MARIA 70 F-Por que é tão valorizada?

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
evanor
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 354
Registrado em: Dom Mai 14, 2006 1:56 am
Cidade:

MARIA 70 F-Por que é tão valorizada?

Mensagem por evanor » Sex Mar 26, 2010 5:07 pm

Boa tarde a todos, desde que frequento aqui tem aprendido muito com relação a pesca com artificiais! E possuo uma grande dúvida com relação a esta isca em específico:
Por que ela é tão cara, já sei a mesma não fabrica mais...E possui o ratlin cilindrico exclusivo...Que para os robalos é fatal...É o que vejo falarem...
Mas é só por isso mesmo???
Não existe outras iscas que possuem este sistema de ratlin tão eficaz?
Se existe quais são??
E sua eficácia é tão somente em robalos??
Agradeço a opinião e informação de todos...
Abraços!
Avatar do usuário
Kennedy Ricardo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1109
Registrado em: Ter Jan 06, 2009 8:36 am
Cidade:

Mensagem por Kennedy Ricardo » Sex Mar 26, 2010 6:11 pm

É valorizada porque não é mais fabricada, quem tem, tem, quem não tem, compra de outro, e como a procura é muito maior do que a oferta, ela fica inflacionada.
Claro que se ela não fosse uma isca muito boa, não seria tão valorizada, existem outras com ratlin cilindrico: inna pro tuned, sumax revo shad, essas são as que tem o trabalho mais parecido com a Maria, mas nunca uma isca, por mais que seja uma imitação, o trabalho vai ser igual a outra, por vários fatores, como material, peso, balanceamento, e nesses quesitos, dizem os entendidos que a Maria é desigual.
Fishing in the World.... bait casting, catch and release...
Avatar do usuário
Carlos Guilherme
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5341
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 8:35 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos Guilherme » Sex Mar 26, 2010 6:25 pm

Se existisse alguma isca igual que substituisse a altura, com certeza não seria tão cara a não ser como ítem de colocionador pela raridade da mesma.
DINO
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
evanor
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 354
Registrado em: Dom Mai 14, 2006 1:56 am
Cidade:

Mensagem por evanor » Sex Mar 26, 2010 6:45 pm

Kennedy Ricardo escreveu:É valorizada porque não é mais fabricada, quem tem, tem, quem não tem, compra de outro, e como a procura é muito maior do que a oferta, ela fica inflacionada.
Claro que se ela não fosse uma isca muito boa, não seria tão valorizada, existem outras com ratlin cilindrico: inna pro tuned, sumax revo shad, essas são as que tem o trabalho mais parecido com a Maria, mas nunca uma isca, por mais que seja uma imitação, o trabalho vai ser igual a outra, por vários fatores, como material, peso, balanceamento, e nesses quesitos, dizem os entendidos que a Maria é desigual.
Mas rla é boa em outros tipos de peixos o quanto dizem no robalo???
Avatar do usuário
evanor
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 354
Registrado em: Dom Mai 14, 2006 1:56 am
Cidade:

Mensagem por evanor » Sex Mar 26, 2010 6:47 pm

Carlos Guilherme escreveu:Se existisse alguma isca igual que substituisse a altura, com certeza não seria tão cara a não ser como ítem de colocionador pela raridade da mesma.
O curioso é que como não fabricam mais...por que não conseguem usar o mesmo material???
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Sex Mar 26, 2010 6:59 pm

A Maria tem o Rattlin cilíndrico "seco", não tão forte nem tão fraco...flutuabilidade rápida, cores especiais, bom peso para arremesso,
Eu só usei na pesca de robalos, acaba entrando outros peixes, mas o foco é o Robalo.
Acredito que com outros tipos de peixe deva ser boa tbm, pois tem um nado muito bom.
Avatar do usuário
Danilo Cesar
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1886
Registrado em: Seg Mai 12, 2008 3:12 pm
Cidade:

Mensagem por Danilo Cesar » Sex Mar 26, 2010 8:02 pm

Na realidade no Japão ainda se encontra Maria the First 70F com preço "normal" porém são em cores menosprezadas e que não funcionam com os robalos..

O padrão "xj", aquela que possui holográfico, é mais procurada pela eficiência da cor e por terem poucas do modelo é inflacionada.

Eu tbm tinha as mesmas dúvidas que vc até comprar a minha maria...
O trabalho dela e o som do ratling são unicos...nenhuma genérica, na minha opnião chega perto em termos de eficiência pros robalos.

Já comprovei isso: Uma vez peguei uma pevão na maria, tinha outro cara do meu lado com uma isca de ratling genérica e jegou no mesmo lugar que eu peguei o pevão...enquando soltava o peixe ele ficou arremessando e nada..
Joguei denovo a maria e tomei outra porrada..e foi no memso lugar..

A isca genérica que mais me deu eficiência foi a inna pro...mais não se compara a the first..

Pros outros peixes nunca testei, mais já vi terem sucesso nos tucunarés com a Maria The First 90F.
As modelos sinking tamanho 90 no padrão sardinha funcionam muito bem para costeira, pega bem sororoca..
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Sex Mar 26, 2010 8:12 pm

Danilo Cesar escreveu:Na realidade no Japão ainda se encontra Maria the First 70F com preço "normal" porém são em cores menosprezadas e que não funcionam com os robalos..

O padrão "xj", aquela que possui holográfico, é mais procurada pela eficiência da cor e por terem poucas do modelo é inflacionada.

Eu tbm tinha as mesmas dúvidas que vc até comprar a minha maria...
O trabalho dela e o som do ratling são unicos...nenhuma genérica, na minha opnião chega perto em termos de eficiência pros robalos.

Já comprovei isso: Uma vez peguei uma pevão na maria, tinha outro cara do meu lado com uma isca de ratling genérica e jegou no mesmo lugar que eu peguei o pevão...enquando soltava o peixe ele ficou arremessando e nada..
Joguei denovo a maria e tomei outra porrada..e foi no memso lugar..

A isca genérica que mais me deu eficiência foi a inna pro...mais não se compara a the first..

Pros outros peixes nunca testei, mais já vi terem sucesso nos tucunarés com a Maria The First 90F.
As modelos sinking tamanho 90 no padrão sardinha funcionam muito bem para costeira, pega bem sororoca..
É isso aí Danilo, não podemos esquecer a borá tbm, não tem o Rattlin cilíndrico mas tem características bem parecidas, como flutuabilidade, shape e o nado...e pega bem os robalos tbm!
Avatar do usuário
Danilo Cesar
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1886
Registrado em: Seg Mai 12, 2008 3:12 pm
Cidade:

Mensagem por Danilo Cesar » Sex Mar 26, 2010 8:21 pm

Fábio Tonicelli Barbuy escreveu: É isso aí Danilo, não podemos esquecer a borá tbm, não tem o Rattlin cilíndrico mas tem características bem parecidas, como flutuabilidade, shape e o nado...e pega bem os robalos tbm!
Opa, a borá não pode faltar..rsrs
Mais se tratando de iscas de ratling, a maria não tem pra ninguém..
Outra muuuito boa com o sistema de ratling de estalo é a Flat Pepper 70F...
Avatar do usuário
José Luiz Oliveira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1260
Registrado em: Qui Ago 10, 2006 9:39 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Luiz Oliveira » Sex Mar 26, 2010 8:55 pm

MAS ESSA ISCA HÁ UM TEMPO ATRAS NAS LOJAS... FINAL DOS ANOS 90... NINGUEM QUERIA... A MAIORIA DAS MINHAS COMPREI NESSA EPOCA... ERA COISA DE 25 REAIS... NUM PASSAVA DISSO!!! E TINHA A VONTADE... MAS DIZ A LENDA Q AINDA VAI VOLTAR!!! A YAMASHITA JÁ SE TOCOU Q TEM PROCURA... É A MESMA COISA Q OS TRAIRÕES... A IMAKATSU FICOU UM TEMPO SEM ESTAMPAR... E VOLTOU!!!
GOSTEI MUITO DA ZIPBAITS RIGGE 70F... TEM UM NADO BEM INTERESSANTE!!! FICA AI UMA DICA.
SOBRE A NACIONAIS E AS MARINE... EU GOSTO DAS MORO SUPER BAIT SEMI DEEP... APESAR DE SER TRICKEIRA!!!
Avatar do usuário
José Luiz Oliveira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1260
Registrado em: Qui Ago 10, 2006 9:39 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Luiz Oliveira » Sex Mar 26, 2010 8:57 pm

LEMBREI TB DAS FLAT PEPPERS... A TIEMCO PAROU DE FAZER ELAS... E TEVE Q VOLTAR!!!
Avatar do usuário
Antonio C. Santos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2118
Registrado em: Sáb Set 24, 2005 12:31 am
Cidade:

Boa noite !

Mensagem por Antonio C. Santos » Sex Mar 26, 2010 11:05 pm

Tudo aqui q foi dito é verdade, porém um pequeno detalhe me chegou aos ouvidos...rs...foi q a Maria só não voltou a fabricar o MODELITO the first ...porque o molde foi destruido ou coisa do tipo e o investimento não valia apena...hehehe...eu não acreditei nisso....porém como disse o Meu amigo Zé Luiz oliveira...Sairam as Flat peppers para a KINGFISHER aqui no Brasil ...não sei se fizeram pra mais alguém, porém a tentativa de sair um lote de THE FIRST para a King fisher havia sido tentado na época também.
Seria uma confusão na porta da loja pra comprar umas unidades.... ....
Valeu galera! :D
Obrigado CATERVA!
Avatar do usuário
Luciano Barreto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1576
Registrado em: Dom Jun 17, 2007 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Luciano Barreto » Sex Mar 26, 2010 11:06 pm

Um dos motivos é todo o estudo feito para se chegar ao som do seu rattlin, algo grandioso, e tb outro é que seu 'rattlin é feito de tungstênio (se eu nao me engano), para ter o som que tem, e esse material jah faz o valor elevar bastante...
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sex Mar 26, 2010 11:18 pm

Luciano Barreto escreveu:Um dos motivos é todo o estudo feito para se chegar ao som do seu rattlin, algo grandioso, e tb outro é que seu 'rattlin é feito de tungstênio (se eu nao me engano), para ter o som que tem, e esse material jah faz o valor elevar bastante...
As Marias tem um acabamento bem meia-boca perto das iscas atuais... seu trabalho não é lá essas coisas... a única coisa que chama a atenção é o rattlin' mesmo. Que em alguns lotes enferruja, pois existem iscas em que ocorre infiltração de água nos primeiros arremessos, iscas novas... portanto, acredito que seu cilindro é de aço... e essa história de estudo pra se chegar ao som do rattlin', opinião pessoal, é lenda...
Tenho algumas 90 e já as acho trickeiras, imagina as 70...
Abs.
Imagem
Avatar do usuário
José Luiz Oliveira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1260
Registrado em: Qui Ago 10, 2006 9:39 am
Cidade:
Contato:

Re: Boa noite !

Mensagem por José Luiz Oliveira » Sáb Mar 27, 2010 12:00 am

Antonio C. Santos escreveu:Tudo aqui q foi dito é verdade, porém um pequeno detalhe me chegou aos ouvidos...rs...foi q a Maria só não voltou a fabricar o MODELITO the first ...porque o molde foi destruido ou coisa do tipo e o investimento não valia apena...hehehe...eu não acreditei nisso... ...porém como disse o Meu amigo Zé Luiz oliveira...Sairam as Flat peppers para a KINGFISHER aqui no Brasil ...não sei se fizeram pra mais alguém, porém a tentativa de sair um lote de THE FIRST para a King fisher havia sido tentado na época também.
Seria uma confusão na porta da loja pra comprar umas unidades.... ....
Valeu galera! :D
Opa Antonio... as flat peppers voltaram para a linha da tiemco no inicio do ano passado... logico q o amigo Takashi da King Fisher deu uma super força por lá... sobre a The First, tb não creio na versão do molde... até pq a Yamashita que é a dona da marca Maria lança isca diferente toda hora, e fazer um molde novo ou reformar a ferramenta antiga... para eles num é nada!!! Ainda mais para uma isca q é consagrada em todas os tamanhos e versões... eu creio q eles voltem a fazer... pode até ser uma edição especial... algo assim para sentir o mercado... ainda mais por outro lado... as iscas japas estão invedindo a america... já tem Lucky Craft, Megabass, Evergreen, DEPS... e na costa leste americana até o Caribe, o pessoal gosta muito de isca Maria... Pop Queen, Chico Boca... para pescar Tarpon... é uma boa entrada de mercado!!!
Abração!!!
Avatar do usuário
Alexandre Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua Dez 12, 2007 9:06 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre Gonçalves » Sáb Mar 27, 2010 12:21 am

Danilo Cesar escreveu:
Fábio Tonicelli Barbuy escreveu: É isso aí Danilo, não podemos esquecer a borá tbm, não tem o Rattlin cilíndrico mas tem características bem parecidas, como flutuabilidade, shape e o nado...e pega bem os robalos tbm!
Opa, a borá não pode faltar..rsrs
Mais se tratando de iscas de ratling, a maria não tem pra ninguém..
Outra muuuito boa com o sistema de ratling de estalo é a Flat Pepper 70F...


oopaa!!

A flat pepper p onde eu vou eu levo e ela é uma das minhas preferidas e nunca me deixa na mão!! pode acreditar!!!

Já se falando da maria 70 o diferencial dela (além dos outros fatores já citados)está no rattlin q imita o som de um camarão em fuga,daee o fato dos robalos gostarem tanto dessa isca, já com outros peixes eu não testei não!!!

Abçss
8)
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Sáb Mar 27, 2010 1:33 am

Ultimante tenho pescado bastante com a Maria 70F.
Gosto dela customizada,como esta abaixo.

Imagem

As cores da isca original não me agrada muito.
Segue uma delas,que eu acho mais bonitinha.

Imagem


Ela é uma isca lenta na subida.O grande diferencial é rattling cilindro, que as vezes enferruja.
Outras marcas tentaram imitar o som da Maria,mas ainda acho que predomina a original.

Em 2008 montei um video para comparar os sons das Marias comerciais e uma fabricada pelo Zuanon(que é um show de isca).
Faltou somente da marca Sumax,porque na época ainda não estava no mercado.

Segue o link http://www.naclinho.com/Videos/Video11.html


youtu.be/t9M0CQUp0iw

Gosto dela,mas existem muitas iscas eficiêntes para pegar o robalo.
Olha o resultado de uma pescaria com a Maria.

Imagem

Espero ter ajudado.

At.
Gilson
Editado pela última vez por Gilson Pasternak em Dom Set 14, 2014 1:05 am, em um total de 1 vez.
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
José Luiz Oliveira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1260
Registrado em: Qui Ago 10, 2006 9:39 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Luiz Oliveira » Sáb Mar 27, 2010 10:57 am

Muito Bacana seus testes... Gilson!!!
Legal seria fazer esse teste submerso... será q teria diferença? na flutuação acho q todas são diferentes... até pq a Inna não tem a flutuação tão lenta assim!!!
Avatar do usuário
evanor
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 354
Registrado em: Dom Mai 14, 2006 1:56 am
Cidade:

Mensagem por evanor » Sáb Mar 27, 2010 2:24 pm

Obrigado pelas resposta aprendi bastante...Só não conheço e nem encontrei para pesquisa essa da Zip Baits que o Zé Luiz mencionou...
Avatar do usuário
evanor
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 354
Registrado em: Dom Mai 14, 2006 1:56 am
Cidade:

Mensagem por evanor » Sáb Mar 27, 2010 2:25 pm

A RIGGIE 70 F , não conheço...
Avatar do usuário
Telmo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1053
Registrado em: Qua Mai 31, 2006 8:30 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Telmo » Sáb Mar 27, 2010 4:19 pm

mas ficou uma pergunta sem respostas, para outros peixes a maria é boa também ou seria a maria uma isca exclusiva para os robalos, porque se um cara que não pesca robalo ele nem precisa desembolsar uma grana para se ter uma the first.
GOD BLESS YOU ! ! !
Avatar do usuário
Danilo Cesar
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1886
Registrado em: Seg Mai 12, 2008 3:12 pm
Cidade:

Mensagem por Danilo Cesar » Sáb Mar 27, 2010 4:20 pm

evanor escreveu:Obrigado pelas resposta aprendi bastante...Só não conheço e nem encontrei para pesquisa essa da Zip Baits que o Zé Luiz mencionou...
Joga nas imagens do Google que vc vai encontrar..
Se eu não me engano as iscas da Zip Baits tem o ratling cilíndrico porém com sistema magnético.
Avatar do usuário
evanor
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 354
Registrado em: Dom Mai 14, 2006 1:56 am
Cidade:

Mensagem por evanor » Sáb Mar 27, 2010 5:06 pm

Danilo Cesar escreveu:
evanor escreveu:Obrigado pelas resposta aprendi bastante...Só não conheço e nem encontrei para pesquisa essa da Zip Baits que o Zé Luiz mencionou...
Joga nas imagens do Google que vc vai encontrar..
Se eu não me engano as iscas da Zip Baits tem o ratling cilíndrico porém com sistema magnético.
Valeu Danilo
Avatar do usuário
José Luiz Oliveira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1260
Registrado em: Qui Ago 10, 2006 9:39 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Luiz Oliveira » Sáb Mar 27, 2010 6:30 pm

Opa Evanor...
segue foto da Rigge 70F...
Muito Boa... o corpo dela lembra as vision da Megabass... só q o corpo reduzido...

Imagem
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Sáb Mar 27, 2010 10:20 pm

zé luiz oliveira escreveu:Muito Bacana seus testes... Gilson!!!
Legal seria fazer esse teste submerso... será q teria diferença? na flutuação acho q todas são diferentes... até pq a Inna não tem a flutuação tão lenta assim!!!
Obrigado Zé Luiz.Na água as baixas frequências se propagam melhor.Provavelmente os sons mais graves das iscas serão melhor escutados na água.

At.
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Sáb Mar 27, 2010 10:33 pm

Telmo escreveu:mas ficou uma pergunta sem respostas, para outros peixes a maria é boa também ou seria a maria uma isca exclusiva para os robalos, porque se um cara que não pesca robalo ele nem precisa desembolsar uma grana para se ter uma the first.
Acho que para tucunarés existem outras opções melhores e mais baratas, como a X-Rap, a Smash Minnow e 3D Minnow

Mesmo assim tenho umas 90 e 115 para os tucunas.

Gosto muito da 140 para pescar dourados.
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sáb Mar 27, 2010 10:39 pm

Gilson escreveu:
zé luiz oliveira escreveu:Muito Bacana seus testes... Gilson!!!
Legal seria fazer esse teste submerso... será q teria diferença? na flutuação acho q todas são diferentes... até pq a Inna não tem a flutuação tão lenta assim!!!
Obrigado Zé Luiz.Na água as baixas frequências se propagam melhor.Provavelmente os sons mais graves das iscas serão melhor escutados na água.

At.
Gilson
Grande Gilson, sempre com idéias interessantes pra quem pesca.
Só lembrando que os sons graves se propagam mais longe no ar também, é só passar perto de algum lugar com som alto e ir se afastando, logo se percebe que o som que escutamos de longe é sempre o grave, os agudos "morrem" logo...
Abraço!!!
Imagem
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Dom Mar 28, 2010 12:49 am

Ricardo Haruo escreveu:
Gilson escreveu:
zé luiz oliveira escreveu:Muito Bacana seus testes... Gilson!!!
Legal seria fazer esse teste submerso... será q teria diferença? na flutuação acho q todas são diferentes... até pq a Inna não tem a flutuação tão lenta assim!!!
Obrigado Zé Luiz.Na água as baixas frequências se propagam melhor.Provavelmente os sons mais graves das iscas serão melhor escutados na água.

At.
Gilson
Grande Gilson, sempre com idéias interessantes pra quem pesca.
Só lembrando que os sons graves se propagam mais longe no ar também, é só passar perto de algum lugar com som alto e ir se afastando, logo se percebe que o som que escutamos de longe é sempre o grave, os agudos "morrem" logo...
Abraço!!!
É isto mesmo Haruo.Não lembro direito da física,mas na água a velocidade do som é bem maior que no ar,então os sons graves chegam bem mais longes e mais rápidos.
Acho que isso (???)

At.
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
evanor
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 354
Registrado em: Dom Mai 14, 2006 1:56 am
Cidade:

Mensagem por evanor » Dom Mar 28, 2010 1:43 am

zé luiz oliveira escreveu:Opa Evanor...
segue foto da Rigge 70F...
Muito Boa... o corpo dela lembra as vision da Megabass... só q o corpo reduzido...

Imagem
Obrigado, foto maneira essa...
Abração!!!
Avatar do usuário
José Luiz Oliveira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1260
Registrado em: Qui Ago 10, 2006 9:39 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Luiz Oliveira » Dom Mar 28, 2010 2:48 pm

Valeu Amigos pela Aula!!! Muito bom... chic demais!!!
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”