Saicanga = peixe-cachorro? (Me respondam, mineiros!)

Este pequeno e valente peixe esportivo é um dos grandes desafios de nossas águas. Depois do tratado escrito pelo nosso Amigo Rubens, a Saicanga merece um espaço próprio. Até que o conteúdo do site seja implantado, aqui será a nova morada deste pequenpo notável.
Avatar do usuário
Guilherme Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2503
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 3:08 pm
Cidade:

Saicanga = peixe-cachorro? (Me respondam, mineiros!)

Mensagem por Guilherme Morais » Ter Dez 19, 2006 4:18 pm

Nunca nem tinha ouvido falar nesse nome, saicanga, antes de entrar para o Caterva... Quando eu vi fotos, reconheci o peixe, mas como peixe-cachorro. Pelo menos no interior de MG ele é conhecido assim...

É o mesmo peixe? Em que ambientes eu consigo pescá-lo?

Lembro que quando eu era moleque, uns empregados da fazenda do meu pai armavam redinhas pra pegar lambaris e sempre caía um ou outro peixe-cachorro, mas nunca apareceu um no meu anzol... rs

Abraços!
Avatar do usuário
Jose Silverio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 2:21 pm
Cidade:

Mensagem por Jose Silverio » Sex Fev 16, 2007 2:42 pm

Guilherme, moro no Esp. Santo mas sou oriundo de Minas Gerais. Em minha terra natal, Lagoa da Prata, na belissíma lagoa que dá nome à cidade, antigamente era comum o peixe-cachorro. Também o reconhecí vendo as fotos nas matérias. Na internet tem matérias de pescadores pescando esse peixe aí em Minas, p.ex., na represa de Três Marias. Não tenha dúvidas, pode variar pequenos detalhes mas a saicanga é o peixe cachorro.
Pescando e aprendendo.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Fev 16, 2007 5:07 pm

Em uma pescaria em 3 Marias o Cota fisgou uma saicanga... lá tem bastante. Nos rios mais limpos, de água mais corrente... como o Gualaxo do Sul que passa na cidade de Salto, proximo a Ouro Preto tem tb... tem muitos outros que deve se encontrar, mas dos dois lugares que tenho certeza sao estes.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Jose Silverio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 2:21 pm
Cidade:

SAICANGA = PEIXE CACHORRO

Mensagem por Jose Silverio » Sáb Fev 17, 2007 4:46 pm

Pelo que já lí são espécies do genero "Oligosarcus" que ocorrem em quase todo o Brasil, inclusive na bacia do Rio Doce. Como são muito esportivos, estou tentando localizá-lo também aquí no ES.[/i][/quote][/code]
Pescando e aprendendo.
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Sáb Fev 17, 2007 5:15 pm

Eu pesco esse peixe aqui nos RS em rios, mas também já peguei em açude, mas em rios eles são maiores. Agora faz um tempinho que não pego mais esses peixes, pois os rios daqui estão muito baixos por causa da seca e também por muitos puxarem água para as lavouras de arroz.

Eu só peguei esse peixe com iscas naturais( minhoca, lambari, carne). Alguém sabe alguma isca artificial que pegue esse peixe??

Valeu!!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Jose Silverio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 2:21 pm
Cidade:

Mensagem por Jose Silverio » Sáb Fev 17, 2007 9:10 pm

Além das informações contidas nas matérias aqui do Caterva, lí uma reportagem da revista Pesca & Cia. de Set.1998, feita por Nelson Nakamura. A matéria feita no Rio Branco, SP, afluente do Rio Itanhaem. Ele foi pescar robalos mas encontrou a saicanga e o Jacundá. Pescou-os com pequenos plugs de meia água e sugere utilizar pequenos spinners.
Pescando e aprendendo.
Avatar do usuário
Guilherme Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2503
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 3:08 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Morais » Sex Jul 06, 2007 9:50 am

Sou ali da região de Lagoa da Prata também (Dores do Indaiá). Lá em todo córrego era comum esse peixe... Hoje está mais difícil encontrar...

Esse foi o primeiro peixe que eu pratiquei o pesque-solte... Além de perder muito rápido, tem muito espinho! :D
Avatar do usuário
Jose Silverio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 2:21 pm
Cidade:

Saicanga

Mensagem por Jose Silverio » Sex Jul 06, 2007 11:25 am

É isso aí Gulherme. Como disse, conhecí esse peixe na década de 70 na lagoa da cidade de Lagoa da Prata. Então vc. é de Dores? Que coincidência, é a terra de meu pai e eu cheguei mesmo a trabalhar algum tempo no Banco Mercantil do pessoal dos Araújo de Dores. Aqui no ES o peixe cachorro é chamado de "bocarra" e também era comum e atualmente é até difícil de achar. Tem uma represa aqui perto que fui informado que ele é comun. Mas ainda não "botei a mão nele" e olha que já tentei de tudo: pequenos plugs, spinners, pequenas colheres. Só falta iscas naturais. um abraço.
Pescando e aprendendo.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Jul 06, 2007 11:40 am

A Saicanga anda sempre em cardumes ... Quando vc arremessa e captura uma, as outras desaparecem ... Dali a pouco elas estão reunidas em outros locais próximos ... É um peixe muito arisco mesmo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Jose Silverio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 2:21 pm
Cidade:

saicanga

Mensagem por Jose Silverio » Sex Jul 06, 2007 2:09 pm

E sobre o "habitat" do peixe? Parece que ele gosta de águas limpas e bem oxigenadas. Tanto em lagoas quanto em água corrente?Talvez isso explique sua diminuição em muitos lugares devido à poluição. Conheço um rio pequeno aqui no ES, onde fui informado de que ele habitava. O rio foi drenado, para um programa de irrigação, passando a água a correr rápido, resultado: os peixes nativos sumiram e entre eles a "bocarra"!
Pescando e aprendendo.
Avatar do usuário
Max Henry Sant Anna
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 400
Registrado em: Seg Abr 23, 2007 12:09 pm
Cidade:

Mensagem por Max Henry Sant Anna » Ter Jul 24, 2007 11:55 pm

Imagem

Pra nós aqui do norte do Paraná, essa é a Saicanga!
Posso dizer o seguinte, se pra vcs está ficando difícil encontrar esse peixe, pra nós está ocorrendo o contrário, ela está povoando nossa represa aqui(Quebra Canoa 1 - Paranapanema) muito bem.
E quanto a iscas, ela é muito curiosa, já consegui fisgar uma de um porte maior que essa até na Dr spook Jr, zarando na superficie, e nas iscas de meia água, praticamente todas ela ataca, e realmente como relatou O Nelson, elas andam em cardumes, e já fizemos varios dubles, e triples!
Pesque , fotografe e logo depois, solte!!!!!!!
Avatar do usuário
Jose Silverio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 2:21 pm
Cidade:

Saicanga

Mensagem por Jose Silverio » Qua Jul 25, 2007 6:00 pm

Max,obrigado pela informação. Os peixes predadores são muito importantes para nós pescadores já que "batem" em iscas artificiais. Se ele está aumentando a população em uma represa é sinal de que não é tão exigente assim! Talvez eu esteja procurando em locais pouco propícios. Mas creio também que em épocas mais quentes deve ser menos difícil capturá-los. Quando encontrar e pegar vou postar a foto aquí. Um abração.
Pescando e aprendendo.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Saicanga = peixe-cachorro? (Me respondam, mineiros!)

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qui Jul 26, 2007 9:28 am

guilherme.morais escreveu:Nunca nem tinha ouvido falar nesse nome, saicanga, antes de entrar para o Caterva... Quando eu vi fotos, reconheci o peixe, mas como peixe-cachorro. Pelo menos no interior de MG ele é conhecido assim...

É o mesmo peixe? Em que ambientes eu consigo pescá-lo?

Lembro que quando eu era moleque, uns empregados da fazenda do meu pai armavam redinhas pra pegar lambaris e sempre caía um ou outro peixe-cachorro, mas nunca apareceu um no meu anzol... rs

Abraços!
A Saicanga é um dos peixes que mais nomes tem. Uma vez foi até uma brincadeira que o Nelson fez, pra quem colocasse mais nomes dados a Saicanga ganharia um brinde. Acho que foram uns 26 nomes diferentes.

Guilherme, em 3 Marias tem muitas. Lá eles chamam de bicuda. Mas na verdade são as saicangas. Em algumas lagoas lá do Treme a gente pega algumas no fly.

Nos rios perto de Ouro Preto também encontra, lá eles chamam de lambarí bocarra - e assim o nome vai mudando.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Xico Jorge
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2075
Registrado em: Qua Nov 30, 2005 7:45 pm
Cidade:

Mensagem por Xico Jorge » Qui Ago 30, 2007 3:49 pm

Agora que vi esse tópico.

Zeca você esqueceu de dizer que no meu sítio tem também.

Eu conhecia pelo nome de lambari cachorro ou cachorra, tanto faz.
Carinho e afeto não combinam com elegância. Abaixo a elegância!
Avatar do usuário
Flavio De Negri
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2142
Registrado em: Qua Set 26, 2007 10:25 pm
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: RS
Instagram: @flaviodenegri
Contato:

Mensagem por Flavio De Negri » Dom Set 30, 2007 7:25 pm

Aqui no RS elas são conhecidas como Brancas. Em quase todos os rios tem esse peixe. Aliás ele proporciona uma bela brincadeira na artificial.
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Um forte abraço

Flávio R. De Negri -
51 992439722 (Whats)
51 994161111
atendimento@armazemdastralhas.com.br

.: CATERVA VALE DO SINOS :.

Imagem

Atualizado, acessem e deixem sua opinião:
http://www.armazemdastralhas.com.br
Avatar do usuário
martinseu
NOVATO
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Set 11, 2007 9:04 pm
Cidade:

Vale do Ribira

Mensagem por martinseu » Ter Out 02, 2007 1:57 pm

Galera no Vale do Ribeira é conhecida como Taginbucu,a dois finais de semana atrás peguei varias em Pedro de Toledo-SP,de ootimo tamanho,o pessoal ficou de boca aberta,por ser raro pegar esses peixes po lá.

Abraços a todos!!
Felipe
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Vale do Ribira

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Out 02, 2007 6:04 pm

martinseu escreveu:Galera no Vale do Ribeira é conhecida como Taginbucu,a dois finais de semana atrás peguei varias em Pedro de Toledo-SP,de ootimo tamanho,o pessoal ficou de boca aberta,por ser raro pegar esses peixes po lá.

Abraços a todos!!
Felipe

Olá Felipe ...

Seja bem vindo à Caterva ...

Sinta-se em casa e entre Amigos.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Jan 04, 2008 11:13 am

Max Henry L. e Sant Anna escreveu:Imagem

Pra nós aqui do norte do Paraná, essa é a Saicanga!
Posso dizer o seguinte, se pra vcs está ficando difícil encontrar esse peixe, pra nós está ocorrendo o contrário, ela está povoando nossa represa aqui(Quebra Canoa 1 - Paranapanema) muito bem.
E quanto a iscas, ela é muito curiosa, já consegui fisgar uma de um porte maior que essa até na Dr spook Jr, zarando na superficie, e nas iscas de meia água, praticamente todas ela ataca, e realmente como relatou O Nelson, elas andam em cardumes, e já fizemos varios dubles, e triples!
P*** véio.. experimenta usar uns rooster tail e ultralight.. aí qndo entrar um tucuninha .. vai ser uma doideira !! :twisted:
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Ter Jan 15, 2008 6:41 pm

Tb já peguei "brancas" em Dr. Spock Jr. e outras zaras, mas o ideal é pescar com pequenos plugs e spinners. Já peguei branca de 36cm.
Gosto de pescá-las quando a água do rio está correndo um pouco, normalmente procuro lugares que possam segurar um pouco a correnteza, segurando assim muito alimento para as brancas. Pescando com isca natural é muito comum fazer dublês quando se utiliza mais de um anzól no chicote.
Bichinho muito valente e ótimo para se pescar de ultra-light.
Abraço,
Júnior
Avatar do usuário
Peter
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 3:46 pm
Cidade:

Aqui em Minas também tem o nome de saRicanga

Mensagem por Peter » Seg Mai 12, 2008 11:03 pm

Sou novo no forum e primeiramente gostaria de cumprimentar a todos.

Com relação aos nomes da saicanga, desde pequeno pesco no Rio Grande e no Rio das Mortes na cidade de Bom Sucesso região das vertentes, perto de São João del Rei e de Lavras.

Lá elas também tem o nome de saricanga com um R no nome.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Aqui em Minas também tem o nome de saRicanga

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Mai 12, 2008 11:50 pm

Peter escreveu:Sou novo no forum e primeiramente gostaria de cumprimentar a todos.

Com relação aos nomes da saicanga, desde pequeno pesco no Rio Grande e no Rio das Mortes na cidade de Bom Sucesso região das vertentes, perto de São João del Rei e de Lavras.

Lá elas também tem o nome de saricanga com um R no nome.
Olá Peter

Seja bem vindo à Caterva ... Sinta-se em casa e entre Amigos ...
Apresente-se, conte-nos de onde é ... Queremos conhece-lo ...
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Sáb Mai 17, 2008 8:51 pm, em um total de 1 vez.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Jose Silverio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 2:21 pm
Cidade:

Saicanga,Peixe cachorro,bocarra,branca....

Mensagem por Jose Silverio » Ter Mai 13, 2008 9:13 am

Passou já um ano e o pessoal continua pescando as saicangas. Lá no forum do FFB também aparecem saicangas no Fly. Eu continuo no dedo mas deve ser por imcompetência, sabem porque? Já descobri vários lugares onde ela já habitou ou habita. :roll: :roll: Têm uma firma de piscicultura aqui no ES que fez um trabalho biológico com os peixes de uma represa serrana aqui e concluiu que ela, a saicanga, ou bocarra como dizem aqui é o peixe mais comum nessa represa! Mais até do que o lambari!
Pois é, reví a literatura dos museus( NEODAT III do MNRJ) e todos rios e riachos aqui já foram registradas. nome:
:idea: Finalmente encontrei-as em um riozinho da serra aqui perto de Vitória - 65 Kms- o rio é limpido e cheio de pedras no fundo. Ví que são elas mas ainda não encontrei a isca certa. Já tentei spinners, plugs, e agora vou de Fly. ~São cardumes grandes, mas super ariscas,ao perceberem uma sombra desaparecem e só ficam os lambaris e tem umas bem, grandonas no meio. Vamos ver no que vai dar o Fly.
nome da bocarra ou saicanga: Oligosarcus acutirostris

um abração

jsl
Pescando e aprendendo.
Avatar do usuário
Walter Carlos Brössel
CALOURO
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Mai 23, 2005 8:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Walter Carlos Brössel » Ter Mai 13, 2008 5:14 pm

Já pesquei no Salto, perto de lavras Novas, como disse o Zeca.
Lá chama lambari cachorro.
Num haras de um amigo em Esmeraldas (represa) tbém já pesquei algumas.
Walter Carlos Brössel
BH/MG
Gosta de Off Road? Visite:
http://wbrossel.googlepages.com
Avatar do usuário
Peter
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Peter » Sáb Mai 17, 2008 8:07 pm

Nelson

Obrigado pela recepção.

Sou de Bom Sucesso M.G. e atualmente moro em Belo Horizonte, tenho 44 anos.

Mas sempre que volto à Bom Sucesso vou pescar nos Rio Pirapetinga e no Rio das Mortes, que cortam o município e sempre pego umas saricangas por lá, o Rio Grande também corta o município mas tem menos peixe que o Rio das Mortes.

Tenho uma casa que ficou de herança para minha mãe e irmãs que fica
na beira do rio das Mortes num distrito de Bom Sucesso que se chama Aureliano Mourão, a horta no fundo da casa termina em uma praia no rio das Mortes e está ha mais ou menos duzentos metros de onde o Rio Pirapetinga morre como afluente do Rio das Mortes, existe uma pequena ilha neste local, belas corredeiras, uma cachoeira e uma ponte desativada da linha da estrada de ferro da Maria Fumaça.

Este distrito era o último local onde a Maria Fumaça circulava vindo de São João del Rei e fazia a baldiação entre a bitola fina da Maria Fumaça e a bitola larga da Máquina a diesel.

Na minha infância ainda circulavam por lá muitas Marias Fumaças e a linha passava em frente a minha casa.

Passava várias férias escolares neste povoado/distrito e sempre pescando, no almoço as crianças abasteciam todos na casa com os peixes pescados na manhã, eram lambaris, piaus, mandis, saricangas, traíras, mulatas velhas, e ora ou outro algum dourado que estava quase extinto na região.

Hoje o local é um ponto turístico na região pela beleza natural, apesar de não ter mais as linhas da estrada de ferro e consequentemente a Maria Fumaça, que ficou reduzida ao trajeto de São João e Tiradentes.

Ainda existe no local uma enorme estação ferroviaria que foge do padrão normal das outras estações em linha reta, pois esta se destinava a baldeação entre as bitolas, então ela foi construida em forma de triângulo para haver manobras das duas Máquinas e troca dos vagões e cargas.

Como era o trecho final da Maria Fumaça os trens chegavam de manhã e só retornavam para São João à tarde e então ficavam manobrando os vagões o dia todo.

Os maquinistas que já eram amigos nossos e dos adultos que ficavam conosco em nossas férias, deixavam que andassemos tanto nos vagões de passageiros que existiam naquela época, como também dentro das Marias Fumaças perto das caldeiras.

Nessa época elas já não eram a lenha e sim a diesel também, mas precisavam de uma grande quantidade de água para refrigerar, porisso tem aquela parte enorme atrás da máquina que nada mais é do que uma enorme caixa dágua, em frente a minha casa até hoje existe um ponto de abastecimento da água dessas Marias Fumaça, que também é uma enorme caixa dágua com capacidade maior do que a da máquina.

Foi uma época muito boa, estou contando esta história porque devo ir lá neste feriado de quarta-feira só para pescar umas saricangas, lendo aqui no fórum fiquei com vontade de ir pescar.

Semana que vem coloco fotos das saricangas que pescar por lá.

Abraço a todos e boa pescaria no feriado.
Avatar do usuário
Jose Silverio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 2:21 pm
Cidade:

Peixe cachorro

Mensagem por Jose Silverio » Dom Mai 18, 2008 10:16 pm

Peter escreveu:Nelson

Obrigado pela recepção.

Sou de Bom Sucesso M.G. e atualmente moro em Belo Horizonte, tenho 44 anos.

Mas sempre que volto à Bom Sucesso vou pescar nos Rio Pirapetinga e no Rio das Mortes, que cortam o município e sempre pego umas saricangas por lá, o Rio Grande também corta o município mas tem menos peixe que o Rio das Mortes.

Tenho uma casa que ficou de herança para minha mãe e irmãs que fica
na beira do rio das Mortes num distrito de Bom Sucesso que se chama Aureliano Mourão, a horta no fundo da casa termina em uma praia no rio das Mortes e está ha mais ou menos duzentos metros de onde o Rio Pirapetinga morre como afluente do Rio das Mortes, existe uma pequena ilha neste local, belas corredeiras, uma cachoeira e uma ponte desativada da linha da estrada de ferro da Maria Fumaça.

Este distrito era o último local onde a Maria Fumaça circulava vindo de São João del Rei e fazia a baldiação entre a bitola fina da Maria Fumaça e a bitola larga da Máquina a diesel.

Na minha infância ainda circulavam por lá muitas Marias Fumaças e a linha passava em frente a minha casa.

Passava várias férias escolares neste povoado/distrito e sempre pescando, no almoço as crianças abasteciam todos na casa com os peixes pescados na manhã, eram lambaris, piaus, mandis, saricangas, traíras, mulatas velhas, e ora ou outro algum dourado que estava quase extinto na região.

Hoje o local é um ponto turístico na região pela beleza natural, apesar de não ter mais as linhas da estrada de ferro e consequentemente a Maria Fumaça, que ficou reduzida ao trajeto de São João e Tiradentes.

Ainda existe no local uma enorme estação ferroviaria que foge do padrão normal das outras estações em linha reta, pois esta se destinava a baldeação entre as bitolas, então ela foi construida em forma de triângulo para haver manobras das duas Máquinas e troca dos vagões e cargas.

Como era o trecho final da Maria Fumaça os trens chegavam de manhã e só retornavam para São João à tarde e então ficavam manobrando os vagões o dia todo.

Os maquinistas que já eram amigos nossos e dos adultos que ficavam conosco em nossas férias, deixavam que andassemos tanto nos vagões de passageiros que existiam naquela época, como também dentro das Marias Fumaças perto das caldeiras.

Nessa época elas já não eram a lenha e sim a diesel também, mas precisavam de uma grande quantidade de água para refrigerar, porisso tem aquela parte enorme atrás da máquina que nada mais é do que uma enorme caixa dágua, em frente a minha casa até hoje existe um ponto de abastecimento da água dessas Marias Fumaça, que também é uma enorme caixa dágua com capacidade maior do que a da máquina.

Foi uma época muito boa, estou contando esta história porque devo ir lá neste feriado de quarta-feira só para pescar umas saricangas, lendo aqui no fórum fiquei com vontade de ir pescar.

Semana que vem coloco fotos das saricangas que pescar por lá.

Abraço a todos e boa pescaria no feriado.
Belíssimo relato, Peter! Sua descrição das marias fumaça,linhas férreas, rios cheios de lambaris e piaus e as saricangas, têm para mim, cheiro de infância. Boa sorte nesse feriado e se pegar as danadinhas poste as fotos delas aqui pra gente.

um abração

jose silverio
Pescando e aprendendo.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Mai 18, 2008 10:19 pm

Peter ...

Beleza de Post ... Parabéns ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Agnaldo Nélio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 750
Registrado em: Qua Ago 20, 2008 9:32 pm
Cidade: Sete Lagpas
Estado: MG
Contato:

Mensagem por Agnaldo Nélio » Qui Ago 28, 2008 12:05 pm

Experimente spinners pequenos, é caixa!
Aqui na minha região (Sete Lagoas/ MG) nós a chamamos de pexe-cachorro. O Rio Paraopeba, que passa a 40 km daqui tem muitas, principalmente em suas lagoas marginais.
Abraços!

Pescar e soltar, basta começar!
Imagem
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Luz » Sáb Ago 30, 2008 11:13 pm

tem uma branca q eu peguei aqui em sao leopoldo, óia a foto ae
http://www.orkut.com.br/AlbumZoom.aspx? ... 0148520138
era bonita!!
peguei na hunter da cmc de 6 cm![/img]
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Seg Set 01, 2008 10:21 pm

gabriel luz escreveu:tem uma branca q eu peguei aqui em sao leopoldo, óia a foto ae
http://www.orkut.com.br/AlbumZoom.aspx? ... 0148520138
era bonita!!
peguei na hunter da cmc de 6 cm![/img]
Baita branca,
E a Hunter da CMC é a melhor isquinha pras brancas lá do Sinos...
Baita abraço,
Júnior
Avatar do usuário
Agustín Tarela
ANZOL DE OURO
Mensagens: 953
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 5:56 am
Cidade:

Mensagem por Agustín Tarela » Qui Set 18, 2008 11:11 pm

Hola amigos pescadores. Me parece, que este pez, es el que en argentina, se lo llama de DIENTUDO. Si es el mismo, este peze aparece en el rio de la plata, con la llegada de los pejerreyes, temporada invernal y se queda ahí, entre los meses de mayo a octubre. Suele ser pescado, buscando pejerreyes, cuya carnada habitual es mojarrita viva y el dientudo es un ladron de isca. Tambien es muy apreciado como isca, pues el pejerrey gusta mucho del filet de dientudo.
Les dejo un link, para q corroboren si efectivamente estamos hablando del mismo peixe.
http://www.oni.escuelas.edu.ar/2002/ENT ... om%FAn.htm
Abraços para todos y felicitaciones al autor de las notas de los saicangas Rubens Gorben. Excelente material.
Responder

Voltar para “- SAICANGA -”