ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Aqui é nosso espaço de bate papo. Conversas, piadas, brincadeiras e tudo aquilo que nos faz passar tempo. Pedimos moderação ao postar imagens ou mensagens tendenciosas, ofensivas ou que atentem contra a moral e bons costumes. Estas mensagens serão deletadas...
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Angelo Roberto » Sáb Jul 22, 2017 11:09 pm

Num dia destes atrás, estava conversando com o Dair numa parada do trabalho (viramos empresários...kkk) e o mesmo me perguntou sobre se eu achava que todo forfé feito em cima da pesca estava mudando pra melhor ou pior a pesca?

Não pestanejei e de imediato respondi que achava que contribuiu para estragar quase tudo, baseado no que eu respondi?

Há 30 anos quando comecei a pescar insistentemente o Tucunaré em Pereira Barreto, o bicho era farto, jamais fazia uma péssima pescaria e
era engraçado como os pontos de pesca não mudavam, fazíamos uma baita pescaria gastando 10 litros de gasolina, não precisávamos mais
do que 4 iscas e nem de piloteiro.

Veio o Rubinho e a coisa começou a mudar, parecia que ia melhorar pois o mesmo trouxe o conceito do pesque e solte e um conjunto de condutas novas aos pescadores, apareceram outros encorpando o movimento e a coisa tomou volume. Nossa como eu adorava ver novos equipamentos, mas logo vi que não era só coisas boas que aconteciam, simultaneamente eu pescava também Robalos na baixada santista (todos os sábados) e Black Bass em Atibainha (uma vez por mês).

Comecei a reparar que começavam aparecer as duplas sertanejas (pescadores vestidos iguais), fantasia e pose não faltavam e juro que comecei até
sentir vergonha alheia. Como sempre na vida extraímos o melhor e esquecemos o pior.

Não é o fato de parecerem duplas sertanejas, mas sim o fato de se acharem super experientes(só tendo visto um programa), não quero ser idiota mas achar que mesmo o Rubinho era um "baita " multi pescador é uma burrice ao quadrado, nos seus primeiros programas vi ele cometer algumas atrocidades também, o cara evoluiu porque vivia disto e sempre estava assessorado por alguém experiente no local.

Este pessoal "novo" na pesca não pensaram no peixe e sim no hobby, balela achar que todos estavam investindo uma grana boa para depois soltar os peixes, os sujeitos mataram peixes pra cacete, peixes não engordam 5 quilos em um ano e hoje estamos sentindo este impacto.

Devemos ver também os "empresários" que viram neste novo filão um cardume de "goiabas" prontos para serem explorados, e isto não acabou ainda
é só passar no Facebook e ver como está a exploração

Fato que me faz entender até hoje o que tudo isto mudou: iscas eram 90% superfície e poucas barbelas mais para corricar, hoje já estamos com jigs indo buscar no fundo os últimos exemplares que lá se refugiaram, o que me indica que os bichos se assustaram com tanto movimento.

No resumo da ópera sobra que muitos evoluíram, mas no conjunto da obra aumentou em muito o numero de matadores. Pelo amor de Deus não me venham falar que tem pousadas que não admitem levar peixes, são as mesmas que na hora do almoço assam 5 peixinhos pros "turistas".

Infelizmente é um assunto que vai dar pau e de uma só vez não dá pra expor todo pensamento sobre o assunto, foi só um pedacinho de uma conversa minha com meu nobre amigo Dadá.
Imagem
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Dom Jul 23, 2017 1:01 pm

Grande Angelo, sua postagem me encheu de satisfação por compartilhar, plenamente, com minhas angústias quando mergulho meus pensamentos na pesca. Ainda era moleque quando, levado por meu saudoso pai, comecei a pescar meus primeiros tucunarés. Lá se vão mais de 60 anos. Não havia naquela época televisão e muito menos revistas de pesca. Nos divertíamos jogando pelada em campos de terra e pescar na beira dos rios e, como saía peixe! Mas o tempo passa; surgiu a televisão, inicialmente em preto e branco, e logo, com o tempo a tv colorida. Os jogos de futebol que escutávamos em radinhos rabo-quente passaram a ser transmitidos pela televisão. Nossas pescarias, também foram evoluindo. Quanta nostalgia ao recordar. Apareceram na minha vida os primeiros molinetes; lembro-me dos Paoli e depois os Luxor mér, os Mitchell. O tempo foi passando e todos nós evoluindo e acrescentando, cada vez mais, conhecimento trocado entre nós; não tínhamos outras forma! As linhas de nylon evoluíam, aprendíamos sobre os nós de pesca entre nós mesmos. Quando surgiu os primeiros programas de televisão nos encantamos por retratarem o que já sabíamos e que, também, eram postados nas primeiras revistas especializadas. Quanto saudosismo! E o tempo foi passando e vimos que tudo virou um meio de exploração econômica, tal qual aconteceu nos Estados Unidos e outras partes do mundo. Medidas saneadoras da exploração da pesca na América foram tomadas senão ela acabaria por lá. E aqui? Vimos apresentadores-pescadores, mais parecidos como show men, alguns que, realmente sabiam pescar enquanto apareciam outros que eram muito mais marqueteiros que qualquer outra coisa! Vejo hoje muitos pulando de galho para garantir seu ganha pão. Nada de errado! É preciso sobreviver! Errado é nós incautos sermos explorados indecentemente por muitos que oferecem o eldorado para pesca sem termos a menor certeza que não estamos sendo enganados! Gastamos fortunas em carretilhas maravilhosas, varas de pesca com nanotecnologias, linhas cada vez mais finas e resistentes e tanta coisa mais para, depois, curtirmos a frustração de tudo perdido por fala de garantias do que nos oferecem! Tudo isto aliado à galera dos puxa-saco que não sabem de nada mas pertencem à turma do aplauso! Mais uma vez, frustrante! Aí vamos nos mergulhar na solidão? Acho que não! Vamos ser cada vez mais seletivos! Deixarmos de acompanharmos verdadeiras palhaçadas como informativos de como pescar melhor! Por ora, paro por aqui; não quero ser ofensivo e muito menos cruel com muitos que contribuíram para a evolução e desenvolvimento da pesca mas que, involuntariamente, se sintam envolvidos! Não cito nomes, não cito marcas, não sou patrocinado, mas sou, simplesmente, um pescador esportivo independente!
Imagem
Avatar do usuário
Chrystopher Batista
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 84
Registrado em: Qui Mai 15, 2008 5:12 pm
Apelido: Chrys
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Chrystopher Batista » Seg Jul 24, 2017 12:20 pm

Com todo o respeito, não concordo com este ponto de vista da forma como foi abordado.

Primeiro, pois acho que parte de uma premissa errada para chegar até essa conclusão. A cada dia que passa existe uma menor quantia de peixes em nossos rios e represas, é muito provável que sim. Porém a causa disso não é a invenção de novas tecnologias ou a propaganda para vendê-las, a culpa é do ser humano que as utiliza e tira proveito de forma errada. Seria como ser saudosista e dizer que nos anos 50 não ocorriam tantos acidentes automobilísticos como hoje, mas seria o fabricante de carros o culpado?

Com o aumento de pescadores, aumentou o número de matadores de peixes, não posso negar isso, é um resultado natural. Sempre existiu e existirá uma porção de pescadores que se denominam “esportivos” e matam tudo que pegam, mas em todos os círculos de pesca que frequento e relatos que leio, sou levado a crer que apenas uma pequena parcela dessa matança possa ser atribuída aos pescadores desta modalidade...os maiores vilões são outros, que usam aparatos menos tecnológicos, porém com grande efetividade para matar.

Eu mesmo escuto histórias do meu pai falando que quando era novo pescava em um riacho de nossa cidade e cansava de pegar peixes...hoje ninguém pesca lá, a parte que corta a cidade é totalmente poluída, e possivelmente nem peixes passam por ali. Não foi o aperfeiçoamento de molinetes ou carretilhas que ocasionaram isso. Este é outro ponto a se considerar.

Hoje tenho 30 anos, as histórias de meu pai datam dos anos 60, a diferença que sentimos em quantidade de peixes já é enorme. Minha filha nascerá em outubro, se as coisas continuarem desse jeito, provavelmente em 30 anos eu estarei mostrando a ela algum lugar que pesco hoje e que já não terá mais peixes também, e quem sabe quando ela for contar para os filhos dela, dirá que naquele lugar um dia existiu água e também isso acabou. Pelos relatos dos senhores, vemos que a época dourada da maioria dos pontos de pesca aconteceu há muito tempo, e deve mesmo ser triste relembrar como era antigamente.

Como já mencionei no início, com o devido respeito, esta é minha opinião, mas partilho de sua indignação quanto ao resultado que hoje vemos. No Brasil, ou não existem leis, ou as mesmas são ineficazes, ou falta fiscalização, enfim, já chegou o ponto em que apenas uma mudança radical poderia nos dar alguma esperança, mas alguém tem fé que ela possa acontecer?

Um abraço.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Douglas Lenz » Seg Jul 24, 2017 3:17 pm

Prezados

O que escreveram até agora representa em muito meu pensamento e minha percepção em relação a responder a pergunta que o Ângelo inicia o post.

É inquestionável que esta "propaganda/divulgação" trouxe melhores materiais e equipamentos. PONTO!
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Angelo Roberto » Seg Jul 24, 2017 10:42 pm

Chrys jamais comigo peça desculpas por emitir tua opinião ou discordar, havendo respeito tudo pode acontecer. o texto é uma elucubração de minha parte.

Talvez pra se resumir um pouco tudo aquilo que escrevi, poderia se dizer que quanto mais se divulga um lugar, mais rápido ele acaba.

A pesca está o pó da rabiola porque muita gente está querendo sugar o suco até do caroço, veja o caso da Caterva onde um cara rebola pra manter um baita acervo, um local de extremo respeito e com um baita conceito no mercado, um dia pergunte ao Maciel até quando ele vai aguentar? A relação entre esportistas de primeira linha e matadores é muito distante, muita gente entra aqui para sacar e nunca depositar. Assim é na natureza.

Depois a gente fala mais, vamos aguardar os vários pontos de vista que virão.
Imagem
Avatar do usuário
André Slompo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 590
Registrado em: Qua Dez 12, 2012 2:57 pm
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por André Slompo » Ter Jul 25, 2017 8:42 am

Bom dia senhores;
@Angelo;
Eu tenho uma questão para aumentar a mistura;
Somos egoístas, e o brasileiro quer sempre ser o malandrão, o "experto", tá, mas o que tem haver com a propaganda?
Vc vê, propaganda de um ponto de pesca/equipamento, vc investe, se vc investe e não pega nada, de "experto passou para trouxa". E dai, meus amigos, já vi cara bater tarrafa para dizer que tinha pego na artificial; aqui no Paraná tem anzol de galho para traíra...
E sempre tem aquela justificativa brasileira, se eu não matar para comer, outro mata com rede, espinhel...
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Douglas Lenz » Ter Jul 25, 2017 10:40 am

Escrevendo um pouco mais sobre o assunto...

Há uns 10 anos tínhamos aqui no sul um fórum muito ativo e com bom número de participantes... divulgava-se locais novos, bons pontos de pesca e o mapa da mina para chegar em tais locais. O que aconteceu? Tinha um bom número de frequentadores que só estavam atrás de "dicas" iam no local e detonavam.

Quando nos demos conta disto, o que passou a acontecer eram posts com o titulo "Traíras em novo SECRET POINT" muitos chegavam a editar as fotos para que o local não pudesse ser reconhecido.

De certa forma, a Caterva, ou melhor os bem intencionados frequentadores do fórum, quando divulgam um local novo ou pouco conhecido, acabam por decretar a morte deste local.

A propaganda e difusão da pesca "esportiva" abriu um sem número de pousadas que tem seu foco na pesca e quanto mais famosa fica a pousada, mais público recebe e mais dinheiro entra, quanto mais público, mais pressão de pesca naquele local, quanto mais pressão de pesca, mesmo a "esportiva" menos peixe... É uma equação que não fecha.

Os programas de pesca, querem e precisam vender, vender equipamentos, vender locais, vender ilusões... E vendem porque tem alguém que às compra.

Sempre tivemos e teremos, em especial hoje, com os ditos canais especializados, divulgação de locais onde a pescaria é perfeita e com muitos peixes sempre. Nunca se apresentou um programa onde ninguém pegou nada! Assim como muitas pescarias REAIS que todos nós já fizemos.

No passado mais distante, as revistas de pesca sempre tinham vários exemplares sendo capturados no local tal... mas a foto era muitas vezes do mesmo peixe, que mudando o ângulo parecia maior ou menor, mas o padrão de cores, listas, machas e detalhes era sempre o mesmo... Seria um rio ou lago só de clones??

Atualmente com recursos de edição de vídeo pode-se fazer milagres inacreditáveis em programas e filmagens de pesca. O céu é o limite...

Como disse inicialmente a meu ver a ÚNICA coisa que realmente mudou para "melhor" foram os equipamentos, materiais e acessórios... mas mesmo assim este já é um outro tópico a ser discutido. Qual a real diferença entre uma carretilha de 12 rol com uma vara com tecnologia espacial que faz um lançamento mais longo por R$ 2.000 e um conjunto que faz um lançamento 5 metros a menos e custa R$ 700,00? Qual a vantagem entre dois barcos absolutamente iguais, onde a única diferença é que um por atingir 10km/h a mais e custa R$ 12 mil mais caro?

A meu ver, esta divulgação "propaganda" é só para vaidades, ilusões e consumo... Para a pesca mesmo, como filosofia, como comportamento, não traz vantagem alguma.
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Ter Jul 25, 2017 12:23 pm

Grandes Companheiros.
Acompanhando as manifestações postadas aqui sobre o tópico, vejo que, praticamente, a maioria está muito próximo às minhas convicções! Quem não gosta e sonha com equipamentos high tech? Acho que não há excessões e que só não compramos quando nos dói o bolso, mas morremos de raiva quando nos sentimos enganados e aí vem a propaganda, muitas enganosas e, isto, temos visto com extrema frequência em todos os meios de comunicação! Já tive muito material de pesca, por exemplo, carretilha ,que quando comprei nem usei, e revendi ou fiz uma doação. Com o tempo, cada vez mais, fiquei mais seletivo! Pesquisar, estudar, e pesquisar mais e estudar mais, sempre foi parte da minha vida por minha formação profissional e, assim, sempre espero ser enganado apenas uma vez. Sermos observadores é nossa obrigação para não cairmos duas vezes! Mas, falando mais dessa nossa praia, analisemos certas situações: - será que os funcionários, sim são funcionários, dos barcos de pesca tem carteira assinada, tem seus fundos de garantia depositados, assim como diretos às férias remuneradas e déçimo-terceiro salário? Juro que duvido! Será que essas prefeituras dominadas por corruptos tem direto de cobrar taxas de pesca amadora em rios que são de administração federal, enquanto não veem o tráfico de droga descer rios abaixo, nas suas barbas; será que não veem a pesca predatória de todo tipo acabando com todo estoque pesqueiro e, aí, temos de engolir a propaganda de operadores do turismo da pesca sem nenhuma garantia de preservação do local que nos é oferecido e para toda sua clientela? Com tudo isso, será que, ainda, temos de aguentar uns “manés”, aplaudindo e achando que existe um bando de trouxas para compactuar com essa esparrelas? É muito duro! Acredito que enquanto não houver medidas saneadoras teremos total possibilidade de não termos aonde pescar! Há predadores em todos os locais! Hoje, muitos já migram seus locais de pesca para a Argentina, Colombia, a Venezuela agora não, Suriname, etc. Até na África já tem gente prospectando pescarias! Mas a turminha daqui, em todas as mídias, vai bem obrigado!
Imagem
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Angelo Roberto » Ter Jul 25, 2017 7:25 pm

André Slompo escreveu:Bom dia senhores;
@Angelo;
Eu tenho uma questão para aumentar a mistura;
Somos egoístas, e o brasileiro quer sempre ser o malandrão, o "experto", tá, mas o que tem haver com a propaganda?
Vc vê, propaganda de um ponto de pesca/equipamento, vc investe, se vc investe e não pega nada, de "experto passou para trouxa". E dai, meus amigos, já vi cara bater tarrafa para dizer que tinha pego na artificial; aqui no Paraná tem anzol de galho para traíra...
E sempre tem aquela justificativa brasileira, se eu não matar para comer, outro mata com rede, espinhel...
André se vc acompanhar uma gravação de um programa de pesca vai ficar chocado.

Só vou acreditar em programa de pesca o dia que o sujeito chegar na lata e dizer.... ... ...... ... sapateiro.

Por ser cinéfilo acabo assistindo programas de pesca com outro olhar, perceba o sujeito arremessando uma isca e recolhendo outra,
perceba a sombra e a manjada fisgada com o peixe já fisgado é mais ou menos assim : acorda cinegrafista que peguei um.

Mas só lamento mesmo é que tem muitos espertinhos na área.
Imagem
Avatar do usuário
André Slompo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 590
Registrado em: Qua Dez 12, 2012 2:57 pm
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por André Slompo » Qua Jul 26, 2017 6:18 pm

Angelo Roberto escreveu:
André se vc acompanhar uma gravação de um programa de pesca vai ficar chocado.

Só vou acreditar em programa de pesca o dia que o sujeito chegar na lata e dizer.... ... ... ... .....saímos sapateiro.

Por ser cinéfilo acabo assistindo programas de pesca com outro olhar, perceba o sujeito arremessando uma isca e recolhendo outra,
perceba a sombra e a manjada fisgada com o peixe já fisgado é mais ou menos assim : acorda cinegrafista que peguei um.

Mas só lamento mesmo é que tem muitos espertinhos na área.
:D
É a magia do cinema, kkkk
Um amigo meu tem um canal de pesca; acho engraçado
ele pesca com as iscas, se pegar apresenta a mesma e sai fingindo que vai pescar, sendo que ja pegou com aquela isca, é muito truque ^^
Sempre me lembro da história sua do rubinho e da minhoca artificial, ou a historia é do Dair? sei la, mas sempre rio muito quando lembro
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Jul 26, 2017 8:47 pm

André Slompo escreveu:
Angelo Roberto escreveu: Sempre me lembro da história sua do rubinho e da minhoca artificial, ou a historia é do Dair? sei la, mas sempre rio muito quando lembro
KKKK A história é minha, só para relembrar, eu produzia alguns equipamentos de pesca e os fornecia também para a extinta Mabel( na época a maior loja de pesca e náutica).

Certo dia fui fazer uma entrega nesta loja e fiquei abismado com a quantidade de minhocas à venda, e posso lhe falar que não era um produto de grande consumo à época, e foi fatal a pergunta ao vendedor; que loucura é esta? A resposta foi simples: Domingo vai passar o Pesca & Cia com
o Rubinho pescando Bass com ela. Dei risadas e fui embora.

Cheguei a assistir o programa que não me recordo bem se foi gravado em cinco ou seis dias com a captura de míseros 5 Basses, Como na semana posterior tinha entrega na Mabel fui seco para ver aquele monte de minhocas encalhadas.... ... ...... ... .....e o que vi me assustou.... ... pedacinhos de minhoca quebrada e mais nada.

Até hoje penso em quanta gente lucrou em cima do Rubinho!!!!
Imagem
Avatar do usuário
André Slompo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 590
Registrado em: Qua Dez 12, 2012 2:57 pm
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por André Slompo » Qui Jul 27, 2017 8:28 am

Da Mabel eu lembro, adivinha como? propagandas na Aruanã, já que era piazinho.
Eu já era pescador, e meu pai me ensinou no estilo antigo, peixe é comida, não importa o tamanho e dali tilapinha de 3 cm indo pro saco, vara de bambu e talz, a evolução foi via aruanã... Num primeiro momento me tornei um matador mais qualificado kkkkk.
Suei muito pra comprar um molinete tramontina, e sem videos sem nada, como jogar aquele trambolho, primeiro lançamento, cabeleira de molinete... afrouxei o freio para lançar com ele fechado, quase uma carretilha kkkk, um saudoso vizinho, veterano de pescas fantásticas de um pantanal que não existe mais, me ensinou a arte.
Como a Mabel faliu?
E mais importante, o que vc produzia de pesca Angelo?
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Angelo Roberto » Qui Jul 27, 2017 5:49 pm

André Slompo escreveu: Como a Mabel faliu?
E mais importante, o que vc produzia de pesca Angelo?
Por partes, não sei o motivo da Mabel ter falido, porém deduzo, deve ter sido o mesmo motivo de todas as grandes lojas "venda de armas",
não se faz ideia do quanto vendiam por dia, mas era um número bem alto.

Eu produzia boias de pesca em plastico soprado e uma pancada de acessórios, como um monte de tonto que tem por ai, eu achava que tinha que trabalhar com o que eu gostava.... ....kkkkkkk, ganhei dinheiro pois a boia custava R$ 0,20 e eu a vendia por R$1,20, em dois anos entubei o mercado.

Um bom produto mas de baixa rotatividade, divulgava em todas as revistas de pesca (retorno pífio) eu ainda não conhecia a "mentiragem", divulguei em programas de tv inclusive num deles apresentado pelo Morgado, numa pesca de espadas em alto mar aconteceu um fato lindo em que uma espada se fisgou na boia.

Vi muita coisa neste meio e hoje não gosto nem de entrar em loja de pesca, um lugar onde um cara que nunca pescou na vida ver querer me empurrar algo, há exceções mas ainda tem muito a evoluir.
Imagem
Avatar do usuário
André Slompo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 590
Registrado em: Qua Dez 12, 2012 2:57 pm
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por André Slompo » Sex Jul 28, 2017 8:58 am

Pô, que legal;
Bóia não se perde muito, mas a idéia foi boa;
Se te contar, tenho vontade de ser vendedor de pesca, mas o salário não anima kkkkk
Tem uma loja em Jersey, a fishermen source; o vendedor e o dono vão pescar todo domingo no verão e primavera, cara é gostoso conversar com eles.
Mas por outro lado, acho que os vendedores no Brasil como um todo são mal preparados :/
Avatar do usuário
Rubem Ruschel
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1503
Registrado em: Qui Mar 03, 2011 10:11 am
Cidade:
Contato:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Rubem Ruschel » Sex Jul 28, 2017 9:28 am

Não só na pesca esportiva a propaganda é responsável pela degradação do mundo que vivemos, em todas as áreas ela alimenta o consumismo do ser humano que não mede esforços e faz o possível e o impossível para adquirir sempre o último modelo de cada produto. A grande maioria das pessoas nem vê que está acabando com o nosso planeta. A concorrência selvagem não mede esforços para, em nome do dinheiro, alcançar e ultrapassar os limites.
"CATERVA É TUDO DE BOM"
Avatar do usuário
Marcio Freitag
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1120
Registrado em: Seg Mar 12, 2007 1:01 pm
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Marcio Freitag » Sex Jul 28, 2017 3:57 pm

Não ajudou nada, no Brasil afora tem muito pescador "macaco véio" que se aproveitou/aproveita da propaganda. Mas vai melhorar (claro que depois de piorar ainda mais), matadores um dia também morrem e os goiabas estão tão preocupados em consumir "novidades" que quase não tem tempo de pegar peixe. Tipo o cara que deixa de ir pescar pois na TV apareceu que se usa vara de 12 lbs (daquelas de mais de 1000 reais) e ele só tem uma de 14lbs.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Jul 31, 2017 8:17 am

Angelo Roberto escreveu: ... veja o caso da Caterva onde um cara rebola pra manter um baita acervo, um local de extremo respeito e com um baita conceito no mercado, um dia pergunte ao Maciel até quando ele vai aguentar? ...
Meu grande e querido distante Amigo ...

Isso, só Deus sabe ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Seg Jul 31, 2017 9:52 am

NELSON MACIEL escreveu:
Angelo Roberto escreveu: ... veja o caso da Caterva onde um cara rebola pra manter um baita acervo, um local de extremo respeito e com um baita conceito no mercado, um dia pergunte ao Maciel até quando ele vai aguentar? ...
Meu grande e querido distante Amigo ...

Isso, só Deus sabe ...rs...

OHHHHH Nelsão, até procurei o lugar que vc "rebola", rss, mas acho que isso não acontece, rss! O que acontece é que vc se esconde, some e seus amigos lhe procuram, lhe telefonam, lhe chamam por todo lugar possível e vc, parece, evaporou! Ninguém lhe acha! A Caterva, fique certo, vai sobreviver a todas as crises, como vc, meus familiares e amigos sabem muito bem, que sobrevivi ao câncer que me acometeu! Agora rebolar é, nos programas de pesca na tv brasileira. A turma que saiu do armário pensa que nos estão informando sobre como pescar! Show de traveco é para outro lugar. E não quero bronca daqueles em que a carapuça couber! Caladinhos...fiquem menos expostos, ou voltem no armário!
Imagem
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Ter Ago 01, 2017 2:07 pm

Carlos C. de Azevedo escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
Angelo Roberto escreveu: ... veja o caso da Caterva onde um cara rebola pra manter um baita acervo, um local de extremo respeito e com um baita conceito no mercado, um dia pergunte ao Maciel até quando ele vai aguentar? ...
Meu grande e querido distante Amigo ...

Isso, só Deus sabe ...rs...

OHHHHH Nelsão, até procurei o lugar que vc "rebola", rss, mas acho que isso não acontece, rss! O que acontece é que vc se esconde, some e seus amigos lhe procuram, lhe telefonam, lhe chamam por todo lugar possível e vc, parece, evaporou! Ninguém lhe acha! A Caterva, fique certo, vai sobreviver a todas as crises, como vc, meus familiares e amigos sabem muito bem, que sobrevivi ao câncer que me acometeu! Agora rebolar é nos programas de pesca na tv brasileira. A turma que saiu do armário pensa que nos estão informando sobre como pescar! Show de traveco é para outro lugar. E não quero bronca daqueles em que a carapuça couber! Caladinhos...fiquem menos expostos, ou voltem no armário!
Imagem
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Ter Ago 01, 2017 8:05 pm

Carlos C. de Azevedo escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
Angelo Roberto escreveu: ... veja o caso da Caterva onde um cara rebola pra manter um baita acervo, um local de extremo respeito e com um baita conceito no mercado, um dia pergunte ao Maciel até quando ele vai aguentar? ...
Meu grande e querido distante Amigo ...

Isso, só Deus sabe ...rs...

OHHHHH Nelsão, até procurei o lugar que vc "rebola", rss, mas acho que isso não acontece, rss! O que acontece é que vc se esconde, some e seus amigos lhe procuram, lhe telefonam, lhe chamam por todo lugar possível e vc, parece, evaporou! Ninguém lhe acha! A Caterva, fique certo, vai sobreviver a todas as crises, como vc, meus familiares e amigos sabem muito bem, que sobrevivi ao câncer que me acometeu! Agora rebolar é, nos programas de pesca na tv brasileira. A turma que saiu do armário pensa que nos estão informando sobre como pescar! Show de traveco é para outro lugar. E não quero bronca daqueles em que a carapuça couber! Caladinhos...fiquem menos expostos, ou voltem ao armário!
Imagem
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Dair Helaehil » Sex Ago 04, 2017 10:11 pm

Eu pesco, portanto existo...kkkkkkkkkkkkkk
E penso também...de vez em quando.
O Gordo(vulgo Angelo) é um santo em me aturar.
Mas, mais uma questão ;
Ir fazer uma viagem de pesca era uma verdadeira aventura, lá pros idos da década de 60/70.Acampar sem o menor luxo.Passar perrengues na beira dos rios pantaneiros.Mas valia a pena.Freezer lotado pro ano todo.
Meu ídolo Rubinho de Almeida Prado nos mostrou outras alternativas.Menos sofridas.
Paralelamente, os pesque-e-pague se proliferaram.
Uma grande maioria que não teve a oportunidade de se emprenhar em viagens mais distantes aderiram ao pesque-e-pague.Perto de casa, sem pernilongo, custo baixo,etc...etc...etc...
Ai , eu questiono;Os pesque-e-pague também não contribuiram muito para a degradação dos nossos rios e lagos?Aqueles que iniciaram em pesque-e-pague não migraram para a pesca na natureza?
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Angelo Roberto » Dom Ago 06, 2017 9:04 pm

Dair Helaehil escreveu: Paralelamente, os pesque-e-pague se proliferaram.
Uma grande maioria que não teve a oportunidade de se emprenhar em viagens mais distantes aderiram ao pesque-e-pague.Perto de casa, sem pernilongo, custo baixo,etc...etc...etc...
Ai , eu questiono;Os pesque-e-pague também não contribuíram muito para a degradação dos nossos rios e lagos? Aqueles que iniciaram em pesque-e-pague não migraram para a pesca na natureza?
Saber qual a real contribuição do pesque e pague é super difícil, de um lado dizem os donos de lojas de pesca, que o pesque e pague é o que os mantem.
De outro lado peixe no pesque pague esta crescendo porque o custo para leva-lo embora é alto, quem sabe esta seria a alternativa para os da natureza, quer levar? então pague.

Esta mais do que a hora de se tentar privatizar a administração de um rio/lago para ver o que acontece.
Imagem
Avatar do usuário
André Slompo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 590
Registrado em: Qua Dez 12, 2012 2:57 pm
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por André Slompo » Seg Ago 07, 2017 8:42 am

Isso me lembra as fazendas de caça da africa; o problema, como tudo no Brasil, passa pela nossa cultura Macunaíma...
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Angelo Roberto » Dom Ago 20, 2017 8:19 pm

André Slompo escreveu:Isso me lembra as fazendas de caça da africa; o problema, como tudo no Brasil, passa pela nossa cultura Macunaíma...
Bem lembrado André, como zuei com o Guilherme, seria uma solução.
Imagem
Avatar do usuário
Alan Peter
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Jan 02, 2017 2:11 pm
Apelido: Peter
Cidade:
Contato:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Alan Peter » Ter Ago 22, 2017 7:53 pm

Angelo Roberto escreveu:
André Slompo escreveu: Como a Mabel faliu?
E mais importante, o que vc produzia de pesca Angelo?
Por partes, não sei o motivo da Mabel ter falido, porém deduzo, deve ter sido o mesmo motivo de todas as grandes lojas "venda de armas",
não se faz ideia do quanto vendiam por dia, mas era um número bem alto.

Eu produzia boias de pesca em plastico soprado e uma pancada de acessórios, como um monte de tonto que tem por ai, eu achava que tinha que trabalhar com o que eu gostava.... ... ..., ganhei dinheiro pois a boia custava R$ 0,20 e eu a vendia por R$1,20, em dois anos entubei o mercado.

Um bom produto mas de baixa rotatividade, divulgava em todas as revistas de pesca (retorno pífio) eu ainda não conhecia a "mentiragem", divulguei em programas de tv inclusive num deles apresentado pelo Morgado, numa pesca de espadas em alto mar aconteceu um fato lindo em que uma espada se fisgou na boia.

Vi muita coisa neste meio e hoje não gosto nem de entrar em loja de pesca, um lugar onde um cara que nunca pescou na vida ver querer me empurrar algo, há exceções mas ainda tem muito a evoluir.

Desculpem a intromissão, mas impossível não lembrar e rachar de rir com a piada antiga do mais inexperiente e ao mesmo tempo maior vendedor de traia de pesca do mundo. Não entendia nada de pesca, mas já no primeiro dia vendeu para um cliente tudo que um pescador pode comprar, até barco e motor, e quando o dono da loja inquiriu dizendo que o cara estava mesmo com muita vontade de pescar, e ele disse: não, ele só entrou pra perguntar o preço de uns anzóis. Aí o proprietário ficou encucado e ele explicou. Fui conversando, conversando, e quando ele me contou que a mulher estava menstruada, perguntei: não existe melhor hora para passar 3 dias pescando né, então aproveita....
Todos os homens nascem iguais, mas somente os melhores se tornam pescadores
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Ago 23, 2017 6:51 am

Conheço outra versão:
O sujeito entra na loja de pesca e pergunta ao vendedor se ele sabe aonde vende absorvente ali por perto.

Eis que o vendedor lhe fala - já que o fim de semana esta perdido, porque não vai pescar?
Imagem
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Qua Ago 23, 2017 8:51 am

Até aonde a propaganda de pesca ajudou? Caramba, até dizerem da menstruação das mulheres estão dizendo! Mas pescar é objetivo de todos pescadores; agora a propaganda maior é de uma leva de v*****, umas bichas-loucas desmunhecando na frente das câmeras, rebolando a B**** como se fosse artigo de pescaria! O que faço? Desligo a tv e vou para o notebook, e vejo os videos postados no You Tube que pelo menos, apesar da maioria serem sobre bass, que não pesco, consigo absorver algumas dicas interessantes. Alem do mais, ter de aguentar videos muito mal editados é dose pra leão, ao menos para nós pescadores! Só servem para leões comedores de veado! Aja paciência!
Imagem
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Ago 23, 2017 10:11 am

Caro Carlos, assim como todo processo em construção, a pesca na verdade ainda não tem um consenso definido.

Quando escrevo alguma coisa não me preocupo com os pescadores mais vividos pois estes já tem uma persona definida, me
preocupo com aqueles que ainda são considerados iniciantes e acham que precisam de uma mistica especial para poderem
praticar o esporte.

Minha lamentação verdadeira é o quanto empurram nestes iniciantes para que se sintam engajados no meio.

Vejo mais ou menos assim, se o fulano não tiver camisa hiper top, vara mega strong, carretilha de 70 rolamentos ele não pode pescar
entre as estrelas já existentes. E com sinceridade não vejo que estas coisas sejam fundamentais para se passar horas felizes numa pescaria.

É certo que coisa boa é muito bom, mas muitos devem entender que tudo vem com o tempo, tem neguinho com conjunto de 5 mil pescando
tucuninha de 0,5 kg, se pode parabéns, se não pode, não é isto que o vai fazer infeliz.

Vejo programas de tv mostrando que vc só pescará bem se for numa pousada de 5 mil o pacote, acho isto destrutivo para a pesca, assim nunca iremos evoluir, pra ser sincero acho as propagandas de pesca de um extremo mal gosto, elas chamam o pescador de idiota.

A coisa mais linda que aconteceu na minha vida de pesca foi entrar na Caterva e formar um grupo de amigos pescadores que pensam como eu, e isto construído com informações verdadeiras.

Poderia citar aqui um 10 nomes de pessoas que pescaram 5 vezes e já se tornaram guias de pesca ou até representantes de produtos de pesca, poderia citar pessoas que ficam migalhando amostras grátis em troca de uma foto do produto com o peixe, ridículo de mais.

Tenho um amigo aqui no fórum "Ladislau Tenório" que vende iscas e pesca sempre com o grupo, todos nós compramos isca dele, ninguém aceita de
graça e no fim falamos a verdade. Ele recebe vários pedidos de amostras grátis para eventuais jabás e não os faz pois sabe que só virão mentiras atrás de pseudos elogios. Caras assim eu valorizo e na medida do possível sempre ajudarei.

Já deu nos ovos elogios a pousadas em troca de desconto e outras médias nefastas ao esporte.

Pescaria pra mim é hobby e não uma maneira de amealhar centavos, lamento que muitos idiotas só se sintam bem se exporem suas supremacias.

Mas também cada um é um ser diferente e como tal um circo deve ter todos os tipos de artistas e platéia.

Só é minha opinião.
Imagem
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Qua Ago 23, 2017 1:23 pm

Caro Angelo, deixe-me complementar o que postei acima; Não me preocupo com a menstruação nem da minha mulher nem de outros fulanos mas, realmente, acho que essas manifestações de boiolagem (showzinho de boiola) nas apresentações e videos apresentados na tv, não tem nada a haver com pescaria; os caras podem ter suas preferencias;mas para pescar, basta e é mais suficiente mostrar habilidades de pescador, não de pescador-gay! Pescador é um outro bicho, pescador-gay é uma bicha, que não interessa a ninguém! podem pescar aonde quiserem, em qualquer lugar e se esconderem no matinho com quem quiser, mas não fazendo apresentações rebolativas que não nos interessam!
Imagem
Avatar do usuário
André Slompo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 590
Registrado em: Qua Dez 12, 2012 2:57 pm
Cidade:

Re: ATÉ ONDE A PROPAGANDA SOBRE A PESCA AJUDOU ?

Mensagem por André Slompo » Qui Ago 24, 2017 8:28 am

Carlos C. de Azevedo escreveu:Caro Angelo, deixe-me complementar o que postei acima; Não me preocupo com a menstruação nem da minha mulher nem de outros fulanos mas, realmente, acho que essas manifestações de boiolagem (showzinho de boiola) nas apresentações e videos apresentados na tv, não tem nada a haver com pescaria; os caras podem ter suas preferencias;mas para pescar, basta e é mais suficiente mostrar habilidades de pescador, não de pescador-gay! Pescador é um outro bicho, pescador-gay é uma bicha, que não interessa a ninguém! podem pescar aonde quiserem, em qualquer lugar e se esconderem no matinho com quem quiser, mas não fazendo apresentações rebolativas que não nos interessam!
Amigo Carlos, como analista de sistema, e admirador seu, me perdoe a intromissão;
Cuidado com o que posta, não acho que dentro da caterva alguém se aproveite de suas declarações, usando de má fé, mas tem tanta gente mal intencionada nesse mundão, e doida para lhe tirar uns trocados, cuidado com essas declarações em ambiente dos 3w. Senão estou enganado essa seção é aberta sem registro, e senão for, demanda pouca habilidade de ler sem registro, e lhe dar uma baita dor de cabeça. :/
Esse mundo politicamente chato está dose...
Responder

Voltar para “- BATE PAPO -”