vc fez o tubo de EVA?
Muito bomo serviço!
Eu cortei placas de EVA com 3mm a mais do que o diâmetro interno e colei com fita crepe, como na foto.
P/ colocar tyem de ser com ele dobrado e depois vc vai enfiando a mão por dentro do tubo e abrindo...Como o tubo de EVA é um pouco maior que o espaço, quanvo vc vai abrindo ele ele vai encaixando sem folga e por ser elástico, fica super justo e o corte desaparece..o problema é na parte do fundo do tubp gde. Eu abri com a mão até uma parte e depous enfiei uma toalha de rosto com o cabo de vassoura, depois puxei p/ fora pelo barbante que tinha amarrado.
Abraço
Eu to pensando em colocar algo dentro do meu tubo para amortecer o impacto das varas na parede e gostei da sua solucao.
Vc sabe qual a especificacao do EVA que vc usou ou se eu chegar na loja e pedir o EVA eles ja sabem?
E outra coisa que me ocorreu agora, como o EVA ficou preso na parede do tubo?
T+
·...¸><((((º>
.··´¯`·.¸.·><((((º>
·.¸.·´¯`·...¸.·><((((º>
Andre Iguti
SJC/SP - Brazil
七転び八起き
(Sete quedas oito levantadas - Provérbio japonês)
.··´¯`·.¸.·><((((º>
·.¸.·´¯`·...¸.·><((((º>
Andre Iguti
SJC/SP - Brazil
七転び八起き
(Sete quedas oito levantadas - Provérbio japonês)
- Artur Rezende
- ANZOL DE ALUMÍNIO
Valeu pela resposta!
Eu to pensando em colocar algo dentro do meu tubo para amortecer o impacto das varas na parede e gostei da sua solucao.
Vc sabe qual a especificacao do EVA que vc usou ou se eu chegar na loja e pedir o EVA eles ja sabem?
E outra coisa que me ocorreu agora, como o EVA ficou preso na parede do tubo?
T+
Basta chegar na loja e pedir EVA...é usada p/ fazer artesanato e etc...vc só precisa ver o tamanhop, dependendo da marca vc pode precisar 3 ou 4 placas.
Como eu disse, eu corto ele um pouco maior do que o necessário, uns 3mm, ai quando vc o abrir dentro do tubo, ele vai dar umas barrigas, qdo vc alisar, ele vai fazer pressão para fora, para expandir p/ diâmetro original, como não tem como, pq o tudo é rígido e mais forte que o EVA, ele fica justo, ou seja, não é colado com nada, mas não se preocupe que fica firma e não derrapa, p/ tirar vc vai precisar fazer uma forcinha.
Eu deixei o EVA sem colar p/ poder lmpar, se necessário, e caso rola uma pescaria na chuva que molhe demais o equipo e o tubo, é melhor p/ garantir uma secagem mais completa.
Abraço.
Artur
- Ivan de Morais
- GARATÉIA DE PRATA
Ficou muito legal mesmo seu tubo.
Minha sugestão para que ele fique preto é a seguinte, vá até uma gráfica e pergunte sobre aquele adesivo que eles estão usando atualmente para envelopar os automóveis (para propaganda) ele tem adesivos de todas as cores, é uma espécie de papel muito resistente e que ainda permite uma impressão sobre ele, desta maneira você pode até personalizar seu tubo com o seu nome, eu estou preparando o meu tubo e vou usar nele essa assinatura que esta no meu rodapé, que devo dizer que nada mais é que uma cópia descarada do tubo abaixo hehehe.
Veja:
Abração
Minha sugestão para que ele fique preto é a seguinte, vá até uma gráfica e pergunte sobre aquele adesivo que eles estão usando atualmente para envelopar os automóveis (para propaganda) ele tem adesivos de todas as cores, é uma espécie de papel muito resistente e que ainda permite uma impressão sobre ele, desta maneira você pode até personalizar seu tubo com o seu nome, eu estou preparando o meu tubo e vou usar nele essa assinatura que esta no meu rodapé, que devo dizer que nada mais é que uma cópia descarada do tubo abaixo hehehe.
Veja:
Abração
- Artur Rezende
- ANZOL DE ALUMÍNIO
Veja:
Abração
Pois é cara, eu pensei em usar um adesivo, esse dos carros é de vivnil, realmente fica bom, mas não tem como fazer os "contornos" da tampa e etc...ele só fica bom em superfícies retas e levemente curvadas, mas no meu caso não daria, pe ele não é elástico, e p/ cobrir tudo, fazer ele todo preto, precisaria pegar diversas tiras pq meu tubo tem muitos "degraus"..principalmente na parte do fecho.
O ideal seria uma película termo retrátil, do tipo utilizada em ligações elétricas, mas ainda não achei nesse diametro...qdo eu achar, aviso a todos.
Abração.
- Cesinhagomes
- CALOURO
- ANZOL DE ALUMÍNIO
Fala amigo.Cesinhagomes escreveu:Parabéns Artur! Ficou show dw bola mesmo!
Esse cap que você usou na parte maior é só encaixado?? O da parte menor tem diametro menor do que o tubo??
Grande abraço!
Tudo colado e com um rebite de leve p/ garatia total, mas adianto que não precisaria.
Os caps são do mesmo tamano, só que eu alarguei a parte maior p/ ele emncaixar por dentro.
Abraço
Artur
-
- ANZOL DE OURO
- ANZOL DE OURO