RESUMO PARA PROVA DE ARRAIS AMADOR
RESUMO PARA PROVA DE ARRAIS AMADOR
- Pra quem vai fazer a prova de Arrais , preparei um resumo das pricipais questões , isso não desobriga a ler toda à apostila . é apenas um resumo . Boa leitura.
RESUMO ARRAIS AMADOR
1 - Na situação de rumos cruzados, quem tem a preferência de passagem ?
A que avistar a outra pelo seu Bombordo e vê a luz verde
2 - Uma embarcação alcançada, a outra tem preferência de passagem , ou não, e como deve se proceder tal manobra ?
Não, a que esta com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para passar pela outra a frente.
3 - Toda manobra deverá ser feita de que forma ?
Franca e positivamente, feita com ampla antecedência, demonstrando a outra, que houve alteração de movimento.
4 - Em canais estreitos as embarcações devem:
Navegar pela margem mais próxima a seu Boreste e sempre manobrar para boreste quando verificar risco de colisão.
5 – O que vem a ser velocidade de segurança e o que devemos fazer quando cruzamos com outras embarcações atracadas ou fundeadas ou mesmo localizadas a margens de rios e canais ?
É a velocidade que possibilita uma ação apropriada e eficaz de evitar uma colisão e de parar a embarcação a uma distância segura, devemos diminuir a velocidade.
6 – As luzes de navegação mais comuns em uma embarcação de esporte e recreio são:
Uma luz branca a vante , uma luz branca de alcançado, luzes verde e encarnada combinada.
7 – Dois apitos longos seguidos de dois curtos significa:
Estou passando por bombordo
8 – Dois apitos longos e seguidos de um curto significa:
Estou passando por boreste
9 – Embarcação com Reboque de menos de 200 metros de comprimento deverá exibir:
Duas luzes brancas no mastro
10 – Embarcação com reboque de mais de 200 metros de comprimento deve exibir:
Três luzes brancas no mastro.
11 – Embarcações de esporte e recreio sem propulsão a motor, com menos de 5 metros estão:
Dispensadas de usar buzina ou outro dispositivo que a substitua.
12 – São sinais de perigo, exceto:
Um balão preto içado no mastro principal ou onde melhor possa ser visto.
13 –Holofote deve ser utilizado:
Em rios estreitos para iluminar as curvas.
14 – São sinais de balizamento, exceto:
Sinais de ponte e sinais de perigo.
15 – O sistema de balizamento poderá ser dotado de um sistema que emite um sinal na tela do radar e que facilita portanto, a sua identificação. Como se chama este dispositivo ?
Racon
16 – Qual o único caso em que utilizamos um balizamento dobrado, com dois sinais iguais ?
Perigo isolado não registrado na carta náutica.
17 – O balizamento que indica águas seguras, possui as cores
Branca e Encarnada
18 - O balizamento que indica perigo isolado, possui as cores:
Preta e encarnada
19 – O balizamento que indica qual o quadrante que, a partir dele, temos águas seguras tem cores:
Amarela e Preta
20 – A noite a cor da luz emitida pelo balizamento de canal preferencial a bombordo é
Encarnada
21 – A noite a cor da luz emitida pelo balizamento de canal preferencial a boreste é:
Verde
22 – A noite, a cor das luzes de sinais cardinais, perigo isolado e água seguras é:
Branca
23 – A numeração do balizamento de canal segue a :
Ordem crescente, a partir da entrada do canal
24 - Numa ponte que atravessa o rio , observou-se DOIS LOSANGOS AMARELOS, um ligado ao outro pelos pontos laterais, isso significa :
Trafego permitido em sentido único.
25 - Numa ponte que atravessa o rio , observou-se UM LOSANGOS AMARELO, , isso significa :
Trafego permitido nos dois sentidos.
26 – Durante o dia, observou-se uma haste em forma de pilar, com duas esferas pretas na parte de cima, provavelmente estamos diante de :
Um perigo isolado
27 – Os cabos principais são:
Lançante , Espringues e Travesses
28 – As fainas de fundear ou suspender devem ser feitas sempre observando:
As condições de vento, corrente e maré , procurando afiliar-se ao que predominar mais.
29 – Para que utilizamos a bóia de arrinque ?
Para identificar onde a âncora ficou no fundo.
30 – São partes da embarcação:
Proa , Popa, Quilha, Bordos e Convés.
31- Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme ao meio, partindo do repouso e hélice em marcha ré, a proa guinará para:
Boreste lentamente.
32 – Uma embarcação com hélice , com rotação a direita, com leme a boreste, partindo do repouso e hélice em marcha avante, a proa guinará para:
Boreste lentamente.
33 – Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme a boreste, partindo do repouso e hélice em marcha ré, a proa guinará para:
Boreste lentamente
34 – Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme a bombordo, partindo do repouso e hélice em marcha avante , a proa guinará para:
Bombordo lentamente
35 – A âncora mais comum a bordo das embarcações de esporte e recreio é a :
Danforth
36 – São partes do leme:
Madre, Cana e Porte
37 – Deve se fundear a embarcação de esporte e recreio com âncora Danforth evitando os fundeadouros detença de:
Areia Dura
38 – Para se pegar uma bóia, para amarrarmos uma embarcação, devemos proceder:
Aproados a ele, com pouco seguimento.
39 - Para suspender de um fundeadouro, devemos:
Ir recolhendo a âncora com maquina devagar a diante, caso a amarra testada para avante.
40 - Uma embarcação ao visual da minha, para existir, com certeza de colisão, deverá apresentar a seguinte situação :
Marcação constante e distancia diminuindo
41- Qual das correlações abaixo está totalmente correta ?
Boreste – lado direito, Bombordo lado esquerdo , , A avante fica na frente, A ré fica atrás.
42 – As distâncias na carta náutica, são medidas em que escala e em que unidade são expressas:
Escala de latitude e milhas náuticas
43 – Os rumos nas cartas náuticas, variam de 000 a 360 graus e são orientados a partir de um ponto de partida, até o ponto de chegada. Qual o instrumento de navegação que é utilizado para medir a distância entre esses pontos ?
Compasso de navegação
44 – Para determinar a latitude de um ponto na carta náutica, devemos:
A partir do paralelo mais próximo, tirar a distância até o ponto e transporta-la com o auxilio da régua paralela ou do compasso de navegação, até a escala de latitude e ler o valor.
45 - Para determinar a longitude de um ponto na carta náutica, devemos:
A partir do meridiano mais próximo, tirar a distância até o ponto e transporta-la com o auxilio da régua paralela ou do compasso de navegação, até a escala de latitude e ler o valor.
46 – A declinação magnética local é utilizada para:
Ser aplicada ao rumo da agulha, junto com seus desvios, para se determinar o rumo verdadeiro, na carta náutica
47 – Existe um valor que é encontrado no interior da rosa dos ventos e é multiplicado pelo total de anos de edição da carta náutica , até o ano atual, e este valor é somado ou subtraído da declinação magnética do local. Este valor é ?
O aumento anual
48 – Qual a publicação que explica e mostra o significado de todos os símbolos e abreviamentos contidos nas cartas náuticas ?
Carta 12000, Simbolos, Abreviaturas e Termos
49 – Estou na Cabine de comando e começo a sentir cheiro de queimado vindo do motor. Qual o extintor portátil que deverei pegar ?
Espuma
50 – Os sistemas fixos de combate e incêndios são:
Sistema com difusores fixos
51 – Qual a frequência de sopros por minutos, numa respiração boca a boca ?
De 10 a 15 sopros
52 – Qual a frequência ideal de compressão e descompressão do peito, na massagem cardíaca ?
60 compressões por minuto
53 – Na respiração boca a boca eu sempre devo :
Deixar a cabeça da vitima para trás
54 – A vitima de choque elétrico precisa:
Ser afastada do contato com a corrente elétrica, utilizando material não condutor de eletricidade.
55 – São cuidados importantes com o torniquete, exceto:
Nunca aperta-las
56 – Patrono da Marinha:
Almirante Barroso
57 – Dia do Marinheiro:
13 de dezembro
58 – São equipamentos de salvatagem, exigidos em embarcações de esporte e recreio, exceto:
Baleeira.
59 – O que deve ser amarrado na bóia circular, para facilitar o resgate de alguém que caiu na água ?
Um cabo flutuante com alça de mão.
60 – Nunca devemos:
Afundar a marca do limite mínimo de flutuação
61 – Nunca devenos:
Exceder o limite permitido de pessoas a bordo
62 – O excesso de peso, em partes altas dacembarcação ou má distribuição de pesos em relação as laterais da embarcação prejudica a :
Estabilidade da embarcação
63 – As cobras podem ser identificadas como venenosas ou não através de:
Suas pupilas e Rabos
64 – A maior cobra que existe e passa quase toda a vida na água é:
A Sucuri
65 – São deveres do Comandante , exceto:
Inspecionar sua embarcação pelo menos uma vez por dia, para verificar condições anormais.
66 – É passível de ocorrer interrupção de singradura quando:
Estiver com excesso de lotação
67 – É passível de ocorrer interrupção de singradura quando :
A embarcação estiver em péssimo estado de conservação
68 – É passível de ocorrer a apreensão da embarcação quando:
For utilizada comercialmente.
69 – É obrigatório sua apresentação, antes de sair barra afora:
Plano de navegação
70 – Os coletes Classe II são exigidos nas embarcações de esporte e recreio:
Apenas para as de interior de porto
71 – Para embarcações de esporte e recreio, de navegação costeira, com mais de 12 metros é exigido:
Dotação de duas bóias circulares c/fugineno, retibida e dispositivo de iluminação automática.
72 - A bússola e a bomba de esgoto manual não são exigidas nas embarcações de esporte e recreio:
Da navegação de interior de porto.
73 – O que é proibido fazer com embarcações de esporte e recreio, se ela for classificada para turismo e diversão ?
O seu aluguel.
74 – O equipamento de comunicação em VHF-Maritimo é obrigatório para embarcações de esporte e recreio:
De alto mar e da navegação costeira
75 – São duas situações que geram o cancelamento da inscrição de embarcação
O naufrágio e o abandono.
RESUMO ARRAIS AMADOR
1 - Na situação de rumos cruzados, quem tem a preferência de passagem ?
A que avistar a outra pelo seu Bombordo e vê a luz verde
2 - Uma embarcação alcançada, a outra tem preferência de passagem , ou não, e como deve se proceder tal manobra ?
Não, a que esta com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para passar pela outra a frente.
3 - Toda manobra deverá ser feita de que forma ?
Franca e positivamente, feita com ampla antecedência, demonstrando a outra, que houve alteração de movimento.
4 - Em canais estreitos as embarcações devem:
Navegar pela margem mais próxima a seu Boreste e sempre manobrar para boreste quando verificar risco de colisão.
5 – O que vem a ser velocidade de segurança e o que devemos fazer quando cruzamos com outras embarcações atracadas ou fundeadas ou mesmo localizadas a margens de rios e canais ?
É a velocidade que possibilita uma ação apropriada e eficaz de evitar uma colisão e de parar a embarcação a uma distância segura, devemos diminuir a velocidade.
6 – As luzes de navegação mais comuns em uma embarcação de esporte e recreio são:
Uma luz branca a vante , uma luz branca de alcançado, luzes verde e encarnada combinada.
7 – Dois apitos longos seguidos de dois curtos significa:
Estou passando por bombordo
8 – Dois apitos longos e seguidos de um curto significa:
Estou passando por boreste
9 – Embarcação com Reboque de menos de 200 metros de comprimento deverá exibir:
Duas luzes brancas no mastro
10 – Embarcação com reboque de mais de 200 metros de comprimento deve exibir:
Três luzes brancas no mastro.
11 – Embarcações de esporte e recreio sem propulsão a motor, com menos de 5 metros estão:
Dispensadas de usar buzina ou outro dispositivo que a substitua.
12 – São sinais de perigo, exceto:
Um balão preto içado no mastro principal ou onde melhor possa ser visto.
13 –Holofote deve ser utilizado:
Em rios estreitos para iluminar as curvas.
14 – São sinais de balizamento, exceto:
Sinais de ponte e sinais de perigo.
15 – O sistema de balizamento poderá ser dotado de um sistema que emite um sinal na tela do radar e que facilita portanto, a sua identificação. Como se chama este dispositivo ?
Racon
16 – Qual o único caso em que utilizamos um balizamento dobrado, com dois sinais iguais ?
Perigo isolado não registrado na carta náutica.
17 – O balizamento que indica águas seguras, possui as cores
Branca e Encarnada
18 - O balizamento que indica perigo isolado, possui as cores:
Preta e encarnada
19 – O balizamento que indica qual o quadrante que, a partir dele, temos águas seguras tem cores:
Amarela e Preta
20 – A noite a cor da luz emitida pelo balizamento de canal preferencial a bombordo é
Encarnada
21 – A noite a cor da luz emitida pelo balizamento de canal preferencial a boreste é:
Verde
22 – A noite, a cor das luzes de sinais cardinais, perigo isolado e água seguras é:
Branca
23 – A numeração do balizamento de canal segue a :
Ordem crescente, a partir da entrada do canal
24 - Numa ponte que atravessa o rio , observou-se DOIS LOSANGOS AMARELOS, um ligado ao outro pelos pontos laterais, isso significa :
Trafego permitido em sentido único.
25 - Numa ponte que atravessa o rio , observou-se UM LOSANGOS AMARELO, , isso significa :
Trafego permitido nos dois sentidos.
26 – Durante o dia, observou-se uma haste em forma de pilar, com duas esferas pretas na parte de cima, provavelmente estamos diante de :
Um perigo isolado
27 – Os cabos principais são:
Lançante , Espringues e Travesses
28 – As fainas de fundear ou suspender devem ser feitas sempre observando:
As condições de vento, corrente e maré , procurando afiliar-se ao que predominar mais.
29 – Para que utilizamos a bóia de arrinque ?
Para identificar onde a âncora ficou no fundo.
30 – São partes da embarcação:
Proa , Popa, Quilha, Bordos e Convés.
31- Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme ao meio, partindo do repouso e hélice em marcha ré, a proa guinará para:
Boreste lentamente.
32 – Uma embarcação com hélice , com rotação a direita, com leme a boreste, partindo do repouso e hélice em marcha avante, a proa guinará para:
Boreste lentamente.
33 – Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme a boreste, partindo do repouso e hélice em marcha ré, a proa guinará para:
Boreste lentamente
34 – Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme a bombordo, partindo do repouso e hélice em marcha avante , a proa guinará para:
Bombordo lentamente
35 – A âncora mais comum a bordo das embarcações de esporte e recreio é a :
Danforth
36 – São partes do leme:
Madre, Cana e Porte
37 – Deve se fundear a embarcação de esporte e recreio com âncora Danforth evitando os fundeadouros detença de:
Areia Dura
38 – Para se pegar uma bóia, para amarrarmos uma embarcação, devemos proceder:
Aproados a ele, com pouco seguimento.
39 - Para suspender de um fundeadouro, devemos:
Ir recolhendo a âncora com maquina devagar a diante, caso a amarra testada para avante.
40 - Uma embarcação ao visual da minha, para existir, com certeza de colisão, deverá apresentar a seguinte situação :
Marcação constante e distancia diminuindo
41- Qual das correlações abaixo está totalmente correta ?
Boreste – lado direito, Bombordo lado esquerdo , , A avante fica na frente, A ré fica atrás.
42 – As distâncias na carta náutica, são medidas em que escala e em que unidade são expressas:
Escala de latitude e milhas náuticas
43 – Os rumos nas cartas náuticas, variam de 000 a 360 graus e são orientados a partir de um ponto de partida, até o ponto de chegada. Qual o instrumento de navegação que é utilizado para medir a distância entre esses pontos ?
Compasso de navegação
44 – Para determinar a latitude de um ponto na carta náutica, devemos:
A partir do paralelo mais próximo, tirar a distância até o ponto e transporta-la com o auxilio da régua paralela ou do compasso de navegação, até a escala de latitude e ler o valor.
45 - Para determinar a longitude de um ponto na carta náutica, devemos:
A partir do meridiano mais próximo, tirar a distância até o ponto e transporta-la com o auxilio da régua paralela ou do compasso de navegação, até a escala de latitude e ler o valor.
46 – A declinação magnética local é utilizada para:
Ser aplicada ao rumo da agulha, junto com seus desvios, para se determinar o rumo verdadeiro, na carta náutica
47 – Existe um valor que é encontrado no interior da rosa dos ventos e é multiplicado pelo total de anos de edição da carta náutica , até o ano atual, e este valor é somado ou subtraído da declinação magnética do local. Este valor é ?
O aumento anual
48 – Qual a publicação que explica e mostra o significado de todos os símbolos e abreviamentos contidos nas cartas náuticas ?
Carta 12000, Simbolos, Abreviaturas e Termos
49 – Estou na Cabine de comando e começo a sentir cheiro de queimado vindo do motor. Qual o extintor portátil que deverei pegar ?
Espuma
50 – Os sistemas fixos de combate e incêndios são:
Sistema com difusores fixos
51 – Qual a frequência de sopros por minutos, numa respiração boca a boca ?
De 10 a 15 sopros
52 – Qual a frequência ideal de compressão e descompressão do peito, na massagem cardíaca ?
60 compressões por minuto
53 – Na respiração boca a boca eu sempre devo :
Deixar a cabeça da vitima para trás
54 – A vitima de choque elétrico precisa:
Ser afastada do contato com a corrente elétrica, utilizando material não condutor de eletricidade.
55 – São cuidados importantes com o torniquete, exceto:
Nunca aperta-las
56 – Patrono da Marinha:
Almirante Barroso
57 – Dia do Marinheiro:
13 de dezembro
58 – São equipamentos de salvatagem, exigidos em embarcações de esporte e recreio, exceto:
Baleeira.
59 – O que deve ser amarrado na bóia circular, para facilitar o resgate de alguém que caiu na água ?
Um cabo flutuante com alça de mão.
60 – Nunca devemos:
Afundar a marca do limite mínimo de flutuação
61 – Nunca devenos:
Exceder o limite permitido de pessoas a bordo
62 – O excesso de peso, em partes altas dacembarcação ou má distribuição de pesos em relação as laterais da embarcação prejudica a :
Estabilidade da embarcação
63 – As cobras podem ser identificadas como venenosas ou não através de:
Suas pupilas e Rabos
64 – A maior cobra que existe e passa quase toda a vida na água é:
A Sucuri
65 – São deveres do Comandante , exceto:
Inspecionar sua embarcação pelo menos uma vez por dia, para verificar condições anormais.
66 – É passível de ocorrer interrupção de singradura quando:
Estiver com excesso de lotação
67 – É passível de ocorrer interrupção de singradura quando :
A embarcação estiver em péssimo estado de conservação
68 – É passível de ocorrer a apreensão da embarcação quando:
For utilizada comercialmente.
69 – É obrigatório sua apresentação, antes de sair barra afora:
Plano de navegação
70 – Os coletes Classe II são exigidos nas embarcações de esporte e recreio:
Apenas para as de interior de porto
71 – Para embarcações de esporte e recreio, de navegação costeira, com mais de 12 metros é exigido:
Dotação de duas bóias circulares c/fugineno, retibida e dispositivo de iluminação automática.
72 - A bússola e a bomba de esgoto manual não são exigidas nas embarcações de esporte e recreio:
Da navegação de interior de porto.
73 – O que é proibido fazer com embarcações de esporte e recreio, se ela for classificada para turismo e diversão ?
O seu aluguel.
74 – O equipamento de comunicação em VHF-Maritimo é obrigatório para embarcações de esporte e recreio:
De alto mar e da navegação costeira
75 – São duas situações que geram o cancelamento da inscrição de embarcação
O naufrágio e o abandono.
- Jefte Teixeira - Jé
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Re: RESUMO PARA PROVA DE ARRAIS AMADOR
1 - Na situação de rumos cruzados, quem tem a preferência de passagem ?
A que avistar a outra pelo seu Bombordo e vê a luz verde
2 - Uma embarcação alcançada, a outra tem preferência de passagem , ou não, e como deve se proceder tal manobra ?
Não, a que esta com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para passar pela outra a frente.
3 - Toda manobra deverá ser feita de que forma ?
Franca e positivamente, feita com ampla antecedência, demonstrando a outra, que houve alteração de movimento.
5 – O que vem a ser velocidade de segurança e o que devemos fazer quando cruzamos com outras embarcações atracadas ou fundeadas ou mesmo localizadas a margens de rios e canais ?
É a velocidade que possibilita uma ação apropriada e eficaz de evitar uma colisão e de parar a embarcação a uma distância segura, devemos diminuir a velocidade.
12 – São sinais de perigo, exceto:
Um balão preto içado no mastro principal ou onde melhor possa ser visto.
15 – O sistema de balizamento poderá ser dotado de um sistema que emite um sinal na tela do radar e que facilita portanto, a sua identificação. Como se chama este dispositivo ?
Racon
16 – Qual o único caso em que utilizamos um balizamento dobrado, com dois sinais iguais ?
Perigo isolado não registrado na carta náutica.
19 – O balizamento que indica qual o quadrante que, a partir dele, temos águas seguras tem cores:
Amarela e Preta
21 – A noite a cor da luz emitida pelo balizamento de canal preferencial a boreste é:
Verde
22 – A noite, a cor das luzes de sinais cardinais, perigo isolado e água seguras é:
Branca
23 – A numeração do balizamento de canal segue a :
Ordem crescente, a partir da entrada do canal
30 – São partes da embarcação:
Proa , Popa, Quilha, Bordos e Convés.
31- Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme ao meio, partindo do repouso e hélice em marcha ré, a proa guinará para:
Boreste lentamente.
35 – A âncora mais comum a bordo das embarcações de esporte e recreio é a :
Danforth
37 – Deve se fundear a embarcação de esporte e recreio com âncora Danforth evitando os fundeadouros detença de:
Areia Dura
40 - Uma embarcação ao visual da minha, para existir, com certeza de colisão, deverá apresentar a seguinte situação :
Marcação constante e distancia diminuindo
44 – Para determinar a latitude de um ponto na carta náutica, devemos:
A partir do paralelo mais próximo, tirar a distância até o ponto e transporta-la com o auxilio da régua paralela ou do compasso de navegação, até a escala de latitude e ler o valor.
48 – Qual a publicação que explica e mostra o significado de todos os símbolos e abreviamentos contidos nas cartas náuticas ?
Carta 12000, Simbolos, Abreviaturas e Termos
49 – Estou na Cabine de comando e começo a sentir cheiro de queimado vindo do motor. Qual o extintor portátil que deverei pegar ?
Espuma
50 – Os sistemas fixos de combate e incêndios são:
Sistema com difusores fixos
51 – Qual a frequência de sopros por minutos, numa respiração boca a boca ?
De 10 a 15 sopros
52 – Qual a frequência ideal de compressão e descompressão do peito, na massagem cardíaca ?
69 compressões por minuto
53 – Na respiração boca a boca eu sempre devo :
Deixar a cabeça da vitima para trás
55 – São cuidados importantes com o torniquete, exceto:
Nunca aperta-las
58 – São equipamentos de salvatagem, exigidos em embarcações de esporte e recreio, exceto:
Baleeira.
59 – O que deve ser amarrado na bóia circular, para facilitar o resgate de alguém que caiu na água ?
Um cabo flutuante com alça de mão.
61 – Nunca devenos:
Exceder o limite permitido de pessoas a bordo
62 – O excesso de peso, em partes altas dacembarcação ou má distribuição de pesos em relação as laterais da embarcação prejudica a :
Estabilidade da embarcação
63 – As cobras podem ser identificadas como venenosas ou não através de:
Suas pupilas e Rabos
70 – Os coletes Classe II são exigidos nas embarcações de esporte e recreio:
Apenas para as de interior de porto
75 – São duas situações que geram o cancelamento da inscrição de embarcação
O naufrágio e o abandono.[/quote]
Cara, fiz a prova quinta passada, e cairam essas ai!
+/-, hehehe
A que avistar a outra pelo seu Bombordo e vê a luz verde
2 - Uma embarcação alcançada, a outra tem preferência de passagem , ou não, e como deve se proceder tal manobra ?
Não, a que esta com maior velocidade, alcançadora, deverá manobrar para passar pela outra a frente.
3 - Toda manobra deverá ser feita de que forma ?
Franca e positivamente, feita com ampla antecedência, demonstrando a outra, que houve alteração de movimento.
5 – O que vem a ser velocidade de segurança e o que devemos fazer quando cruzamos com outras embarcações atracadas ou fundeadas ou mesmo localizadas a margens de rios e canais ?
É a velocidade que possibilita uma ação apropriada e eficaz de evitar uma colisão e de parar a embarcação a uma distância segura, devemos diminuir a velocidade.
12 – São sinais de perigo, exceto:
Um balão preto içado no mastro principal ou onde melhor possa ser visto.
15 – O sistema de balizamento poderá ser dotado de um sistema que emite um sinal na tela do radar e que facilita portanto, a sua identificação. Como se chama este dispositivo ?
Racon
16 – Qual o único caso em que utilizamos um balizamento dobrado, com dois sinais iguais ?
Perigo isolado não registrado na carta náutica.
19 – O balizamento que indica qual o quadrante que, a partir dele, temos águas seguras tem cores:
Amarela e Preta
21 – A noite a cor da luz emitida pelo balizamento de canal preferencial a boreste é:
Verde
22 – A noite, a cor das luzes de sinais cardinais, perigo isolado e água seguras é:
Branca
23 – A numeração do balizamento de canal segue a :
Ordem crescente, a partir da entrada do canal
30 – São partes da embarcação:
Proa , Popa, Quilha, Bordos e Convés.
31- Uma embarcação com hélice, com rotação a direita, com leme ao meio, partindo do repouso e hélice em marcha ré, a proa guinará para:
Boreste lentamente.
35 – A âncora mais comum a bordo das embarcações de esporte e recreio é a :
Danforth
37 – Deve se fundear a embarcação de esporte e recreio com âncora Danforth evitando os fundeadouros detença de:
Areia Dura
40 - Uma embarcação ao visual da minha, para existir, com certeza de colisão, deverá apresentar a seguinte situação :
Marcação constante e distancia diminuindo
44 – Para determinar a latitude de um ponto na carta náutica, devemos:
A partir do paralelo mais próximo, tirar a distância até o ponto e transporta-la com o auxilio da régua paralela ou do compasso de navegação, até a escala de latitude e ler o valor.
48 – Qual a publicação que explica e mostra o significado de todos os símbolos e abreviamentos contidos nas cartas náuticas ?
Carta 12000, Simbolos, Abreviaturas e Termos
49 – Estou na Cabine de comando e começo a sentir cheiro de queimado vindo do motor. Qual o extintor portátil que deverei pegar ?
Espuma
50 – Os sistemas fixos de combate e incêndios são:
Sistema com difusores fixos
51 – Qual a frequência de sopros por minutos, numa respiração boca a boca ?
De 10 a 15 sopros
52 – Qual a frequência ideal de compressão e descompressão do peito, na massagem cardíaca ?
69 compressões por minuto
53 – Na respiração boca a boca eu sempre devo :
Deixar a cabeça da vitima para trás
55 – São cuidados importantes com o torniquete, exceto:
Nunca aperta-las
58 – São equipamentos de salvatagem, exigidos em embarcações de esporte e recreio, exceto:
Baleeira.
59 – O que deve ser amarrado na bóia circular, para facilitar o resgate de alguém que caiu na água ?
Um cabo flutuante com alça de mão.
61 – Nunca devenos:
Exceder o limite permitido de pessoas a bordo
62 – O excesso de peso, em partes altas dacembarcação ou má distribuição de pesos em relação as laterais da embarcação prejudica a :
Estabilidade da embarcação
63 – As cobras podem ser identificadas como venenosas ou não através de:
Suas pupilas e Rabos
70 – Os coletes Classe II são exigidos nas embarcações de esporte e recreio:
Apenas para as de interior de porto
75 – São duas situações que geram o cancelamento da inscrição de embarcação
O naufrágio e o abandono.[/quote]
Cara, fiz a prova quinta passada, e cairam essas ai!
+/-, hehehe
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."
BONS PEIXES, BONS VENTOS, BOAS CURVAS, CARNE NA BRASA, CERVEJA GELADA e CONVERSA FIADA
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mais uma ajuda sobre sinalização e balizamento fluvial e lacustre no link abaixo:
http://www.clubedoarrais.com/?p=527
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MOTOR DE POPA MAXY 15 Hp
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skype: fabio.cecilio.scarparo
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Ótima contribuiçãoMaxy Motores de Popa escreveu:mais uma ajuda sobre sinalização e balizamento fluvial e lacustre no link abaixo:
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Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
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Simulado para ARRAIS Amador
Se interessar, segue link de simulado para Arrais Amador.
Me ajudou muito para tirar algumas duvidas.
http://www.vanderleidespachante.com.br/ ... ais-amador
Me ajudou muito para tirar algumas duvidas.
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- NOVATO
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Re: RESUMO PARA PROVA DE ARRAIS AMADOR
Parabéns pela contribuição, farei a prova assim que essa quarentena acabar.
Não importa tão grande seja o peixe que você fisgou, se não registrar uma foto, será apenas mais uma historia de pescador...