SAICANGA I - Introdução

Este pequeno e valente peixe esportivo é um dos grandes desafios de nossas águas. Depois do tratado escrito pelo nosso Amigo Rubens, a Saicanga merece um espaço próprio. Até que o conteúdo do site seja implantado, aqui será a nova morada deste pequenpo notável.
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

SAICANGA I - Introdução

Mensagem por Rubens Gorben » Qua Ago 02, 2006 2:23 pm

Bom...

Bom dia...!

Atendendo a sugestão do amigo Wagner de Curitiba, vou tentar escrever algo sobre as saicangas... Mesmo porque os jacundás são especialidade do Eloy e eu não me meteria com eles, já que obtive mais fracassos que êxitos em sua pesca.

O que acho legal no desenvolvimento da pesca esportiva em torno destes espécimes é que eles podem contribuir para uma pausa na pressão de pesca sobre outras espécies como o tão afamado robalo.

Por ser uma pescaria mais dinâmica e movimentada, já que o cardume não fica parado e os indivíduos são extremamente ariscos, conseguimos conciliar, várias modalidades juntas num único esporte, pois se vai perseguir saicangas, se prepare para caminhadas em charcos, em capins flutuantes, subir e descer morros e matas semifechadas; campos com cobras e acima de tudo; duras caminhadas de retorno.

Acredite, uma boa tarde de pesca dedicada a estas danadas, pode render, desde um treking pesado até um arborismo, na boa, sem falar da hidroginástica e seções infinitas de caminhadas, silencio e observação da água.

Acredito que meus amigos não me deixarão sozinho, quando eu disser o seguinte: Se quiser tranqüilidade vou pescar embarcado, tirando o “porém” do forte sol na cabeça, podemos parar para o lanche, você fica sentadinho e só se preocupa em ajustar o barco para ficar numa posição ainda mais agradável, sem falar que consegue ser muito mais ágil e se deslocar entre diversos pontos de pesca em uma manhã.
Se quiser um pouco mais de ação, vou pescar saicangas e jacundás... Os peixes são imensamente menores, mas voltamos pra casa cerca de três quilos mais magros. (para mim ao menos, este último, já é um forte e argumento), sem falar que às vezes, você chega em locais onde diz a si mesmo:

– Eu sei que tem um peixe aqui, e eu vou tirar ele daqui. (mesmo porque você já está muito cansado para ir em frente, ou existem obstáculos que te empeçam de continuar).

Aqui, neste relato-matéria que começa hoje, vou ser breve, para não me tornar tão cansativo como na matéria que fiz sobre os Mugilidaes ou tainhas; (Texto que não foi lido por muitos colegas por terem julgado-o muito longo e cansativo, mas não se enganem, é repleto de informações importantíssimas para quem pretende perseguir aquela espécie).

Para encurtar este, vou direto a um relato que escrevi há algum tempo atrás, que me leva ao momento em que me apaixonei definitivamente por este peixe. E tenho certeza que irá deixa-los tão curiosos e fascinados como um relato de pesca a salmonídeos.

O que irá se seguir nas próximas semanas, será:

Um capítulo semanal sobre as saicangas, que será finalizado com patterns das melhores moscas para sua captura na minha opinião.

Abraços e boa leitura

SAICANGA

Imagem

Epílogo:

Final de inverno.

Mesmo sem wader, não resistimos ao convite que o rio nos fazia, então, sem titubear, adentramos suas corredeiras, praticamente desnudos para aquela situação de pesca. Apenas eu e a Condessa. Intentávamos alguns espécimes de pequeno porte e não imaginávamos o que o destino nos reservara para aquela tarde.

O vento frio açoitava e fustigava tudo ao redor, era pouco provável que algum ictio se levantasse ou saísse de sua toca naquele dia. Em certa altura, me senti o único ser vivo por ali. Mas a condessa era insaciável e tomava minha mão delicadamente ao passo que estendia sua doce seda ao ar. Dezoito metros de percurso, suavemente descritos, nossa mosca pousava brandamente na margem oposta, a fim de derivar falsa e indefesa corrente abaixo em busca de vorazes caracidaes.

Aquele definitivamente não era nosso dia. Ao final de mais um “Dead-drift”, ouvimos uma forte batida na água ao meio da corredeira. Ilusão? Pensei eu.

Mas a condessa neste momento exigiu sua especialidade e me pediu uma ninfa de zigóptera. Prontamente a atendi; rapidamente troquei o tippet 7X por um 4X, praticamente reduzindo meu leader pela metade, mas deixando-o mais equilibrado para a nova mosca; que trazia consigo como estigma, um lastro.

Sabíamos, porém, que havia somente uma chance em um milhão de haver algum peixe comendo por ali naquela circunstancia climática e uma chance menor ainda de haver mais que um exemplar.

Súbito, fui surpreendido por minha companheira de pesca que se atirou certeira, “up-stream”, a uns 10 pés acima do ponto da provável batida. A ninfa derivava e eu podia senti-la chocando-se contra as pedras ao fundo do rio; ao passo em que eu recolhia o excesso de seda que se acumulava em minhas pernas. Já sem esperanças de capturar um peixe, tencionei a linha em um curto “roll” a fim de preparar a linha para executar um “pick-up” descente antes do novo arremesso. Quando fui tomado de surpresa. Não posso dizer que vi alguma coisa, quando dei por mim, um torpedo prateado se lançava velozmente contra a correnteza, dei graças ao tippet reforçado que escolhemos, pois aquele animal era realmente forte e destemido, além de se mostrar pouco propenso a fazer amigos.

Com pouca linha fora da Condessa, contive meus movimentos e forcei um pouco a linha para provocar um salto.

Jamais esquecerei o que vi e vivi naquele momento.

O peixe saltou somente para me olhar nos olhos, queria ver a face de seu algoz, me assustei por ver naquele riozinho estreito, com cerca de quarenta a cinqüenta centímetros de profundidade; um animal de tal estirpe. Saltara glorioso, com as nadadeiras abertas e douradas, seu flanco prateado refletia todo o ambiente como se fosse um espelho composto por milhares de pedacinhos de vidro, seus olhos fixos e sem expressão me convidavam ao combate.

De um susto, escorreguei e soltei um pouco de linha. O gladiador então teve espaço em sua arena. Eu era o invasor e a presa naquele momento.

Sem ação, deixei que minha companheira conduzisse a peleja, mas o que é uma dama frente a uma força da natureza?

Apenas admirávamos sua dorsal rasgando a água, decidido a nos fazer fracassar e a nos ensinar a não se meter com ele.

Que peixe fascinante!
Que luta explosiva!
Que saicanga impressionante!

Levou consigo, corrente acima toda a nossa ansiedade. Estávamos pescados.

Abraços e até a semana que vem.
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Garcia Guarujá
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2687
Registrado em: Sex Mar 31, 2006 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Garcia Guarujá » Qua Ago 02, 2006 2:41 pm

SHOOOWWW!!!!!!
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Qua Ago 02, 2006 3:37 pm

Rubens...simplesmente Show o seu relato!!!


Vai pro meu arquivo pessoal.


Abração


Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Guilherme Vasconcellos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Abr 14, 2005 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Guilherme Vasconcellos » Qua Ago 02, 2006 4:04 pm

Pra variar um show de texto, como todos do parceiro Rubens, (pra registro, li sim o seu sobre os mugilídeos, só não comentei).
Acho que textos como este é que elevam o nível do melhor Forum de pesca do Brasil...
Dalhe Caterva!!
Respeito pelo peixe
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qua Ago 02, 2006 4:11 pm

Muito bom !!! muito bom mesmo !!!
Avatar do usuário
Manga
ANZOL DE OURO
Mensagens: 743
Registrado em: Ter Nov 22, 2005 7:21 am
Cidade:

Mensagem por Manga » Qua Ago 02, 2006 4:44 pm

Beleza de texto Rubens!!! Parabéns...
"O SEGUNDO MAIOR PRAZER DA PESCARIA É SOLTAR O PEIXE"
Avatar do usuário
Nilson Assolari
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 397
Registrado em: Dom Out 16, 2005 8:52 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Nilson Assolari » Qua Ago 02, 2006 4:55 pm

Texto inspirador! Muito bom.
Sds,
Nilson Assolari
Avatar do usuário
Hugo Andre Ravaneda
ANZOL DE OURO
Mensagens: 921
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 3:16 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hugo Andre Ravaneda » Qua Ago 02, 2006 5:19 pm

Rapaz, q q isso!?!?!? Esse texto é digno do prêmio NOBEL... rs... parabéns Rubens... espero q continue nos presenteando com estas maravilhas q vc escreve...
PESCADÔ DE LOBÓ!!!

PROCURA-SE!!!

Uma boa mulher que saiba limpar e cozinhar peixes. Que possa catar minhocas e que seja proprietária de um barco com motor.

Obs: Interessadas enviar fotos do BARCO e do MOTOR.

Abção!!!
Avatar do usuário
Rafael Durrégui
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2284
Registrado em: Dom Set 25, 2005 9:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Durrégui » Qua Ago 02, 2006 5:29 pm

Eita ... oq dizer ??
Parabéns né !!
Ainda bem que semana que vem pelo menos tem mais !!
:lol: :lol:
Avatar do usuário
Fabian Bara Cardoso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1888
Registrado em: Ter Jan 25, 2005 8:57 pm
Cidade:

Mensagem por Fabian Bara Cardoso » Qua Ago 02, 2006 5:35 pm

O NEGOCIO TAS FICANDO PROFISSIONAL, PARABÉNS!!
PESCAR É ÓTIMO, AINDA MAIS NO MEIO DA SEMANA!!!
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Ago 02, 2006 6:42 pm

O Rubens está de sacanagem comigo!

Estou com um texto praticamente pronto sobre saicangas, só falta revisar e inserir as fotos.

Mas ele postando um texto bão assim, vai inviabilizar a minha tentativa de vender o meu texto. hehehehehe.

depois que revisar eu posto o meu, vou tentar postar antes de sexta, mas esta semana tá braba.

Mas já aviso que o meu fala em termos gerais de leitura do rio, o que a saicanga ataca e como.

Rubens, faltou umas fotos das tais moscas. E da Condessa.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Qua Ago 02, 2006 7:31 pm

Show mesmo! Se não tá de brincadeira hein Rubão!
Ficarei ansiosamente aguardando o próximo...
Abraço,
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Qua Ago 02, 2006 7:56 pm

E.Labatut escreveu:O Rubens está de sacanagem comigo!

Estou com um texto praticamente pronto sobre saicangas, só falta revisar e inserir as fotos.

Mas ele postando um texto bão assim, vai inviabilizar a minha tentativa de vender o meu texto. hehehehehe.

depois que revisar eu posto o meu, vou tentar postar antes de sexta, mas esta semana tá braba.

Mas já aviso que o meu fala em termos gerais de leitura do rio, o que a saicanga ataca e como.

Rubens, faltou umas fotos das tais moscas. E da Condessa.
ô meu velho... Belezinha????
com essa nossa comunicação nem parecemos vizinhos (hahahahahaha)
vou me concentrar somente nas saicangas, e meu trabalho será mais voltado ao fly.
Acredito que o seu deva ser mais voltado aos equipos UL...
como tenho muito material aqui a respeito delas, vou postar em capítulos, e os finais serão a cerca das melhores montagens para pescá-las de fly.

Estou aguardando é seu documentário sobre os jacundás, isso sim...

abração e até mais.
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Ago 02, 2006 8:15 pm

Rubens Gorben escreveu:ô meu velho... Belezinha????
com essa nossa comunicação nem parecemos vizinhos (hahahahahaha)

Estou aguardando é seu documentário sobre os jacundás, isso sim...
Pois é... num nos falamos mais, pescar então tá difícil... as minhas próximas tardes livres serão procurando um apertamento que caibam os meus móveis e que seja mais barato do que aqui.

Temos que aproveitar este friozinho pra fazer uma lasanha com um vinho, antes que esquente. Que tal sexta-feira? Você faz a lasanha eu levo os vinhos?

Quanto ao texto, bom eu comecei pelas saicangas, mas agora que li o seu e me dei conta do tamanho do meu também vou postar em partes, daqui a pouco sai a primeira parte (pode contar aí... 60 minutos no máximo). Não pretendo postar relatos, talvez só um de uma pescaria que ainda vai ocorrer. hehehe.
Preciso ir fazer mais fotos de saicangas, tenho poucas aqui.

Té mais.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Qua Ago 02, 2006 9:24 pm

E.Labatut escreveu:
Rubens Gorben escreveu:Temos que aproveitar este friozinho pra fazer uma lasanha com um vinho, antes que esquente. Que tal sexta-feira? Você faz a lasanha eu levo os vinhos?
eu aceito... porém, tem que ser aqui em casa... os motivos ce já sabe né???

1 - tô sem carro...
2 - A Mariana anda meio chatinha... e vai querer brincar de afiar as unhas com o Calvin... as unhas dele é claro...

considere-se um homem lasanhado para sexta feira as 20:00 no máximo.

abração
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Ago 02, 2006 9:36 pm

Rubens Gorben escreveu:
E.Labatut escreveu:
Rubens Gorben escreveu:Temos que aproveitar este friozinho pra fazer uma lasanha com um vinho, antes que esquente. Que tal sexta-feira? Você faz a lasanha eu levo os vinhos?
eu aceito... porém, tem que ser aqui em casa... os motivos ce já sabe né???

1 - tô sem carro...
2 - A Mariana anda meio chatinha... e vai querer brincar de afiar as unhas com o Calvin... as unhas dele é claro...

considere-se um homem lasanhado para sexta feira as 20:00 no máximo.

abração
Ok, levo 2 tintos e uma coca-cola, serve ou quer uma cervejinha também?
Mais alguma coisa?
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Gustavo Zagato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Jul 24, 2005 10:10 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo Zagato » Qua Ago 02, 2006 10:37 pm

Muito bom o texto rubens...

Claro, bacana, fácil de ler e etc...

Aquela montana "Dubbing" com bead head de Ausentes (lembra ?!) me rendeu duas trutinhas a algumas semanas !!!

Até mais !
Gustavo Zagato
-----------------------------
http//voodamosca.blogspot.com
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Qua Ago 02, 2006 11:37 pm

jgzr escreveu:Muito bom o texto rubens...

Claro, bacana, fácil de ler e etc...

Aquela montana "Dubbing" com bead head de Ausentes (lembra ?!) me rendeu duas trutinhas a algumas semanas !!!

Até mais !
Obrigado Gustavo.
Não sei se vale dizer que "lingua Portuguesa" sempre foi meu ponto fraco na escola... mas devagar, e com o hábito, vamos nos acostumando a escrever.
Tento montar os textos para que as pessoas se sintam no local... com o peixe na linha e as roupas molhadas... não é fácil... mas vamos tentando.

adoro aquela montagem de montana que fiz pra vc... ela é realmente muito legal e segura muitas bolhinhas de ar consigo embaixo da água, dando um efeito de branqueas trabalhando... numca mais montei com chenile.... (só quando faço encomendas) as minhas são todas em dubbing.

abração
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Qui Ago 03, 2006 12:01 am

Maravilhoso o texto, simplismente show ! Há alguns momentos nas pescarias que nós guardamos eternamente em nossas memórias...
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qui Ago 03, 2006 8:55 am

Eu havia lido esse tópico, e não fiz comentários.... fiquei só remoendo....
Aí li o texto do Eloy... fiz apenas um breve comentário... e voltei neste post...

Dois textos impecáveis. Que na minha opinião deverão fazer parte do site Caterva, e não só do forum.
Enquanto o site não fica pronto, acho que poderia assim que os textos forem saindo, criar-se um link que nos leve a seção "peixes esportivos" e que seja aberto um topico especial, como existe o tucunaré e o black bass.
Os primeiros capitulos dos dois estão ótimos. O seu Rubens está "romanceado" de uma forma gostosa de se ler, e o do Eloy está bem "científico" sem se tornar enfadonho e complicado.
Os dois textos são um verdadeiro "brinde"
SAÚDE COMPANHEIROS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Qui Ago 03, 2006 9:09 am

obrigado Zuanon.

acabei de posta a segunda parte. ela é mais dinâmica e mais voltada a experiencias e observações pessoais, com uma boa dose de "achismo"...
tento ressaltar a emoção das "descobertas" que vivi com este peixe.

gosto de textos que transportem o leitor até o local da pescaria, este é meu estilo. Vou tentar continuar por este caminho pois parece que é uma receita boa. Noitei que alguns pescadores cobram um lado mais "poético" nos relatos, (como abordado no tópico das revistas de pesca)

abração e uma ótima semana
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Ago 03, 2006 12:36 pm

... Show ...
Sem mais palavras ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Luiz Carlos de Abreu
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5948
Registrado em: Ter Set 06, 2005 9:18 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Carlos de Abreu » Qui Ago 03, 2006 1:40 pm

Rubens texto que nos coloca no local e na situação...parabéns


Abreu
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qui Ago 03, 2006 3:00 pm

José Zuanon escreveu:Eu havia lido esse tópico, e não fiz comentários.... fiquei só remoendo....
Aí li o texto do Eloy... fiz apenas um breve comentário... e voltei neste post...

Dois textos impecáveis. Que na minha opinião deverão fazer parte do site Caterva, e não só do forum.
Enquanto o site não fica pronto, acho que poderia assim que os textos forem saindo, criar-se um link que nos leve a seção "peixes esportivos" e que seja aberto um topico especial, como existe o tucunaré e o black bass.
Os primeiros capitulos dos dois estão ótimos. O seu Rubens está "romanceado" de uma forma gostosa de se ler, e o do Eloy está bem "científico" sem se tornar enfadonho e complicado.
Os dois textos são um verdadeiro "brinde"
SAÚDE COMPANHEIROS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Zuanon, estou sem palavras pra agradecer.
Tento escrever como naquele e-mail que circulou a pouco tempo (acho que não postei aqui, vou procurar depois), sobre a divulgação do conhecimento... tem diversas maneiras de se dizer a mesma coisa, tento ser o mais claro possível (e o menos chato também).

por hora aceite o meu sincero: obrigado.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Fábio Gessullo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4403
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 7:07 pm
Cidade:

Saicanga

Mensagem por Fábio Gessullo » Sex Ago 04, 2006 9:20 pm

Palavras escolhidas à dedo ... nota 10 !!!
Fábio Gessullo

"Eventually all things merge into one ... and a river runs through it ... I am haunted by waters"

Imagem
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Sáb Ago 05, 2006 12:18 pm

Rubens, muito bom parabéns.

Abraço!

Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Gilberto Almeida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 147
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 12:11 am
Cidade:

Mensagem por Gilberto Almeida » Sáb Fev 16, 2008 3:54 pm

Eu me senti homenagiado com esse relato, eu ao contrário da maioria dos pescadores, amo os pequenos peixes e costumo andar durante dias acampando e desbravando pequenos rios com meu material UL e ao contar minhas aventuras, não raramente, as pessoas me olham sem entender o que me motiva a ir tão longe por tão pouco(para eles), mas creio que quem ler este relato vai conseguir entender melhor esse chamado que de tempos em tempos me alicia a buscar esses pequenos valentes. Esse tipo de pescaria nos dá alegria independente de ter peixe, pois geralmente o cenário é lindo, a aventura é fantástica e se tem peixe tudo fica perfeito demais, nem parece verdade.
Creio que seja esse o verdadeiro espirito da pesca, onde o melhor pescador não se mede pelo tamanho do peixe ou quantidade, mas sim pelo seu espírito de aventura, pela sua técnica, percepção do ambiente e integração ao mesmo, esforço, paciência e perseverança.
Perto de muita água tudo é feliz
Responder

Voltar para “- SAICANGA -”