Saicanga: um nome para diversos peixes

Este pequeno e valente peixe esportivo é um dos grandes desafios de nossas águas. Depois do tratado escrito pelo nosso Amigo Rubens, a Saicanga merece um espaço próprio. Até que o conteúdo do site seja implantado, aqui será a nova morada deste pequenpo notável.
Avatar do usuário
Gilberto Almeida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 147
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 12:11 am
Cidade:

Saicanga: um nome para diversos peixes

Mensagem por Gilberto Almeida » Sáb Mar 01, 2008 4:36 pm

Através deste tópico poderiámos postar fotos das mais diferentes espécies de saicangas que já pegamos e tentar aprender mais sobre esse peixe que tratamos como se fosse uma única espécie, mas que ao lermos alguns estudos notamos que seus nomes científicos são diferentes e alguns casos seus formatos, tamanhos e outras tantas coisas também apresentam diferenças.
Eu começo com uma espécie que eu peguei em magé-RJ e sei que ela está espalhada por todo estado, em oputros estados e até outros paises como a Argentina onde é conhecido como dientudo.
Oligosarcus Pintoi(rio camanducaia, monte algre do sul-SP)
Imagem
No fishbase diz que seu tamanho máximo é de 8cm, porém eu já vi com 15cm e por isso não sei dizer se é a mesma espécie ou parente bem próximo, lá também diz que é uma espécie com alta resiliência e que duplica sua população em menos de quinze meses.
Você já pegou esta espécie?
Perto de muita água tudo é feliz
Avatar do usuário
Murilo Macionk
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 1:24 pm
Apelido: Gardenal
Cidade: Almirante Tamandaré
Estado: PR
Instagram: @murilomacionk

Mensagem por Murilo Macionk » Sáb Set 05, 2009 1:37 am

Se eu pegasse uma dessa, seria bem capaz que eu achasse que não era saicanga...
Ela é muito diferente das que eu encontro aqui, o formato da boca, parece diferente, a coloração e altura do corpo...
pra mim é um saicanga bem "esquizita" :lol: Nunca ví nenhuma desse tipo não...
Na dúvida? FISGA!

~^~~^|~^~~^~~^~
|
¿<°))))><
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Qua Set 09, 2009 6:00 pm

Peguei uma desse formato que me chamou atenção uma vez... Esse "focinho" mais arredondado e dentes menores...
As que pego normalmente são mais "bicudas"...
Júnior
Avatar do usuário
Diego C. Feldhaus
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3098
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 2:49 pm
Cidade: LAGES
Estado: SC
Instagram: @dcfeldhaus

Tajabéco

Mensagem por Diego C. Feldhaus » Sex Set 11, 2009 9:39 pm

Os Tajabécos (ou saicangas) daqui são predominantemente dessa variedade da foto!!!
Diego Constantino Feldhaus
Avatar do usuário
Gilberto Almeida
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 147
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 12:11 am
Cidade:

Mensagem por Gilberto Almeida » Qua Dez 09, 2009 11:24 pm

Eu mantive uma dessas no meu aquario por uns dois anos, é extremamente agressiva e lembra muito um dourado ou tabarana.
Certa vez por falta de peixes menores tive que lhe dar um barrigudinho adulto e a saicanga estava com uns 7cm. Em um primeiro momento pensei que ela não fosse atacar, mas logo que ela visualizou o peixinho, partiu para cima dele e errou o ataque. Começou a perseguir o peixe com muita perícia, sem se chocar com o vidro do aqua em nenhum momento. O barrigudinho por sua vez, foi pego ao se chocar com o vidro e voltar direto na boca da saicanga.
Daí para frente se seguiu uma verdadeira batalha. A saicanga agarrou o barriguinho pelo meio e o arrastava no fundo do aquario, como um pitbull. O barrigudinho era uma presa muito grande, quando nadava deslocava a saicanga, enfurecida, a saicanga tornava a arrastar o barrigudinho no fundo de pedra, aos poucos o barrigudinho foi ficando debilitado, ela o soltou e tornou a agarrá-lo, dessa vez pela cabeça. Sempre dando muitas mordidas.
Com a presa morta ela pôde engoli-la.
Ela cresceu muito pouco enquanto esteve comigo, chegando perto de 12 cm. O que tenho de mais marcante deste peixe é a inteligência, a timidez e principalmente a agressividade e a força. Alimentá-la sempre foi um momento de muita adrenalina.
Perto de muita água tudo é feliz
Avatar do usuário
Roberto M. Soares
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Dez 22, 2009 9:55 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Roberto M. Soares » Qua Mar 24, 2010 11:43 am

Faz tempo que não pego uma, mas essa aí realmente é diferente das que estou acostumado!
Alguém sabe dizer qual espécie atinge maior tamanho?
Eu, minha tralha e a motoca, isso é que é vida!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Mar 24, 2010 8:55 pm

Roberto M. Soares escreveu:Faz tempo que não pego uma, mas essa aí realmente é diferente das que estou acostumado!
Alguém sabe dizer qual espécie atinge maior tamanho?
Olá Roberto

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- SAICANGA -”