Alevinos de azulão em Atibainha

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Cesinhagomes
CALOURO
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 4:25 pm
Cidade:

Mensagem por Cesinhagomes » Seg Set 22, 2008 6:00 pm

Aroaldo, vc consegue passar o contato desse seu amigo?? to querendo comprar uns alevinos pra soltar na represa do sítio!
grande abraço
Avatar do usuário
Vitor Poiani
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1145
Registrado em: Qui Set 30, 2004 12:22 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Poiani » Seg Set 22, 2008 7:18 pm

Marcel Nishiyama escreveu:Acho que a reintroducao do Tucunaré azul lá sem estudo pode prejudicar a cadeia alimentar que aparentemente está equilibrada ( tirando as piranhas) e acabar com tudo q existe lá.

Não seria melhor soltar em uma represa que está praticamente morta em se tratando de peixes esportivos? como a cachoeira do França?
Concordo e vai ai minha opinião...!

Solta na Represa Billings....!!!!

Abraço
Imagem
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Seg Set 22, 2008 11:01 pm

Meu amigo, se quiser doar para Natal/RN, tem uma lagoa protegida da depredação aqui... serão bem vindos... :D
Abração!!!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Sergio Nakano
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 438
Registrado em: Seg Jul 28, 2008 10:17 am
Cidade:

Mensagem por Sergio Nakano » Qua Set 24, 2008 5:06 pm

que me desculpem os basseiros,mas o black bass tbm não é original,não é mesmo?
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qua Set 24, 2008 6:04 pm

Bruno Thormann escreveu:Che, eu como biólogo te digo que não vale a pena soltar esses bichos. Não conheço a região e não sei quais espécies se encontram lá, mas para qualquer soltura de peixes, imagina para exóticos, é necessária uma pesquisa muito bem elaborada para averiguar os potenciais danos que irão causar à região.

Além de ser crime ambiental, o que pode te causar sérios danos com a ambiental.
Se tu queres colocar esses bichos em algum lugar, procura um açude ou lago particular onde não tenha nenhuma chance deles escaparem para os recursos hídricos naturais.

abraço
Bruno, a CHESF soltou milhares desses nas represas no Sudeste.
O DNOCS fez o mesmo no Nordeste.
Concordo com você que, legalmente, é crime ambiental; concordo também que o companheiro pode ter problemas com a ambiental.
Data venia, desequilíbrio ecológico com o tucunaré? Se assim fosse, ele teria feito isso no Piqueri e em todo o Pantanal - o que não aconteceu.
O tucunaré não é um clárias ou um snake head - é um peixe originário daqui.
Alguém tem endereço de pisciculturas onde posso adquirir alevinos ou juvenis de tucunaré (do azul e do amarelo)?
No se turbe vuestro corazón - é para um açude particular totalmente fechado, sem comunicação com quaisquer ambientes fluviais ou lacustres.
Abs
João
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
João Gilberto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 709
Registrado em: Qui Dez 07, 2006 10:51 am
Apelido: JGIL71
Cidade:

Mensagem por João Gilberto » Qua Set 24, 2008 9:04 pm

João Nicácio R. Filho escreveu:
Bruno Thormann escreveu:Che, eu como biólogo te digo que não vale a pena soltar esses bichos. Não conheço a região e não sei quais espécies se encontram lá, mas para qualquer soltura de peixes, imagina para exóticos, é necessária uma pesquisa muito bem elaborada para averiguar os potenciais danos que irão causar à região.

Além de ser crime ambiental, o que pode te causar sérios danos com a ambiental.
Se tu queres colocar esses bichos em algum lugar, procura um açude ou lago particular onde não tenha nenhuma chance deles escaparem para os recursos hídricos naturais.

abraço
João Nicácio,

Boa noite!

Aqui em Sertãozinho tem a São Geraldo. O pessola de lá é muito bom!!

http://www.saogeraldosp.com.br/psg/index_psg.htm

Agora sobre o tópico, qunado vi, tinha certeza que os amantes do bass iria gritar....

Ao nosso amigo que pretende soltar os peixes, procure uma orientação adequada ( alguém citou o Michel.... ... a pessoa certa!! )...para nào ter dor de cabeça!!

Qualquer coisa, temos uma represa aqui na minha região que está sendo preparada pra receber Tucunarés....se quiser te passo o endereço.





Bruno, a CHESF soltou milhares desses nas represas no Sudeste.
O DNOCS fez o mesmo no Nordeste.
Concordo com você que, legalmente, é crime ambiental; concordo também que o companheiro pode ter problemas com a ambiental.
Data venia, desequilíbrio ecológico com o tucunaré? Se assim fosse, ele teria feito isso no Piqueri e em todo o Pantanal - o que não aconteceu.
O tucunaré não é um clárias ou um snake head - é um peixe originário daqui.
Alguém tem endereço de pisciculturas onde posso adquirir alevinos ou juvenis de tucunaré (do azul e do amarelo)?
No se turbe vuestro corazón - é para um açude particular totalmente fechado, sem comunicação com quaisquer ambientes fluviais ou lacustres.
Abs
João
JGIL71
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Set 24, 2008 11:47 pm

nakano escreveu:que me desculpem os basseiros,mas o black bass tbm não é original,não é mesmo?
Nem os Black Basses, nem as Trutas, nem as Tilápias, nem as Carpas, nem o Bagre Africanos, nem os Cat Fish ... ....
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
jonatanleme
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 11:13 pm
Cidade:

Mensagem por jonatanleme » Qui Set 25, 2008 1:37 pm

Como o nosso amigo falou ai em cima, tem tucunaré no pantanal e piranha em Atibainha, vai ficar pior que isso??? Só se soltar jacaré em Atibainha para controlar a população de piranhas... rsrsr

Se precisar de ajuda pra soltar os bichos, estou a disposição!!!
abraço, Jonatan!!!
Alex Roberto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Ter Abr 12, 2005 9:28 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Roberto » Qua Out 01, 2008 10:08 am

Olá amigos,
Toda discusão sobre o Tucunaré acaba saindo um papo que ele acaba com outras espécies... Acho que, quem compartilha desse pensamento está completamente enganado e mal informado.
O grande pescador e ícone nacional Gustavo dos Reis Filho, fez uma experiência em uma represa particular sua, que depois de 13 anos de estudos e acompamentos, concluiu que o Tucunaré vive em perfeita harmonia com as demais espécies e também posso provar isso, através de um acompanhamento que venho fazendo desde 2003, onde na ocasião eu soltei 10 alevinos de Tucunaré Azul nativos (não de criatório), em um pequeno lago dentro da cidade onde moro... Vejam foto.
Imagem
Neste lago haviam somente Piabas, Carás e Traíras... Quase sempre quando estou em casa, aproveito para dar uma pescadinha neste lago e em 2007, quatro anos depois da soltura dos peixes, consegui pegar um Tucunaré de 74cm, atingiu os 6 kilos no buga. E o mais interessante... As piabas continuam lá aos montes, os Carás e Traíras também. Então eu deixo para vocês que pensam que o Tucunaré é desiquilibrador de ambientes tirarem as suas conclusões.
Os Tucunarés deste lago cresceram mais rápidos sem acabar com a fauna aquática existente.
Imagem
Por isso pessoal, deixem o nosso amigo decidir sobre o futuro dos alevinos, se é ilegal?!... Não seremos nós que irá puni-lo, nós temos é que incentivar a soltura, pois se dependermos dos nossas entidades ambientais... estamos fu.... ....
Abraços,
Alex.
Avatar do usuário
Bruno Camargo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 513
Registrado em: Sex Jul 04, 2008 9:56 am
Cidade:

Mensagem por Bruno Camargo » Qua Out 01, 2008 3:40 pm

Tinha visto essa foto já hehehehehe!

Esse Tucuna é animal!!!!!

Alex eles reproduziram? Tem visto filhotes deles lá?

Esse era um macho né pelo cupim...

Uma dúvida, o macho cresce mais que a fêmea?

Bração!
Alex Roberto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Ter Abr 12, 2005 9:28 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Roberto » Qua Out 01, 2008 4:17 pm

Bruno Camargo escreveu:Tinha visto essa foto já hehehehehe!

Esse Tucuna é animal!!!!!

Alex eles reproduziram? Tem visto filhotes deles lá?

Esse era um macho né pelo cupim...

Uma dúvida, o macho cresce mais que a fêmea?

Bração!
Olá Bruno,
Os Tucunas reproduziram muito bem, tem época que da para ver vários "chuveirinho" espalhados pelo lago, cheguei até a comentar com amigo biólogo Michel a rapidez como cresceram estes peixes. Recentemente soltei 150 alevinos de Caranha, mas sem intensão de povar este lago, foi uma palestra sobre educação ambiental para as crianças, onde fizemos esta soltura simbolica, mas quem sabe... Será mais um peixe esportivo para a gente brincar.
Abraços,
Alex.
Avatar do usuário
Breno Arruda
ANZOL DE OURO
Mensagens: 597
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 12:22 am
Cidade:

Mensagem por Breno Arruda » Qua Out 01, 2008 11:03 pm

Seria prudente se precaver quanto a questão da legalidade do ato em primeiro lugar, ainda mais pelo fato de vc ter anunciado sua pretensão aqui no forum...

Minha sugestão é para açude particular ...

abraço
Alex Roberto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Ter Abr 12, 2005 9:28 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Roberto » Qua Out 01, 2008 11:52 pm

Bom, mas que saiba em Atibainha a Tilápia foi introduzida, o Bass foi introduzido, o Tucunaré amarelo foi introduzido... Que argumento o Ibama terá para proíbir a soltura destes alevinos de Tucunaré azul? Posso estar enganado.
Alex.
Avatar do usuário
David Vaz de Almeida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 144
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:03 pm
Cidade:

tucuna azul

Mensagem por David Vaz de Almeida » Qui Out 02, 2008 1:26 am

Na minha opinião a represa billings seria uma ótima opção pois tem bastante lambari, tilápia e carás que seviriam de alimento. e tambem não acho que tenha algum peixe esportivo para competir com ele. Mas em qualquer represa que você colacar será uma boa.
Avatar do usuário
Jorge M . de Lima
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Sex Jul 04, 2008 3:31 pm
Cidade:

Alevinos de azulão

Mensagem por Jorge M . de Lima » Qui Out 02, 2008 11:42 am

Se voce quizer fazer uma boa ação, solta na represa de Ribeirão das Lages. Fica na Dutra, perto de Piraí , entre Rio e São Paulo. Lugar lindo. Já fizeram o peixamento ( Furnas) com tucunarés , mas a turma da rede e das bombas são nossos piores inimigos.
sds
Avatar do usuário
Adalberto Betti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 843
Registrado em: Qua Mar 07, 2007 12:24 pm
Apelido: Magrão
Cidade:

Mensagem por Adalberto Betti » Sex Out 03, 2008 6:15 am

Excelente ideia . ..ta apoiado.
nunca pesquei la. .. mas com certeza vai ser muito bom. .. . . . ..


parabens. .. ..tomara que se reproduzam bastante ai .. .vou la pescar e soltar. . k kk k k k
MOÇADA....PRATIQUEM O PESCA E SOLTE.
Gostaria de poder pescar com meus netos, os quais ainda não tenho.
Da forma como está, com matadores por toda parte, vai ser difícil.

VAMOS PRESERVAR
Avatar do usuário
Lucas Kenji
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 102
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 11:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Lucas Kenji » Qui Fev 12, 2009 2:37 pm

meu eu acho melhor colocar na represa de igaratá pq em atibainha ali tem muitos pescadores de black bass então eles vai pegar os dois e as represas atibaia e igarata são perto então eu acho melhor de igarata
Avatar do usuário
Luciano R. Cota
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Mar 14, 2005 3:46 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luciano R. Cota » Qui Fev 12, 2009 4:53 pm

Um exemplo de como a introdução de espécies exóticas pode afetar um ecossistema.

"Outro exemplo típico de introduções de espécies é o caso do lago Victoria, no sudeste do continente africano que se encontra seriamente impactado por sucessivas ondas de espécies invasoras. A primeira foi a Perca do Nilo (Lates niloticus, Centropomidae), introduzida em 1962, a qual levou uma centena de espécies de peixes à extinção (Bright, 1999).

Além disso, provocou o desmatamento no entorno do lago para a produção de carvão, destinado à defumação desta espécie (Barel et al., 1985). Estas grandes alterações levaram ao estabelecimento de aguapé (Eichhornia sp) em 1990. Esta espécie exótica está tornando as margens do lago anóxicas devido ao aumento nas taxas de decomposição e ao
sombreamento da coluna d’água, entupindo estações de bombeamento de água e afetando severamente a atividade pesqueira local (Miller, 1989).

Finalmente, essas modificações estão aumentando a incidência de doenças transmitidas por mosquitos, como a malária e gastrópodes, como a esquitossomose (Bright, 1999). Essas introduções provocaram
mudanças nas cadeias tróficas aquáticas refletindo em declínio substancial na abundância de outros peixes (Zanden et al., 1999)".


Em Minas Gerais e o tucunaré.

"No caso do estado de Minas Gerais, um exemplo de introdução de espécies é o dos lagos no médio rio Doce que sofreram introduções de tucunaré (Cichla cf. monoculus) e a piranha (Pygocentrus nattereri), ambos originários da bacia amazônica, com o objetivo de incrementar a pesca esportiva (Godinho et al.,1994).

Atualmente estas duas espécies ocorrem em várias lagoas da região, muitas vezes em altas densidades provocando mudanças na estrutura das comunidades de peixes (Godinho et. al., 1994). Godinho e Formagio (1992) apontam que no lago Dom Helvécio, o maior da região, metade das espécies nativas foi extinta desde que foi feita a primeira captura destes predadores. As poucas espécies nativas que ainda restam neste lago estão ameaçadas de extinção.

Tem-se observado alterações na composição em espécies e na estrutura de tamanho dos peixes nativos, desfavorecendo principalmente os indivíduos de menor tamanho, o que sugere um elevado risco de seu desaparecimento no futuro e causando efeitos indiretos em assembléias de macroinvertebrados bentônicos devido ao relaxamento ecológico decorrente da eliminação de seus predadores (Latini, 2001)".


Quem quiser conversar mais a respeito pode me ligar. Mando meu tel por MP.

Só gostaria de dizer uma coisa. Acredito que seja muito precipitado a introdução de peixes, não nativos da bacia, na base do "achismo". Eu acho que por causa disso ou daquilo não vai ter problema. Eu acho que vai melhorar por causa disso. Ou eu acho que vai piorar por causa daquilo. Felizmente, ou infelizmente, o homem até hoje não conseguiu elaborar um modelo, seja ele biológico, matemático ou de isopor, que permita replicar ou prever os processos que ocorrem na natureza.

Portanto, eu, como biólogo, prefiro acreditar nos estudos que estão disponíveis atualmentre para basear minhas opiniões e atitudes. E estes estudos apontam diretamente para os impactos negativos da introdução de exóticos em ambientes aquáticos.

Os fatos aqui relatados de introduções que não causaram efeito nos ambientes aquáticos não foram estudados e sim "acompanhados". Muito diferente. Provavelmente, eu me arrisco a dizer, ocorreram sim mudanças significativas na estrutura e dinâmica da comunidade de peixes do ambiente em questão. No entanto, não foram percebidas pelo pescador, pois este somente se beneficia com a sua introdução, e não consegue observar as mudanças que realmente ocorrem "lá embaixo", ou "lá no fundo". Ele não está interessado nisso.

Partimos então para o fato da mudança não ser tão significativa, a ponto de não levar à extinção de outras espécies, com o favorecimento da pesca esportiva, e sim de apenas uma "leve alteração do ambiente". Eu não sou peixe. Não sei o que é leve ou pesada alteração. A partir deste momento, estamos dando prioridade ao nosso prazer pessoal em detrimento da manutenção de uma condição natural de um ecossistema. Ir em frente com a atitude ou voltar atrás é que determina se somos mesmo ambientalmente responsáveis ou apenas ambientalmente razoáveis.

Grande abraço.

COTA

PS: Isto não tem nada a ver com o fato de eu pescar tucunarés em Três Marias ou bass em represas de MG. Uma atitude errada não justifica outra. Lagos onde as introduções foram feitas em décadas anteriores estão isentos da possibilidade da erradicação destas espécies. Então, em vez de liberar a pesca predatória de exóticos, porque não incentivar o incremento da pesca esportiva, gerando empregos e receita aos municípios envolvidos, uma vez que estas espécies já entraram em equilíbrio no ambiente. Mas lembrem-se: o equilíbrio teve um preço.
"Eu não quero saber quem cortou a perna do Saci. Eu quero é o tênis!"
Avatar do usuário
Breno Henrique
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1408
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 10:49 am
Cidade:

Mensagem por Breno Henrique » Qui Fev 12, 2009 9:20 pm

ESSES ALEVINOS JA DEVEM TA COM MAIS DE KILOS JA,QUASE 1 ANO JA. DESENTERROU LEGAL. :lol: :lol: :lol:
MAIS VALE UM DIA RUIM DE PESCARIA DO QUE UMA SEMANA BOA DE SERVIÇO....

BRENO 7LAGOAS
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Sex Fev 13, 2009 8:12 am

Pô ... .... tinha até esquecido dessa história, agora eu tô até curioso.... que que aconteceu com esses "alevinos" de mais de ano ???
Avatar do usuário
Danilo Bueno da Cunha
ANZOL DE OURO
Mensagens: 511
Registrado em: Sáb Abr 19, 2008 9:20 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Danilo Bueno da Cunha » Sex Fev 13, 2009 10:46 am

Solta em Atibainha mesmo,e se alguem achar errado vc fala q os alevinos são seus e vc solta aonde vc quiser e fim de papo
Essa é minha opnião eu faria isso abraço
lets go fiiiiish!!!
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”