A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Aqui é nosso espaço de bate papo. Conversas, piadas, brincadeiras e tudo aquilo que nos faz passar tempo. Pedimos moderação ao postar imagens ou mensagens tendenciosas, ofensivas ou que atentem contra a moral e bons costumes. Estas mensagens serão deletadas...
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Angelo Roberto » Sex Jun 17, 2016 12:29 pm

Obras literárias à respeito da pesca esportiva no Brasil temos quase nada, então devemos absorver algumas coisas de fora até
que tenhamos coisas mais objetivas à respeito de nossos peixes.

Trechos retirados de um encontro na Unicamp.

-Os primeiros 30 minutos após a soltura do peixe são decisivos para sua sobrevivência, devido ao stress da captura onde se inclui;
manuseio inadequado, tempo excessivo fora da água, "carinho" exagerado ao se alisar o peixe, sustentação inadequada, diminuem
a chance de sobrevivência em torno de 40% (número absurdamente grande).

Embora o peixe saia nadando e aparentemente esta bem isto não espelha a verdade, pois o mesmo irá procurar um refugio aparentemente
seguro para se recuperar e é nesta hora que se torna uma presa fácil. Por isto você não pode avaliar corretamente que o peixe
sobreviveu, ele não vai boiar pois foi devorado.

-Acessório muito usado ultimamente em muitas pescarias o Assist Hook esta condenado devido aos ferimentos que causa no corpo do
peixe, dentre eles ferimentos no ventre e muitos casos de perfuração no olho.

A pesca esportiva por ser praticada sem os conhecimentos técnicos necessários está se tornando uma grande vilã para os peixes, o
correto dimensionamento dos equipamentos é de suma importância para a real pratica da pesca com esportividade, este dimensionamento
deve levar em consideração o tamanho do peixe a ser capturado bem como a maneira se causar o menor stress possível.

-Rebocar um peixe pode não ser esportivo, mas dá melhores chances de sobrevivência após a soltura.

-Iscas de tamanhos incompatíveis causam danos fora da região de maior recuperação (boca).

-Alise mulher, peixe não deve ser acariciado, beijado ou cheirado.

-Saiba selecionar os exemplares para fotos, não precisa tirar 500 fotos de peixes iguais.

-Procure soltar os peixes ainda com ele dentro da água, não seja um tonto exibicionista.

-Medir peixe e pesar é coisa de peixeiro ou implementação de ego.

-Comece amassando as farpas dos anzóis e garateias, vai perceber que não fazem falta e nem ajudam a segurar o peixe.

-Saiba transformar suas pescarias em uma forma de laser mais completo recheando-a com atividades culturais, conhecimentos de
gastronomia regional, festas tipicas e coisas que o enriqueçam.


Lembre-se que ninguém paga suas pescarias, mas você também não recebe nada para estragar a pescaria dos outros.
Imagem
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Sex Jun 17, 2016 1:18 pm

Muito bom caro Angelo.

Material para nossa reflexão.

Grande abraço!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Jun 17, 2016 8:35 pm

Imagem
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ladislau Tenorio Filho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5179
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:37 pm
Cidade:

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Ladislau Tenorio Filho » Sáb Jun 18, 2016 8:11 am

Grande BigOde, vamos refletir.
Avatar do usuário
Guilherme Ferrari
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1227
Registrado em: Dom Out 03, 2010 1:10 pm
Cidade:

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Guilherme Ferrari » Sáb Jun 18, 2016 9:02 am

Sabe o que mais me preocupa.... é que esses itens listados, são praticados e "ensinados" em quase todos programas/revistas de pesca!!!!!
estar no mato é mais que uma lazer, é um estado de espirito!!
Namíbia 2014...
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Angelo Roberto » Sáb Jun 18, 2016 9:45 am

Guilherme Ferrari escreveu:Sabe o que mais me preocupa.... é que esses itens listados, são praticados e "ensinados" em quase todos programas/revistas de pesca!!!!!
Guilherme enquanto o pescador estigmatizar-se a um semi deus vai ser assim.

O que mais pesa não é a falta de informação, mas sim a humildade para mudar hábitos antigos.

Felizmente os jovens já estão entrando para a pesca com uma cabeça mais aberta, sabem que o futuro depende de uma ação preservacionista mais forte.
Imagem
Avatar do usuário
Marco Antonio G. Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Ter Set 14, 2004 6:34 pm
Cidade:
Contato:

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Marco Antonio G. Ferreira » Sáb Jun 18, 2016 6:43 pm

Corretíssimo!
Avatar do usuário
Mario Garcia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Set 18, 2007 8:55 pm
Cidade:

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Mario Garcia » Sáb Jun 18, 2016 8:49 pm

ae sim
falou tudo

vamos praticar
Imagem
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Dair Helaehil » Ter Jun 28, 2016 10:04 pm

Vamos praticar e orientar os que vermos manuseando incorretamente.
Boa , BigOde !!
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Douglas Lenz » Qui Jun 30, 2016 9:53 am

Infelizmente temos um canal de pesca que faz exatamente TUDO ao contrário.

Formadores de opinião (apresentadores) que são mais vaidosos do que coerentes, que fazem as coisas a SEU jeito e não da forma CERTA!

OPS!!! Me deu agora a impressão que já escrevi e comentei sobre isto em algum lugar e minhas ideias e comentários eram bem parecidos com os do texto acima, mesmo assim, muitos enalteceram o canal de pesca, seus apresentadores e seu comportamento e não o que é CERTO de se fazer em relação ao peixe e à pesca esportiva. Acho que foi um "dejavú"!
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Angelo Roberto » Qui Jun 30, 2016 10:58 am

Douglas Lenz escreveu:Infelizmente temos um canal de pesca que faz exatamente TUDO ao contrário.

Formadores de opinião (apresentadores) que são mais vaidosos do que coerentes, que fazem as coisas a SEU jeito e não da forma CERTA!

OPS!!! Me deu agora a impressão que já escrevi e comentei sobre isto em algum lugar e minhas ideias e comentários eram bem parecidos com os do texto acima, mesmo assim, muitos enalteceram o canal de pesca, seus apresentadores e seu comportamento e não o que é CERTO de se fazer em relação ao peixe e à pesca esportiva. Acho que foi um "dejavú"!
kkkkkkkkk

Caro Douglas de certa maneira tudo que "já foi visto" independente de ser ou não uma sensação pode enriquecer e contribuir para a
evolução do ser humano.

Como sua intervenção tem rg e cep vou lhe explanar meus pensamentos, pois o dito na abertura do tópico em grande parte só tem a minha
mão no teclado para transcrever a boa parte que foi ouvida.

1- Ter uma experiência como base dá muito maior credibilidade a uma discussão pois não envolve paixão e sim razão.

2- Numa nova página podemos ter novas informações sem o ranço das divagações e achismos impressos anteriormente.

3- Quando você fala em enaltecer um canal de pesca, devemos sim enaltece-lo pela coragem que alguém teve em implementar algo custoso.

4- Julgar o conteúdo, comportamento e ação de seus apresentadores, é subjetivo pois a evolução é permitida a todos.

5- Eu jamais vou cortar o dedo para não ter o trabalho de cortar as unhas.

6- Também fico atônito ao ver alguns tratos com os peixes, também faço meus protestos e nem por isto vou ser chiita optando pelo
fim do mundo ante a sua recuperação.

Douglas tenho a certeza absoluta, em função do que estou vendo nos programas de pesca, que muita coisa dita aqui no fórum tem
contribuído para a mudança de alguns hábitos errôneos dos apresentadores. Mas como tudo na vida há um tempo de maturação e transformações
e a mudança não vai ser total ou imediata pois muitos programas já foram gravados ha algum tempo.

Embora não quero mudar o rumo do tópico mas irei citar um caso de um programa visto ontem (29/06/2016), e gosto de citar nomes também,
Momentos da Pesca onde o pescador Jhoni Hoffman pescava dourados na Argentina e capturou (com IA) um Dourado que tinha um anzol já cravado
dentro da boca e disse que o peixe corria mais risco de vida se ele tentasse retirar (concordo), porém em seguida citou que aquele anzol seria
absorvido pelo sistema de proteção do peixe !!!!!! Fiquei embasbacado pois sei que segundo algumas normas o anzol deve ser fabricado com
materiais de rápida corrosão, liberando em breve o peixe daquele incomodo.

Ele aproveitou para confirmar a tese de que o pesque e solte era uma técnica aprovada pois além do peixe não ter morrido ele estava se alimentando.

Concordo em partes, em alguns casos realmente acontece, porém para mim é algo contestável pois eu nunca capturei um peixe cego e sei que
as garatéias das artificiais causa muito este tipo de ferimento.

Creio muito na experiencia do JH e o tenho como um dos melhores pescadores na atualidade, mas isto não me impede de discordar do mesmo
e nem por isto leva-lo aos mármores do inferno.

No fundo sei que com todas estas discussões algumas almas serão salvas e isto é o que interessa.

P.s. Também tenho a sensação de já ter visto isto.... ..."dejavú".
Imagem
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Douglas Lenz » Qui Jun 30, 2016 2:00 pm

Ângelo meu amigo.

Tu assim como eu e muitos aqui do fórum sabem que nossa "discussão" não é pessoal, muito menos competitiva e sim uma forma saudável de enriquecer. Isto é obvio, mas não vou deixar de citar porque pode haver alguns que entendam diferente.

Meu comentário não teve RG nem Cep, pelo menos não individual. (hehehehe) somente comentei baseado num post muito comentado que criamos e fomentamos em torno deste assunto.

Quanto as tuas considerações.

1- Ter uma experiência como base dá muito maior credibilidade a uma discussão pois não envolve paixão e sim razão.

Entendo que nós, pescadores mais "antigos", assim como o pessoal que ministrou a apresentação temos experiência sim para opinar.

2- Numa nova página podemos ter novas informações sem o ranço das divagações e achismos impressos anteriormente.

Desculpa se parecer arrogante, mas eu não costumo discorrer sobre achismos da minha parte, nas opiniões que dei em relação ao assunto, (peixes mau tratados em programa de pesca por seus apresentadores) discorri com conhecimento mesmo que mediano baseados na minha formação acadêmica e por minha experiência de pesca esportiva há mais de 20 anos.

3- Quando você fala em enaltecer um canal de pesca, devemos sim enaltece-lo pela coragem que alguém teve em implementar algo custoso.

Desculpa a opinião, mas este é um pensamento muito característico do Brasileiro, só por alguem teve coragem de investir em algo custoso, o errado vira certo ou vira não tão errado. Só existem duas formas de se ensinar, da forma certa e da forma errada. Qualquer outra forma que não seja a certa é ERRADO, não pode-se tomar o equivoco e o erro como exemplo baseado no pressuposto de que "ahhh já que eles foram empreendedores e fizeram, podem fazer do jeito que quiser." Tu és um educador, assim como muitos aqui do fórum o são, pais que educaram seus filhos e tenho certeza que tu nunca teve o pensamento de ahh, já que eu empreendi na tua concepção filho(a) vou te educar da forma que eu achar melhor... Tenho absoluta certeza que educaste teu(s) filho(s)da forma certa.
Este pensamento já que tiveram coragem de fazer temos que apoia-los é mais ou menos o mesmo pensamento de um político famoso que se reelegeu inúmeras vezes com o Slogam popular "rouba mas faz".

Se tiveram coragem de fazer, empreender em algo custoso e fazem CERTO terão todo o meu apoio admiração e respeito. Assim como tem nos programas que fazem coisas certas.

4- Julgar o conteúdo, comportamento e ação de seus apresentadores, é subjetivo pois a evolução é permitida a todos.

Sem dúvida, o aprendizado, a evolução e o aperfeiçoamento é inerente a quase todo o ser humano, mas quando tu entra num comportamento repetitivo de erros e equívocos e tens no teu público crianças e iniciantes não há subjetividade nenhuma. Vi que na feira de pesca tinha uma quantidade enorme de criança pegando autógrafos destes apresentadores. Como tu mesmo citaste, a evolução é permitido a todos, espero que sinceramente eles lembrem destas crianças antes de repetirem os mesmos erros.

5- Eu jamais vou cortar o dedo para não ter o trabalho de cortar as unhas.

Concordo,mas as unhas devem ser cortadas, caso contrario, corremos o risco delas furarem nossos olhos.

6- Também fico atônito ao ver alguns tratos com os peixes, também faço meus protestos e nem por isto vou ser chiita optando pelo fim do mundo ante a sua recuperação. Eu também.

Quanto a mudança nos programas vou ser sincero, já fazem pra mais de 3 meses que não coloco no 58. Nem nos programas que acho valiosos, (RTB, Teste)

Quanto ao comentário sobre o anzol, legal, muito bonito a titulo de esclarecimento, se tu não conhece a anatomia do peixe e um minimo de sua vascularização a ponto de não saber se passa ou não uma artéria calibrosa no local onde está cravado o anzol, melhor não mexer. Mas o "chute" de que o anzol vai deteriorar logo, só se tu sabe a marca o modelo e o material que foi feito, sabemos que existem sim anzois com ligas de rápida oxidação que em semanas "dissolvem".

Tenho absoluta certeza que nossa "discussão" é de grande valia, temos aqui no fórum amigos que estão começando agora, e outros que são mais antigos que nos na pesca, logo, de alguma forma isto será proveitoso.
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Jul 06, 2016 11:13 am

Douglas Lenz escreveu:Ângelo meu amigo.

Tu assim como eu e muitos aqui do fórum sabem que nossa "discussão" não é pessoal, muito menos competitiva e sim uma forma saudável de enriquecer. Isto é obvio, mas não vou deixar de citar porque pode haver alguns que entendam diferente.

Meu comentário não teve RG nem Cep, pelo menos não individual. (hehehehe) somente comentei baseado num post muito comentado que criamos e fomentamos em torno deste assunto.

Quanto as tuas considerações.


Entendo que nós, pescadores mais "antigos", assim como o pessoal que ministrou a apresentação temos experiência sim para opinar.
Douglas falo por mim, os apresentadores souberam muito bem expor e ilustrar as coisas, mesmo com tudo que
acho que conheço, eu não chego aos pés dos mesmos


Desculpa se parecer arrogante, mas eu não costumo discorrer sobre achismos da minha parte, nas opiniões que dei em relação ao assunto, (peixes mau tratados em programa de pesca por seus apresentadores) discorri com conhecimento mesmo que mediano baseados na minha formação acadêmica e por minha experiência de pesca esportiva há mais de 20 anos.
Não falei sobre ti, mas sim de comentários que não agregam nada

Desculpa a opinião, mas este é um pensamento muito característico do Brasileiro, só por alguem teve coragem de investir em algo custoso, o errado vira certo ou vira não tão errado. Só existem duas formas de se ensinar, da forma certa e da forma errada. Qualquer outra forma que não seja a certa é ERRADO, não pode-se tomar o equivoco e o erro como exemplo baseado no pressuposto de que "ahhh já que eles foram empreendedores e fizeram, podem fazer do jeito que quiser." Tu és um educador, assim como muitos aqui do fórum o são, pais que educaram seus filhos e tenho certeza que tu nunca teve o pensamento de ahh, já que eu empreendi na tua concepção filho(a) vou te educar da forma que eu achar melhor... Tenho absoluta certeza que educaste teu(s) filho(s)da forma certa.
Este pensamento já que tiveram coragem de fazer temos que apoia-los é mais ou menos o mesmo pensamento de um político famoso que se reelegeu inúmeras vezes com o Slogam popular "rouba mas faz".
Se tiveram coragem de fazer, empreender em algo custoso e fazem CERTO terão todo o meu apoio admiração e respeito. Assim como tem nos programas que fazem coisas certas.
Caro Douglas eu durante minha vida de investidor sei como é difícil este país, por isto respeito o esforço e a coragem, sei que para adequar ao investimento muita coisa será cortada, e consequentemente a qualidade vai sair perdendo.

Sem dúvida, o aprendizado, a evolução e o aperfeiçoamento é inerente a quase todo o ser humano, mas quando tu entra num comportamento repetitivo de erros e equívocos e tens no teu público crianças e iniciantes não há subjetividade nenhuma. Vi que na feira de pesca tinha uma quantidade enorme de criança pegando autógrafos destes apresentadores. Como tu mesmo citaste, a evolução é permitido a todos, espero que sinceramente eles lembrem destas crianças antes de repetirem os mesmos erros.
Não discordo, mas acho que o tempo vai ajudar a melhorar

Quanto ao comentário sobre o anzol, legal, muito bonito a titulo de esclarecimento, se tu não conhece a anatomia do peixe e um minimo de sua vascularização a ponto de não saber se passa ou não uma artéria calibrosa no local onde está cravado o anzol, melhor não mexer. Mas o "chute" de que o anzol vai deteriorar logo, só se tu sabe a marca o modelo e o material que foi feito, sabemos que existem sim anzois com ligas de rápida oxidação que em semanas "dissolvem".
É a minima presunção que posso ter.

Tenho absoluta certeza que nossa "discussão" é de grande valia, temos aqui no fórum amigos que estão começando agora, e outros que são mais antigos que nos na pesca, logo, de alguma forma isto será proveitoso.

Pô meu amigo, acho que o tempo já nos deu esta sobriedade de comportamento, e sempre exerceremos o poder do livre pensamento.
Imagem
Avatar do usuário
Wallace Peres
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Abr 12, 2018 4:33 pm
Cidade: Goiânia
Estado: Go
Contato:

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Wallace Peres » Qui Dez 26, 2019 3:23 pm

baita aula!!!
Avatar do usuário
Victor Cedro
CALOURO
Mensagens: 37
Registrado em: Seg Out 04, 2010 7:45 pm
Apelido: Cedro
Cidade: Maceió/Piranhas
Estado: AL
Instagram: vrcedro

Re: A PESCA ESPORTIVA E SEUS CONTRASTES Parte 1

Mensagem por Victor Cedro » Dom Dez 29, 2019 7:16 pm

http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... so&tlng=pt

Um paper interessante sobre a taxa de sobrevivência de tucunarés na região amazônica. Acredito que os principais fatores devem ser o uso correto de alicates, pra não romper os ligamentos e cartilagens/ossos da boca dos peixes, evitar a remoção do muco e tentar evitar ao máximo danos nas brânquias.

Uma regra universal seria de bom grado, já que estamos falando de fisiologias diferentes, não tem como comparar um Tucunaré e uma Traíra, com a personificação da fraqueza, em forma de peixe, o tal do Largemouth Bass, que consegue a façanha de morrer após a captura, somente pelo pouco esforço que faz, no que eu custo a chamar de ''briga''. As vezes eu penso que a babação em cima desse peixe é pq ele ocorre em tudo que é canto nos EUA e ataca artificiais...

Em relação a medir, como estamos falando de peixes exóticos, como o Tucunaré, ela pode ser uma informação muito importante, tendo em vista a dinâmica populacional de espécies invasoras e seu efeito sobre as icitiofaunas locais. Medir não é coisa de outro mundo. Eu meço e não meço ao mesmo tempo. Medi meu boga grip e sempre deixo ele evidente na foto. Caso seja uma captura excepcional, como o tucunaré kelberi que peguei a umas 3 semanas, passo o analisador de imagem na foto, usando o boga grip como referencial. Não tem segredo.

Novamente: cuidado com o uso de alicate + cuidado com o muco e integridade da pele e brânquias + tempo fora d'água.

P.S: discordo completamente de rebocar o peixe. Aumenta a pressão nos pontos de ferrada, risco de danos na boca e o peixe pode terminar chegando no barco/margem se debatendo muito.
Keep angling!
Responder

Voltar para “- BATE PAPO -”