SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O TUCUNARÉ

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O TUCUNARÉ

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Abr 25, 2005 8:56 pm

Navegando a procura de informações sobre as espécies de tucunaré, encontrei esta entrevista muito interessante.

Fonte: http://www.fishingworld.com.br

ENTREVISTA COM SVEN KULLANDER
BIÓLOGO E ESTUDIOSO DOS CICLÍDEOS, SVEN TEM CONTRIBUÍDO MUITO PARA QUE ENTENDAMOS E CONHEÇAMOS UM POUCO MAIS O GRANDE CAMPEÃO DA PESCA ESPORTIVA, O TUCUNARÉ.
Numa de suas passagens, em meados de 1996, pelo Brasil, aproveitamos para nos encontrar com o biólogo sueco, Sven Kullander, no Museu de Zoologia da USP, para uma pequena entrevista sobre o seu trabalho relacionado com o tucunaré :

TFW- Sven, conte-nos um pouco sobre você.
Sven - Bem, eu sou formado pela Universidade de Umea com título de PhD pela Universidade de Estocolmo em 1983. Atualmente sou curador e pesquisador da seção de ictiologia do Museu de História Natural da Suécia, em Estocolmo.

TFW - Quais as espécies de peixe que você tem mais estudado ?

Sven - Olha, eu optei por dedicar-me aos ciclídeos da América do Sul, pois é um campo com muito trabalho por fazer. A título de comparação, na Suécia, por exemplo, existem apenas 52 espécies de peixes nas águas interiores, enquanto que na América do Sul são mais de 5000, das quais mais de 400 são ciclídeos. Considerando a região Neotropical são mais de 500 espécies.

TFW - Nessas 500 encontram-se os nossos famosos tucunarés ?
Sven - Sim, com 14 espécies identificadas.

TFW - Todas ja tem nome científico ?
Sven - Não, apenas estão denominadas as seguintes : Cichla ocellaris, Cichla temensis, Cichla monoculus, Cichla orinocensis e Cichla intermedia.

TFW - Há uma razão para tal ?
Sven - Sim, hoje há muito poucos pesquisadores para estudar os peixes de forma sistemática.

TFW - Quais as regiões em que aparece o Cichla ocellaris, conhecido como tucunaré butterfly (borboleta) ?
Sven - Segundo os nossos estudos, ele aparece nas seguintes regiões naturais : Suriname, Guianas e Rio Branco. Esse peixe que foi introduzido na Flórida, Estados Unidos, atinge um tamanho máximo que varia de 30 a 40cm.

TFW - Quando eu estive recentemente pescando nos canais de Miami, os pescadores locais me informaram haver exemplares maiores. Qual sua opinião ?
Sven - Olha, quando você muda o peixe de suas condições naturais e originais, é necessário iniciar toda uma nova pesquisa. Os canais tem uma condição bastante específica e totalmente artificial. Talvez, devido a fatura de alimentos, condições da água e outros fatores, os peixes podem ficar um pouco maiores. Talvez também tenham sido introduzidas outras espécies originando a confusão. Em todo caso, você sabe, onde há pescadores os peixes sempre aumentam de tamanho...

TFW - E onde encontramos as outras espécies de peixe identificadas ?
Sven - Cichla temensis nas águas escuras do rios Negro e Uatumã; Cichla monoculus nas águas brancas dos rios Solimões e Amazonas no Brasil e Peru; Chicla orinocensis nos rios Negro e Orinoco; Chicla intermedia no rio Orinoco na Venezuela.

TFW - O Cichla temensis é a espécie que tem os maiores exemplares, sendo um dos troféus mais cobiçados pelos pescadores. Fale mais um pouco sobre esse verdadeiro campeão.
Sven - Essa espécie de peixe gosta das águas escuras dos rios Negro e Uatumã que têm um pH bastante ácido. O próprio comportamento do rio Negro, como escrito pelo pesquisador Michael Golding, apresenta características bastante específicas. Muito interessante é a coloração dos peixes. Os machos, por exemplo, quando em fase de procriação (com protuberância na testa) tendem a perder as quatro linhas de pintas brancas do corpo. Enquanto que nos demais períodos elas aparecem reforçadas. Quanto as fêmeas, elas sempre têm essas pintas. Não há informações mais detalhadas se elas variam de intensidade conforme o período do ano.

TFW - Isso acontece também nas outras espécies ?
Sven - Normalmente o desenvolvimento dos alevinos de tucunaré ocorre da seguinte forma. Quando nascem têm três pintas pretas ao longo do corpo, que após algum tempo passam a uma linha contínua. Apenas quando vão se tornando maiores (acima de alguns centímetros) eles começam a formar as barras verticais. Aliás, o pigmento dessas barras varia em função do estado de espírito do peixe. Quando as condições são bastante satisfatórias elas são bastante ressaltadas.

TFW - É verdade Sven. Temos reparado isso nos dois belos exemplares de cinco barras (azuis) que temos num aquário em casa. E as pintas brancas ? Todos as tem ?
Sven - Sim, até atingirem aproximadamente 15cm. No Cichla monoculus elas desaparecem totalmente. Em outras espécies, principalmente a C.temensis, acompanham a vida toda.

TFW - O tucunaré pratica o canibalismo ?
Sven - Apenas involuntáriamente quando não reconhece a espécie. Uma vez tendo surgido o ocelo na cauda não há mais a prática do canibalismo. Uma boa referência é o artgo escrito pelo Thomas M. Zaret do Departamento de Zoologia da Universidade de Washington, "Inhibition of Cannibalism in Cichla ocellaris and Hypothesis of Predator Mimicry Among South American Fishes". (veja: Zoologia / Canibalismo & Outros Hábitos ).

TFW - Como se apresentam os cardumes ?
Sven - Quando os peixes são pequenos, os cardumes são muito grandes. Ao atingirem um tamanho médio, o número passa a ser da ordem de 25 exemplares. Já adultos, em fase de acasalamento ou não, andam sozinhos ou em pares.

TFW - Sven, como se comportam os peixes na fase do acasalamento ?
Sven - Os tucunarés fazem uma espécie de ninho, utilizando para tal pequenas pedras. Normalmente a fêmea fica tomando conta do local, enquanto que o macho circula em volta para evitar a entrada de intrusos no seu raio de ação.

TFW - Mudando um pouco de assunto, o que você está fazendo aqui no Brasil ?
Sven - Estou de passagem para o Paraguai, dentro de um projeto de treinamento para o museu local .

TFW - Por falar em museu, qual a sua opinião sobre o Museu de Zoologia da USP ?
Sven - Olha, o Museu de São Paulo é muito bom. Tem uma coleção de peixes excelente, e não fica nada a dever aos museus de outras partes do mundo.

TFW - Você tem feito trabalhos conjuntos com os biólogos dos Estados Unidos ?
Sven - Sim, atualmente trabalho com vários pesquisadores do "US Department of the Interior, National Biological Survey", ajudando-os a identificar as espécies de tucunarés que foram introduzidas na Florida. Também tenho feito alguns trabalhos com o biólogo Kirk Winemiller.

TFW - E sobre o seu último trabalho ? Quando fica pronto ?
Sven - Bem, estou tentando terminá-lo em conjunto com o Efrem do INPA de Manaus. Já temos o material de 300 dos 400 ciclídeos examinados pronto. É um trabalho que leva mais de dois anos para ficar completo. Talvez publiquemos o trabalho em etapas.

TFW - Um assunto que é levantado de forma preocupante por alguns, diz respeito aos tucunarés hoje existentes no Pantanal. Muitos são da opinião que eles poderiam ocasionar alguma espécie de desequilíbrio no meio ambiente. Qual a sua opinião sobre o assunto ?
Sven - No meu modo ver o Cichla existente no Pantanal possivelmente não vai ser um desastre ecológico, pois a fauna lá existente é similar a do Guaporé onde encontra-se naturalmente o tucunaré. Esperemos que seja assim e que não se continue fazendo transposição de peixes entre bacias, evitando assim de forma segura eventuais desequilíbrios ambientais.
TFW- Para finalizar Sven, quais são as "home page" do Museu de Estocolmo recomendadas para os internautas da pesca ?
Sven - http://www.nrm.se "home page" do museu ; http://www.nrm.se/ve/pisces/fishpage/html seção de peixes ; http://www.nrm.se/ve/pisces/acara/cichpage.html guia de ciclídeos.

TFW - Sven, muito obrigado pelas suas informações e esperamos poder em breve ver o seu trabalho finalizado.
Sven - Obrigado. Continuem me mandando fotos de suas pescarias pois elas ajudam muito a verificar a distribuição do tucunaré no Brasil, e quem sabe, descobrir novas espécies.

NOTA DOS EDITORES: Dentro da sistematização dos peixes pelos biólogos, os tucunarés paca e açu da região amazônica são ambos classificados como Cichla temensis. De modo a judar os sistematas no estudo desses peixes, somos da opinião que deveria ser iniciado um tageamento (marcação) de todos os peixes pescados e soltos dos tipos paca e açu. Além de estimular a soltura do peixe, certamente em alguns anos saberemos um pouco mais sobre este grande campeão que é o tucunaré açu.

E UMA PERGUNTA
QUE TUCUNARÉ É ESTE AI NA MINHA MÃO?
Imagem

Imagem

Seria o TEMENSIS?
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Guilherme Vasconcellos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Abr 14, 2005 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Guilherme Vasconcellos » Ter Abr 26, 2005 9:27 am

Òtima entrevista...
Realmente este tucunaré está com um padrão de cores bem diferente, parece ter 4 listras verticais...
Respeito pelo peixe
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Abr 26, 2005 11:15 am

acho q eh um big yellow
Avatar do usuário
Fabian Bara Cardoso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1888
Registrado em: Ter Jan 25, 2005 8:57 pm
Cidade:

Mensagem por Fabian Bara Cardoso » Qua Abr 27, 2005 8:18 pm

Oga escreveu:acho q eh um big yellow

HEHEHE BIG YELLOW CHIFRUDO!!
PESCAR É ÓTIMO, AINDA MAIS NO MEIO DA SEMANA!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Qui Abr 28, 2005 1:57 pm

Tambem acho!!
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

...

Mensagem por José Zuanon » Seg Mai 02, 2005 9:49 pm

Na Pesca e CIA de Abril, tem um artigo "Aulas de Fly no Xingu" por Marco Valério, onde tem um "box" onde meu irmão, Jansen Zuanon, fala também alguma coisa a respeito da identificação dos Tucunas... :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Mai 02, 2005 10:03 pm

Havia visto a matéria e presumi que ele seria o teu irmão ... Ficou muito legal. Parabéns à ele ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Frederico Sattelmayer Jr
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 440
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 3:55 pm
Cidade:

Mensagem por Frederico Sattelmayer Jr » Sex Mai 20, 2005 6:46 pm

Rodrigofly escreveu:Tambem acho!!

O Rodrigão, aceitei vc no msn mais acho que so falaremos apos o dia 27 quanto volto de corumbáááá...tche...rs

Vo passa uma semana horrivel no rio paraguai...huahuahuahuahua
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Ter Mai 24, 2005 7:51 pm

Cara tucuna é muito f***, o que eu tenho no aquario matou uma tilapia que é o dobro do tamanho dele, quando jogo peixinho pra ele comer normalmente eu jogo 5 ele pega de 2 em 2 , e come todos, naum deixando pro meu jacunda....agora vou adquirir um bass....meu aqua vai ficar 11.
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Alex Roberto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 603
Registrado em: Ter Abr 12, 2005 9:28 pm
Cidade:

TIRANDO A DÚVIDA DO ZECA...

Mensagem por Alex Roberto » Ter Fev 21, 2006 5:43 pm

OLÁ AMIGOS DO CATERVA E OLÁ ZECA,
TIVE A OPORTUNIDADE DE CONVERSAR COM UM BIÓLOGO DO NATURATINS, FORMADO NA UNIVERSIDADE DE GOIÁS E O MESMO JÁ TRABALHA NO NATURATINS HÁ MAIS DE 5 ANOS E ELE ACOMPANHOU TODO O PROCESSO DE CAPTURA DE ANIMAIS E PEIXES DURANTE O REPRESAMENTO DA USINA DE LAGEADO. DURANTE ESTE TEMPO EM QUE ESTEVE ATUANDO NO TOCANTINS, SEGUNDO ELE NUNCA HOUVE UM CASO DE CAPTURA NEM PELOS FISCAIS E NEM POR PESCADORES, DE UM EXEMPLAR DE TUCUNARÉ AÇU NOS RIOS TOCANTINS E AFLUENTES. POIS SE O TOCANTINS TIVESSE ESTA ESPÉCIE, TERIA QUE TER NO RIO TOCANTINS, POR SER O RIO QUE DESEMBOCA NO AMAZÔNAS. MOSTRANDO A FOTO DO SEU TUCUNA, ELE ME CONFIRMOU O QUE EU JÁ SABIA, É UM TUCUNARÉ AZUL, PORÉM PELA ÁGUA EM QUE ESTAVA VIVENDO, ADIQUIRIU UMA COLORAÇÃO MAIS AMARELADA, MAS É BEM VISIVEL AS 5 LISTAS E NÃO 3 DO TUCUNARÉ AÇU.
VALEU,
ALEX.
Avatar do usuário
Leandro Couto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1079
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 10:12 pm
Cidade:

Mensagem por Leandro Couto » Qua Set 20, 2006 5:26 pm

Esse peixe da foto é um tucunaré-azul: 5 listras nitidas, "lágrimas" logo abaixo dos olhos. Azulão sem dúvida!!
Abraço
Leandro
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Sex Out 27, 2006 7:36 am

Leandro Couto escreveu:Esse peixe da foto é um tucunaré-azul: 5 listras nitidas, "lágrimas" logo abaixo dos olhos. Azulão sem dúvida!!
Abraço
Leandro
Concordo contg !! Tbm axo ser um baita azulão !!
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Gilson Braga
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2500
Registrado em: Qua Set 15, 2010 7:41 am
Cidade:

Re: SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O TUCUNARÉ

Mensagem por Gilson Braga » Qua Mar 16, 2011 11:07 am

Boa entrevista!!!
Imagem
Avatar do usuário
Thiago Ferrari Tissiano
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2234
Registrado em: Seg Jul 12, 2010 6:32 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Ferrari Tissiano » Qui Mar 17, 2011 12:53 pm

Não sabia que as "listras" do tucuna indicam sue nível se satisfação.... ... bem interessante!
PESCAR E SOLTAR SEMPRE!FISHING ADDICTED!
Avatar do usuário
Marcelo Oliveira
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 387
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 7:43 pm
Cidade:

Mensagem por Marcelo Oliveira » Ter Mai 17, 2011 8:24 pm

VALEU PELA MATERIA!
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”