Dúvida comportamento do Tucunaré.

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Getúlio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 187
Registrado em: Sáb Fev 03, 2007 12:00 pm
Cidade:

Dúvida comportamento do Tucunaré.

Mensagem por Getúlio » Sáb Mar 10, 2007 8:12 pm

Bom como estou começando a pescar tucunarés nas artificiais me vêm ocorrendo várias dúvidas com seu comportamento.

Bom, hoje estava eu pescando quando tive uma ação na minha zara, comecei a sentir o peso do peixe mas logo se soltou, bom, isso foi bem rápido . Esse tucuna pode voltar a atacar a isca ?? ou não ??

Por favor respondem aí .. abração turma e boas pescas pra todos..
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Sáb Mar 10, 2007 9:10 pm

Se ele sentir a garatéia na boca é muito pouco provavel que ele retorne ! Pelo menos comigo nunca aconteceu.
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Rodolfo Cenci
ANZOL DE OURO
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 11:16 am
Cidade:

Mensagem por Rodolfo Cenci » Sáb Mar 10, 2007 9:13 pm

eh bem isso (pelo menos o q eu observei)...se ele chegar a se machucar provavelmente vai ficar meio arisco...mas eh questao de deixar o ponto descansando e voltar mais tarde...se ele ainda estiver por ali ele ataca d novo...
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sáb Mar 10, 2007 9:19 pm

Nas vezes que isso aconteceu comigo, ou que o bicho falhou no ataque na superficie, mudei pra uma meia água (bomber 14, Rapara SSR, etc) e o bicho atacou com mais vontade. Na época do ano em que estamos, é comum ele "espantar" a isca de perto do ninho ou dos filhotes. Ele nada em direção a isca e da um "ataque refugado", tipo fazendo uma curva abrupta um pouco antes de atingir a isca... Nesse momento é comum a garatéia ferrar alguma parte do corpo. Se ela atinge uma parte mole ou fragil como uma nadadeira, essa acaba rasgando e escapando....

Quando vc passa a meia água, a isca acaba passando ainda mais proximo dos filhotes ou ninho e parece que o ataque é mais preciso e decidido.... e ele vem pra foto.

Uma coisa deve ser considerada nessa época. Imagine que vc detecta uma movimentação.... 30 m de distancia.... vc calibra o braço e manda a isca alguns metros além.... vem trabalhando e quando ela passa naquele ponto.. POWWWWWW!... linda porrada... peixe ferrado, briga massa!!! O parceiro do teu lado arremessa no mesmo lugar e POWWWW, outra porrada! MASSA!!!! DOUBLE!!!!
Depois da briga, fotos, peixes soltos! Massa, tudo como manda o figurino da pesca esportiva!

Aquela movimentação , 30 metros longe de vc era o casal cuidando dos filhotes.

Agora vem a questão:

Será que esse casal solto, 30 metros longe do ponto onde estavam cuidando da ninhada será capaz de encontrar os filhotes?

Na minha opinião esse é um ponto a ser considerado, e sempre que possivel, nessa época, devemos soltar o bicho o mais proximo do ponto onde ocorreu o ataque, tentando evitar que a ninhada seja perdida e predada.

Atualmente, se identifico o "chuveirinho" dos filhotes não arremesso e deixo o casal cuidar dos filhotes.... Antigamente eu mandava bem ali....certeza de captura.... hj naão faço mais issso.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Seg Mar 12, 2007 8:33 am

Comigo já aconteceu de ele ERRAR o ataque e partir pra cima da isca várias vezes até acertar (fato normal diga-se de passagem... rsrsrsrs)... Agora de ele se enroscar, soltar-se e depois atacar NUNCA aconteceu COMIGO!!!
Essa questão do chuveirinho levantado pelo Zuanon acho bem interessante e poderia até sai uma enquete!!! :D :D :D

Abraço.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Seg Mar 12, 2007 8:49 am

acho q se o peixe sentir o aço.. já elvis...
Avatar do usuário
Guilherme Silva
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 440
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 8:35 am
Cidade:
Contato:

Ataque perdido

Mensagem por Guilherme Silva » Sex Mar 28, 2008 12:06 pm

cara o que percebo quando se encontra os cardumes e um deles escapa, perdeu o ponto...eles somem, pode ir pinchar em outra galhada.
Quanto aos casais, sempre questionei esta pratica (apesar que lanço em cima do chuveirinho) que de fato é sem chance, passou ele gruda mesmo. Sempre solto o mais rapido possivel, mas essa é uma questão interessante, pois com essa minha pratica posso estar condenando a ninhada inteira... o que já ouvi dizer é que a ninhada fica paradinha quando seus pais são capturados, então se você devolver proximo ao ponto e rapidamente eles se salvam.
Voui rever meus conceitos, afinal de contas pesca esportiva o peixe está em primeiro lugar.
Guilherme Silva

"Já que não tenho o dom de modificar uma pessoa, vou modificar aquilo que eu posso: O meu jeito de olhar para ela!"
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Sex Mar 28, 2008 1:01 pm

Atacar duas/tres/varias vezes, é comum, depois de ferrado escapou já era, vira uma bingá, quanto ao chuverinho, notei o seguinte, quando voce pega um dos dois o outro tenta se esconder com a filhotada, se pegar os dois a filhotada some, é dificil de localizar, daí onde soltar os bixos?, o que notei também é que no dia seguinte se voce voltar nas proximidades voce localiza o mesmo casal com os filhotes, casualidade? ou não, dificil dizer, mas uma pratica que faço de forma inconsiente é não usar tralha muito leve, evitando um briga muito longa com peixe, quanto menor o stress mais rapido ele se recupera, e mais rapido voce tá pescando de novo. Voce já sentiu o coração do bixo batendp acelerado quando voce tira ele dàgua, quanto de adrenalina dele e sua foi liberada naquele segundo.... ....
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Shinji Haseyama » Dom Mar 30, 2008 7:57 pm

Ele pode voltar várias vezes se não for machucado, se ele sentir o gosto do anzol na boca e fizer um leve machucado, só depois!!! Se for um exemplar bom, vale a pena marcar o ponto e voltar mais tarde, sempre funciona!
KEEP WALKING KEEP FISHING

ImagemImagem
Caterva Jurássica

Quando achava que tinha todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas.... ...
Avatar do usuário
Edegar Kimura
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1508
Registrado em: Ter Mai 13, 2008 11:25 am
Cidade:

Mensagem por Edegar Kimura » Sex Jul 04, 2008 9:02 am

Uma vez eu estava com o piloteiro em epitácio e avistamos um chuveirinho, e ele disse que se quisesse pegar era só um, e resolvemos não atrapalhar a evolução da natureza, pois se pegasse um tinha que embarcar e levar o peixe, pois se soltasse ele poderia voltar a sua ninhada e matar todos pelo estresse causado. Na dúvida só aprecie o chuveirinho, não pegue não. abraço galera!!
Avatar do usuário
Renan R. Martins
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jun 07, 2009 2:54 pm
Cidade:

Mensagem por Renan R. Martins » Seg Jun 08, 2009 9:39 pm

bem vou contar a minha esperiencia estava eu pescando e peguei um azul até pequeno de uns 25 cm com lambari vivo iscado ein um anzol bem grande colocou ele no viveiro na canoa e ai acreditem se quiser tinha um outro lambari iscado no anzol dentro do viveiro quando chegamos no barranco o tucuna azul tinha comido o lambari iscado no anzol e tava preso no anzol agente nem acreditou naquilo !!!!! mas foi isso q vi !!
outra experiencia é q estavamos no barranco avistando dois azulões brutos devia ter uns 4 quilo ou 3 nao sei !! e tinha umas 5 pessoas ao redor do barranco tentando pega los dai eles foram fisgados umas 4 vezes depois de terem rebentado a linha uma vez sendo q uma das vezes levaram uma artificial de profundidade q foi achada na manha seguinte no barranco !!! tudo isso na represa da emborcação !!!
abraços
Avatar do usuário
Ari Felix Altomari
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Abr 06, 2009 11:38 pm
Cidade:

Ataque

Mensagem por Ari Felix Altomari » Sáb Jun 13, 2009 12:23 am

Bem antes eu era mergulhador, e pior que outros so mergulhava a noite,e observei muito apos atirar (objetivo sempre atingir na cabeca e por cima)e muitas delas pegava de raspao e o tucuna sumia ,eu esperava,a uns 10 m do local e logo ele estava la nova/e,um detalhe,algumas vezes pude ver pequenas corvinas ou porquinhos fazendo um limpa nos filhotes,creio que isto acontece quando abandonam os filhotes por efeito da garateia,mas eles sempre voltam,embora oestrago ja ter sido feito.Outra coisa era comum mergulhar onde estava havendo muita acao durante o dia,e a noite encontra nos tocos mais fundos oa filhotes alucinados tentando encontrar os pais ao de redor,eles sao atraidos pela luz do farolete assim como os porquinhos,qdo vc sai do local eles atacam a filhotada,Nestas epocas a maioria das acoes certeiras de peixes do fundo estao com filhote podem ter certeza, centenas de mergulhos anos atraz vi e revi isto acontecer.Ate mais.
Pescar tambem é uma forma de amar a natureza.
Avatar do usuário
Danilo Leutwiler Gabas
ANZOL DE OURO
Mensagens: 538
Registrado em: Seg Mai 21, 2007 7:44 pm
Cidade:

Mensagem por Danilo Leutwiler Gabas » Sáb Jun 13, 2009 12:59 pm

Renan R. Martins escreveu:bem vou contar a minha esperiencia estava eu pescando e peguei um azul até pequeno de uns 25 cm com lambari vivo iscado ein um anzol bem grande colocou ele no viveiro na canoa e ai acreditem se quiser tinha um outro lambari iscado no anzol dentro do viveiro quando chegamos no barranco o tucuna azul tinha comido o lambari iscado no anzol e tava preso no anzol agente nem acreditou naquilo !!!!! mas foi isso q vi !!
outra experiencia é q estavamos no barranco avistando dois azulões brutos devia ter uns 4 quilo ou 3 nao sei !! e tinha umas 5 pessoas ao redor do barranco tentando pega los dai eles foram fisgados umas 4 vezes depois de terem rebentado a linha uma vez sendo q uma das vezes levaram uma artificial de profundidade q foi achada na manha seguinte no barranco !!! tudo isso na represa da emborcação !!!
abraços
provavelmente esse tucunas estavam no ninho

abraço
Avatar do usuário
Renan R. Martins
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jun 07, 2009 2:54 pm
Cidade:

Mensagem por Renan R. Martins » Seg Jun 15, 2009 1:58 pm

deve ser sim !!
abraçoss
Avatar do usuário
João A. Ghellere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Mai 20, 2009 9:29 pm
Cidade:

resposta

Mensagem por João A. Ghellere » Sex Jun 19, 2009 7:15 pm

boa noite amigo, comigo em algumas pouscas vezes já aconteceu de escapar e jogar a isca de volta e enroscar, Mas é bem difícil
escapou, geralmente escapou mesmo só outro dia
A naum ser que alguem esteja utilizando xilocaína(anestésico local) na ponta da garatéria. Rs rs rs rs rs
té mais
Avatar do usuário
Antonio Gomes Totó
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2476
Registrado em: Qui Abr 30, 2009 9:00 am
Apelido: TOTÓ
Cidade:

Mensagem por Antonio Gomes Totó » Sex Jul 03, 2009 11:18 pm

Zuanon, seu relato foi super interessante, acho que o casal de Tucunares fácilmente encontraria, ou encontrará sua ninhada. As capturas devem ser
rápidas, devolvendo-os a agua o mais rápido possivel. Tenho notado que as capituras são feitas e demora-se muito para devolve-los ao meio aquatico.
Tem alguns exemplares grandes que nem embarcados deveriam, para evitar machuca-los, essa é minha opinião.
Antonio Gomes - Totó
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”