Balsa é tão fácil assim para esculpir???

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Paulo Lavado
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Balsa é tão fácil assim para esculpir???

Mensagem por Paulo Lavado » Sex Jun 20, 2008 2:47 pm

Boa tarde galera!

Me desanimei um pouco em fazer as minhas iscas porque estava usando madeira kiri e o trabalho não estava rendendo. Ela é macia, mas nem tanto. Difícil pra usar o estilete e entalhar. Fiz um pedido de balsa com a Tevel Modelismo, mas como estão em falta terei que aguardar algum tempo para testar.

Vejo alguns vídeos de caras cortando balsa igual manteiga. Fica a minha pergunta: balsa (mesmo do tipo comum) é tão fácil assim para esculpir?

Abraços!
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Woile Gonçalves
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Re: Balsa é tão fácil assim para esculpir???

Mensagem por Woile Gonçalves » Sex Jun 20, 2008 2:51 pm

Paulo Lavado escreveu:Boa tarde galera!

Me desanimei um pouco em fazer as minhas iscas porque estava usando madeira kiri e o trabalho não estava rendendo. Ela é macia, mas nem tanto. Difícil pra usar o estilete e entalhar. Fiz um pedido de balsa com a Tevel Modelismo, mas como estão em falta terei que aguardar algum tempo para testar.

Vejo alguns vídeos de caras cortando balsa igual manteiga. Fica a minha pergunta: balsa (mesmo do tipo comum) é tão fácil assim para esculpir?

Abraços!
vixe maria, nem se compara com outras madeiras, imagina soh eu cara! tava usando pinus lembra? realmente balsa parece manteiga, mesmo as mais duras...eu uso a média... a mole é ruim, mais perigoso de se cortar...
Paulo Lavado
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Re: Balsa é tão fácil assim para esculpir???

Mensagem por Paulo Lavado » Sex Jun 20, 2008 3:23 pm

woile escreveu:vixe maria, nem se compara com outras madeiras, imagina soh eu cara! tava usando pinus lembra? realmente balsa parece manteiga, mesmo as mais duras...eu uso a média... a mole é ruim, mais perigoso de se cortar...
Lembro sim, e ainda se gabava que era fácil, hahaha. Não vejo a hora de ter balsa para usar ...
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Felipe Kazan
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Mensagem por Felipe Kazan » Sex Jun 20, 2008 3:33 pm

Depois de uns cortes feios nas mãos... só balsa.

Depois de impermeabilizada ela fica bem dura e resistente.

Eu praticamente só uso lixa pra dar o shape depois de cortar o formato da isca.
Abração!
Kazan.
Paulo Lavado
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Mensagem por Paulo Lavado » Sex Jun 20, 2008 3:35 pm

Felipe Kazan escreveu:Depois de uns cortes feios nas mãos... só balsa.

Depois de impermeabilizada ela fica bem dura e resistente.

Eu praticamente só uso lixa pra dar o shape depois de cortar o formato da isca.
Qdo você fala que usa só lixa ... me dói o coração, hehe ...
E o que você está usando para impermeabilizar? Seladora para madeira?

Abraço
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Telmo
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Mensagem por Telmo » Sáb Jun 21, 2008 12:49 pm

A balsa é tão fácil de cortar que as vezes vc estraga, a primeira vez que começei a usar a balsa fiquei com bronca porque estragava tudo, tinha a mão muito pesada estava acostumado a usar só madeira dura.
Quando vc pegar vc vai ver, é outra coisa.
GOD BLESS YOU ! ! !
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Felipe Kazan
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Mensagem por Felipe Kazan » Sáb Jun 21, 2008 1:17 pm

Paulo Lavado escreveu:
Felipe Kazan escreveu:Depois de uns cortes feios nas mãos... só balsa.

Depois de impermeabilizada ela fica bem dura e resistente.

Eu praticamente só uso lixa pra dar o shape depois de cortar o formato da isca.
Qdo você fala que usa só lixa ... me dói o coração, hehe ...
E o que você está usando para impermeabilizar? Seladora para madeira?

Abraço
Eu uso a solução de copinhos. Ela deixa a balsa bem mais dura que a seladora pra madeira, embora a aderência das tintas não fique ideal.
O que o Telmo falou é bem verdade. Tem que ir com a mão leve senão estraga as iscas. Eu mesmo ainda estrago algumas por lixar demais.
Abração!
Kazan.
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Paulo Stuginski
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Mensagem por Paulo Stuginski » Sáb Jun 21, 2008 4:04 pm

Parece que vc esta cortando isopor de tão mole...
eu raramente uso balsa, estrago 90% das iscas por lixar demais :( :cry:
quanto a aderencia da tinta na sulução de thinner com copinhos, esperimente passar seladora para plastico ou pet, ajuda bastante a aderencia da tinta poliester e pu (principalmente).
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Felipe Kazan
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Mensagem por Felipe Kazan » Sáb Jun 21, 2008 6:07 pm

Paulo Stu escreveu:Parece que vc esta cortando isopor de tão mole...
eu raramente uso balsa, estrago 90% das iscas por lixar demais :( :cry:
quanto a aderencia da tinta na sulução de thinner com copinhos, esperimente passar seladora para plastico ou pet, ajuda bastante a aderencia da tinta poliester e pu (principalmente).
Nossa Paulo... Boa idéia... até sabia dessa seladora mas nem tinha pensado em usar nas iscas.
Valeu!!!
Abração!
Kazan.
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Paulo Stuginski
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Mensagem por Paulo Stuginski » Sáb Jun 21, 2008 6:54 pm

Acabei de fazer uma doidera....
lixei uma daiwa ps2-2b, e passei seladora....
um amigo funileiro me deu um pouco de tinta flake, vou mandar ver...
bom, ela tava encostada mesmo, tava tunando ela, troquei todas buchas por rolamentos, os dois rolamentos do carretel coloquei de grafite...
quero ver o que vai dar...
Paulo Lavado
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Re: .

Mensagem por Paulo Lavado » Dom Jun 22, 2008 10:10 am

Telmo escreveu:A balsa é tão fácil de cortar que as vezes vc estraga, a primeira vez que começei a usar a balsa fiquei com bronca porque estragava tudo, tinha a mão muito pesada estava acostumado a usar só madeira dura.
Quando vc pegar vc vai ver, é outra coisa.
Pois é ... este é o tipo de comentário que está me animando ainda mais, hehe. Vou tentar ir com calma e ver no que vai dar.

Abraço.
Paulo Lavado
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Mensagem por Paulo Lavado » Dom Jun 22, 2008 10:13 am

Felipe Kazan escreveu:
Paulo Lavado escreveu:
Felipe Kazan escreveu:Depois de uns cortes feios nas mãos... só balsa.

Depois de impermeabilizada ela fica bem dura e resistente.

Eu praticamente só uso lixa pra dar o shape depois de cortar o formato da isca.
Qdo você fala que usa só lixa ... me dói o coração, hehe ...
E o que você está usando para impermeabilizar? Seladora para madeira?

Abraço
Eu uso a solução de copinhos. Ela deixa a balsa bem mais dura que a seladora pra madeira, embora a aderência das tintas não fique ideal.
O que o Telmo falou é bem verdade. Tem que ir com a mão leve senão estraga as iscas. Eu mesmo ainda estrago algumas por lixar demais.

Vou ter que diminuir a grana das minhas lixas. Tenho umas muito abrasivas que pelo jeito vou abandonar. Quanto à solução de copinhos em tinner, eu só não sei qual a concentração que devo usar. Quantos copinhos para cada Litro de tinner? Você aplica por imersão?

Abraço!
Paulo Lavado
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Mensagem por Paulo Lavado » Dom Jun 22, 2008 10:17 am

Paulo Stu escreveu:Parece que vc esta cortando isopor de tão mole...
eu raramente uso balsa, estrago 90% das iscas por lixar demais :( :cry:
quanto a aderencia da tinta na sulução de thinner com copinhos, esperimente passar seladora para plastico ou pet, ajuda bastante a aderencia da tinta poliester e pu (principalmente).
Onde encontro a seladora para plástico?

Valeu

Abraços
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Paulo Stuginski
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Mensagem por Paulo Stuginski » Dom Jun 22, 2008 12:58 pm

selador para plastico vc encontra em lojas de tinta, e aumotiva ok..
seladora para pet vc encontra em lojas para artesanato.
se vc conhecer algum finileiro, peça para ele te vender um pouco de seladora, 1 lt é muito para nosso uso (tem validade ok).
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José Ferreira
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OK.

Mensagem por José Ferreira » Dom Jun 22, 2008 2:27 pm

BLZ Paulo ?
A alguns anos (mais de 25) eu fazia aeromodelos em Balsa.
Na falta da balsa importada usávamos a Pita, chamada de Balsa Brasileira
É uma arvore de caule único bem alto, quando seca cai, e é a hora de usa-la e existem em toda parte.
Ela é pouca coisa mais dura que a balsa.
Em lojas de aero modelismo tem o Dope, feito para acabamento, dando duas ou tres demãos com lixa fina entre uma e outra e o bom que aceita todo tipo de tinta.
Para se tapar os poros voce pode adicionar talco no Dope para ficar mais fácil para preencher imperfeições e facil de lixar.
Espero ter ajudado.
Gde Abço.
Ferreira
Recicle, Preserve e Principalmente Pesque e Solte : Assim Não Vai Faltar
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Felipe Kazan
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Re: OK.

Mensagem por Felipe Kazan » Dom Jun 22, 2008 2:31 pm

J´Ferreira escreveu:BLZ Paulo ?
A alguns anos (mais de 25) eu fazia aeromodelos em Balsa.
Na falta da balsa importada usávamos a Pita, chamada de Balsa Brasileira
É uma arvore de caule único bem alto, quando seca cai, e é a hora de usa-la e existem em toda parte.
Ela é pouca coisa mais dura que a balsa.
Em lojas de aero modelismo tem o Dope, feito para acabamento, dando duas ou tres demãos com lixa fina entre uma e outra e o bom que aceita todo tipo de tinta.
Para se tapar os poros voce pode adicionar talco no Dope para ficar mais fácil para preencher imperfeições e facil de lixar.
Espero ter ajudado.
Gde Abço.
Ferreira
Ajudou muito. Meu problema ultimamente era justamente preencher as ranhuras da madeira. A balsa vendida por aqui é bem ruim. Mesmo as vendidas como A, e até mesmo AAA.
Abração!
Kazan.
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Felipe Kazan
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Mensagem por Felipe Kazan » Dom Jun 22, 2008 2:36 pm

Paulo Lavado escreveu:
Felipe Kazan escreveu:
Paulo Lavado escreveu:
Felipe Kazan escreveu:Depois de uns cortes feios nas mãos... só balsa.

Depois de impermeabilizada ela fica bem dura e resistente.

Eu praticamente só uso lixa pra dar o shape depois de cortar o formato da isca.
Qdo você fala que usa só lixa ... me dói o coração, hehe ...
E o que você está usando para impermeabilizar? Seladora para madeira?

Abraço
Eu uso a solução de copinhos. Ela deixa a balsa bem mais dura que a seladora pra madeira, embora a aderência das tintas não fique ideal.
O que o Telmo falou é bem verdade. Tem que ir com a mão leve senão estraga as iscas. Eu mesmo ainda estrago algumas por lixar demais.

Vou ter que diminuir a grana das minhas lixas. Tenho umas muito abrasivas que pelo jeito vou abandonar. Quanto à solução de copinhos em tinner, eu só não sei qual a concentração que devo usar. Quantos copinhos para cada Litro de tinner? Você aplica por imersão?

Abraço!
Olha... nunca contei quantidade de copinhos pra porção de thinner. Eu deixo ele um pouco mais viscoso que leite e faço por imersão.
Já tentei aplicar com pistola, mas aí tem que deixar ele muuuuito diluído, senão ele seca no ar antes de chegar na isca, soltando fiapos que nem algodão doce rs...
Abração!
Kazan.
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Mensagem por Paulo Stuginski » Dom Jun 22, 2008 8:31 pm

Para tampar os poros, estou usando massa F12, vewndida em lojas de tinta, ela e propia para madeira, custa em tormo de R$ 6,00 a lata com 450g , tem em varias cores, particularmente usa a branca, que é a cor de fundo padrão das iscas que to pintando, alem de dixar bem claro onde tinha falhas ok.
quanto a pita acho ela muito fibrosa e mole(e o caule do sisaleiro se não me falha a memoria).tem muito por aqui ok.( o cara que vende algodão doce finca em um pedaço de caule para sair oferecendo).
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Paulo Stuginski
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Mensagem por Paulo Stuginski » Dom Jun 22, 2008 8:39 pm

Felipe, esta solução não fica quebradiça com o tempo?, esta usando uma solução parecida, era feita com resina acrilica e plastico, porem com o tempo ela se torna quebradiça e esfarela se tomar alguma pancada .
Paulo Lavado
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Mensagem por Paulo Lavado » Dom Jun 22, 2008 8:44 pm

Felipe Kazan escreveu:
Paulo Lavado escreveu:
Felipe Kazan escreveu:
Paulo Lavado escreveu:
Felipe Kazan escreveu:Depois de uns cortes feios nas mãos... só balsa.

Depois de impermeabilizada ela fica bem dura e resistente.

Eu praticamente só uso lixa pra dar o shape depois de cortar o formato da isca.
Qdo você fala que usa só lixa ... me dói o coração, hehe ...
E o que você está usando para impermeabilizar? Seladora para madeira?

Abraço
Eu uso a solução de copinhos. Ela deixa a balsa bem mais dura que a seladora pra madeira, embora a aderência das tintas não fique ideal.
O que o Telmo falou é bem verdade. Tem que ir com a mão leve senão estraga as iscas. Eu mesmo ainda estrago algumas por lixar demais.

Vou ter que diminuir a grana das minhas lixas. Tenho umas muito abrasivas que pelo jeito vou abandonar. Quanto à solução de copinhos em tinner, eu só não sei qual a concentração que devo usar. Quantos copinhos para cada Litro de tinner? Você aplica por imersão?

Abraço!
Olha... nunca contei quantidade de copinhos pra porção de thinner. Eu deixo ele um pouco mais viscoso que leite e faço por imersão.
Já tentei aplicar com pistola, mas aí tem que deixar ele muuuuito diluído, senão ele seca no ar antes de chegar na isca, soltando fiapos que nem algodão doce rs...
Farei testes ... hehe.
Paulo Lavado
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Mensagem por Paulo Lavado » Dom Jun 22, 2008 8:45 pm

Paulo Stu escreveu:selador para plastico vc encontra em lojas de tinta, e aumotiva ok..
seladora para pet vc encontra em lojas para artesanato.
se vc conhecer algum finileiro, peça para ele te vender um pouco de seladora, 1 lt é muito para nosso uso (tem validade ok).
Vou procurar ... aqui no interior nem sempre se acha tudo.

Abraços.
Paulo Lavado
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Re: OK.

Mensagem por Paulo Lavado » Dom Jun 22, 2008 8:48 pm

J´Ferreira escreveu:BLZ Paulo ?
A alguns anos (mais de 25) eu fazia aeromodelos em Balsa.
Na falta da balsa importada usávamos a Pita, chamada de Balsa Brasileira
É uma arvore de caule único bem alto, quando seca cai, e é a hora de usa-la e existem em toda parte.
Ela é pouca coisa mais dura que a balsa.
Em lojas de aero modelismo tem o Dope, feito para acabamento, dando duas ou tres demãos com lixa fina entre uma e outra e o bom que aceita todo tipo de tinta.
Para se tapar os poros voce pode adicionar talco no Dope para ficar mais fácil para preencher imperfeições e facil de lixar.
Espero ter ajudado.
Gde Abço.
Ferreira
Ferreira,

Valeu pela dica de usar o Dope, mas a loja de Aero mais próxima fica a 240 km. É difícil "dar um pulinho" por lá. Acho que vou tentar as soluções mais caseiras por enquanto.

Abraço.
Paulo Lavado
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Mensagem por Paulo Lavado » Ter Jul 01, 2008 8:20 am

Comunico a todos que minha balsa chegou, hehe. Ainda não tive tempo para mexer com ela, mas já estou mais animado. Para quem quiser fazer pedidos com a Tevel Modelismo, eu recomendo. Me atenderam bem e a encomenda veio conforme solicitado.

Abraços!
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flavinhofar
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Mensagem por flavinhofar » Sáb Out 25, 2008 5:24 pm

caraca, e eu aqui arregaçando meu canivete shapeando um pedaço de cabo de tesourao de cortar planta da minha mae. Meus dedos ja estao em bolha. A madeira é a mesma daquele cabo de enxada, dura feito pedra, mas tive um resultado legal. So ficou um cadinho pesada rs :lol:
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