5 espécies válidas de tucunaré
- Leandro Mayo
- ANZOL DE PRATA
editado
Editado pela última vez por Leandro Mayo em Dom Jul 09, 2006 2:47 am, em um total de 1 vez.
- Fabrício Biguá
- ANZOL DE PRATA
Eu achei péssima...hehee...como sempre, os americanos na nossa frente...
Existem muito mais de 5 espécies "válidas" de tucunaré.... ....
kd o azul, o fogo, o pitanga, o preto, e tantos outros?????
No aeroporto de Manaus e de Barcelos tem vários cartazes solicitando informações de pescadores, q por ventura, tenham pego algum tucuna taqueado (marcado) pelos biólogos americanos....ou seja...os caras comandam até os nossos peixes...
Existem muito mais de 5 espécies "válidas" de tucunaré.... ....
kd o azul, o fogo, o pitanga, o preto, e tantos outros?????
No aeroporto de Manaus e de Barcelos tem vários cartazes solicitando informações de pescadores, q por ventura, tenham pego algum tucuna taqueado (marcado) pelos biólogos americanos....ou seja...os caras comandam até os nossos peixes...
"Eduquem as crianças de hoje para não castigar os adultos de amanhã..."
Fabrício, essa pesquisa com tucunarés lá de Barcelos não são de americanos não...ou melhor, em partes. O coordenador é o Dr. Bruce Foosberg, ele é canadense, mas está no Brasil a muito tempo. É pesquisador do INPA. Um dos executores foi um aluno dele de doutorado, Mario Thomé, que trabalha no IBAMA-Provárzea em Manaus. Tem mais dois alunos de mestrado e de iniciação científica envolvidos, e também o dono do rio Negro lodge, que dá todo o suporte logístico.
Esse trabalho já tem resultados muito interessantes. Quem sabe algum dia consigo mostrá-las pra vcs, em algum evento ou torneio. Abraços!!
Esse trabalho já tem resultados muito interessantes. Quem sabe algum dia consigo mostrá-las pra vcs, em algum evento ou torneio. Abraços!!
- Claudio Amaral
- ANZOL DE BRONZE
Vi no site pescaki um post do Fabrício Biguá datado de 4 de janeiro de 2007 que mostra 15 espécies de tucunaré.
O fato é que cada rio da amazônia tem um tucunaré ligeiramente diferente. Pode ser só adaptação que os não biólogos não percebem mas podem ser sub espécies. Mas tenho certeza que 15 é no minimo o numero de espécies deste maravilhoso peixe.
Claudio
O fato é que cada rio da amazônia tem um tucunaré ligeiramente diferente. Pode ser só adaptação que os não biólogos não percebem mas podem ser sub espécies. Mas tenho certeza que 15 é no minimo o numero de espécies deste maravilhoso peixe.
Claudio
- Eric Carreras
- GARATÉIA DE PRATA
Existem cerca de 14 espécies de tucunaré, entre as quais:
Cichla ocellaris (amarelo) [1]
Cichla temensis
Cichla monoculus
Cichla orinocensis
Cichla intermedia
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucunar%C3 ... .C3.A9cies
Cichla ocellaris (amarelo) [1]
Cichla temensis
Cichla monoculus
Cichla orinocensis
Cichla intermedia
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucunar%C3 ... .C3.A9cies
-
- ANZOL DE OURO
- NOVATO
Eu sou novo aqui no forúm e gostaria de dar minha opinião, bom eu faço Biologia embora nao tenho tanta experência, até onde eu sei nao se pode afirmar q existe 15 espécies de tucunaré tudo o q é feito é uma estimativa estatística da possível existência dessas espécies. Essas estimativas são baseadas em alguns conhecimentos básicos sobre diversidade ecológica do local( como levantamento de fauna e flora aquática predominante e condições quimica e física da água), tamanho da área estudada entre outras. Uma coisa importante é q determinar o numero de espécies não é simplesmente descrever a estruturas corporeas do animal como coloração forma do corpo entre outras, a forma mais precisa para isso seria fazer o sequenciamento genético de uma espécie e comparar com a outra por meios moleculares. É por isso q apesar de distintas as características externas do paca e do açú, eles são da mesma como msmo foi dito acima podem até constituir uma sub espécie, a grosso modo entende-se de subespécie aqueles indivíduos de mesma espécie com características morfológicas distintas mas q se forem submetidos a cruzamento entre eles todos seram férteis,ou seja, subespécie é igual a raça.
abraçoss
abraçoss
- NELSON MACIEL
- GARATÉIA DE VIBRANIUM
- Estado: PR
- Contato:
Olá Amigorenandaze escreveu:Eu sou novo aqui no forúm e gostaria de dar minha opinião, bom eu faço Biologia embora nao tenho tanta experência, até onde eu sei nao se pode afirmar q existe 15 espécies de tucunaré tudo o q é feito é uma estimativa estatística da possível existência dessas espécies. Essas estimativas são baseadas em alguns conhecimentos básicos sobre diversidade ecológica do local( como levantamento de fauna e flora aquática predominante e condições quimica e física da água), tamanho da área estudada entre outras. Uma coisa importante é q determinar o numero de espécies não é simplesmente descrever a estruturas corporeas do animal como coloração forma do corpo entre outras, a forma mais precisa para isso seria fazer o sequenciamento genético de uma espécie e comparar com a outra por meios moleculares. É por isso q apesar de distintas as características externas do paca e do açú, eles são da mesma como msmo foi dito acima podem até constituir uma sub espécie, a grosso modo entende-se de subespécie aqueles indivíduos de mesma espécie com características morfológicas distintas mas q se forem submetidos a cruzamento entre eles todos seram férteis,ou seja, subespécie é igual a raça.
abraçoss
Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.
Pelas regras da Caterva, solicitamos que cada usuário utilize como Nome de Registro, seu nome próprio e evite a utilização de apelidos ou nick names. Informe seu nome e sobrenome para que eu possa fazer as modificações exigidas.
O Avatar deve mostrar a foto do pescador. Se você tiver problemas para postar o Avatar, envie a foto no tamanho original para meu e-mail, nelsonmaciel@uol.com.br , que eu providencio os ajustes e a sua colocação.
Por favor, informe a sua localização, cidade e estado.
Veja nossas normas de participação :
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136
Obrigado
Nelson Maciel
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
- Renan R. Martins
- NOVATO
- GARATÉIA DE VIBRANIUM
- Estado: PR
- Contato:
Me informe teu sobrenome para que eu possa fazer a alteração.renandaze escreveu:ok tudo bem !!! bom meu nome é Renan estou na cidade de Uberlândia MG !!! tenho uma dúvida como ja criei meu nome de usuário como renandaze como faço agora ? é possível mudar para Renan ?
abraços
Nelson Maciel
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.