Épocas e Iscas

Este pequeno e valente peixe esportivo é um dos grandes desafios de nossas águas. Depois do tratado escrito pelo nosso Amigo Rubens, a Saicanga merece um espaço próprio. Até que o conteúdo do site seja implantado, aqui será a nova morada deste pequenpo notável.
Avatar do usuário
Fernando Mendonça
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 234
Registrado em: Qua Ago 09, 2006 1:51 am
Cidade:

Épocas e Iscas

Mensagem por Fernando Mendonça » Dom Dez 09, 2007 8:56 pm

FAla galera....

uma coisa que sempre me intrigou bastante foi o fato das saicangas baterem legal tbem no frio.... ....aqui no Sudeste vc encontrará ela bem ativa no alto verão com muito calor, e tbem no INVERNO com frio, aquele tempo seco.... ......mais uma coisa é bem importante, a falta de vento !

e interessante tbem é que as mesmas atacam iscas relativamente grandes pra ela, eu e meu pai so obtivemos ataques em iscas de até 7 cm das maiores já com seus 30, 30 e poucos cm, bem mais raras.... ... ...

abraços !
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Ter Dez 11, 2007 12:35 pm

Onde pesco, a melhor época para as saicangas me parece ser no outono, talvez por já ter passado a movimentação do verão.
O ideal é quando deu uma chuva uns dois dias antes e a água do rio está correndo um pouco.
Abraço,
Júnior
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Qua Mar 26, 2008 9:42 am

na minha região eu noto que elas batem mais em peixes/minnows na primavera e verão e em insetos/flies/spiners no inverno...
nessa época que estamos agora elas estão bem agressivas, dando porradas inclusive em pequenos sticks trabalhados rápidamente na superfície, este fds peguei uma em uma bonie 85 da jackal, pescando robalos...
abraço!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Luz » Sex Jun 20, 2008 5:05 pm

esses bichos tem uma certa tolerancia com a agua salobra
assim como a traira, pelo menos no mampituba aqui no rs
q é a água é salobra e direto tu estas pescando robalo e
entra uma traira ou também já ouvi relatos de brancas
assim como a tua rafael.
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Avatar do usuário
Murilo Macionk
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 1:24 pm
Apelido: Gardenal
Cidade: Almirante Tamandaré
Estado: PR
Instagram: @murilomacionk

Mensagem por Murilo Macionk » Sáb Abr 25, 2009 5:55 pm

eu obtive ótimos resultados com pequenos e médios plugs, de até 7cm...
nas minhas ultimas pescarias de saicanga peguei bem nessas iscas da Ottoni, que, pra falar a verdade, são bem baratas mesmo, são iscas de fabricação chinesa que a maioria não gosta, de fato não são lá essas coisas e a pintura delas descasca rápido, mas nada que um esmalte não resolva...
até as saicangas menores batem nessas iscas, pelo menos no verão e outono, agora que tá chegando o frio vou ver como elas se comportam...
Por enquanto o que eu pude perceber é, quando se pescando a própria saicanga, em rios de água doce e não em mangues, o importante é trabalhar a isca logo que ela cai na água, pois elas demoram poucos segundos para atacar, provavelmente pelo barulho que a isca faz quando cai na água, já que esse peixe tambem se alimenta de pequenos frutos!

aqui vai uma foto das isquinhas que me refiro (Ottoni #5D), de ação sinking.
Imagem
Na dúvida? FISGA!

~^~~^|~^~~^~~^~
|
¿<°))))><
Avatar do usuário
Murilo Macionk
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 1:24 pm
Apelido: Gardenal
Cidade: Almirante Tamandaré
Estado: PR
Instagram: @murilomacionk

Mensagem por Murilo Macionk » Sáb Abr 25, 2009 5:58 pm

Importante quando se tem este peixe como "alvo" na pescaria é utilizar um equipamento bem leve, eu uso uma vara de 6lbs com linha 0.20mm e uma micro carretilha NEON da Marine...
na próxima vez que for atrás dessas dentucinhas vou tentar utilizar o "fly caipira" pra ver no que que dá....
Responder

Voltar para “- SAICANGA -”