Por favor me responde essa curiosidade

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Caio Sampaio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 4:08 pm
Cidade:

Por favor me responde essa curiosidade

Mensagem por Caio Sampaio » Qua Abr 16, 2008 1:28 am

Pessoal, qual foi o menor macho de tucunaré azul que vocês pescaram, e esse apresentava galo?
Pergunto isso pessoal, pois estou criando tucunarés azuis em casa, e gostaria de saber quanto a maturidade sexual dos mesmos!
Pesquisei bastante, mas não encontrei essas informações, e o tucunaré começou a ser difundido "rescentemente" no aquarismo, então também não encontrei por foruns de aquariofilia.

Grato desde já!

Ah pra quem tiver a curiosidade de ver, aqui vai um video que aparece meus 2 azuis e meus 3 amarelinhos comendo na mão....

http://www.youtube.com/watch?v=plKZmJ5X0aI

Abraços!
Avatar do usuário
Glayson Pereira - Glico
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1177
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 7:10 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Glayson Pereira - Glico » Qui Abr 17, 2008 12:35 pm

Rapaz sua pergunta num sei responder não, mas os seus tucunas tão belezinhas hein, parabéns.

Abraço,
Glico.
Avatar do usuário
Caio Sampaio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 4:08 pm
Cidade:

Mensagem por Caio Sampaio » Sex Abr 18, 2008 2:54 pm

Valeu Gilco!
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Shinji Haseyama » Sáb Abr 19, 2008 9:33 am

Essses tucunas são da represa de Água Vermelha?
O vídeo élegal, mas a música do The Doors, demais!!!!!
KEEP WALKING KEEP FISHING

ImagemImagem
Caterva Jurássica

Quando achava que tinha todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas.... ...
Avatar do usuário
Caio Sampaio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 4:08 pm
Cidade:

Mensagem por Caio Sampaio » Sáb Abr 19, 2008 5:40 pm

Fala Shinji, os tucunas foram pegos na minha cidade, em uma lagoinha na cidade, e um sitio. Não são da agua vermelha não. :D
Mas respondam ai pessoal, qual o menor tucunaré azul que os amigos já pegaram?

Abraços!
Avatar do usuário
Breno Henrique
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1408
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 10:49 am
Cidade:

Re: Por favor me responde essa curiosidade

Mensagem por Breno Henrique » Dom Abr 20, 2008 10:58 pm

caio.sampaio escreveu:Pessoal, qual foi o menor macho de tucunaré azul que vocês pescaram, e esse apresentava galo?
Pergunto isso pessoal, pois estou criando tucunarés azuis em casa, e gostaria de saber quanto a maturidade sexual dos mesmos!
Pesquisei bastante, mas não encontrei essas informações, e o tucunaré começou a ser difundido "rescentemente" no aquarismo, então também não encontrei por foruns de aquariofilia.

Grato desde já!

Ah pra quem tiver a curiosidade de ver, aqui vai um video que aparece meus 2 azuis e meus 3 amarelinhos comendo na mão....

http://www.youtube.com/watch?v=plKZmJ5X0aI

Abraços!

PARABENS CAIO PELOS TUCUNAS,TENHO VONTADE DE CRIAR PEIXES ASSIM TMB,E APROVEITANDO QUE VC TEM VOU TIRAR ALGUMAS DUVIDAS:QUAL O TAMANHO MINIMO DO AQUARIO?TENHO Q TER OUTRO AQUARIO COM LAMBARI PARA ALIMENTALOS?AONDE CONSIGO COMPRAR ALEVINOS?OU SE EU PEGAR ALGUNS NO LAGO SOBREVIVE EM AQUARIOS?VLW
MAIS VALE UM DIA RUIM DE PESCARIA DO QUE UMA SEMANA BOA DE SERVIÇO....

BRENO 7LAGOAS
Avatar do usuário
Caio Sampaio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 4:08 pm
Cidade:

Mensagem por Caio Sampaio » Ter Abr 22, 2008 12:46 am

Fala Breno!
Se o aquário for para os amarelos, que ficam geralmente com 50cm um aquário de uns 600L Estária bom para dois, e mais alguns peixes menores de fundo, e alguns outros peixes menores de cardume, pra dar mais vida.
Se for o azul, embora ele fique com 70cm ou mais na natureza, estou acompanhando casos de gringos que criam do azul, e a mais de 4 anos estes não passam dos 35cm, vai entender.... ... Os meus azuis tenho a pouco tempo, então não posso te falar se vão ultrapassar essa faixa ou não...
A média é de uns 600L mesmo para 2 tucunas viverem bem, porque alem de ficarem grandes, são nadadores, e precisam nadar bastante pra manter a saude fisica e mental....
É claro que se for criar tucunarés paca/açu é 1000L pra cima....

Os meus tucunas foram todos pescados, dificilmente você vai achar eles em lojas :(.
Pode trazer eles de lago numa boa, arranca a fisga, compra se já não tiver um trans iscas com aquelas bombinhas à pilha pra transportar eles.
Quando menor você conseguir trazer eles, mais facil vai ser a adaptação deles, e mais facil vai ser fazer com que eles aceitem comidas "não-vivas".
Eu pessoalmente não tenho outro aquário pra criar as presas não, eu dou mais é pedaços de peixes (pedaços mesmo, não dê só o filé, não contem cálcio entre outras coisas), gammarus (são vendidos em lojas de peixes), lascas de carne bovina bem de vez em quando, e as vezes vou ao pesque e pague, e peço pro cara passar um arrastãozinho, e levo vários guarus e tilapias pra casa pra eles se exercitarem :D. Os meus 3 amarelos, que peguei-os beeem pequenos mesmo, coisa de 5cm, comem ração numa boa também!

Qualquer dúvida só perguntar!

Abraços
Avatar do usuário
Breno Henrique
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1408
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 10:49 am
Cidade:

Mensagem por Breno Henrique » Ter Abr 22, 2008 11:42 pm

VLW CAIO,VOU COMESSAR A CONTRUIR O MEU AQUARIO,E TENTAR PEGAR OS FILHOTINHOS(TEM UMA LAGOA AQUI PERTO DE KSA CHEIO DELES),E QUALQUER DUVIDA TE COMUNICO.VLW MSM
MAIS VALE UM DIA RUIM DE PESCARIA DO QUE UMA SEMANA BOA DE SERVIÇO....

BRENO 7LAGOAS
Avatar do usuário
Jhonas G. Pedroza
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 453
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 4:45 pm
Cidade:

Mensagem por Jhonas G. Pedroza » Qua Mai 28, 2008 12:36 pm

Qual o tamanho desse seu aquario, achei bem legal os tucunas nele.
Se tiver algumas fotos mostrando o aquario todo, coloca ai...
Jhonas G. Pedroza
Imagem
Avatar do usuário
EDMAR P ROMAN
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 272
Registrado em: Qua Dez 12, 2007 10:13 am
Cidade:

Mensagem por EDMAR P ROMAN » Dom Jun 29, 2008 10:13 pm

:lol: :lol: :lol:
BLZ CAIO MUITO SHOW,PARABÉNS.... ....
CAIO VOTUPORANGA É MINHA TERRA NATAL,MINHA FAMÍLIA MORA AÍ,LINDA CIDADE....UM ABRAÇO DO PICA PAU.... ... ...
PICA PAU

NASCIDO PARA PESCAR....
Avatar do usuário
Renan R. Martins
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jun 07, 2009 2:54 pm
Cidade:

Mensagem por Renan R. Martins » Seg Jun 08, 2009 8:54 pm

Fala pessoal, bom nao sou biólogo formado ainda mas posso dar minha contribuição aqui, bem Caio as coisas funcionam mais ou menos assim, o " galo " q vc mencionou está diretamente relacionado com o período de reprodução dos tucunas tal "galo " é um acúmulo de gordura q ele tem pois na época reprodutiva ele nao irá se alimentar ( não vai se alimentar mesmo de nada) isso na natureza onde existe certa variação de temperatura da água época de cheia estiagem e outros fatores mais, sendo assim dificilmente vc verá o "galo " na cabeça de seus machos tucunas pq eles nao precisaram de pararem de se alimentar no inverno( no início é o período de acasalamente e no fim do inverno cuidar dos alevinos ) pq a temperatura da agua permanece mais ou menos constante ( água nao esfria tanto ) sendo assim não há necessidade de parar se se alimentar uma vez q a água nao tao fria é um estímulo a alimentação logo nao a necessidade de parar de comer para armazenar gordura (aparecimento do galo no macho ), agora respondendo a sua pergunta acho dificil aparecer o "galo" mas se aparecer deve aparecer em machos com mais ou menos 1 ano de idade com aproximadamente 30 ou 35 centímentros com peso aproximado de 600 g ate 800 g mais ou menos acho dificil por outro motivo, pelo instinto ele pode "pensar " q o tamanho do aquário e a disponibilidade de alimento é pouco favorável, talvez um estímulo, seria na época de reprodução seria vc deixar sobrar muita comida no aquário por meio de peixes vivos o q é bem dificil pq seria necessario um viveiro para tal feito.
abraçoss
Avatar do usuário
Renan R. Martins
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jun 07, 2009 2:54 pm
Cidade:

Mensagem por Renan R. Martins » Seg Jun 08, 2009 9:15 pm

Para vcs q tem dúvida ai vai minha contribuição !!!
nessa loja de aquarismo lista o tucunaré q estam a venda mas a pouco tempo ficou indisponível www.rsdiscus.com.br
no mercado livre tem um cara q vende tbm é http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97416785-_JM
e com relação ao tamanho do aqua e outras adptações tem esse artigo q fala um pouco sobre http://www.vitoriareef.com.br/forum/vie ... 252bd6856d
so mais uma dica caso vcs queiram captura-los como o Caio mesmo disse quanto menos melhor com atenção ein outras observações se por acaso entre o momento da captura e armazenamento dos peixes vcs notarem qualquer q seja um arranhãozinho no corpo deles por menor q seja se possível solteo por dois motivos talvez no proprio ambiente ele se recupere melhor antes q morra no recipiente q ele estava e outro q caso ele não se recuperar depois de solto vc da uma opção de presa fácil para outros grandões rsrsrsrs é melhor do q ele morrer no balde ou no lugar q vc os mantem e joga ele morto no lixo depois a outra observação q é super importante notar é q prefira coloca-los em recipientes de cor clara ou melhor menos cores escuras como roxo preto marrom e por ai vai pq eles ficam "extressados" por estarem nesses ambientes é como se eles estisssem no escuro da noite eternamente e vc colocando -os em recipientes claro vc pode notar q eles mimetizam de acordo com o ambiente. Mimetizam quer dizer q eles imitam msmo para parecerem mais com o mabiente em q estao de modo q vcs até podem fazer o teste pega uns dois e colocam num balde com coloração amarelada e outros dois com coloração branca depois de um tempo pegue um de cada balde ao mesmo tempo e note a diferença das cores um estará amarelado e o outro meio essbranquiçado se por acaso estiver algum bem mais escuro q o recipiente pode indicar problemas com o mesmo q no caso pode ser machucados q mesmo q vc nao estejam vendo eles estaram presentes ou falta de oxigenação, eles precisam de bastante oxigenação a água nao pode estar tão fria pq pode ser letal exemplo: se vc pegar eles durante o dia e quando cair a noite a agua naturalmente esfriará oq é normal mas na madrugada esfriará d++ aconselhando nao deixar ao relento, e uma das coisas mais importantes nunca coloque´-os em viveiros do tipo tela aqueles sacos de tela q fica na beira da água provisoriamente eles nao aguetam de extresse o mesmo ocorre com lambaris, fazem o teste pra vcs verem rsrs !!
abraços
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”