Metanium XG - Análise Técnica
- Celso Elias Vicenzi
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Metanium XG - Análise Técnica
Análise da nova carretilha Shimano Metanium XG sob a ótica de Celso Vicenzi (Oficina da Pesca)
Em função das significativas alterações da Metanium XG em comparação com o modelo anterior Metanium MG7, resolvi fazer a análise dessa carretilha e mostrar o resultado.
Foto: Jansen F. Irioda
Especificações gerais
Peso 170 gr Drag 5 kg Velocidade 8.5:1 Rolamentos 9 + 1 S A-RB Capacidade de linha PE Nº 3 - 120m , Nº 3.5 – 100m, Nº 4 – 85m e Nº 5 – 70m
Sistema de freio centrífugo SVS infinito
Além das buchas que já vem no carretel acompanham mais dois jogos de buchas. Um jogo de cor vermelha e um jogo de cor branca e estas são mais leves.
O óleo também mudou, ficou com uma cor mais escura e aparentemente com menor viscosidade.
Alterações no frame
Foi usado no frame o carbono CI 4 +, material muito leve que permitiu maior rigidez no corpo da carretilha, possibilitando a redução no seu tamanho. (informação do site da shimano – Japão)
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Também neste modelo a manivela é um pouco maior em comparação com os modelos de velocidade menor (6.2 e 7.4)
Alterações na coroa e pinhão
As imagens abaixo são em comparação à Metaniun MG7.
Coroa e pinhão com micro dentes produzindo maior silêncio e maciez ao manivelar.
Foto: Jansen F. Irioda
Foto: Jansen F. Irioda
Foto: Jansen F. Irioda
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Rolamentos
Manteve os rolamentos S-ARB já consagrados em relação à resistência a água salgada ou salobra. Um detalhe diferenciado foi à inserção de um rolamento para centralizar o pinhão na sua parte superior, que quando acionado o fast cast, evita qualquer oscilação do pinhão fazendo com que o eixo do carretel não toque na parede interna do pinhão, melhorando ainda mais os arremessos.
Foto: Jansen F. Irioda
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Mola externa
Foi alterado o formato da mola que faz pressão na estrela da fricção.
Foto: Jansen F. Irioda
Imagens da carretilha aberta
Foto: Jansen F. Irioda
Sistema de freio de força tangencial (centrífuga)
O ponto mais marcante que observei nesta carretilha, com relação a arremessabilidade, foi o sistema de freio centrífugo infinito. Este possibilita ajustes em qualquer percentual a partir de uma bucha ativada. E está em função da conicidade do tambor, que agora é central e não mais na extremidade como na Metanium MG7, possibilitando aumentar ou diminuir a força de contato gerada pela força tangencial (centrífuga) que a bucha exerce no tambor.
Esta regulagem pode ser feita externamente de forma progressiva, infinita mesmo, e não como no sistema ponto a ponto de alguns freios magnéticos, que em algumas carretilhas só podem ser alteradas de 5% em 5%. No caso da Metanium MG7 esta alteração só ocorria de 16,666% em 16,666% que é o correspondente a cada bucha.
Foto: Jansen F. Irioda
Neste caso o cone central está na posição ¨1¨ e na imagem abaixo o cone está na posição máxima ¨6¨.
Foto: Jansen F. Irioda
Observando também o carretel verifica-se que as buchas de freio funcionam de forma inovadora, onde a força tangencial expulsa as mesmas para fora fazendo com que a parte interna desta, toque no tambor, conforme a bucha que esta ativada.
Nas imagens abaixo fica fácil observar este detalhe.
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Botão externo que vai de 1 a 6.
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Considerações em relação ao arremesso
Como ministro cursos de arremessos desde o ano 2000, a arremessabilidade é um fator que considero muito importante em um equipamento e por isso fiz um teste minucioso nesta carretilha.
Inicialmente retirei os rolamentos de arremessos, lavei em aparelho de ultrassom e coloquei o óleo que acompanha a carretilha. Ao efetuar os arremessos utilizando apenas uma bucha vermelha ativada, constatei a diferença entre o mínimo e o máximo da regulagem externa (botão que vai do 1 ao 6). Ficou bem evidenciada a ação deste controle e mesmo nas duas posições, os arremessos saíram longos e com ótimo controle. Posteriormente substitui a bucha vermelha que estava ativada por uma branca e ao arremessar...só tenho uma coisa a dizer... vá andar assim lá ...lá... longe.
Considerações Finais
Resumindo as alterações foram:
- Frame menor;
- Velocidade de recolhimento maior;
- Coroa e pinhão com micro dentes;
- Rolamento centralizando a parte superior do pinhão;
- Sistema SVS infinito;
Contato:
Oficina da Pesca - Manutenções especiais em Carretilhas, Consultoria Técnica e Cursos de Pesca
f: (41)3018-9148.
Celso E. Vicenzi
Em função das significativas alterações da Metanium XG em comparação com o modelo anterior Metanium MG7, resolvi fazer a análise dessa carretilha e mostrar o resultado.
Foto: Jansen F. Irioda
Especificações gerais
Peso 170 gr Drag 5 kg Velocidade 8.5:1 Rolamentos 9 + 1 S A-RB Capacidade de linha PE Nº 3 - 120m , Nº 3.5 – 100m, Nº 4 – 85m e Nº 5 – 70m
Sistema de freio centrífugo SVS infinito
Além das buchas que já vem no carretel acompanham mais dois jogos de buchas. Um jogo de cor vermelha e um jogo de cor branca e estas são mais leves.
O óleo também mudou, ficou com uma cor mais escura e aparentemente com menor viscosidade.
Alterações no frame
Foi usado no frame o carbono CI 4 +, material muito leve que permitiu maior rigidez no corpo da carretilha, possibilitando a redução no seu tamanho. (informação do site da shimano – Japão)
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Também neste modelo a manivela é um pouco maior em comparação com os modelos de velocidade menor (6.2 e 7.4)
Alterações na coroa e pinhão
As imagens abaixo são em comparação à Metaniun MG7.
Coroa e pinhão com micro dentes produzindo maior silêncio e maciez ao manivelar.
Foto: Jansen F. Irioda
Foto: Jansen F. Irioda
Foto: Jansen F. Irioda
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Rolamentos
Manteve os rolamentos S-ARB já consagrados em relação à resistência a água salgada ou salobra. Um detalhe diferenciado foi à inserção de um rolamento para centralizar o pinhão na sua parte superior, que quando acionado o fast cast, evita qualquer oscilação do pinhão fazendo com que o eixo do carretel não toque na parede interna do pinhão, melhorando ainda mais os arremessos.
Foto: Jansen F. Irioda
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Mola externa
Foi alterado o formato da mola que faz pressão na estrela da fricção.
Foto: Jansen F. Irioda
Imagens da carretilha aberta
Foto: Jansen F. Irioda
Sistema de freio de força tangencial (centrífuga)
O ponto mais marcante que observei nesta carretilha, com relação a arremessabilidade, foi o sistema de freio centrífugo infinito. Este possibilita ajustes em qualquer percentual a partir de uma bucha ativada. E está em função da conicidade do tambor, que agora é central e não mais na extremidade como na Metanium MG7, possibilitando aumentar ou diminuir a força de contato gerada pela força tangencial (centrífuga) que a bucha exerce no tambor.
Esta regulagem pode ser feita externamente de forma progressiva, infinita mesmo, e não como no sistema ponto a ponto de alguns freios magnéticos, que em algumas carretilhas só podem ser alteradas de 5% em 5%. No caso da Metanium MG7 esta alteração só ocorria de 16,666% em 16,666% que é o correspondente a cada bucha.
Foto: Jansen F. Irioda
Neste caso o cone central está na posição ¨1¨ e na imagem abaixo o cone está na posição máxima ¨6¨.
Foto: Jansen F. Irioda
Observando também o carretel verifica-se que as buchas de freio funcionam de forma inovadora, onde a força tangencial expulsa as mesmas para fora fazendo com que a parte interna desta, toque no tambor, conforme a bucha que esta ativada.
Nas imagens abaixo fica fácil observar este detalhe.
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Botão externo que vai de 1 a 6.
Fonte: http://fishing.shimano.co.jp/product/reel/3172
Considerações em relação ao arremesso
Como ministro cursos de arremessos desde o ano 2000, a arremessabilidade é um fator que considero muito importante em um equipamento e por isso fiz um teste minucioso nesta carretilha.
Inicialmente retirei os rolamentos de arremessos, lavei em aparelho de ultrassom e coloquei o óleo que acompanha a carretilha. Ao efetuar os arremessos utilizando apenas uma bucha vermelha ativada, constatei a diferença entre o mínimo e o máximo da regulagem externa (botão que vai do 1 ao 6). Ficou bem evidenciada a ação deste controle e mesmo nas duas posições, os arremessos saíram longos e com ótimo controle. Posteriormente substitui a bucha vermelha que estava ativada por uma branca e ao arremessar...só tenho uma coisa a dizer... vá andar assim lá ...lá... longe.
Considerações Finais
Resumindo as alterações foram:
- Frame menor;
- Velocidade de recolhimento maior;
- Coroa e pinhão com micro dentes;
- Rolamento centralizando a parte superior do pinhão;
- Sistema SVS infinito;
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Celso E. Vicenzi
Celso Elias Vicenzi
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Grande amigo Celso, é isto que precisamos, sua opinião e participação.
Observei que o sistema de freio centrífugo é igual ao da Shimano Antares HG.
Houve realmente signficativa melhora em relação a Shimano Metanium MG, que é uma ótima carretilha para arremessar.
O que não gostei foi a velocidade de recolhimento maior, esta velocidade é boa para trabalhar hélices no amazonas, mas esta carretilha não é para o amazonas .
Para trabalhar outras iscas como zaras, sticks, etc...a velocidade de recolhimento da MG 7 é ótima.
A Shimano Antares HG tem uma velocidade de recolhimento 7.4 e é boa para hélices, mas para outras iscas é muito rápida, o pescador tem que se adaptar para recolher mais devagar para trabalhar uma zara.
Se a velocidade de recolhimento na prática for realmente esta, vamos ter que manivelar em ritmo de tartaruga para trabalhar as iscas.
Um grande abraço.
Observei que o sistema de freio centrífugo é igual ao da Shimano Antares HG.
Houve realmente signficativa melhora em relação a Shimano Metanium MG, que é uma ótima carretilha para arremessar.
O que não gostei foi a velocidade de recolhimento maior, esta velocidade é boa para trabalhar hélices no amazonas, mas esta carretilha não é para o amazonas .
Para trabalhar outras iscas como zaras, sticks, etc...a velocidade de recolhimento da MG 7 é ótima.
A Shimano Antares HG tem uma velocidade de recolhimento 7.4 e é boa para hélices, mas para outras iscas é muito rápida, o pescador tem que se adaptar para recolher mais devagar para trabalhar uma zara.
Se a velocidade de recolhimento na prática for realmente esta, vamos ter que manivelar em ritmo de tartaruga para trabalhar as iscas.
Um grande abraço.
- Luiz Gusso
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Amigo Dair, tenho uma Abu Garcia REVO 03-STX-HS-L, nova, linda, maravilhosa, 11 rolamentos, velocidade de recolhimento 7.1:1, acho que vou pedir para o Celso fazer a mesma análise, te interessa.Dair Helaehil escreveu:Show !!!!!
Celso, belo trabalho de avaliação.
Parabéns.
Só por curiosidade: voce ja avaliou a Abu Revo Premier?
abraço
Obs:
O Celso é muito ocupado, 08:00 horas em ponto esta abrindo a Oficina da Pesca, revisa muitas carretilhas por dia, sai tarde da noite, faz cursos de arremessos, faz filmagens para programas de pesca, etc.... ... ...... ... ..... acho que estas maravilhosas exposições não serão frequentes.
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Esta carretilha deve ser sensacional na pesca do bass e do robalo também para arremessar iscas leves e pequenas... Acredito que deva ser apenas uma questão de adaptação a sua velocidade de recolhimento maior.
Pior seria ter que acelerar o recolhimento com uma carretilha lenta....
Portuga
Pior seria ter que acelerar o recolhimento com uma carretilha lenta....
Portuga
Acesse: www.clubetattica.com
- Carlos OGAsawara
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Simples assim, Ricardo ... simples assim ...Ricardo Bernardes Rafael escreveu:Esta carretilha deve ser sensacional na pesca do bass e do robalo também para arremessar iscas leves e pequenas... Acredito que deva ser apenas uma questão de adaptação a sua velocidade de recolhimento maior.
Pior seria ter que acelerar o recolhimento com uma carretilha lenta....
Portuga
"Fora da caridade não há salvação!"
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Belo Review Celso,
Tem uma informação equivocada sobre o material do corpo ( Frame)
"Alterações no frame
Foi usado no frame o carbono CI 4 +, material muito leve que permitiu maior rigidez no corpo da carretilha, possibilitando a redução no seu tamanho. (informação do site da shimano – Japão) "
A informação correta é : frame ( corpo em magnésio) e tampas laterais em carbono CI4+ ( Vide site Shimano -Japan)
Qual é o peso do carretel da nova Metanium ?
Abração
Ricardo Ventura
Tem uma informação equivocada sobre o material do corpo ( Frame)
"Alterações no frame
Foi usado no frame o carbono CI 4 +, material muito leve que permitiu maior rigidez no corpo da carretilha, possibilitando a redução no seu tamanho. (informação do site da shimano – Japão) "
A informação correta é : frame ( corpo em magnésio) e tampas laterais em carbono CI4+ ( Vide site Shimano -Japan)
Qual é o peso do carretel da nova Metanium ?
Abração
Ricardo Ventura
''Travou o Bicho, agora deixa o pau Torá ''
- Celso Elias Vicenzi
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Amigo GussoLuiz Gusso escreveu:Amigo Dair, tenho uma Abu Garcia REVO 03-STX-HS-L, nova, linda, maravilhosa, 11 rolamentos, velocidade de recolhimento 7.1:1, acho que vou pedir para o Celso fazer a mesma análise, te interessa.Dair Helaehil escreveu:Show !!!!!
Celso, belo trabalho de avaliação.
Parabéns.
Só por curiosidade: voce ja avaliou a Abu Revo Premier?
abraço
Obs:
O Celso é muito ocupado, 08:00 horas em ponto esta abrindo a Oficina da Pesca, revisa muitas carretilhas por dia, sai tarde da noite, faz cursos de arremessos, faz filmagens para programas de pesca, etc.... ... ...... ... ..... acho que estas maravilhosas exposições não serão frequentes.
Tenho uma Revo Premier e uma STX-HSL. GERAÇÃO I .Made in Korea.
Respeito os que gostam de Daiwa e Shimano.
Só fui 3 vezes para a Amazonia e não tive a oportunidade de brigar com peixe acima dos 7,5 kgs.
A Premier, para robalo e tucunas de SM, iscas em torno de 10/15 gramas, faz a isca chegar onde nenhuma outra faz.
A STX arremessa MUITO. Drag 18 lbs.Muito acima de qualquer outra . Um pouco mais pesada,talvez, que outras.
Não troco minhas Abu's por nenhuma outra.
Na época, há uns 5 anos +/-, US$130,00 cada.
Uma vez por ano vão pra revisão.Nada foi trocado até hj.
Agora quero uma SX , geração III.Drag 24 lbs. Será a minha titular, se eu conseguir voltar pra Amazonia.
abraço
Vivendo e aprendendo...
- Celso Elias Vicenzi
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Obrigado Marcius, em relação ao preço como é um lançamento muitas lojas ainda não receberam, então não posso informar.Marcius Marlon escreveu:Excelente análise, Celso. Grande tópico, parabéns!!
Esse modelo da Shimano eu não conhecia, baita carretilha, sabe o preço dessa jóia?
Nao deve ser nada barato
Ja tem gente se coçando pra comprar kkkkkkkkk
Abraço.
Abraço,
Celso Elias Vicenzi
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Amigo Gusso... realmente o sistema de freio centrífugo é igual a da sua Antares. Em relação a velocidade de recolhimento 8.5, o pescador terá que se adaptar a nova velocidade. Há tempos atrás, os pescadores de plug, também tiveram que se adaptar quando mudaram a utilização da linha de monofilamento (elasticidade normalmente superior a 20%) para a utilização de multifilamento (elasticidade próximo a 0) .Luiz Gusso escreveu:Grande amigo Celso, é isto que precisamos, sua opinião e participação.
Observei que o sistema de freio centrífugo é igual ao da Shimano Antares HG.
Houve realmente signficativa melhora em relação a Shimano Metanium MG, que é uma ótima carretilha para arremessar.
O que não gostei foi a velocidade de recolhimento maior, esta velocidade é boa para trabalhar hélices no amazonas, mas esta carretilha não é para o amazonas .
Para trabalhar outras iscas como zaras, sticks, etc...a velocidade de recolhimento da MG 7 é ótima.
A Shimano Antares HG tem uma velocidade de recolhimento 7.4 e é boa para hélices, mas para outras iscas é muito rápida, o pescador tem que se adaptar para recolher mais devagar para trabalhar uma zara.
Se a velocidade de recolhimento na prática for realmente esta, vamos ter que manivelar em ritmo de tartaruga para trabalhar as iscas.
Um grande abraço.
A capacidade de linha do carretel que acompanha essa carretilha de fato é pouco para linhas com bitolas maiores como as que você normalmente utiliza, que são as necessárias para a captura de grandes açus.
E quanto a chegar às 8 horas da manhã... só na minha outra atividade laboral as terças e quinta.
Grande abraço!
Celso Elias Vicenzi
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Ricardo,Ricardo Bernardes Rafael escreveu:Esta carretilha deve ser sensacional na pesca do bass e do robalo também para arremessar iscas leves e pequenas... Acredito que deva ser apenas uma questão de adaptação a sua velocidade de recolhimento maior.
Pior seria ter que acelerar o recolhimento com uma carretilha lenta....
Portuga
Concordo com seu comentário.
Celso Elias Vicenzi
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