EFFMB Parte 6 - Aos futuros flyfishermen.... Q&A

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

EFFMB Parte 6 - Aos futuros flyfishermen.... Q&A

Mensagem por Beto Akamine » Qui Jan 31, 2008 3:00 pm

Aos futuros pescadores com fly

Muitos colegas do bait não se iniciam na nobre arte da pesca com mosca por preconceito ou informações errôneas que recebem. Devo reconhecer que há entre os pescadores com mosca muitos que mais atrapalham que colaboram, ao repetir que é uma modalidade para poucos, ou que é difícil, ou sei lá o quê.

Pensando nisso, fiz um pequeno Q&A que, espero, ajude a trazer para essa maravilhosa modalidade, mais e mais colegas adeptos do baitcasting (né, Oga!!... rs).

1) O fly é muito caro?
R: O fly será tão caro quanto você quiser que seja. Com 400 reais é possível montar um conjuntinho básico, mas se gostar da modalidade e quiser se especializar, o céu é o limite.

2) O que é preciso para começar?
R: Uma vara, linha, carretilha, backing, leader e algumas moscas.

3) Qual o conjunto mais indicado para iniciantes?
R: Um conjunto #6 ou #7 é considerado médio, permitindo uma grande variedade de pescarias diferentes, desde tilápias com ninfas até black basses e robalos e tucunarés médios.

4) Como aprendo a arremessar?
R: A melhor maneira é fazendo um bom curso. O Marcos Valério da Fly Cast e o Beto Vaucher da Fly Sul são boas referências. Caso não seja possível, alguns bons vídeos ajudam a dar os primeiros passsos. Do mestre Mel Krieger (Begginings, Essence of Fly Casting I e II), Doug Swisher (Basic Fly Casting, Advanced Fly Casting), Joan Wullf, Steve Rajeff, Lefty Kreh, John Goddard... tem para todos os gostos.

5) O arremesso é muito complicado?
R: Tanto como arremessar de baitcasting, e será tão mais complicado quanto você quiser aprofundar o seu conhecimento. Um pescador de bait pode passar a vida com o overhead e não precisar de outro arremesso, assim como um pescador de FF pode pescar apenas com o pickup-and-laydown.

6) Os nomes no FF são muito complicados....
R: Tão complicados quanto no BC! Basta substituir overhead cast, pitchin cast, flippin cast, skipping cast e outros, por pickup-and-laydown, false cast, roll cast, double-haul, etc. Cada arremesso tem sua técnica e trejeitos, que só se aprende na prática e só serão usados se necessários.

7) Mas os nomes das iscas... credo!!
R: Tão "credo" quanto as iscas de BC (rs)!! Será que Mogul, Anthrax, Fat-A, Big-O, Original Jointed e outros, são menos esquisitos que Royal Wullf, Adams, Bitch Creek, Montana? Apenas questão de se acostumar e de se familiarizar.

8) O fly é menos produtivo que o bait?
R: Depende da situação. Em pescarias de robalo, normalmente um baile da esposa (que só vai com o fly), enquanto eu permaneço no bait. O fly permite uma apresentação mais delicada da isca, assustando menos o peixe, e a isca, em regra, tem movimentos mais naturais.

9) Mas tem situações em que não dá para pescar com fly!!
R: Meia verdade. Eu diria que há situações em que pescar com o fly é pouco confortável, mas dominando-se as técnicas corretas é possível pescar sim. Vento forte? Double haul e linha intermediate. Árvores atrás? Roll cast, power roll cast o Goddard´s cast resolvem. Peixes no fundo? Linha sinking, extra sinking ou deep water express. Arremessos bem longos? Linhas shooting ou série T da Teeny.

10) É muito difícil achar material de fly para comprar...
R: Há algum tempo atrás era bem pior, e nos primórdios da FF no Brasil, só importando direto. Há muitos bons comerciantes de equipamentos para FF e para atados. Só vai ser difícil se esperar entrar em uma loja de pesca tradicional e encontrar o que procura. Os contatos certos são essenciais. E caso venha a pedir para trazerem algo do exterior, o material para FF costuma ser menos volumoso e mais leve que o de BC.

11) Antes de iniciar no FF preciso aprender o BC
R: Por que? Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O fly não é mais, nem menos complicado que o BC. É apenas diferente.

12) Antes de iniciar no atados de moscas preciso aprender a pescar com mosca
R: Errado novamente. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, embora seja quase um caminho natural o pescador de FF se interessar em atar suas próprias moscas. Mas o grande atador Nelson Borges já fazia excelentes obras de artes na morsa, muito antes de dar seus primeiros arremessos.

13) O fly é só para peixes pequenos?
R: Se você achar que um tubarão-tigre de 250 quilos, um marlin-negro de 180 quilos, um tarpon de 80 quilos e um tucunaré de 12 quilos são peixes pequenos, então eu digo sim. Todos esses constam como peixes capturados com equipamento de mosca.

14) Por que eu pescaria com fly se posso pescar de bait?
R: Por que você pesca de bait se pode pescar com isca natural? Ou melhor, por que vocêe pesca? Cada um tem seus motivos, gostos e manias. Eu comecei a pescar com mosca como forma de expandir mais os conhecimentos sobre o amado esporte da pesca. A curiosidade virou paixão.

15) Se eu pescar com fly, devo largar o bait?
R: Eu pesco com fly, bait e isca natural até hoje. Se quiser se enveredar para a exclusividade de apenas uma modalidade será um opção tão somente sua.

16) É preciso praticar para pescar bem com fly?
R: Sim! Assim como é preciso praticar para se fazer bem qualquer coisa na vida. Quer colocar a MirrOlure embaixo das galhadas? Aprenda e pratique. Quer arremessar a 150 metros da praia, no terceiro canal? Aprenda e pratique. Quer efetuar um double haul com pefeição? Aprenda e pratique.

17) Aprendendo o fly serei um pescador melhor?
R: Não, você se tornará um pescador que sabe pescar com fly. Para ser melhor, pratique, qualquer que seja a modalidade. Mas aprendendo o fly você terá outras opções de pesca e uma forma diferente de se divertir.

18) Pescador DE fly ou pescador COM fly?
R: Eu prefiro a nomenclatura pescador COM fly, pois na minha opinião, o que define a modalidade não é o equipamento de pesca, mas o que vai amarrado na ponta do leader e que servirá para atrair o peixe, no caso, o fly. Pescador DE fly é aquele que utiliza o equipamento de pesca destinado do flyfishing, independentemente do que colocar como isca (um fly, uma minhoca, um spin-n-glo... )

19) Ei, o que você falou na outra pergunta.... spin-n-glo não é fly?
R: Ih, essa questão de novo again novamente!! (rs). Minha opinião: spin-n-glo não é fly, mas pode ser usado em equipamento para fly. Não é fly porque não foi feito para ser usado como equipamento para fly, Equivale a amarrar uma rapalinha na ponta do leader.

20) Tenho mais uma dúvida....
R: Pode mandar que eu tento responder!!

Abraços a todos!!

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Tarcizo Pinheiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Jul 23, 2006 2:10 pm
Cidade:

Mensagem por Tarcizo Pinheiro » Qui Jan 31, 2008 3:06 pm

nice!

=D
Imagem
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Qui Jan 31, 2008 5:22 pm

Cido escreveu:nice!

=D
It´s true !!


Parabéns MESMO beto.
Esse ficou SHOW DEMAIS !!!


Baita abraço.
Avatar do usuário
Carlos Cacosa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 875
Registrado em: Qui Set 09, 2004 9:18 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Cacosa » Qui Jan 31, 2008 8:03 pm

Parabéns Beto
Muito prático e bem didático
Cacosa
Não Adianta ter vara SAGE, SCOTTI, WINSTON e ser pescador de Internet.
Avatar do usuário
Julio Yamamoto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Mar 23, 2007 12:32 pm
Cidade:

Mensagem por Julio Yamamoto » Qui Jan 31, 2008 8:15 pm

Perfeito.... ....agora que vc deu brecha vou encher sua caixa de mensagens.... ...... :twisted: :twisted: :twisted:
Abraços,

Julio Yamamoto.:

Imagem
Avatar do usuário
Tarcizo Pinheiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Jul 23, 2006 2:10 pm
Cidade:

Mensagem por Tarcizo Pinheiro » Qui Jan 31, 2008 8:18 pm

Julio Yamamoto escreveu:Perfeito.... ....agora que vc deu brecha vou encher sua caixa de mensagens.... ...... :twisted: :twisted: :twisted:
Manda brasa nas suas duvidas aqui mesmo... O pessoal ajuda com o maior prazer ... Na medida do conhecimento de cada um... sua duvida pode ser a de varios


heheh

Grande abraço!
Imagem
Avatar do usuário
Julio Yamamoto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Mar 23, 2007 12:32 pm
Cidade:

Mensagem por Julio Yamamoto » Qui Jan 31, 2008 8:29 pm

Cido escreveu:
Julio Yamamoto escreveu:Perfeito.... ....agora que vc deu brecha vou encher sua caixa de mensagens.... ...... :twisted: :twisted: :twisted:
Manda brasa nas suas duvidas aqui mesmo... O pessoal ajuda com o maior prazer ... Na medida do conhecimento de cada um... sua duvida pode ser a de varios


heheh

Grande abraço!
Ihhh!!! já foi via MP.... .......

Bem vamos lá, eu quero começar, comprei uma carretilha7,8 e 9 e uma linha sinking #9...mas não gostei do preço da vara.... ....achei muito caro para começar....
Eu estava pensando em comprar um conjunto todo novo #6 ou #7....sendo que a #7 eu ainda aproveito a carretilha.... ....
Eu queria pescar dourados em média de 5kg..
Abraços,

Julio Yamamoto.:

Imagem
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Qui Jan 31, 2008 8:39 pm

"Beto, onde posso assistir os arremessos descritos no item "9".O roll cast tudo bem, os outros nao assiti ainda.
Abraços
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Qui Jan 31, 2008 8:43 pm

Sendo mais especifico, quais arremessos desses saem bem com linha wf?
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Qui Jan 31, 2008 8:44 pm

Show heim Beto !

Mandou mto bem !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Tarcizo Pinheiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Jul 23, 2006 2:10 pm
Cidade:

Mensagem por Tarcizo Pinheiro » Qui Jan 31, 2008 11:06 pm

Julio Yamamoto escreveu:
Cido escreveu:
Julio Yamamoto escreveu:Perfeito.... ....agora que vc deu brecha vou encher sua caixa de mensagens.... ...... :twisted: :twisted: :twisted:
Manda brasa nas suas duvidas aqui mesmo... O pessoal ajuda com o maior prazer ... Na medida do conhecimento de cada um... sua duvida pode ser a de varios


heheh

Grande abraço!
Ihhh!!! já foi via MP.... .......

Bem vamos lá, eu quero começar, comprei uma carretilha7,8 e 9 e uma linha sinking #9...mas não gostei do preço da vara.... ....achei muito caro para começar....
Eu estava pensando em comprar um conjunto todo novo #6 ou #7... ...sendo que a #7 eu ainda aproveito a carretilha.... ....
Eu queria pescar dourados em média de 5kg..
Com uma vara #6 vc tem varias opções de pesca ... como foi mto falado por aqui o eq #6 e coringão ...

Mais ja que vc pretende pescar dourados de em media 5 kg ... uma vara #8 deve cair bem (eu acho) ... em relação a linha depende do lugar q vc vai pescar ... profundidade , correnteza ... por ai vai ... lembrando q o ideal pra começar é a linha wf floating

Dalhe!
Imagem
Avatar do usuário
Tarcizo Pinheiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Jul 23, 2006 2:10 pm
Cidade:

Mensagem por Tarcizo Pinheiro » Qui Jan 31, 2008 11:11 pm

Se vc ta atrás de varas ... entre em contato com o Beto Vaucher da FlySul ...

Ele esta vendendo umas varas TFO ... eu tive a oportunidade de experimentar uma #8 TiCr... achei excelente, uma vara porreta, e o preço acho q esta mto bom ...

Bom veja ai a opinião da galera ...

Grande abraço
Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qui Jan 31, 2008 11:29 pm

Beto, como uma linha grossa daquele jeito não espanta o peixe??? é tão grossa e tão colorida. Os peixes não se assustam???
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Sex Fev 01, 2008 8:29 am

Bom dia amigos

Valeu pelas palavras de incentivo Cido, Durrégui e Cacosa!!

Júlio, equipamentos #8 e #9 podem ser considerados médio-pesados. Eu costumo utilizar muito meus conjuntos #8 (meus conjuntos são de numeração par), principalmente para arremessar hairbugs e streamer volumosos para bass (linha floating) e na pesca dos robalos (linha intermediate). Uso linha sinking quando o peixe está mais afundado ou em condições de muito vento. Como disse o Cido, você usará mais as linhas F, principalmente no começo, mas é sempre bom ter linhas S de densidades diferentes para situações especiais de pesca. Se a carretilha e a linha forem de boa qualidade (e acredito que seja pois o Rafa costuma ter bons materiais), acho que vale a pena investir em uma boa varinha para fazer conjunto. Em Sampa é mais fácil achar equipamentos de numeração impar, por ser um padrão adotado aí. Como também falou o Cido, fale com o Beto Vauchere com o Betinho, que você achará algo bom. Uma vara boa dificilmente sairá por menos de 400 reais, mas é um investimento que vale. Caso queira gastar menos, vá na Decathlon. Ouvi o pessoal comentando que há varas da Geologic por 200 reais. Só tenho carretilhas large arbor da Geologic, nunca usei as varas, mas a qualidade é razoável. São equipamentos simples mas parecem bons.
"Beto, onde posso assistir os arremessos descritos no item "9".O roll cast tudo bem, os outros nao assiti ainda.
Abraços
Willians, o power roll cast é um arremesso que muitos bons pescadores com fly utilizam. Você pode ver uma variação dele no vídeo The Essence of Fly Castin II - Advanced Skills, do Mel Krieger, na hora em que ele explica os princípios do spey cast. Mas quem melhor explica isso é o Jason e Gary Borger, em alguns artigos que li. Teria que procurar na minha biblioteca. O Goddard´s cast também é rapidamente mostrando nesse mesmo vídeo. Consiste em fazer um pick-up bem alto, quase vertical, mudando a direção do linha no forward cast em 90 graus. Parece mágica. Tem uma explicação mais detalhada desse arremesso em algum lugar.. eu li.. mas teria que procurar. Se eu achar, te aviso. Mas, por enquanto, vai treinando o básico: pickup-and-laydown, false cast, roll cast, single haul e double haul. Esses arremessos mais específicos você vai ter dificuldade de fazer enquanto não dominar legal a linha no ar, ok?!
Sendo mais especifico, quais arremessos desses saem bem com linha wf?
Praticamente todos, com menor ênfase nos arremessos que exigem apresentação mais delicada da isca, em especial na pesca com mosca seca, em que uma linha DT ou TT é mais indicada. Controle de linha entenda mending, dead drift, paraglide shoot, etc.

Gustavão, show é o seu blog! Grato pelos elogios!
Beto, como uma linha grossa daquele jeito não espanta o peixe??? é tão grossa e tão colorida. Os peixes não se assustam???
Ha ha.. boa pergunta, Diegão! Deveria constar do questionário acima, né?! E a resposta, como você já sabe, é usar um leader adequado, tanto no comprimento, quando na cor, afunilamento e diâmetro de butt e tippet.
A linha vai assustar o peixe se bater com força na água ou cair com muita velocidade e violência nela, causando espirros e esparramos. Pousando de forma suave, dificilmente o peixe interpretará como uma ameaça. Lógico que em riacho de água límpida ou represas de águas muito calmas, se percebermos que os peixes estão próximos à superfície, devemos evitar jogar a linha sobre os peixes. Instintivamente eles fugirão a qualquer movimento estranhos sobre a água. Daí se treinar tanto as técnicas de derivação da mosca, de modo a arremessar rio acima (upstream) e deixar que a isca e a linha derivem de forma delicada até sobre o peixe.
Por fim, ao tracionarmos a linha para movimentar a mosca, ao contrário do que podemos pensar, não assusta o peixe, pois puxamos a linha em direção ao seu comprimento. Do ponto de vista do peixe, praticamente a linha não se move, não causando qualquer comoção que possa representar perigo.
Pergutinha cabeluda, hein!! rs

Abraços a todos
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Julio Yamamoto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Mar 23, 2007 12:32 pm
Cidade:

Mensagem por Julio Yamamoto » Sex Fev 01, 2008 11:34 am

Tá...mas ninguém me respondeu minha pergunta.... ...... :D :D
Compensa continuar investindo em uma vara #9 ou trocar todo o conjunto para um #6 ???
Eu optei pela linha sinking, pois os dourados aqui pegam mais no fundo.... ....tem algum problema eu começar com uma linha sinking ??
Tem alguma dificuldade para arremessar ela ??
Abraços,

Julio Yamamoto.:

Imagem
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Sex Fev 01, 2008 12:41 pm

Julio Yamamoto escreveu:Tá...mas ninguém me respondeu minha pergunta.... ...... :D :D
Compensa continuar investindo em uma vara #9 ou trocar todo o conjunto para um #6 ???
Eu optei pela linha sinking, pois os dourados aqui pegam mais no fundo.... ....tem algum problema eu começar com uma linha sinking ??
Tem alguma dificuldade para arremessar ela ??
Se sua intenção realmente são dourados de média de 5kg, um equipamento #9 tá loko de bom ... principalmente porque as moscas para dourados em geral são volumosas, com bons anzóis e compridas, exigindo assim um equipamento mais pesado para carregá-las.
Quanto à linha sinking, não aconselho ninguém a começar com uma. Pois depois de 2 anos de arremesso com linhas floating, ao pegar uma sinking quase tive um ataque cardíaco de tão nervoso que fiquei. Imagine começar com uma ?

Mas, se é só lá embaixo que vc encontra os bichos, não tem outra opção mesmo, começe com ela, se não der jeito de aprender com ela, compre uma floating antes de desistir ... rs

Abraço.
Avatar do usuário
Tarcizo Pinheiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Jul 23, 2006 2:10 pm
Cidade:

Mensagem por Tarcizo Pinheiro » Sex Fev 01, 2008 2:24 pm

Julio Yamamoto escreveu:Tá...mas ninguém me respondeu minha pergunta.... ...... :D :D
Compensa continuar investindo em uma vara #9 ou trocar todo o conjunto para um #6 ???
Eu optei pela linha sinking, pois os dourados aqui pegam mais no fundo.... ....tem algum problema eu começar com uma linha sinking ??
Tem alguma dificuldade para arremessar ela ??

Se já ta tudo acertado vá de 9 mesmo ... pra dourados , provavelmente vc terá que lançar iscas grandes e volumosas ... acho q é uma boa pedida ...


Dalhe!
Imagem
Avatar do usuário
Julio Yamamoto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Mar 23, 2007 12:32 pm
Cidade:

Mensagem por Julio Yamamoto » Sex Fev 01, 2008 3:59 pm

Valeu pessoal.... .....vou continuar com a #9 mesmo.... ....

Mas qual é a diferença para as linhas floating e sinking na hora do arremesso ?? Muda muito.... ... tô lascado.... ....
Abraços,

Julio Yamamoto.:

Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sex Fev 01, 2008 4:05 pm

Julio Yamamoto escreveu:Valeu pessoal.... .....vou continuar com a #9 mesmo.... ....

Mas qual é a diferença para as linhas floating e sinking na hora do arremesso ?? Muda muito.... ... tô lascado.... ....
Julio, muda na hora de fazer o Pick Up da linha, ou seja, tirar a linha da água, como ela afunda a hora de você fazer o Pick Up tem que tirá-la totalmente da água, para poder fazer. Senão você pode sobrecarregar a vara e quebrá-la.

A Floating é bem mais 'fácil' de tirar para fazer o pick up... já que ela fica totalmente na superfície...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Fabricio Tabata
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1603
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 3:40 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Tabata » Sex Fev 01, 2008 5:39 pm

...cara cada vez dá mais vontade de tentar....(de novo rs) como normalmente pesco sozinho, eu apanho pra caramba....me enrosco todo na linha...auahuhaua verdadeira teia de aranha ... ... com medo de aprender errado e com vícios...mas eu sempre levo a tralha no barco. Assisti vários videos mesmo assim totemo musukashi (muito dificil)... ... sozinho....qdo o movimento sai certo, na hora de arremessar....a isca vai....qdo cai na água o resto da linha vem atras e cai todo em cima da isca huahuahau comédia...sempre assim....mas um dia ainda aprendo.
absss e valeu pelas orientações
Boas Pescarias!
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Sáb Fev 02, 2008 10:36 am

Fabricio74 escreveu:...cara cada vez dá mais vontade de tentar....(de novo rs) como normalmente pesco sozinho, eu apanho pra caramba... ...me enrosco todo na linha...auahuhaua verdadeira teia de aranha ... ... com medo de aprender errado e com vícios...mas eu sempre levo a tralha no barco. Assisti vários videos mesmo assim totemo musukashi (muito dificil)... ... sozinho... ...qdo o movimento sai certo, na hora de arremessar... ...a isca vai... ...qdo cai na água o resto da linha vem atras e cai todo em cima da isca huahuahau comédia...sempre assim... ...mas um dia ainda aprendo.
absss e valeu pelas orientações
Fabrício, vídeos de arremessos ajudam, mas nada como fazer um curso.
Você ter uma pessoa experiente olhando os seus erros e corrigindo-os é muito mais fácil de aprender.
Pegando os macetes começa a ficar bem fácil, basta começar e treinar.

Espero que, se não fizer um curso, pelo menos não desista. O troço é bom demais.

Abraço.
Avatar do usuário
Fabricio Tabata
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1603
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 3:40 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Tabata » Sáb Fev 02, 2008 10:49 am

Rafael du Reggae escreveu:
Fabricio74 escreveu:...cara cada vez dá mais vontade de tentar....(de novo rs) como normalmente pesco sozinho, eu apanho pra caramba... ...me enrosco todo na linha...auahuhaua verdadeira teia de aranha ... ... com medo de aprender errado e com vícios...mas eu sempre levo a tralha no barco. Assisti vários videos mesmo assim totemo musukashi (muito dificil)... ... sozinho... ...qdo o movimento sai certo, na hora de arremessar... ...a isca vai... ...qdo cai na água o resto da linha vem atras e cai todo em cima da isca huahuahau comédia...sempre assim... ...mas um dia ainda aprendo.
absss e valeu pelas orientações
Fabrício, vídeos de arremessos ajudam, mas nada como fazer um curso.
Você ter uma pessoa experiente olhando os seus erros e corrigindo-os é muito mais fácil de aprender.
Pegando os macetes começa a ficar bem fácil, basta começar e treinar.

Espero que, se não fizer um curso, pelo menos não desista. O troço é bom demais.

Abraço.
... ... cara....realmente vou fazer o curso ou pescar com alguem q manje da coisa...

eu acho muito bacana esse tipo de pescaria!!! apesar de não manjar nada...rsss

absss
Boas Pescarias!
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Ter Fev 12, 2008 4:45 pm

Como sempre muito bom Beto-sam !!!

Agora umas perguntinhas pra vc e todos que praticam o FF:

1) Li que as pessoas que tem equipamento leve numeração par tem equipamento médio e pesado também par, tipo #4, #8, #10 e assim com o ímpar #3, #7, #9, mas não que seja uma regra, obrigatório. É melhor par ou ímpar ou indiferente ?!?

2) Para tucunas na casa de até ~4 kilos, basses na casa de até ~2 kilos, robalo de até ~4 kilos, tem algum equipamento/numeração que cobre tudo isso, se sim, qual o modelo/numeração da var, tipo/modelo carretilha e linhas(superficie/meia-agua e fundo).

3) Caso não tenha um equipamento que cubra toda essa gama de peixes/peso acima, quais equipamentos indicados para cada peixe ?

4) Qual sites de loja de pesca e de experts que precisamos ter em nosso favoritos ?

5) Fui na Decatlhon semana passada e vi os equiptos Geologic, de cara queria saber se os kits(vara de 3 partes com carretilha e linha) prontos valem a pena ou cada caso é um caso ???(vou pegar as especificações direitinho) ?!?

6) Quais marcas que tem bom/ótimo custo x beneficio e quais marcas que é bom ficarmos longe ?

Valeu,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Mar 04, 2008 9:07 pm

Rodao escreveu:Como sempre muito bom Beto-sam !!!

Agora umas perguntinhas pra vc e todos que praticam o FF:

1) Li que as pessoas que tem equipamento leve numeração par tem equipamento médio e pesado também par, tipo #4, #8, #10 e assim com o ímpar #3, #7, #9, mas não que seja uma regra, obrigatório. É melhor par ou ímpar ou indiferente ?!?

2) Para tucunas na casa de até ~4 kilos, basses na casa de até ~2 kilos, robalo de até ~4 kilos, tem algum equipamento/numeração que cobre tudo isso, se sim, qual o modelo/numeração da var, tipo/modelo carretilha e linhas(superficie/meia-agua e fundo).

3) Caso não tenha um equipamento que cubra toda essa gama de peixes/peso acima, quais equipamentos indicados para cada peixe ?

4) Qual sites de loja de pesca e de experts que precisamos ter em nosso favoritos ?

5) Fui na Decatlhon semana passada e vi os equiptos Geologic, de cara queria saber se os kits(vara de 3 partes com carretilha e linha) prontos valem a pena ou cada caso é um caso ???(vou pegar as especificações direitinho) ?!?

6) Quais marcas que tem bom/ótimo custo x beneficio e quais marcas que é bom ficarmos longe ?

Valeu,
Rodão, desculpe a demora em responder. Há tempos que não conseguia acessar com calma a Caterva para postar uma mensagem mais longa. Vamos ver se consigo responder tua questão:
1) Se você estiver do PR para baixo, numeração par é mais fácil de encontrar. Em SP, por uma questão cultural, o pessoal adotou os equipamentos impares. A razão é que dois equipamentos com numeração em sequência tem pouca variação, motivo pelo qual costuma-se pular um número entre um e outro conjunto de modo a ter um conjunto de equipamentos mais versáteis. Mas há pessoas que pulam dois números, ficando com equipamento #3, #6 e #9.. vai de gosto...
2) Uma vara #8 ou #9 cobriria tudo e ao mesmo tempo, nenhuma delas de forma satisfatória. Imagine-se pescando desde saicangas a tucunarés com a mesma carretilha e vara, arremessando desde spinners de 4 gramas a jumping jigs de 1oz.. que dá, dá, mas não é o ideal.
3) Como disse anteriormente, no caso do fly mais vale dimensionar o equipamento em função da isca que ele irá arremessar do que do tamanho do peixe que será pescado. Para bass costuma-se usar iscas volumosas, por isso #8/9. Para tucunas, idem. Para robalos as iscas são menores e mais aerodinâmicas, uma vara #6/7 vai bem. Há quem pesque bass com #6 e robalos com #4. É possível, mas acho que se começa a sacrificar um pouco do conforto na hora do arremesso. Tipo... pescar tucunas com equipamento UL.
4) Kauffmann (www.kman.com), Bob Marriots (www.bobmarriots.com), www.pescacommosca.com.br, www.theflyshop.com.br, e os bons sites nacionais de equipamentos (Alex Aldefly, Beto Vaucher, Gregório, Thiago Winston, Jonas)
5) Kits prontos costumam ser de baixa qualidade, mas já ouvi falar bem dos equipamentos da Geologic. Tenho duas carretilhas large arbor dessa marca que me atenderam bem. Mas é como comprar aqueles combos de vara, carretilha, linha e iscas que vem destinadas aos iniciantes do BC, funciona, mas está longe de ser o ideal
6) custo benefício... varas da Echo e, St Croix são boas sem serem exorbitantes. Quanto ao que evitar... não saberia dizer, só testando mesmo. Mas preço é um bom indicativo.

ABraços
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qua Mar 12, 2008 5:35 pm

Beto-sam, foi passando e estava esquecendo de responder, hehehehe.... ... .... valeu pelas respostas e como disse, vou esperar você falar o que achou dos equipos em BsAs, dos preços.... ..... e depois vou consultá-lo, quando for a hora de comprar um material pra iniciar.... ....

Valeu... abração,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qua Mar 12, 2008 7:07 pm

Bato, beleza; muito boas as respostas.
Mas tenho uma pergunta digna de pós-doutorado em Física Nuclear.
Por que não chamar "pesca com mosca"? Temos o têrmo em nosso idioma! Temos o termo em espanhol. Por que não usá-lo, já que somos lusófonos?
Até o nosso decano na pesca com mosca, o Paulo César, usa "pesca com mosca". Quando usamos o idioma anglo fica uma impressão de coisa elitista, difícil de se praticar...
Abs
joão
P.S. É o mesmo que falar aqui, na Caterva, para um dos integrantes: Ohayo, Akamine-san. Ikaga desu ka?
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Mar 12, 2008 9:44 pm

João Nicácio R. Filho escreveu:Bato, beleza; muito boas as respostas.
Mas tenho uma pergunta digna de pós-doutorado em Física Nuclear.
Por que não chamar "pesca com mosca"? Temos o têrmo em nosso idioma! Temos o termo em espanhol. Por que não usá-lo, já que somos lusófonos?
Até o nosso decano na pesca com mosca, o Paulo César, usa "pesca com mosca". Quando usamos o idioma anglo fica uma impressão de coisa elitista, difícil de se praticar...
Abs
joão
P.S. É o mesmo que falar aqui, na Caterva, para um dos integrantes: Ohayo, Akamine-san. Ikaga desu ka?
Olá João
A pergunta não é difícil, mas é capciosa. A resposta refere-se muito mais ao porquê da utilização dos termos em sua língua original do que traduzi-la para nosso vernáculo pátrio. Vamos tentar! Mas, antes de iniciar, quero dizer que não pretendo de nenhuma forma promover qualquer forma de ataque ao que você disse ou não, mas tão somente buscarei expressar a minha opinião, que é discordante da sua em vários aspectos.
Por que não chamar "pesca com mosca"? Temos o têrmo em nosso idioma! Temos o termo em espanhol. Por que não usá-lo, já que somos lusófonos?
A verdade é que não temos esse termo em nosso idioma. Se fôsssemos verbalizá-la como fazem nossos irmãos D´Além Mar, falaríamos Pesca à Pluma. Pesca com Mosca foi a forma adotada pelo mestre Paulo César Domingues, tradução com a qual concordo, mas não é a única nem a mais precisa. Em outros tópicos expliquei porque alguns falam pesca de mosca, outros pesca com mosca, ou a forma com a qual mais me deparo, pesca de fly. Qual está certa? Todas e nenhuma! Simplesmente porque não há como traduzir precisamente "flyfishing" para a língua portuguesa sem perda, limitação ou expansão de seu significado. O mesmo ocorre com vários outros termos usados não apenas na pesca, mas em todas as áreas.

O deputado Aldo Rebelo tentou aprovar o infâme projeto de Lei que proibia o uso de palavras de origem estrangeira em nosso país. Apesar de suas bravatas constatou-se que, mesmo que aprovada, a Lei já nasceria como letra morta. Não há como controlar o dinamismo e evolução de uma língua por força de Lei. Os principais linguistas, professores de português e acadêmicos já haviam falado isso. Nossa língua portuguesa a cada dia se distancia mais do português de Portugal. Isso é bom ou ruim? Independente do julgamento subjetivo e individual de cada um sobre o tema (escrevi sobre isso no bate-papo), fato é que a língua continuará a evoluir, a absorver termos de outras línguas, a usá-las em empréstimo ou incorporá-las, quer em sua grafia original, quer com pequenas variações. As palavras blecaute e locaute estão nos dicionários da língua portuguesa editados no Brasil, mas são palavras portuguesas?

Pergunte a alguém na rua se já ouviu falar na SIDA. Talvez façam menção à vizinha ou à prima, mas poucos (ou ninguém), se recordará da Sindrome da Imunodeficiência Adquirida. Porém, se falar AIDS... Ainda na área da biologia, alguém faz teste de ADN para saber se é o pai do rebento em cujo nome a mãe clama por pensão? Na informática, alguém sabe ligar os cabos na UPC? Talvez na CPU...

O que eu quis dizer com isso é que o fim primordial da língua falada é se fazer entender. De nada adianta espernear e traduzir os termos e não se compreendido.
- Ei, você, conecte o cabo do camundongo na UPC e insira o disco compacto na unidade dirigente correta - heeeeeeein?????

No flyfishing (ou pesca com mosca, tradução que considero a mais apropriada), o uso de termos em inglês decorre do fato de todos os materiais que usamos nessa modalidade virem de fora do país, em sua terminologia original, acostumando-nos dessa forma e assim nos fazendo entender. Se eu mandar uma mensagem para o Rafael falando:
- Durrégui, na montagem você deve colocar a linha-traseira antes da linha-destinada-a-pesca-com-mosca. Nesta você deverá prender o líder-cônico-de-linha-de-náilon. A linha-destinada-a-pesca-com-mosca poderá ser modelo-com-peso-a-frente, ponta-dupla, perfil-triângulo ou perfil-de-arremesso-chutado. Evite a linha de perfil-nível-regular.
Será que me fiz entender? Dúvido muito. Mas se eu disser:
- Durrégui, na montagem você deve colocar o backing antes da fly line. Neste você deverá prender o leader. A fly line poderá ser modelo WF, DT, TT ou ST. Evite a linha level.

Esnobismo? Não, praticidade! Toda área de conhecimento possui seu linguajar próprio. Converse com um pescador de baitcasting (ops, pescador-com-iscas-artificiais-que-utiliza-carretilha) e ele também terá seu linguajar próprio, adquirido no convívio e na experiência. Plug, minnow, snap, spinner, spinnerbait, bait, SiC... é a língua daquela tribo, o referencial de linguaguem que faz com que ele se entenda com àqueles que compartilham da mesma atividade e possuem a mesma linguagem.

Alguns pescadores que se iniciam com iscas artificiais sentem dificuldade de se habituar ao linguajar dos pescadores de baitcasting. Estes, quando se iniciam no fly, também sentem o mesmo com os termos do flyfishing. Mas é melhor que aprendam o termo original e doutrinem seu pensamento no entendimento pessoal que recebê-lo pronto e acabado em uma tradução falha que pode levá-lo a enganos.
Temos o termo em espanhol. Por que não usá-lo, já que somos lusófonos?
João, penso que usar um termo em espanhol não é menor barbarismo (figura de linguagem caracterizada pela utilização de palavras não originárias da língua pátria) que extraí-la da língua inglesa, alemã ou japonesa. Se vamos em um restaurante francês, não pedimos lesmas. Em um restaurante japonês não pedimos peixe crú fatiado sobre bolinho de arroz fermentado (sushi). Créme brulée é créme brulée, não flan de baunilha flambado com açúcar. Peça isso em um restaurante e o maitre (ops, o mestre-de-cerimônias-do-restaurante-que-comanda-o-atendimento-no-salão) o expulsará a pontapés.

Ufa, acho para variar eu viajei um pouco... rs

João, não sei se consegui me explicar. Sou prolixo demais e por vezes me perco em minhas elucubrações. Em suma, acredito que o termo correto é realmente flyfishing. Em qualquer tradução que se fizer dela haverá perda ou desvirtuamento de significado, ou emissão de opinião pessoal. Não é elitismo, quiçá esnobismo, mas praticidida. Se houver um dia em que todos os pescadores usem o mesmo termo, errado estará aquele que insistir no termo estrangeiro. Aí sim concordo que haverá esnobismo. É o mesmo que alguns insistirem em escrever abatjour, ao invés de abajúr. Mas prét-a-porter acho perfeitamente aceitável, ao definir a roupa que é comprada em lojas pronta para o uso, sem necessidade de ajuste. Como traduzir isso de forma fidedigna? Impossível!

Opa, estou viajando na maionese de novo!! rs

Um grande abraço e qualquer dúvida relativa ao flyfishing ou pesca com mosca (pesca de mosca não gosto e acho errado...rs), fique à vontade para questionar. Em termos linguísticos meu conhecimento é escasso, por isso traduza estas linhas apenas como a opinião pessoal deste missivista, ok?!

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Qua Mar 12, 2008 11:28 pm

SEI QUE NINGUÉM ME PERGUNTOU..(HEHEHEHE) MAS VOU DAR MINHA OPNIÃO.

aqui na europa tenho que enfrentar o seguinte:

fly fishing = pesca a pluma = pesca com mosca = pêche a mouche.

sem falara no resto:

fly line = seda = cola de rata = sei lá que.

leader = baixo de lina = etc... etc...

se todos urtilizassem a terminologia em inglês, lingua que fez maior número de adeptos e que cultuou 90% dos pescadores desta modalidade eu não teria que ter 5 dicionários de pesca na minha estante e passaria mais tempo no rio do que na biblioteca. Pois até descobrir que alho não é bugalho na hora de comprar material, já perdi tempo de pesca e de atado, sem falar quando o material não vem trocado, por pedir em Portugues a um vendedor Frances de uma loja Inglesa situada num bairro Alemão no coração da espanha.

por que temos a mania de querer mudar o que já existe?
Porque perdemos tempo com estas discussões?... não importa se chamas em casa o reel seat de porta carrete, porta reles, porta bobin ou acento da carretilha. O que importa é conhecer um termo genérico que possa ser utilizado universalmente com qualquer pescador da mesma "tribo". facilitando a "oralidade" (nossa isso até soa a neologia) e o entendimento geral da arte.

Não importa o raio do nome da minha pesca, o que importa é que eu possa ler e entender os artigos de pesca e possa comprar material em qualquer lugar do mundo usando uma única lingua, o inglês.

se é pra abrasileirar a coisa, vamos chamar de "pinda Mbira" que é uma das possíveis traduções em tupi guarani para o que fazermos com nossas pindaíbas na Y, da própria Y ou da retã. O importante é ter Pirá no iba.

abração
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qui Mar 13, 2008 9:52 am

Rubens Gorben escreveu:SEI QUE NINGUÉM ME PERGUNTOU..(HEHEHEHE) MAS VOU DAR MINHA OPNIÃO.

aqui na europa tenho que enfrentar o seguinte:

fly fishing = pesca a pluma = pesca com mosca = pêche a mouche.

sem falara no resto:

fly line = seda = cola de rata = sei lá que.

leader = baixo de lina = etc... etc...

se todos urtilizassem a terminologia em inglês, lingua que fez maior número de adeptos e que cultuou 90% dos pescadores desta modalidade eu não teria que ter 5 dicionários de pesca na minha estante e passaria mais tempo no rio do que na biblioteca. Pois até descobrir que alho não é bugalho na hora de comprar material, já perdi tempo de pesca e de atado, sem falar quando o material não vem trocado, por pedir em Portugues a um vendedor Frances de uma loja Inglesa situada num bairro Alemão no coração da espanha.

por que temos a mania de querer mudar o que já existe?
Porque perdemos tempo com estas discussões?... não importa se chamas em casa o reel seat de porta carrete, porta reles, porta bobin ou acento da carretilha. O que importa é conhecer um termo genérico que possa ser utilizado universalmente com qualquer pescador da mesma "tribo". facilitando a "oralidade" (nossa isso até soa a neologia) e o entendimento geral da arte.

Não importa o raio do nome da minha pesca, o que importa é que eu possa ler e entender os artigos de pesca e possa comprar material em qualquer lugar do mundo usando uma única lingua, o inglês.

se é pra abrasileirar a coisa, vamos chamar de "pinda Mbira" que é uma das possíveis traduções em tupi guarani para o que fazermos com nossas pindaíbas na Y, da própria Y ou da retã. O importante é ter Pirá no iba.

abração
Grande Rubão, perfeitas as colocações! Concordo plenamente contigo!
Já existem os termos, importamos os equipamentos com seus nomes originais, para que mudar? Qual o fim precípuo da comunicação? Não é fazer-se entender?

Imagino o que você não está sofrendo com a sanha nacionalista de tradução de termos estrangeiros dos países europeus... rs. A anglofobia deles é histórica, sendo esta a maneira deles de demonstrar essa repulsa. O resultado prático é o de apenas aumentar a confusão.

Rogo que os amalucados do PC do B desistam dessa idéia tosca de querer impingir por Lei a evolução natural da língua falada. Por sorte, o tema já está virando até piada, como a Lei do Arruda, no Distrito Federal, que proibiu o gerundismo (também acho horrível, mas tentar evitar por Lei a oralidade é piada.. rs)

Abraços
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
carivaldo
CALOURO
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Mar 07, 2007 8:52 am
Cidade:

Mensagem por carivaldo » Qua Mai 21, 2008 6:06 pm

O caterva provando que é bastante eclético, e você Beto bastante didático.

Na verdade a "pesca com mosca" não é uma pesca que se aprende de um p/outro, mas também não é esse monstro que alguns criam e nem tão pouco frescura.

Um forte abraço,

Carivaldo.
Pratique a pesca com esportividade!
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”