Iniciante em Saicangas... Ajudem-me...

Este pequeno e valente peixe esportivo é um dos grandes desafios de nossas águas. Depois do tratado escrito pelo nosso Amigo Rubens, a Saicanga merece um espaço próprio. Até que o conteúdo do site seja implantado, aqui será a nova morada deste pequenpo notável.
Avatar do usuário
Diovani Sandin
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 2:51 pm
Cidade:

Iniciante em Saicangas... Ajudem-me...

Mensagem por Diovani Sandin » Qua Fev 13, 2008 8:04 am

Olá amigos,
lendo alguns tópicos me interessei muito pela pesca das Saicangas,
Eu as conhecia por "Peixe-Cachorro" ou "Lambarí-Cachorro"...
Aqui no Rio Uruguai tem MUITAS...

Fiquei facinado ao saber que este peixe tão simples e despresado pelos pescadores,
inclusive eu, é muito esportivo...
Irei começar a pesca das mesmas...

Irei postar meus equipamentos...

Imagem . . Imagem

Molinete:

- 5 Rolamentos,
- Carretel e manivela de alumínio,
- Corpo de grafite,
- 155 gramas,
- Capacidade 75 metros de linha 0,20 mm, 112 metros de linha 0,15 mm e 150 metros de linha 0,10 mm


Vara:

- De 2 a 8 libras,
- Tamanho 1,40 metros,
- Ação Ultra-Leve,
- 6 Passadores de linha + ponteira,
- Passadores de Titâneo,
- Cabo de EVA,

Imagem

Iscas Artificiais

Por enquanto tenho 3 iscas...

- 2 com 3 cm e 3 gramas, Ação Sub-Superfície...
- 1 com 4 cm e 7 gramas, Ação Meia-Água...

Linha - Leader

Uso linha monofilamento 0,16mm 12 lbs,
Leader Duplo de Multifilamento 0,20mm de 25 lbs...

Bom...
Gostaria de saber se esses meus equipamentos estão bons para pesca de Saicangas???
Quais iscas devo comprar além das que eu tenho...

Começei a pouco tempo na Pesca Esportiva...
estou investindo em equipamentos...
Ainda preciso comprar algumas coisas...

Abraço a todos...
Aguardarei dicas e sugestões...




:) :) :)
Avatar do usuário
Diovani Sandin
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 2:51 pm
Cidade:

Mensagem por Diovani Sandin » Sáb Fev 16, 2008 12:57 pm

Ninguem se disponibiliza em me dar algumas dicas???

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Avatar do usuário
Gilberto Almeida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 147
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 12:11 am
Cidade:

Mensagem por Gilberto Almeida » Sáb Fev 16, 2008 3:10 pm

Não pode faltar um spinner, os da rooster tail (lamina longa) são mortais para saicangas, jacundás e trutas outras boas marcas são a martin e a mepps, que são bem difíceis de encontrar, ao menos aqui no Rio.
Dentre os plugs eu sempre procurei usar aqueles que oferecessem menor resistência na água (barbela fina, corpo esguio), pois eu as pesco em rios com grande correnteza e uso material de 4lb, uma isca mais robusta comprometeria a leveza do material, bons exemplos são a wavy S 5cm (smith), L-minnow 3cm(yo-zury), finesse minnow 5cm(fenwick), CD-3(rapala), com essas iscas eu consigo arremessos muito longos e um trabalhinho frenético para despertar a agressividade delas.
As cores que pegam bem são: branca, branca com cabeça vermelha, prata ou branca com dorso roxo ou dorso preto, lambari, ayu, chartreuse
P.S.:eu costumo pescar minhas saicangas em rios de medios a pequenos, de águas rápidas, límpidas e geralmente frias

Diovane, lembrando sempre que essas informações são fruto da minha experiência, em uma determinada região, em um determinado ecosistema. Por se tratar de um peixe que habita ecossistemas diversos e que de acordo com esses ecossistemas, muda completamente seus hábitos e sua base alimentar, não há uma receita para pescá-las. certa vez eu estava pescando no rio guandu aqui no Rio de Janeiro, que tem caracteristicas completamente diferentes dos rios em que eu geralmente pesco, é um rio de grandes dimensões, grandes corredeiras e águas barrentas, lá as saicangas só pegavam na shad rap deep runer 5 da rapala que é uma isca exatamente contraria ao que eu te indiquei (barbeluda e volumosa). Logo, cabe a você fazer a juntada de toda informação que conseguir e adaptá-la a sua realidade.

O material deve estar confortável para você, com uma linha que te permita efetuar bons arremessos, que não atrapalhe o trabalho delicado das isquinhas e que seja compativel com os peixes que você vai buscar, dando-lhes chance e tornando sua pescaria esportiva, caso contrario os peixes serão rebocados, lembre-se que a maioria das saicangas pescadas tem uns 20cm

Eu acho que a única unanimidade a respeito dessa espécie é que elas são grandes apreciadoras de insetos e por isso torno a destacar a importância dos spinners(a lamina mais comprida é mais indicada para águas rápidas, gira mais rápido e mais proximo ao corpo da isca(disparada a melhor), eu não gosto das lâminas arredondadas), quando tudo está uma b**** geralmente ele salva. Nesta pescaria é comum aparecerem outras espécies que dividem espaço com a nossa querida saicanga, como o lambari, que ataca até plugs de 7cm, o jacundá, a traíra e até alguma pirapitinga do sul ou piabanha dependendo do local de pesca, essas duas últimas bem mais raras.

Abraços, poste a sua experiência
Perto de muita água tudo é feliz
Avatar do usuário
Gilberto Almeida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 147
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 12:11 am
Cidade:

Mensagem por Gilberto Almeida » Sáb Fev 16, 2008 3:14 pm

O lider tem que ser de monofilamento o mais translúcido possível e o mais fino possível!!!!!!!!!!!
Perto de muita água tudo é feliz
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Fev 16, 2008 10:08 pm

beto_rj escreveu:Não pode faltar um spinner, os da rooster tail (lamina longa) são mortais para saicangas, jacundás e trutas outras boas marcas são a martin e a mepps, que são bem difíceis de encontrar, ao menos aqui no Rio.

...

Abraços, poste a sua experiência
Olá Beto,

Seja bem vindo à Caterva ...

Sinta-se em casa e entre Amigos ...
Apresente-se para que possamos conhece-lo...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Diovani Sandin
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 2:51 pm
Cidade:

Mensagem por Diovani Sandin » Sáb Fev 16, 2008 10:43 pm

Olá beto,
tudo bem???

Beto, obrigado pelas dicas,
irei anota-las e guardá-las para começar um estudo para a pesca das danadinhas...
Também estou começando investimento em iscas para a pesca das saicangas...

Sobre o leader, eu fiz multifilamento porque tenho medo de alguma traíra ciumenta ou algum dourado abocanharem a isca
e estourarem a linha...
Não existe esse perigo???

Um grande abraço...
e muito obrigado pelas dicas...




:D :) :D :) :D :) :D :) :D :) :D :) :D :) :D
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Ter Fev 19, 2008 2:08 pm

As saicangas são muito ariscas, usa um leader de fluor que assim não aparece tanto quanto a multi e tem mais resistência a mordida que o nylon.
Gosto muito de pescá-las com spinners, mas iscas pequenas de meia água também funcionam muito bem.
Gosto de pescar quando o rio está com uma pequena correnteza, arremesso nos pontos onde represam a água (galhadas, ou outra barreira...) pois alí o alimento que vem na correnteza tb fica represado e as saicangas fazem o banquete.
Boa sorte e boas pescarias.
Baita abraço,
Júnior
Avatar do usuário
Diovani Sandin
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 2:51 pm
Cidade:

Mensagem por Diovani Sandin » Qua Fev 20, 2008 7:42 am

Gabiru_nh escreveu:As saicangas são muito ariscas, usa um leader de fluor que assim não aparece tanto quanto a multi e tem mais resistência a mordida que o nylon.
Gosto muito de pescá-las com spinners, mas iscas pequenas de meia água também funcionam muito bem.
Gosto de pescar quando o rio está com uma pequena correnteza, arremesso nos pontos onde represam a água (galhadas, ou outra barreira...) pois alí o alimento que vem na correnteza tb fica represado e as saicangas fazem o banquete.
Boa sorte e boas pescarias.
Baita abraço,
Obrigado pela resposta Gabiru_nh...

vou ver se compro uma linha de fluor para fazer leader...
O meu medo é perder a isca caso o peixe morda a linha...
hehehehehe

Vou testar lugares de correnteza,
pois no Porto Internacional, onde eu pesco, é um poço,
não tem correnteza e é fundo...
Alí ainda não tive ação de Saicangas, apenas de algumas Cachorras e Jacundás...
hehehehehehe

Abração,
até +




:) :D :) :D :) :D :) :D :)
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Qua Fev 20, 2008 11:57 am

Fala Diovani !! Estive na sua cidade faz alguns anos, e até passei ilegalmente pro lado dos "Hermanos" :twisted: :twisted:

Viu, de saicangas não entendo nada, nunca peguei uma, mas posso te falar das iscas. Aquelas 2 primeiras, acho que são da X-zone. Tenho uma igual, ela nada meio "errada", e é sinking. A barbela da minha quebrou sem bater em nada, eu tive que lixar ela. São boas iscas, mas meio frágeis, só cuide nesse ponto :D
Avatar do usuário
Diovani Sandin
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 2:51 pm
Cidade:

Mensagem por Diovani Sandin » Qui Fev 21, 2008 4:31 pm

Gabriel H. escreveu:Fala Diovani !! Estive na sua cidade faz alguns anos, e até passei ilegalmente pro lado dos "Hermanos" :twisted: :twisted:

Viu, de saicangas não entendo nada, nunca peguei uma, mas posso te falar das iscas. Aquelas 2 primeiras, acho que são da X-zone. Tenho uma igual, ela nada meio "errada", e é sinking. A barbela da minha quebrou sem bater em nada, eu tive que lixar ela. São boas iscas, mas meio frágeis, só cuide nesse ponto :D
Olá Gabriel,
tudo bem???

Tem que tomar cuidado...
Muitos brasileiros estão sendo presos pelos Hermanos ao cruzarem ilegalmente,
muito são mortos por tentar fugir...
Levam tiros da Gendarmeria (marinha argentina)
hehehehe

Vou anotar o nome da isca...
não sei o nome dela porque comprei no Uruguai,
e lá o vendedor não fala portugues, acabei me ferrando,
apesar de saber muito bem o espanhol Argentino, não sei nada
do Espanhol Uruguaio, e algumas coisas são diferentes...
hehehehe

OBS: Já te aceitei no msn... :D

Abração,
até +



:D :) :D :) :D :) :D :) :D :) :D :) :D :) :D :) :D
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Qui Fev 21, 2008 4:43 pm

Diovani,
Buenas tchê,
Agora que percebi que vc é de Porto Xavier... está cheio de Dourados aí no seu quintal...
To querendo fazer uma trip pra pescar aí com alguns amigos.... vou precisar algumas informações suas... depois te adiciono no MSN.
Baita abraço,
Júnior
Avatar do usuário
Diovani Sandin
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 2:51 pm
Cidade:

Mensagem por Diovani Sandin » Sex Fev 22, 2008 7:36 am

Gabiru_nh escreveu:Diovani,
Buenas tchê,
Agora que percebi que vc é de Porto Xavier... está cheio de Dourados aí no seu quintal...
To querendo fazer uma trip pra pescar aí com alguns amigos.... vou precisar algumas informações suas... depois te adiciono no MSN.
Baita abraço,
Gabiru,
tudo bem???

Este final de semana tem "Barco & Pesca",
o Barco & Pesca é uma expécie de pesque e solte,
só com premios para os maiores dourados...
Pega, os juízes medem e pesam, o peixe é solto...
Os maiores e mais pesados ganham prêmios...

Se não me engano, os prêmios são: BARCOS, MOTORES, ANZÓIS DE OURO, TROFÉUS, DENTRE OUTROS...

O único lugar pra camping aqui é na Marina Laidy Lane...
Mãe de um dos meus melhores amigos...
aqui conhecido como "Portinho do Darci"...

Vou pegar um folder e escaniar para mostrar a você...
Um grande abraço...
Até +



:D :) :D :) :D :) :D :) :D :) :D
Avatar do usuário
sérgio portal
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Dez 02, 2007 10:58 am
Cidade:

Mensagem por sérgio portal » Sáb Mar 15, 2008 10:43 pm

Salve Diovani

Em matéria de iscas, devemos lembrar o que disse o Beto sobre os hábitos alimentares dos peixes, de acordo com cada ecossistema. Aqui na serra catarinense pesco em rios de água fria, estreitos, de fundo pedregoso e com corredeiras. Minha isca matadeira preferida é uma Hunter 3,5cm da CMC, cor branca com dorso laranja. É um pequeno plug de barbela com excelente trabalho, tanto em águas calmas quanto em corredeiras. Mas a caixa de ferramentas tem outras joias:
Crawfish, Bumble Bug, We Frog, Crickhopper, Cat'r Crawler e Tadfry, todas da Rebel;
Fat A da Bomber;
Scat Back da Storm;
Além das fabulosas "criaturas" feitas pelo Magrão, nosso companheiro de pesca de trutas e saicangas aqui em Lages.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Luz » Dom Mai 04, 2008 1:32 am

as melhores iscas na branca sao o os spinner 0,1 e 2 e os plugs pequenos, com destaque para a hunter da cmc de 3,5 cm.
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Ter Mai 06, 2008 9:51 pm

Grande Diovani, tenho pescado as saicangas, que conheço como branca e as jacunda, que conheço como joana.
Tenho usado vara ultra light de 2 a 8lbs, molinete ceo 600 e mono 0,20 ou 0,23 sem lider, não há a necessidade de lider.
As iscas que mais dão resultado nessa pescaria é os spinner da blue fox n° 0 e n°1 maior q isso ja da uma assustado nos peixes e a pesca fica menos produtiva, só se as brancas forem muito grandes usa o n°2, eu nem chego a usa esse numero.
As iscas de meia agua que mais funcionam são as micros de 3cm no maximo5cm. Pra mim as melhore são as da rebel. Uma que funciona sempre nas minhas pescaria é o modelo grilo da rebel. tem vários modelos de inseto dessa marca em meia agua. Qualquer duvida é só pergunta.
Abração
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Diovani Sandin
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 2:51 pm
Cidade:

Mensagem por Diovani Sandin » Seg Mai 12, 2008 10:12 am

sérgio portal escreveu:Salve Diovani

Em matéria de iscas, devemos lembrar o que disse o Beto sobre os hábitos alimentares dos peixes, de acordo com cada ecossistema. Aqui na serra catarinense pesco em rios de água fria, estreitos, de fundo pedregoso e com corredeiras. Minha isca matadeira preferida é uma Hunter 3,5cm da CMC, cor branca com dorso laranja. É um pequeno plug de barbela com excelente trabalho, tanto em águas calmas quanto em corredeiras. Mas a caixa de ferramentas tem outras joias:
Crawfish, Bumble Bug, We Frog, Crickhopper, Cat'r Crawler e Tadfry, todas da Rebel;
Fat A da Bomber;
Scat Back da Storm;
Além das fabulosas "criaturas" feitas pelo Magrão, nosso companheiro de pesca de trutas e saicangas aqui em Lages.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Muito Obrigado pela resposta...
Vou dar uma pesquizada ver o que eu consigo...

Abração,
até +


:D

gabriel luz escreveu:as melhores iscas na branca sao o os spinner 0,1 e 2 e os plugs pequenos, com destaque para a hunter da cmc de 3,5 cm.
Eu tenho 2 spinners pequenos...
vou ter de começar a usá-los...
hehehehe

Obrigado pela resposta...

Abração...

:D

Rodrigoschn escreveu:Grande Diovani, tenho pescado as saicangas, que conheço como branca e as jacunda, que conheço como joana.
Tenho usado vara ultra light de 2 a 8lbs, molinete ceo 600 e mono 0,20 ou 0,23 sem lider, não há a necessidade de lider.
As iscas que mais dão resultado nessa pescaria é os spinner da blue fox n° 0 e n°1 maior q isso ja da uma assustado nos peixes e a pesca fica menos produtiva, só se as brancas forem muito grandes usa o n°2, eu nem chego a usa esse numero.
As iscas de meia agua que mais funcionam são as micros de 3cm no maximo5cm. Pra mim as melhore são as da rebel. Uma que funciona sempre nas minhas pescaria é o modelo grilo da rebel. tem vários modelos de inseto dessa marca em meia agua. Qualquer duvida é só pergunta.
Abração
Fala Rodrigão,
BLZ???

Muito Obrigado pela resposta...
Qualquer dúvida eu te incomodo no msn,
hehehehehehe

Grande abraço...
Até +



:D :) :D
Avatar do usuário
Peter
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Peter » Qua Mai 28, 2008 6:34 pm

Pessoal

Todos falaram em isca artificial, e ninguém falou dos lambaris.

Onde pesco sempre pego umas saricangas com pedaços de lambaris ou com aqueles lambaris bem pequenos que por aqui chamamos de pequira.

No caso das pequiras pode iscar ela inteira.

Valeu
Responder

Voltar para “- SAICANGA -”