Página 1 de 1

POR QUE VOCE PESCA?

Enviado: Seg Jan 18, 2010 8:37 pm
por Marcos A Cavalcanti
Boa Noite, amigos catervenses:
"Um pouco de Idealismo sempre ajuda"
Ora, como gosto não se discute, cada um pratica o esporte que aprecia, portanto, não há como dizer que um é melhor que o outro, pois o objetivo dos mesmos é entre outras coisas, viver a vida de forma agradável, então, só pode trazer benefícios aos praticantes.
O importante é que ele integre as pessoas e mesmo que haja disputas, que sejam éticas, pois a competir representa o respeito aos adversários e não uma batalha inconseqüente, irresponsável, destrutiva e carente de propósitos positivos.
A história nos conta estórias de gladiadores, cujo objetivo principal era vencer ou morrer, mais só tempo, transformou este barbarismo em algo importante, que hoje conhecemos como Olimpíadas.
No espírito olímpico, nasceram todos os esportes hoje conhecidos e praticados em todas as nações, entretanto, provavelmente a pesca é a única atividade que representava e representa antes de tudo, um meio de sobrevivência para o ser humano por isso, pode-se atribuir á ela, um significado maior que qualquer outro esporte.
Pescar significa muito mais do que capturar o peixe, cada pescaria é um " MOMENTO ÚNICO", mesmo que em todas, se repitam os costumes.
Pescar é contemplar a beleza da natureza em todas as suas formas, observando o movimento das águas, ora calmas e tranqüílas, como num lago, outras agitadas pela correnteza dos rios ou incessantes como as ondas do mar.
Pescar é sentir uma brisa suave em nosso corpo ou um forte vento, que anuncia a chegada da chuva, tornando cinzento aquele céu, que até pouco tempo estava azul, com nuvens brancas que lembram um “algodão doce”.
Pescar é observar o entardecer, que mansamente, vai fazendo com que sol das tardes de verão, vá sumindo no horizonte, anunciando a chegada de mais uma noite, á qual as vezes, esconde a lua e em outras, faz com que ela apareça com toda sua magnitude, refletindo seu clarão na mata e nas águas, iluminando e mostrando seu esplendor.
Pescar é o momento de olhar para o alto, ver o céu , imaginar a imensidão do universo, pela quantidade de estrelas, que não se enxergam, ofuscadas pelas luzes da cidade.
Pescar é sentir-se vivo no amanhecer de um novo dia, poder escutar o cantar dos pássaros, contemplar a beleza das flores que enfeitam as árvores, o capim molhado pelo orvalho da madrugada e um novo nascer do sol.
Pescar é o reencontro com os amigos e companheiros, saber das novidades, trocar experiências, falar dos peixes, de pescarias, contar um “causo”, uma piada que ninguém ri, tirar um “sarrinho”, saborear juntos um café , um churrasco, uma cervejinha, aquela "pinguinha", enfim tudo que pode acontecer numa pescaria.
Pescar é esquecer as atribulações e os compromissos da vida, nem lembrar do patrão “chato”, do cliente insatisfeito, das contas á pagar, do dinheiro que anda sempre “curto” diante de tantas despesas.
Só existe uma coisa pior do que pescar...
È não ir Pescar.
Você concorda?
Marcão.
Postado por Blog do Marcâo Tilápia -

Enviado: Ter Jan 19, 2010 11:00 am
por Adriano R Patussi
É velha, mas atual:

"Pesco porque amo pescar.
Porque amo os locais onde os peixes são encontrados, que são invariavelmente belos, e odeio os locais invariavelmente feios
onde se encontram as multidões.

Pesco porque, assim, fujo dos comerciais de TV, de reuniões sociais e falsas atitudes que a comunidade nos impõe.
Porque, em um mundo onde a maioria dos homenns parece passar a vida fazendo coisas que detestam, minha pesca é uma
fonte inesgotável de prazer e um pequeno ato de rebeldia.
Porque os peixes não mentem ou enganam nem podem ser comprados, subornados ou impressionados pela força do poder, respondendo sempre à quietude, à humildade e a uma infinita paciência.

Pesco porque suspeito que os homens percorrem este caminho somente uma vez e não quero desperdiçar minha viagem.
Porque não existem telefones nos rios em que pescamos. Porque somente na natureza posso encontrar solidão sem abandono.
Porque o whisky que se bebe em uma velha caneca à beira de um rio é sempre mais saboroso. Porque talvez um dia, eu capture uma sereia.
E, finalmente, não porque eu considere pescar algo tão terrivelmente
importante, mas porque suspeito que tantas outras preocupações dos homens sejam igualmente sem importância e nem de longe tão divertidas."


Poema do Livro A truta mágica de Robert Traver

Enviado: Ter Jan 19, 2010 1:08 pm
por José Cesar
Maravilhoso!!!!!

valeu marcos!!

zé cesar

Enviado: Ter Jan 19, 2010 10:33 pm
por Tales Peixoto
O pescador é um sujeito que passa dias chuvosos sozinho em seu barco fazendo absolutamente NADA porque a patroa não deixa ele fazer isso em casa !!!! Este é o motivo por que pesco, hahaha
*
*
Mas brincadeiras a parte, muito bacana o texto, parabéns !!!

Enviado: Ter Nov 16, 2010 10:33 pm
por Dante
BELO TEXTO MARCOS,PARABÉNS...

pescaria

Enviado: Qui Nov 18, 2010 9:17 am
por Heitor César Maia
Marcos e Adriano saudações, vou mostrar estes textos prá patroa, que sabe isso vai aolecer o coração dela e não me atromentar tanto quando vou pescar, valeu abraços.

é velha, mas vai lá:

Enviado: Qui Nov 18, 2010 3:20 pm
por Mario Gonda
Incorrem em grande erro todos aqueles que supõem que tudo na pesca é pescar. Isso é o corpo da arte, porque a sua alma e o seu espírito está naquilo que o pescador vê e sente no murmúrio das águas, na música dos pássaros, na beleza simples das flores selvagens, na atmosfera revigorante que os envolve.

A pesca é tudo isto e não somente o ato de fisgar o peixe, o que rende à nobre arte uma fonte constante e sempre crescente de prazer.

Para o pescador a medida cheia das suas delícias não depende apenas da sua técnica na prática desta arte, a menos que ele possa, do mesmo modo, apreciar as belezas da natureza e descobrir na mesma, a natureza de Deus, e uma correta compreensão do seu refinamento e possibilidade de elevação.
(George Dawson)