Tucunaré...o mais esportivo dos peixes...

Mais um fórum pra falar de um peixe que é simbolo da pesca esportiva brasileira - O TUCUNARÉ. Aproveitem este espaço pra discutir tudo a respeito deste maravilhoso peixe.
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

sobre os 5 peixes

Mensagem por Shinji Haseyama » Seg Jun 18, 2007 11:44 pm

belo relato :wink:

Na minha opinião os 5 peixes mais esporivos do Brasil são:

Tucunaré Paca
Tucunaré Açú
Tucunaré Azul
Tucunaré Amarelo
Tucunaré Pitanga
:P :P :P :P :P :P :P :P :P
Alguém discorda?
Avatar do usuário
Cilmar - ZÓIO
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1409
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:07 am
Cidade:

Mensagem por Cilmar - ZÓIO » Ter Jun 19, 2007 5:46 pm

Fala Biguá, relato fantastico..

este peixe tambem é minha paixão, e como vc disse, tem momentos que ficam guardados em nossa memoria, que é fabuloso....

eta peixe fantastico

este ano estarei realizando meu sonho de pescar na Amazonia, se Deus deixar vou pegar uns bitelos de 10 kg....que pretenção a minha...rsrs

abraço
Pesque e Solte
Sempre!!!!

Imagem
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Qui Jun 21, 2007 4:12 pm

Show Fabrício ! Baita testemunho !! :D
Tomara que um dia eu poça realizar esse sonho de pescar no Amazonas !!
Os momentos devem ser totalmente impagáveis !!
Parabéns !
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Adão José dos Santos
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 126
Registrado em: Seg Jun 11, 2007 9:08 pm
Cidade:

Mensagem por Adão José dos Santos » Sáb Jun 23, 2007 11:40 am

Fiquei aliviado, pensei q só eu sofresse de "Mal"... ... é tudo. Já fui várias vezes na serra da mesa e a primeira pergunta que faço aos piloteiros da região.."como Eles estão pegando?"...e aí vem a resposta errada...no fundo e com isca viva....mas eu insisto...nada na isca de superfície? ...resposta errada novamente...nada...Mas viciado como sou de isca de superfície fico no meu barquinho o dia inteiro tentando e tentado....meus parabéns pelo relato...
Pescando e Preservando SEMPRE...
Avatar do usuário
EDMAR P ROMAN
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 272
Registrado em: Qua Dez 12, 2007 10:13 am
Cidade:

Mensagem por EDMAR P ROMAN » Qui Abr 10, 2008 8:46 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
SHOW DE BOLA FABRICIO,PARABÉNS PELA NARRATIVA,FAZ COM QUE TENHAMOS A SENSAÇÃO DE TER VIVIDO ESSES MARAVILHOSOS ATAQUES EM NOSSAS ISCAS.TAMBÉM SOU UM ETERNO APAIXONADO POR ESSE PEIXE.SOU UM PRIVILEGIADO,A VIDA ME PREMIOU COM UM EXEEMPLAR DESSE PEIXE COM 10,8KGS EM OUT/2004 NO RIO ABACATE .
ABRAÇOS DO PICAPAU.EHEHEHEHEHEH,SEJA BEM VINDO
PICA PAU

NASCIDO PARA PESCAR....
Marco A. Perrella
CALOURO
Mensagens: 26
Registrado em: Dom Out 28, 2007 8:21 pm
Cidade:

Mensagem por Marco A. Perrella » Seg Abr 21, 2008 11:13 am

Beleza de relatos pessoal...
Eu me lembro que acompanhava os programas do "Rubinho" e isso já faz muito tempo, não perdia um programa sequer cheguei até a gravar em VHS vários deles e muitos destes programas eram sobre a pesca do tucunaré, e eu sempre disse que um dia iria realizar o sonha de pescar este peixe. E para minha felicidade a primeira vez que fui, foi em Sud Menuci no Rio Tiete e quando o danado entrou em uma isca de meia agua, a emoção foi tanta que só de lembrar já me arrepia. Daí em diante me apaixonei pela pesca esportiva desta espécie, e depois disso já fui várias vezes para Panorama no encontro dos bocudos. Mas o sonho maior e ainda poder realizar a pescaria deste bicho em Serra da Mesa, ainda irei ao encontro deles lá..

abraço a todos
Marco A. Perrella - SBC.
Avatar do usuário
EDMAR P ROMAN
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 272
Registrado em: Qua Dez 12, 2007 10:13 am
Cidade:

Mensagem por EDMAR P ROMAN » Qua Abr 30, 2008 3:55 pm

maperrella escreveu:Beleza de relatos pessoal...
Eu me lembro que acompanhava os programas do "Rubinho" e isso já faz muito tempo, não perdia um programa sequer cheguei até a gravar em VHS vários deles e muitos destes programas eram sobre a pesca do tucunaré, e eu sempre disse que um dia iria realizar o sonha de pescar este peixe. E para minha felicidade a primeira vez que fui, foi em Sud Menuci no Rio Tiete e quando o danado entrou em uma isca de meia agua, a emoção foi tanta que só de lembrar já me arrepia. Daí em diante me apaixonei pela pesca esportiva desta espécie, e depois disso já fui várias vezes para Panorama no encontro dos bocudos. Mas o sonho maior e ainda poder realizar a pescaria deste bicho em Serra da Mesa, ainda irei ao encontro deles lá..

abraço a todos
OLÁ MAPERRELLA,TUDO BELEZA,TAMBÉM SOU DE SBCAMPO,E ESTOU SEMPRE PESCANDO EM SERRA DA MESA,ESTIVE LÁ EM MAR/08,VAMOS VOLTAR PRÁ LÁ MUITO PROVAVELMENTE EM JUN/08,QUALQUER COISA LIGUE,SERÁ UM PRAZER TER UM NOVO AMIGO DE PESCARIAS.
UM ABRAÇO...
PICAPAU....
PICA PAU

NASCIDO PARA PESCAR....
Avatar do usuário
Danilo Bueno da Cunha
ANZOL DE OURO
Mensagens: 511
Registrado em: Sáb Abr 19, 2008 9:20 pm
Cidade:
Contato:

pesca

Mensagem por Danilo Bueno da Cunha » Qua Abr 30, 2008 4:39 pm

Concordo com vc, até hj só pesquei tucunaré na pepresa de furnas mas la nunca vi nem ouvi falar de tucunaré de 5,6, 7 kg, o maior q peguei foi de 1.800 deu um trabalho rapaz. abraços a todos os amigos
lets go fiiiiish!!!
juninho gumieiro
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Jun 27, 2008 1:37 pm
Cidade:

Mensagem por juninho gumieiro » Seg Jul 21, 2008 2:19 pm

e ai fabricio... blz

Fabricio quando vc fisgou esse tucuna.... me fala mais de barcelos... vc vai 1 vez por ano...me fala do seu equipamento de pesca vara, linhas, vc usa lider qtas lbs... que isca de heliçe vc recomenda qts cm..., hoje vc acredita que diminuiu a matança de peixe em barcelos, hoje pela sua experiência qual o melhor local na pesca do tucunare...

forte abraço
Avatar do usuário
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 497
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fabrício Biguá » Ter Jul 22, 2008 11:58 pm

juninho gumieiro escreveu:e ai fabricio... blz

Fabricio quando vc fisgou esse tucuna.... me fala mais de barcelos... vc vai 1 vez por ano...me fala do seu equipamento de pesca vara, linhas, vc usa lider qtas lbs... que isca de heliçe vc recomenda qts cm..., hoje vc acredita que diminuiu a matança de peixe em barcelos, hoje pela sua experiência qual o melhor local na pesca do tucunare...

forte abraço
Opa Juninho...vlw...Dá uma olhadinha nesse link abaixo...Tem tudo aqui.
http://www.turmadobigua.com.br/phpbb3/v ... f=3&t=1458

:wink:
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Dom Jul 27, 2008 4:20 pm

Sempre bom ler esse texto maravilhoso... parabens!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Rodrigo F. Ferreira
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Nov 29, 2008 11:53 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo F. Ferreira » Ter Dez 02, 2008 2:49 pm

Que beleza de texto em Fabrício Biguá. Absolutamente sensacional.
Lourenço

Mensagem por Lourenço » Seg Dez 22, 2008 9:14 am

E ai Fabricio, blz!

Rapaz, já li este texto umas 10 x, e até agora fico arrepiado ao ler. Sou Guia de Pesca em Presidente Epitácio, e posso te falar com toda a verdade, vc esta certissimo ao falar que o Tucunaré é o peixe mais esportivo, tbém sou apaixonado pelos bocudão. Aqui em Presidente Epitacio/SP o maior que já capturei foi de 5,2 Kg, e lógico, o majestoso voltou para a água, tenho certeza que ainda vou voltar a capturar ele novamente, agora com seus 6 kg ou mais. Parabéns pelo relato.
Forte abraço e te espero para uma pescaria em Presidente Epitácio/SP.

Lourenço...
Avatar do usuário
Fabrício Biguá
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 497
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 2:19 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fabrício Biguá » Seg Dez 22, 2008 6:15 pm

Vlw Lourenço....

...escrevi esse texto há 3 anos e meio atrás...hehee....mas até hj o acho atual...a única diferença é hj sou ainda mais apaixonado ainda pelo peixe. :twisted:

Depois vou pedir o Nelsão para dar uma editada nele...tem muita vírgula "solta" no texto....hehee...

:wink:
Imagem

"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Avatar do usuário
Keiji Kanno
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Fev 28, 2009 9:55 pm
Cidade:

Mensagem por Keiji Kanno » Sex Abr 24, 2009 5:45 pm

grande Fabricio...
Cara onde vc pegou este tucuna ai...
Que monstro de tucuna...
abraços
Avatar do usuário
vagner rodrigues
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jun 01, 2009 12:33 am
Cidade:

Mensagem por vagner rodrigues » Seg Jun 01, 2009 7:16 pm

realmente so quem pescou o tucuna que sabe o peixe é 1000!!!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jun 02, 2009 8:08 pm

vagner rodrigues escreveu:realmente so quem pescou o tucuna que sabe o peixe é 1000!!!
Olá Vagner

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Por favor, informe a sua localização, cidade e estado.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Henrique Viotti
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 486
Registrado em: Dom Mai 03, 2009 7:55 pm
Cidade:

Mensagem por Henrique Viotti » Ter Dez 15, 2009 2:03 pm

Maravilha de relatoo,miuto bem escrito e e verdade
Tucunare e Tucunare.Abraços
Avatar do usuário
Henrique Viotti
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 486
Registrado em: Dom Mai 03, 2009 7:55 pm
Cidade:

Mensagem por Henrique Viotti » Ter Dez 15, 2009 2:03 pm

E recomendo para quem nunca pescou um
deses sempre tem a primeira vez para tudo...
Abraços
Alex Santin
ANZOL DE OURO
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Santin » Seg Jan 25, 2010 3:33 pm

meu encontro com esse bicho foi esse final de semana, e olha, é impressionante como vicia...

da pra acrescentar uma coisa ai, além de tudo é lindo.
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
Avatar do usuário
Marcelo Moreno
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 188
Registrado em: Ter Mar 02, 2010 6:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marcelo Moreno » Qui Mar 25, 2010 8:41 am

Incrível ! Me senti pescando um tucuna ! Parabens !
Avatar do usuário
Antonio C. Simões
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 114
Registrado em: Sáb Mar 20, 2010 6:26 pm
Cidade:

TUCUNARÉ O MAIS ESPORTIVO DOS PEIXES

Mensagem por Antonio C. Simões » Qui Abr 29, 2010 12:04 am

Ola!! Fabricio Bigua

Me cadastrei recentemente no Caterva e somente agora tive a
oportunidade de lêr o seu relato a respeito do Tucunaré, muito
bem descrito por você é pura verdade. Fiquei apaixonado por
este peixe maluco, quando pela primeira vez em 1996 fui pescar
em Pereira Barreto interior de São Paulo, la tive o primeiro contato
com esta maravilha e não parei mais, sempre indo em busca do
show que ele proporciona, até que no ano de 2001, fui pescar na
universidade do tucunaré a Amazonia onde os grandes exemplares
habitam e fazem disparar o coração. Acredito que não existe pescaria
que prende mais atenção do pescador do que esta, a cada arremesso
cria-se a expectativa da explosão, por mais atenção que prestamos,
sempre levamos um susto quando ele bate em nossas iscas, por isso
costumo dizer que: " TUCUNARÉ É SHOW " :lol: :lol:

" PESCAR E SOLTAR SEMPRE "

Forte abraço,

SIMÕES
Avatar do usuário
Rodolfo Barioni
NOVATO
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Mai 10, 2011 8:58 pm
Cidade:

Mensagem por Rodolfo Barioni » Dom Jun 12, 2011 10:27 pm

O TUCUNA É FERA!!!!!!!!!!

BELO RELATO FABRÍCIO!!!PARABÉNS
R.BARIONI
Avatar do usuário
Rogerio H. Domingues
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 80
Registrado em: Qui Fev 02, 2012 6:18 pm
Cidade:

Mensagem por Rogerio H. Domingues » Qua Ago 15, 2012 8:36 pm

parabéns bigua lindas palavras
acredito que todos os que leram se sentiram com um tucuna na linha
Avatar do usuário
Rodrigo Bezerra
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Set 08, 2012 8:53 pm
Cidade:

Re: Tucunaré...o mais esportivo dos peixes...

Mensagem por Rodrigo Bezerra » Qui Set 13, 2012 6:20 pm

Fabrício Biguá escreveu:Outro dia estava lendo um tópico, em outro fórum, sobre quais seriam os 5 peixes mais esportivos do Brasil (peixes de água doce)...

Várias respostaS apareceram, entre elas, o pacú, os surubins, dourados, tucunarés, basses, etc..etc..etc...
Depois de refletir um pouco, resolvi fazer um relado sobre o peixe q considero o mais esportivo do Brasil...

O Tucunaré....

Em minha primeira pescaria no Rio Negro, eu conheci um cara q chega a pescar durante 4/5 meses por ano no Brasil (o cara é norte americano)...tudo na Amazônia... ...O cara é um tarado por pesca esportiva... ...O tio dele conhece o mundo todo, sendo o atual recordista de Tarpon... ...Inclusive, vive em busca da quebra do seu record.... ... voltando a esse conhecido...Ele só pesca tucunarés... ...apesar de conhecer todos os bons rios do Brasil (Teles Pires, Juruena, o Pantanal, São Francisco, etc...Só não conheçe a Serra da Mesa, e o Araguaia...hehhehee)...ele não consegue "enxergar" outro peixe, senão, o Tucunaré...
Em nossa primeira conversa, eu pensei q o cara fosse doido...afinal, pescar outros peixes tb é muito bom...mas fiquei calado, e aceitei a sua opinião...afinal, cada um pensa como quer...
Pesquei os grandes tucunas por 8 dias...e peguei a "Síndrome do Americano Maluco"... ...

Eu, apesar de conhecer o Acú, o Paca, e o Borboleta, naquela viagem, já era um apaixonado pelos TUCUNARÉS... ...Na minha região, CO, o Lago de Serra da Mesa, Lago do Canabrava, o Rio dos Macacos, Paranã, Xingu, e outros... ...já nos presentiavam com bons exemplares...mas os olhos vermelhos dos Tucunarés do Norte são únicos...

Hj, tenho o Lago do Canabrava como o 2º melhor ponto de Tucunarés do Brasil, perdendo apenas para a região de Barcelos... ...Vi uma foto de um belíssimo Azul com 6,5Kg...ferrado neste lago... ...Pensava, inclusive, q os Azuis não atingiam todo este tamanho... ...Meu objetivo atual é ver um de perto.
Pesquei neste lago 03 vezes este ano, e não consegui pegar tucunas com mais de 63cm de comprimento, e 4 Kg de peso... ...mas a verdade é q me tornei um fanático pelos brutos... ...e se sobra um tempo... ...tudo indica, vou pescar, lá.

Pra quem nunca ferrou um tucuna, e na superfície...saiba q é a melhor cena q um pescador esportivo possa ver (na minha opinião)...a porrada de um peixinho de 1Kg...já dispara o coração, faz os joelhos tremerem, e fica registrado na memória como uma fotografia.... ... imagina um de 10/11Kg????
O peixe é "velhaco", mas na hora q ele resolve "pegar" a isca artificial, nada o impede...seja barulho, movimento, cor, etc... ...nada o impede...Os primeiros 30s são de total explosão....

Os ataques tb são únicos e diversos.... ... o peixe ataca lentamente, a isca vem "surfando" na "onda" de sua testa... ...o peixe literalmente parece estar "cheirando" a isca... ...Só depois de 2 ou 3 segundos eternos, vem o ataque fuminante... ...Quem já viu esta cena certamente saberá do que estou falando.
Quando o peixe ataca rapidamente.... ... isca simplesmente desaparece aos nossos olhos... ...Como num passe de mágica... ...PLIM!!!... ... a carretilha começa a perder linha....
E o risco na flor dágua???Em frações de segundos o lombo do bruto levanta uns 2mm da superfície da água... ...e POWWW... ...O pescador só tem certeza q realmente é o tucunaré depois da porrada...
Noutros, o peixe sai totalmente/parcialmente fora d'água... ...mostrando sua brutalidade e esportividade. O ataque pode vir de qualquer ângulo... ...seja por trás, pela frente, ou pelos lados...
E, por quantas vezes, ficamos com cara de otário ao termos a isca "cuspida" pra cima?!?!O peixe dá uma rabada, ou cabeçada, sei lá, a verdade é q a isca é jogada para o alto como numa demostração de gozação com a cara do pescador.

As técnicas para capturá-lo também são diversas... ...várias cores de iscas, vários trabalhos, etc... ...mas a verdade é q o peixe pode atacar a qualquer momento... ...em qualquer isca, em qualquer cor... ...e em qualquer trabalho...
Vale lembrar q não existe tamanho de isca para o Tucunaré...Ele consegue atacar iscas do seu tamanho, como se isso, não fizesse a menor diferença.

A adrenalina começa a correr nas vêias já na escolha do lugar onde será lançada a isca... ...E, quando esta, acerta a "casa" do peixe... ...o silêncio toma conta do cenário, os parceiros no barco, e o piloteiro mais experiente da região, com 20 anos fazendo aquilo, também ficam apreensivos e adrenalizados... ...tudo, na esperança de ver a porrada do peixe... ...Todos, em qualquer lançamento, em qualquer lugar do rio ou lago, e em todos os arremessos, imaginam: "SERÁ ESTE O GIGANTE???"... ... q não tenhamos a menor intenção de capturar o recorde... ...Somos indagados em todos ataques...

A escolha do material para fisgá-lo é uma terapia, e requer cuidados... ...O peixe não é resitente...mas nos 100m rasos é recordista... ...Todo o equipamento é exigido ao máximo...Vários pescadores perderam o seu recorde pessoal, por subestimarem o Tucunaré....Depois q ele coloca a linha nas costas, nada segura sua explosão... ...A efetiva fisgada de vara, vem apenas depois da sua primeira parada para renovar o fôlego... ...antes disso, nem adianta tentar fisgar, a vara tem tudo para quebrar, o snap e garatéias abrirem, ou a linha partir.

O enquadramento para a fotografia, e a devolução do peixe ao rio, são tão emocionantes quanto a fisgada. O prazer de ver o peixe sendo solto, para q possa proporcionar a mesma emoção a outros pescadores, é uma constante...
A cena, que nunca sairá de nossas mentes, fica agora, registrada em um pedaço de papel, como se fosse um troféu...Inclusive para servir de prova, aos q não acreditam q tal esportividade exista em uma pescaria.

Ai fica o relato de um pescador esportivo fascinando por um peixe chamado TUCUNARÉ...

Aqui um pequeno vídeo demonstrando o q o tucunaré amazônico é capaz de fazer. Vale a pena ver.

<object><param></param><param></param><embed></embed></object>

Abraços...

Caraca Fabricio, cheguei a arrepiar aqui com seu relato... muito bom!!
Responder

Voltar para “- TUCUNARÉ -”