Azuis X Amarelos

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Alexandre Matsunaga
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 476
Registrado em: Qui Nov 03, 2005 6:24 pm
Cidade:
Contato:

Azuis X Amarelos

Mensagem por Alexandre Matsunaga » Seg Fev 09, 2009 9:20 pm

Olá pessoal,

Estive aqui pensando na diferença que existe na pescaria entre robalos flechas e pevas: os pontos são diferentes, os tipos de iscas, velocidade e formas de trabalho. Apesar de ambos serem robalos, existem diferenças para capturá-los.

Aí me questionei: será que existe diferença na pesca entre tucunarés azuis e amarelos, assim como existe entre robalos flechas e pevas? Ou ainda para a captura de outras variedades de tucunaré (açu, paca, pitanga), mas lembrei desses dois porque são os mais comuns nas represas do sudeste.

Coloco a questão para discussão para vocês, que estão sempre na água atrás dos tucunas.

Abraços,

Taka
Avatar do usuário
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 497
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
Cidade:
Contato:

Re: Azuis X Amarelos

Mensagem por Fabrício Biguá » Ter Fev 10, 2009 10:30 am

Alexandre_Matsunaga escreveu:Olá pessoal,

Estive aqui pensando na diferença que existe na pescaria entre robalos flechas e pevas: os pontos são diferentes, os tipos de iscas, velocidade e formas de trabalho. Apesar de ambos serem robalos, existem diferenças para capturá-los.

Aí me questionei: será que existe diferença na pesca entre tucunarés azuis e amarelos, assim como existe entre robalos flechas e pevas? Ou ainda para a captura de outras variedades de tucunaré (açu, paca, pitanga), mas lembrei desses dois porque são os mais comuns nas represas do sudeste.

Coloco a questão para discussão para vocês, que estão sempre na água atrás dos tucunas.

Abraços,

Taka
Alexandre....existe uma diferença sim. (me refiro aos amarelos Cichla kelberi de barragens, tipo SM, Corumbá e tals)
Inicialmente vale ressaltar q a diferença "populacional" entre tucunarés azuis e amarelos se altera a medida q um lago/represa vai "envelhecendo".
Explico.
Os tucunarés amarelos, por serem de menor porte, atigem a maturidade sexual antes do azul, então, eles se dedicam "totalmente" a reprodução, enquanto os azuis ainda estão preocupados em crescer. Um lago novo tem uma população de amarelos e azuis bastante equilibrada, afinal, todos são jovens, preocupados em crescer, e reproduzem praticamente juntos (com uma leve vantagem para os amarelos, conforme explicado acima)... ... a medida em q os azuis vão ultrapassando em peso/tamanho e atigem grandes proporções esse equilíbrio se quebra. Os azuis começam tomar conta do "pedaço" e a população de amarelos diminui constantemente.

Com base em tudo isso q eu disse acima....resta-nos deduzir q para sobreviver "em paz" os amarelos se escondem melhor, procurando locais mais abrigados e fundo de grotas...Pelo menos é lá onde consigo ferrar um amarelinho com maior frequência....Iscas menores, pinchos "engavetados" e em final de grotas, na minha opinião, dão melhor resultado na busca dos amarelos....E para os azuis....qualquer lugar é lugar pra eles...hehee.... ... :wink:

Espero ter ajudado ao invés de confundí-lo...hehee.... :wink:
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Avatar do usuário
Alexandre Matsunaga
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 476
Registrado em: Qui Nov 03, 2005 6:24 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Matsunaga » Ter Fev 10, 2009 10:11 pm

Fabrício, gostei muito da sua explicação, baseada em fatos. Então você acha que em represas mais antigas temos mais chances de pegar bons azuis, do que em represas novas? Iscas maiores e mais barulhentas podem "selecionar" mais os azuis?

Em uma das pescarias que eu fiz há alguns anos notei essa diferença: nos locais mais abertos e com estrutura de árvores cortadas, entravam os azuis; nas grotas de estrutura mais fechada, de vegetação, a gente ferrava os amarelos. Mas como reparei isso só em uma das pescarias, achei que tinha sido coincidência ou uma característica só daquela região, mas com a sua explicação começa a fazer um pouco mais de sentido.

Valeu! Abraços,
Avatar do usuário
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 497
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fabrício Biguá » Qua Fev 11, 2009 12:51 pm

Alexandre_Matsunaga escreveu:Fabrício, gostei muito da sua explicação, baseada em fatos. Então você acha que em represas mais antigas temos mais chances de pegar bons azuis, do que em represas novas? Iscas maiores e mais barulhentas podem "selecionar" mais os azuis?

Em uma das pescarias que eu fiz há alguns anos notei essa diferença: nos locais mais abertos e com estrutura de árvores cortadas, entravam os azuis; nas grotas de estrutura mais fechada, de vegetação, a gente ferrava os amarelos. Mas como reparei isso só em uma das pescarias, achei que tinha sido coincidência ou uma característica só daquela região, mas com a sua explicação começa a fazer um pouco mais de sentido.

Valeu! Abraços,
Não é coincidência não...hehe...é fato mesmo....os amarelinhos se escondem melhor...E com certeza um azul com mais de 4Kg só vai ser pego em represa mais velha...acredito q com mais de 4 anos e olhe lá.

:wink:
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Avatar do usuário
matheus pavarina
ANZOL DE OURO
Mensagens: 551
Registrado em: Dom Out 19, 2008 2:54 pm
Cidade:

Mensagem por matheus pavarina » Qua Fev 11, 2009 6:32 pm

Interessante tua explicação Fabrício,
tenho observado também que os amarelos toleram melhor águas turvas ou barrentas, situação na qual sempre pego poucos azuis.
Quanto a idade do reservatório acredito que exista uma exceção quanto a presença de azuis de mais de 4 kg em represas jovens: represa da hidrelétrica de Peixe no Tocantins. É frequente a captura de peixes acima de 4 kg mesmo a represa tendo pouco tempo, acredito que seja pelo fato dos azuis serem nativos do rio Tocantins, já existiam lá mesmo antes da hidrelétrica...
Abraço
Avatar do usuário
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 497
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fabrício Biguá » Qua Fev 11, 2009 10:20 pm

matheus pavarina escreveu: acredito que seja pelo fato dos azuis serem nativos do rio Tocantins, já existiam lá mesmo antes da hidrelétrica...

Com certeza é isso.... :wink:
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Avatar do usuário
Wagner Goffredo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 929
Registrado em: Ter Jan 16, 2007 12:49 pm
Cidade:
Contato:

Amarelos x Azuis

Mensagem por Wagner Goffredo » Qua Set 09, 2009 5:05 pm

Fabricio, Alexandre e amigos

O que foi citado por voces tem muito a ver sim.
O que percebi nas minhas pescas de tucuna aqui nas represas do Sudeste, os fatores que influenciam mais a pesca de amarelo ou do azul são:
Amarelo: Fica mais na pauleira e tranqueira, e ataca com água mais escuras...
Azulão: Pode estar em qualquer lugar, mas geralmente está em lugares mais livres tranqueiras. Gosta de agua mais limpas. E da explosoes fantasticas na isca na época do acasalamento....

Abração a todos e boas fisgadas !!
"Deus Não subtrai do tempo de vida do homem, as horas que ele passa pescando"
Avatar do usuário
Ari Felix Altomari
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Seg Abr 06, 2009 11:38 pm
Cidade:

amarelos x azuis

Mensagem por Ari Felix Altomari » Dom Set 13, 2009 11:45 pm

Bom ,me parece que esta havendo uma concordancia com a primeira hipotese, pode ate ser, embora os maiores amarelos que fisgo sao sempre em pauleiras (paliteiros) e em lugares de agua mais limpa,mas , na verdade o que quero colocar em pauta mais uma vez, é a violencia de crescimento da vegetacao "alecrim" que virou um verdadeiro criadouro,de tucunas amarelos e azuis,e ao mesmo tempo um alvo facil para aqueles que matam mais de cem pequeninos por dia usando o camarao,isto é a realidade , familias inteiras vao pescar tucunares nas represas aqui do sudoeste, dando mau exemplo p/a os filhos . A tec/a conciste,em achar um pau de preferencia caido e proximo de muita vegetacao, e vao jogando bastante camaroes que atraem centenas dos pequeno e alguns maiores.Com uma vara longa batem com a ponta na agua lembrando um ataque e jogam a isca sobre o pau deitado.E nao se faz nada porque nesta area exotico.Até mais.
Pescar tambem é uma forma de amar a natureza.
Avatar do usuário
Nilton Hideki Okada
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2008
Registrado em: Ter Mar 20, 2007 1:39 pm
Cidade:

Mensagem por Nilton Hideki Okada » Ter Set 15, 2009 1:32 pm

matheus pavarina escreveu:Interessante tua explicação Fabrício,
tenho observado também que os amarelos toleram melhor águas turvas ou barrentas, situação na qual sempre pego poucos azuis.
Quanto a idade do reservatório acredito que exista uma exceção quanto a presença de azuis de mais de 4 kg em represas jovens: represa da hidrelétrica de Peixe no Tocantins. É frequente a captura de peixes acima de 4 kg mesmo a represa tendo pouco tempo, acredito que seja pelo fato dos azuis serem nativos do rio Tocantins, já existiam lá mesmo antes da hidrelétrica...
Abraço
Tenho a mesma opinião que vc Matheus e Fabrício, os amarelos que peguei foram em sua grande maioria em fundos de grotas e com a água mais turva...

Abraço
Imagem
Avatar do usuário
Danilo Leutwiler Gabas
ANZOL DE OURO
Mensagens: 538
Registrado em: Seg Mai 21, 2007 7:44 pm
Cidade:

Mensagem por Danilo Leutwiler Gabas » Ter Set 15, 2009 8:24 pm

Tudo que o Facricio falou(e muito bem falado) é bem observado nas represas. Mas tem um fato que é inegavel....o tucunaré amarelo briga mmuuiitttooo mais que o azul depois de fisgado!!!!

grande abraço
Avatar do usuário
Cleber Akio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 77
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 12:46 pm
Cidade:

Mensagem por Cleber Akio » Qua Set 30, 2009 7:22 pm

Taka, vc tem que entender que tem gente que só pega os amarelinho.... .....tem gente que só pega os azulão.... ... .... he he he!!!!
Binho
TBFT! Boas Pescarias Todos os Dias!!
Avatar do usuário
Tadeu Brambilla
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2457
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:40 pm
Cidade:

Mensagem por Tadeu Brambilla » Qui Out 01, 2009 7:08 pm

axo q da sim o tucuna azul cresce mas e é mas forte pelas as foto q os cara colocam aq da para ver da diferença enter azul e amarelo abarsssss
Avatar do usuário
Edson Marques
ANZOL DE OURO
Mensagens: 940
Registrado em: Qui Ago 20, 2009 12:59 pm
Cidade:

Re: Azuis X Amarelos

Mensagem por Edson Marques » Seg Out 05, 2009 8:15 am

Fabrício Biguá escreveu:
Alexandre_Matsunaga escreveu:Olá pessoal,

Estive aqui pensando na diferença que existe na pescaria entre robalos flechas e pevas: os pontos são diferentes, os tipos de iscas, velocidade e formas de trabalho. Apesar de ambos serem robalos, existem diferenças para capturá-los.

Aí me questionei: será que existe diferença na pesca entre tucunarés azuis e amarelos, assim como existe entre robalos flechas e pevas? Ou ainda para a captura de outras variedades de tucunaré (açu, paca, pitanga), mas lembrei desses dois porque são os mais comuns nas represas do sudeste.

Coloco a questão para discussão para vocês, que estão sempre na água atrás dos tucunas.

Abraços,

Taka
Alexandre... ...existe uma diferença sim. (me refiro aos amarelos Cichla kelberi de barragens, tipo SM, Corumbá e tals)
Inicialmente vale ressaltar q a diferença "populacional" entre tucunarés azuis e amarelos se altera a medida q um lago/represa vai "envelhecendo".
Explico.
Os tucunarés amarelos, por serem de menor porte, atigem a maturidade sexual antes do azul, então, eles se dedicam "totalmente" a reprodução, enquanto os azuis ainda estão preocupados em crescer. Um lago novo tem uma população de amarelos e azuis bastante equilibrada, afinal, todos são jovens, preocupados em crescer, e reproduzem praticamente juntos (com uma leve vantagem para os amarelos, conforme explicado acima)... ... a medida em q os azuis vão ultrapassando em peso/tamanho e atigem grandes proporções esse equilíbrio se quebra. Os azuis começam tomar conta do "pedaço" e a população de amarelos diminui constantemente.

Com base em tudo isso q eu disse acima... ...resta-nos deduzir q para sobreviver "em paz" os amarelos se escondem melhor, procurando locais mais abrigados e fundo de grotas...Pelo menos é lá onde consigo ferrar um amarelinho com maior frequência... ...Iscas menores, pinchos "engavetados" e em final de grotas, na minha opinião, dão melhor resultado na busca dos amarelos... ...E para os azuis... ...qualquer lugar é lugar pra eles...hehee.... ... :wink:

Espero ter ajudado ao invés de confundí-lo...hehee.... :wink:
Penso assim também!
Avatar do usuário
Edson Marques
ANZOL DE OURO
Mensagens: 940
Registrado em: Qui Ago 20, 2009 12:59 pm
Cidade:

Mensagem por Edson Marques » Seg Out 05, 2009 8:18 am

Penso igual ao Fabricio...
Avatar do usuário
Gilberto Sena
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 245
Registrado em: Qui Nov 20, 2008 12:52 pm
Cidade:

Mensagem por Gilberto Sena » Ter Out 06, 2009 9:34 pm

O capitão Biguá como sempre nos fornecendo uma pequema demonstração de seus conhecimentos. Realmente a população dos amarelos é bem a menas que as dos azuis. Entretando tenho duas curiosidades para apresentar:

:arrow: Em Tupá, existe um ponto de pesca mais conhecido como "CARNEIRO", por incrível que pareça, só dá amarelos por aquelas bandas, uma imensa lagoa, repleta de troncos de coqueiros submersos e também nesta região existe pequenos labirintos onde a coloração da água apresenta-se a maioria das vezes turva, creio eu que os amarelos não se importam com a coloração da água ao contrário dos azuis.

:arrow: Uma situação mais ainda espantosa. Foi por mim presenciado, onde um cardume de tucunarés onde um único amarelo liderava o cardume composto de outros azuis, onde o amarelo iria os azuis o acompanhava.

Uma questão que eu nunca tive uma resposta convincente. :?

- Um tucunaré azul pode procriar com outro amarelo :?:

Quem poderá me ajudar :?:

Um forte abraço Fabrício
Imagem
PESCAR É FATO! O PEIXE, É CONSEQUÊNCIA!!!!!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Azuis X Amarelos

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Out 07, 2009 7:02 am

canario13 escreveu: Penso assim também!

Olá Amigo

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Pelas regras da Caterva, solicitamos que cada usuário utilize como Nome de Registro, seu nome próprio e evite a utilização de apelidos ou nick names. Informe seu nome e sobrenome para que eu possa fazer as modificações exigidas.

O Avatar deve mostrar a foto do pescador. Se você tiver problemas para postar o Avatar, envie a foto no tamanho original para meu e-mail, nelsonmaciel@uol.com.br , que eu providencio os ajustes e a sua colocação.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Rafael Araujo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 400
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 4:16 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael Araujo » Qui Dez 03, 2009 3:51 pm

Gilberto Sena escreveu:O capitão Biguá como sempre nos fornecendo uma pequema demonstração de seus conhecimentos. Realmente a população dos amarelos é bem a menas que as dos azuis. Entretando tenho duas curiosidades para apresentar:

:arrow: Em Tupá, existe um ponto de pesca mais conhecido como "CARNEIRO", por incrível que pareça, só dá amarelos por aquelas bandas, uma imensa lagoa, repleta de troncos de coqueiros submersos e também nesta região existe pequenos labirintos onde a coloração da água apresenta-se a maioria das vezes turva, creio eu que os amarelos não se importam com a coloração da água ao contrário dos azuis.

:arrow: Uma situação mais ainda espantosa. Foi por mim presenciado, onde um cardume de tucunarés onde um único amarelo liderava o cardume composto de outros azuis, onde o amarelo iria os azuis o acompanhava.

Uma questão que eu nunca tive uma resposta convincente. :?

- Um tucunaré azul pode procriar com outro amarelo :?:

Quem poderá me ajudar :?:

Um forte abraço Fabrício
Acredito que naturalmente nao, são duas especies diferentes,mesma coisa que surubim e cachara,creio que em laboratorio criariamos um hibrido....coisa totalmente desnecessaria e que prejudicaria d+ ambas as especies....
Uma curiosidade nao sei se ja perceberam o amarelo nao ataca em locais mto fundos mais de 4 5 m como os azuis no jig ja repararam?
Não mate o rio solte os peixes....
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”